Três anos com um Vectra CD 93

chevrolet vectra cd tres anos 18

Olá, sou o Filipe Augustus e sempre gosto de interagir aqui no Noticias Automotivas, fazendo projeções ou mandando flagras de automóveis, comentando, sempre tento ajudar de alguma forma, pois é uma coisa que gosto de fazer!

Esse carro das fotos vocês já devem conhecer, o meu Vectra CD 2.0 MPFI automático, ele é 1993/1994.

Na primeira vez que falei dele aqui no NA, em outubro de 2011, faziam apenas 6 meses que eu estava com o carro, agora já está próximo aos 3 anos, e logo ele vai ser restaurado nos mínimos detalhes, pois vai deixar de ser o meu carro do dia a dia, para se tornar um carro de final de semana e quem sabe não seja o primeiro Vectra com placas pretas? Para isso ainda faltam 9 anos.

Tudo começou em 2011. Eu fui comprar o meu primeiro carro, anteriormente eu usava o Siena 1.0 6 marchas do meu pai, porem como ele iria vender o carro, e eu precisava de um automóvel, fui atrás de um Civic VTI 1994.

Este Civic estava com apenas 43 mil quilômetros rodados, estavam querendo 15 mil reais e como o senhor que estava vendendo sabia que o carro valia isso, ele não tirou um centavo do valor, fui para casa e pensei, no dia seguinte eu vou buscar o Civic, chegando lá surpresa, pagaram 20 mil reais pelo tal Civic e levaram ele do senhor.

Bom! Sempre que essas coisas acontecem eu penso que não era pra ser meu, então estava com o meu pai no carro e passei em frente a uma loja na Av Professor Luis Inácio de Anhaia Melo e vi o Chevrolet Vectra dourado.

Vi de longe, e na hora eu falei, encosta que eu quero ver um carro, ele parou, entrei na loja vi o Vectra impecável com 100 mil quilômetros rodados mais tudo em ordem funcionando e apenas com alguns detalhezinhos de pintura que carrego com ele até hoje.

chevrolet-vectra-cd-tres-anos (15)

O carro nem estava registrado no nome da loja ainda que me vendeu, pois tinha acabado de chegar, e sim era da diretoria de uma empresa em Santo André e eu fui o segundo dono do carro.

Comprei o carro e em menos de 3 dias estava com ele em casa, nesses quase 3 anos que ele me serve, rodei 30 mil quilômetros com ele sem problema algum, salvo duas coisas estranhas com o câmbio automático da Aisin de 4 marchas.

A caixa seletora parou de funcionar e me custou 700 reais uma nova e tive que trocar o cabo do cambio já incluído nos 700 reais do valor gasto com o conserto que ficou muito bom e a loja pagou, pois estava na garantia.

Tive também outro problema com o cambio e esse até hoje muito estranho, foi quando o óleo vazou por completo no chão da garagem e levei o carro para a oficina de guincho, chegando lá ele olhou, mexeu no cambio e estava absolutamente tudo em ordem, foi uma coisa que até hoje nem eu e nem o mecânico da oficina soubemos explicar do porque vazou.

Algum tempo depois comecei ver algumas particularidades do meu carro, como por exemplo, nunca encontrei outro da mesma cor e do mesmo ano, ou é 94/94 ou 95/95 ou GLS.

CD Automático e dourado creio que seja absurdamente raro, pois procurei na internet, procurei no clube do Vectra e não encontrei nenhum outro carro com tal configuração.

chevrolet-vectra-cd-tres-anos (11)

Pelo número do chassi pude notar que ele é uma das primeiras unidades montadas no Brasil, não tenho ideia de qual unidade seja, mais creio que esteja entre as 10 primeiras montadas em São Caetano do Sul em Setembro de 1993 como encontrei em alguns registros do carro.

O meu Vectra é o topo de linha com todos os opcionais, computador de bordo, freios ABS, teto solar elétrico, rádio toca fitas com um som muito bom, tanto pra época como frente a muitos sons atuais, ar condicionado que gela muito bem, é um carro muito confortável e ao mesmo tempo que ele é macio, ele é firme nas curvas, principalmente depois que eu troquei os amortecedores e coloquei os do Vectra GSI.

Nesses 3 anos eu troquei algumas peças do meu carro, como os amortecedores que gastei quase 1.000 reais nos quatro, a homocinetica, esse eu não me lembro o valor, mais creio que foram uns 250 reais, não me recordo, troquei o escapamento por completo, gastei mais uns 700 reais.

Os Pneus 185 65 R14 da Goodyear gastei mais 1.000 reais neles, gasto em média 80 reais para trocar o óleo do motor a cada 5 mil quilômetros, e uns 250 reais para trocar o óleo do cambio a cada 10 mil quilômetros, pastilhas de freio mais uns 95 reais nas dianteiras e uns 123 nas traseiras, não sei porque as de trás são mais caras.

chevrolet-vectra-cd-tres-anos (8)

Um defeito que ele tem, desde quando eu comprei e nunca mexi nisso, são as luzes de ré, elas piscam mais apagam, e o defeito é no sensor dentro do cambio, custa 450 reais pra solucionar esse probleminha e eu nunca fui atrás, como dificilmente eu faço manobras nas ruas, eu fui deixando, e assim que eu comprar outro carro eu deixo ele na oficina pra fazer isso também.

