Matérias NA Segurança Tecnologia

Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens

novo fox impressoes NA 13 - Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens

No dicionário, Tração, nada mais é do que efeito de puxar, mover ou arrastar. É exatamente isso que ocorre em um automóvel. Ela está presente em vários transportes e há diversos tipos: tração à vapor, diesel e elétrica.


Ainda é possível encontrar em outros tipos de transportes. Muita gente já ouviu falar, mas nem todos sabem o que significa e como diferenciar cada uma delas.

Agora, para começar a falar se existe alguma melhor entre dianteira, traseira, 4×4, etc. nós precisamos entender como esse sistema funciona e quais os benefícios que ele apresenta no momento em que você está dirigindo. Sabemos que existem outros tipos de trações, mas iremos focar apenas na traseira e dianteira, em veículos de passeio.

Mercedes Benz CLA 4Matic diagram 1024x555 - Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens


Hoje, contamos com dois principais tipos de tração: na tração dianteira, toda parte de mecânica está na parte da frente, e assim ela fica mais pesada. Já na tração tração traseira, boa parte dos componentes foi para trás, com isso se gera uma distribuição de peso bem melhor, na hora que você acelera se ganha peso exatamente no eixo que vai dar tração.

A tração integral, isto é, tração nas quatro rodas, ela tem 50% de de força no eixo dianteiro e os 50% estão na parte traseira. Além dessa que citamos, ainda temos a tração 4×4, que é encontrada em veículos off-road que permite o tracionamento das quatro rodas em certas situações.

Diferentemente da integral, nela é possível escolher se o tracionamento deve ser nas quatro rodas ou se o condutor prefere tração em apenas duas. Em alguns carros é possível realizar essa alteração por meio de um botão. Ela é utilizada em terrenos íngremes como em situação de neve, lama e travessia em rio.

O controle de tração fica em um processador central, ele monitora a velocidade das rodas usando os sensores do ABS, e é a partir daí que ele freia a roda que está patinando. Quando ela faz o movimento de girar demais, essa informação vai para a central que passa para o motor como se fosse um alerta para que seja tirada a potência.

Dessa forma, evita com que o motorista acabe perdendo o controle do carro. Outro sensor existente é o TCS, ele é ativado quando a entrada do acelerador e o torque do motor são incompatíveis com as condições da superfície da estrada.

esp 2 700x434 - Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens

Traseira x Dianteira: as vantagens e desvantagens

Mas, afinal, qual é a melhor? Lembrando que estamos falando especificamente de “veículos de passeio”. Aqui iremos focar na traseira e dianteira. Mas antes vale um parenteses para dizer que com certeza a tração integral ainda é a melhor.

Se você fizer uma curva em alta velocidade ou em situação de pista escorregadia seja com chuva ou óleo, por exemplo, o fato das quatro rodas tracionar ajuda a manter o veículo na trajetória correta. É claro que ela também tem os contras, veículos com esse sistema geralmente são caros e consomem muito mais combustível.

Agora, entre trações dianteira e traseira, a dianteira é a mais segura para quem não tem muita experiência ao volante, isso porque é mais intuitivo adquirir controle do carro caso ele derrape com as rodas da frente. Mas vamos aos pontos positivos e negativos de cada sistema.

– Tração dianteira:

As vantagens: Ela é mais comum em carros econômicos e de baixo custo, ajuda a reduzir o peso do automóvel, proporciona mais segurança para leigos como informamos acima, e ainda proporcionam espaço interno maior por não tomar muito espaço no túnel central.

As desvantagens: o desgaste com os pneus da frente é grande. É necessário também realizar o rodízio dos pneus para equilibrar o desgaste entre os eixos. Possui uma má distribuição do peso e pior controle em velocidade.

