Matérias NA Segurança Tecnologia

Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens (em detalhes)

No dicionário, Tração, nada mais é do que efeito de puxar, mover ou arrastar. É exatamente isso que ocorre em um automóvel. Ela está presente em vários transportes e há diversos tipos: tração à vapor, diesel e elétrica.

Ainda é possível encontrar em outros tipos de transportes. Muita gente já ouviu falar, mas nem todos sabem o que significa e como diferenciar cada uma delas.


Agora, para começar a falar se existe alguma melhor entre dianteira, traseira, 4×4, etc. nós precisamos entender como esse sistema funciona e quais os benefícios que ele apresenta no momento em que você está dirigindo. Sabemos que existem outros tipos de trações, mas iremos focar apenas na traseira e dianteira, em veículos de passeio.

Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens (em detalhes)

Hoje, contamos com dois principais tipos de tração: na tração dianteira, toda parte de mecânica está na parte da frente, e assim ela fica mais pesada. Já na tração tração traseira, boa parte dos componentes foi para trás, com isso se gera uma distribuição de peso bem melhor, na hora que você acelera se ganha peso exatamente no eixo que vai dar tração.


A tração integral, isto é, tração nas quatro rodas, ela tem 50% de de força no eixo dianteiro e os 50% estão na parte traseira. Além dessa que citamos, ainda temos a tração 4×4, que é encontrada em veículos off-road que permite o tracionamento das quatro rodas em certas situações.

Diferentemente da integral, nela é possível escolher se o tracionamento deve ser nas quatro rodas ou se o condutor prefere tração em apenas duas. Em alguns carros é possível realizar essa alteração por meio de um botão. Ela é utilizada em terrenos íngremes como em situação de neve, lama e travessia em rio.

O controle de tração fica em um processador central, ele monitora a velocidade das rodas usando os sensores do ABS, e é a partir daí que ele freia a roda que está patinando. Quando ela faz o movimento de girar demais, essa informação vai para a central que passa para o motor como se fosse um alerta para que seja tirada a potência.

Dessa forma, evita com que o motorista acabe perdendo o controle do carro. Outro sensor existente é o TCS, ele é ativado quando a entrada do acelerador e o torque do motor são incompatíveis com as condições da superfície da estrada.

Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens (em detalhes)

Traseira x Dianteira: as vantagens e desvantagens

Mas, afinal, qual é a melhor? Lembrando que estamos falando especificamente de “veículos de passeio”. Aqui iremos focar na traseira e dianteira. Mas antes vale um parenteses para dizer que com certeza a tração integral ainda é a melhor.

Se você fizer uma curva em alta velocidade ou em situação de pista escorregadia seja com chuva ou óleo, por exemplo, o fato das quatro rodas tracionar ajuda a manter o veículo na trajetória correta. É claro que ela também tem os contras, veículos com esse sistema geralmente são caros e consomem muito mais combustível.

Agora, entre trações dianteira e traseira, a dianteira é a mais segura para quem não tem muita experiência ao volante, isso porque é mais intuitivo adquirir controle do carro caso ele derrape com as rodas da frente. Mas vamos aos pontos positivos e negativos de cada sistema.

– Tração dianteira:

As vantagens: Ela é mais comum em carros econômicos e de baixo custo, ajuda a reduzir o peso do automóvel, proporciona mais segurança para leigos como informamos acima, e ainda proporcionam espaço interno maior por não tomar muito espaço no túnel central.

As desvantagens: o desgaste com os pneus da frente é grande. É necessário também realizar o rodízio dos pneus para equilibrar o desgaste entre os eixos. Possui uma má distribuição do peso e pior controle em velocidade.

– Tração traseira:

As vantagens: Algumas vantagens dela estão na possibilidade de realizar manobras esportivas, oferecer um melhor equilíbrio, desgaste mais uniforme dos pneus e a melhor divisão do peso. Além disso, ainda tem a possibilidade de uma potência maior e facilidade para rebocar o veículo. Confira os carros com tração traseira mais baratos do mercado de novos.

As desvantagens: Precisa de mais atenção porque pode ser mais difícil de controlar em manobras de emergência. Já na parte mecânica, ela acaba sendo mais pesada devido ao eixo cardã que precisa enviar a potência para o eixo traseiro. Geralmente o espaço interno acaba sendo menor.

Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens (em detalhes)

As trações 4×4 e integral parecem ser iguais, mas há diferenças, e para conhecer os diferenciais entre cada uma delas, é só conferir nesta matéria que publicamos anteriormente: as diferenças entre tração integral e 4X4.

Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens (em detalhes)
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email