Foi trocado também a boia do tanque de combustível, gastei mais uns 300 reais em uma nova, coloco geralmente tudo original, fiz a suspensão dianteira, e tirando os 1.000 do amortecedor gastei uns 400 reais trocando alguns componentes que ficaram muito bons.

Tirando esses gastos mínimos para um sedan de luxo da época, acredito que está abaixo da média perto de outros carros, tirando que esse Vectra só o motor é nacional, e eu digo o bloco, pois o resto é tudo alemão, desde as mangueiras até a lataria, faróis e lanternas.

Quando você abre o capô, a primeira coisa que se tem é o filtro de ar ao lado, escrito Made in Germany, ele foi o Chevrolet mais Opel dos Chevrolet, tanto que não me contive e colei os emblemas da Opel e o adesivo de Deutschland atrás.

Bom, mais como em alguns meses ele deixará de ser um carro que ando diariamente, pois pretendo comprar outro carro e fazer dele o meu “mimo”, vou restaurar, trazer alguns acessórios da Opel para colocar nele, ainda não sei, o que faço, mais pelo menos o aerofólio discreto do GSI eu estou pensando em colocar e o volante da Opel com airbag dos Astra Belgas.

Fica muito bonito no interior. (Volante que o Vectra usava na Europa)

chevrolet-vectra-cd-tres-anos (9)

Mas como todo carro, ele tem alguns pontos negativos também, como vocês podem ver nas fotos o para-choque dianteiro está todo esfolado em baixo, pois o mesmo encosta com muita facilidade no chão, às vezes passo até de lado, mais não é suficiente, principalmente na rampa da garagem aqui do prédio.

O consumo não é dos melhores, faço 6 km/l na cidade com ar desligado, com o ar ligado fica em 5,3 km/l no máximo e na estrada eu já consegui fazer 13 km/l, mais a média mesmo é 11,5 km/l e 10,9 km/l com o ar ligado, é um carro que acima de 140 km/h ele começa pedir uma 5° marcha que não existe no câmbio Aisin de 4 marchas, aliás o câmbio é japonês, o mesmo do Civic e do Corolla de algum ano que não me recordo agora.

É um carro meio frágil, não da pra malhar e nem deixar de ter cuidados com ele, quem usar o carro muito todos os dias eu aconselho a não comprar um Vectra, pois os gastos serão altos, eu uso pouco, agora então menos ainda, esse ano mesmo eu rodei, 3 mil quilômetros o que não é nada praticamente, já cheguei rodar 15 mil quilômetros com ele no ano em que eu comprei 2011 e foi exatamente onde eu tive os maiores gastos.

Outro ponto negativo é a visibilidade, os retrovisores são muito pequenos e algumas vezes eu já dei fechadas em motos ou em alguns carros por conta deles e a coluna B também atrapalha um pouco quando se vai atravessar um cruzamento, principalmente se tiver um carona do seu lado.

chevrolet-vectra-cd-tres-anos (12)

Mas os pontos positivos estão acima dos negativos e eu confesso que sempre quis um Vectra desses desde quando vi o carro a primeira vez em 1993, eu tinha apenas 5 anos de idade e não resisti quando vi esse.

Tinha um Elite 2.2 16v verde 2002 automático com teto por 23 mil reais na época em 2011 e eu virei a cara e decidi comprar esse, que era 12.500 reais e eu bati o pé e fiz a loja tirar 1.500 reais do valor, acabou saindo pra mim por 11 mil reais, hoje em dia já me ofereceram 15 mil reais por ele, mais depois da restauração podem ter certeza que menos de 25 mil reais ele não sai da minha mão.

Acredito que em fevereiro ou março ele já esteja pronto, aí mandarei fotos em alta resolução para vocês verem como ficou e faço uma matéria com o meu carro novo, que ainda não sei o que comprar, mais até dezembro ou janeiro eu decido, se me aparecer alguma oferta muito boa quem sabe.

Mas uma coisa eu digo, a primeira coisa que você deve fazer quando comprar um carro, seja ele qual for, é ter os pés no chão sempre, sou novo tenho 25 anos, não sou a voz da razão e tenho muito o que viver e aprender ainda, mais pelo menos de Chevrolet Vectra eu posso dizer que entendo, se algum dia a vida e o espaço me permitir, Tigra, Kadett GSI conversível, Corsa GSI , Calibra e Omega 3.0 farão parte da minha coleção.

chevrolet-vectra-cd-tres-anos (7)

Espero ter satisfeito a curiosidade de vocês sobre esse modelo que apesar da idade chama muito a atenção por onde eu passo. E abaixo segue a ficha técnica do modelo.

Abraço pessoal ;)

Motor
Cilindrada 1998 cm³ Potência 116 cv a 5200 rpm
Combustível Gasolina Torque 17,5 kgfm a 2600 rpm
Peso/potência 10,37 kg/cv Torque específico 8,66 kgfm/litro
Peso/torque 68,96 kg/kgfm Potência específica 57,56 cv/litro

Transmissão
Tração Dianteira Câmbio Automático de 4 marchas

Dimensões
Porta-malas 388 litros Tanque de combustível 57 litros
Peso 1293 kg

Desempenho
Velocidade máxima 194,8 km/h Aceleração 0-100 km/h 11,6 s

Consumo
Urbano 8,5 Rodoviário 14,1 km/l

Por Filipe Augustus

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.