– Tração traseira:

As vantagens: Algumas vantagens dela estão na possibilidade de realizar manobras esportivas, oferecer um melhor equilíbrio, desgaste mais uniforme dos pneus e a melhor divisão do peso. Além disso, ainda tem a possibilidade de uma potência maior e facilidade para rebocar o veículo. Confira os carros com tração traseira mais baratos do mercado de novos.

As desvantagens: Precisa de mais atenção porque pode ser mais difícil de controlar em manobras de emergência. Já na parte mecânica, ela acaba sendo mais pesada devido ao eixo cardã que precisa enviar a potência para o eixo traseiro. Geralmente o espaço interno acaba sendo menor.

Ford EcoSport Storm 2018 oficial 3 - Tração traseira x dianteira: vantagens e desvantagens

As trações 4×4 e integral parecem ser iguais, mas há diferenças, e para conhecer os diferenciais entre cada uma delas, é só conferir nesta matéria que publicamos anteriormente: as diferenças entre tração integral e 4X4.

COMPARTILHAR:
  • Victor Canavesi

    Faltou falar de perda potência e aumento de consumo da traseira

    • ObservadorCWB

      E da pouca aptidão para subidas da dianteira…..estradas de chão…e muitos outros pontos. O inegável é que carros esportivos (principalmente fórmulas e protótipos) são TODOS tração traseira. Alguns são integrais. Mas também é inegável que esses carros estão sob controle de PILOTOS e não motoristas. A questão aqui é muito mais CUSTO que qualquer outra coisa.

  • Audi a5

    Eu que moro em Minas Gerais – só tem Morro – tração traseira é o máximo. Com dianteira, constantemente o carro fica destatcionando em arrancadas em subidas, levanta muito a frente. Carro tem que ser empurrado pela força motriz e não puxado por ela.

    • th!nk.t4nk

      Perfeito! Principalmente pra carros pesados e carregados, em morro a tração traseira é outro mundo! Onde moro tem montanha que com tração frontal simplesmente é melhor nem se atrever, dependendo da época do ano (se tem gelo na pista, muita água, etc).

  • Gabriel Abdallah

    Um certo rapaz apaixonado pelo grupo Volkswagen que sempre comenta em outro blog automotivo diria que à tração traseira é obsoleta e ultrapassada. Porém eu já não concordo. Hahaha!

    • Tosca16

      Ué e ele esqueceu que a VW fez seu nome com Fusca, Brasília e Kombi? rsrsrs

      • Gabriel Abdallah

        Com certeza! Só lembra o que o favorece! Hahaha!

    • Marcio Souza

      Já até sei quem é esse fulano. Pra ele nenhum carro da VW tem nenhum defeito. Acho que nem acionista da marca pensa assim.

      • Gabriel Abdallah

        Hahahaha! O próprio! Já está virando até piada.

        • Bruno Guilherme Souza

          Agora fiquei curioso! Me diga qual é o outro Blog pra eu tentar encontrar esse figurão! kkkk

          • Dill

            hauauh!!! antes da palavra “Blog” vem carro antes(inglês)…

    • ObservadorCWB

      F1-Indy- e outros acham bem isso…kkkkkk

    • Luiz Romeu

      são robots da vw a fazer marketing viral, essas pessoas não existem na verdade, repare pelas fotos a esmo sempre há um vw na garagem

    • Luiz Romeu

      aproveito pra lembrar que a 4rodas bloqueia quem critica a vw, eu mesmo fui banido

      • Gabriel Abdallah

        Não é fácil não. Precisamos ler as notícias em blogs confiáveis e que não puxam sardinha pra nenhuma montadora.

  • 110anosimigraçaojapa

    e pra drift?

    • th!nk.t4nk

      Traseira, sempre. Você controla a saída da curva no acelerador (soltando ele tende a girar, pisando ele corrige). Desde que o controle de estabilidade esteja desligado, claro.

  • Marcio Souza

    O efeito over-steering é comum nos veículos com tração dianteira, que tendem a rodar ao fazer um curva em alta velocidade.
    O efeito under-steering é comum nos veículos com tração traseira, que tendem a manter a trajetória ao fazer uma curva em alta velocidade.

  • Geraaaaldo

    Depois que eu comprei o meu primeiro traçao traseira nao abandono jamaaaais.
    So faltava ter cambio manual

  • konnyaro

    Tudo depende da finalidade do carro:
    Para aproveitamento de espaço= Motor e tração dianteira
    Para desempenho= Motor Central e tração traseira
    Para se divertir= Motor na frente e tração traseira
    Para Off Road= Motor na frente e 4×4 com bloqueio selecionável nos eixos rígidos.

    • PEDAORM

      Para desempenho eu diria motor central e tração integral.

    • ObservadorCWB

      Justo…cada caso um caso…embora as integrais estejam vindo com força nos de alto desempenho também. Fora os “fórmulas”.

      • PEDAORM

        Pois é, 918 e Hurancán por exemplo ilustram bem essa história.

  • Luis Burro

    Problema do tração traseira/motor dianteiro é q ele usa motor longitudinal.Tem como fazer motor transversal na frente e tração traseira?

    • Thales Sobral

      Tem como fazer sim. Dá um trabaaaaaaaalho…. Mas, por que o motor longitudinal é problema?

      • Luis Burro

        Pois é,não percebi mas no infográfico parece transversal.Não é bem um problema,mas é q ele rouba um espaço precioso.Pode ver q os Premium q usam a coluna A começa um pouco depois do paralama,qnto nos transversais já começa quase no meio dele.

  • No_Name

    Tração integral ou mesmo só traseira para mim perde longe no quesito manutenção, mais peças para consertar no futuro. E como aqui nada é barato…
    Se fosse tudo viável como nos EUA onde um semi eixo completo custa poucos dólares…

    • ObservadorCWB

      Em partes. A disposição transversal / longitudinal do motor acaba deslocando “onde” os problemas surgirão.

  • Pipo pipo

    Tração traseira é diversão x tração dianteira é chatooooo.
    Fim de papo.

    • th!nk.t4nk

      Eu diria que antes de mais nada tração traseira é necessidade pra muita gente, mas com certeza tem potencial pra ser bem mais divertido sim.

    • Thales Sobral

      https://www.youtube.com/watch?v=o1J2RBjhYZU

      Isso é chato??? Ô lôco meu!!

      • Pipo pipo

        Kkkkk type R é covardia.
        Vamos comparar o Gol com o Chevete, eu alternava entre os dois na minha família. Embora o Chevete andasse menos me dava muito mais satisfação. Abraço e experimenta um carro com tração traseira em lugar seguro é claro, se depois disso você preferir outro ripo de tração, aí tá tudo perdido mesmo. Kkkkk

  • Gabriel Araujo

    Discordo completamente da parte de “facilidade de rebocar” como vantagem de um carro com tração traseira, pois é justamente o contrário! Existem basicamente 3 formas de se rebocar um um carro: outro veículo puxando por uma corda ou barra; totalmente em cima do guincho com as 4 rodas imóveis; ou com as rodas dianteiras suspensas e as traseiras no chão. O meu carro tem tração traseira e cambio AT, e no manual diz que A ÚNICA FORMA DE REBOCÁ-LO É EM CIMA DO GUINCHO.

    • Thales Sobral

      Acho que o texto tá falando de usar reboque (aquelas carretinhas, trailers, etc)…

  • Mauro Banqueiro

    A eletrónica está fazendo com carros fwd também seja divertidos. A Honda sabe disto…

    K20, Fd2, k24, etc 😅😅😅😅😅😅😅😅

  • Luiz Romeu

    Faltou discutir tração traseira com motor traseiro

    • Thales Sobral

      Aí é só porsche, fusca e kombi :P

  • Wolfpack

    Lembro do Jeremy Clarkson testando o Golf Gti e o BMW M1 no Top Gear quando a BMW saiu da pista e deu o maior susto no cara.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email