Chevrolet Honda Sedãs Toyota

Trio parada dura: Civic x Corolla x Cruze

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O segmento dos sedãs médios é liderado por Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze. Portanto, nada mais normal que muitos prospectivos compradores comparem estes três modelos para saber qual será uma melhor compra.



O leitor Bruno Manoel fez um comparativo alistando as qualidades de cada um e apontando qual, em sua opinião, é o melhor. Ressaltamos que se trata da opinião de um leitor, não necessariamente a opinião do NA, que na verdade prefere se abster de indicar qual modelo é melhor ou pior em cada segmento.

Confira o comparativo:

3° Corolla Xei 2.0 – R$72.990

foto-1-620x290 Trio parada dura: Civic x Corolla x Cruze

O Corolla é conhecido pelo sua robustez e fama de inquebrável. De fato, poucos carros conseguem um acerto de suspensão tão elogiável quanto esse Toyota. Pena que o conforto seja apenas na hora de passar nos buracos, pois em espaço é decepcionante, principalmente perantes os novos rivais. O acabamento também é simples, apesar de não conter rebarbas ou peças sem alinhamento.

Entre os itens de série, se destacam quatro airbags, ABS com EBD, acendimento automático dos faróis, lanternas traseiras com LED e aletas para mudança de marcha no volante. Se o exterior não impressiona, ao menos é bem resolvido, já o inteiror tem design bem sóbrio, voltado para os consumidores mais maduros. Na hora de andar, o Corolla surpreende e sem dúvida deixa os concorrentes para trás.

Ainda que a transmissão seja antiquada, as 4 marchas apresentam um bom escalonamento, e as aletas atrás do volante garantem um pouco de diversão para quem quiser. A marca também se vale do bom pós-venda e da fama de inquebrável, garantindo uma das menores desvalorizações do mercado. Apesar de todas as virtudes, o líder Toyota Corolla já sente o peso da idade, tanto é que sua nova geração já está a caminho. Em geral, poderia oferecer um preço mais convidativo.

2° Cruze LT 1.8 Automático – R$69.990

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A Chevrolet lançou o Cruze no Brasil para resgatar seus tempos de boas vendas no segmento dos sedans médios, e conseguiu, ocupa a 3° posição do segmento. As apostas foram feitas em um visual moderno, bom acabamento e custo/benefício atraente. A versão aqui do comparativo é com o opcional R7D, que acrescenta a transmissão automática de 6 marchas e os bancos em couro a recheada lista de itens de série.

Quatro airbags, controle de tração, ESP, roda aro 17, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com desembaçador e piloto automático são diferenciais. No interior o acabamento também é de boa qualidade, com arremates bem feitos e o uso de couro no painel é um bom diferencial. Se o Cruze é tem tantas qualidades, o que ele faz na segunda posição? Bem, se parado é bom, andando nem tanto.

Apesar de contar com o bom motor Ecotec 1.8, o sedan tem peso exagerado e a transmissão tem uma leve imprecisão entre 2° e 3° marcha, e não apresenta a mesma suavidade dos rivais na troca. E a suspensão poderia ser um pouco menos rígida, no carro em que eu estava já se ouvia alguns rangidos vindo da parte traseira. O espaço interno é melhor que o Corolla, mas o design comprometeu a entrada dos mais altos. Com um bom custo/benefício e visual atraente, a Chevrolet nunca esteve tão bem representada nessa categoria.

1° Civic LXS 1.8 Automático – R$69.990

foto-3-620x394 Trio parada dura: Civic x Corolla x Cruze

A vitória do Honda foi sedimentada por fatores racionais e emocionais. Em sua 9° geração, o Civic amadureceu ao passar do tempo. O porta-malas deixou de ser pequeno e a suspensão ganhou um acerto mais macio. O visual ficou mais sóbrio com o objetivo de atingir o mercado mais velho do conterrâneo Corolla, a traseira com um toque de Classe C é bem elaborada, embora os extensores na tampa sejam questionáveis.

O interior é bem arrojado, com uma profusão de mostradores que o deixa bem intuitivo e envolvente, os materiais são de excelente qualidade, apesar da Honda ainda relutar em utilizar emborrachado. Ainda no interior, temos o melhor espaço interno entre os três, e quem vai atrás conta com assoalho plano, aumentando o conforto. Os itens de série são o ponto fraco do sedan, ainda que tenham melhorado um pouco na linha 2014, com adoção de Bluetooth e chave tipo canivete.

Airbag duplo, ABS com EBD, câmera de ré, botão ECON e piloto automático. Itens como controle de tração e estabilidade, airbags laterais, bancos em couro, acendimento automático dos faróis, somente nas versões mais caras. Na hora de andar no entanto, que o Civic abre distância dos rivais, apesar de ser mais lento que o Corolla, a suspensão traseira Multilink faz um excelente trabalho, e passa muita segurança. A direção elétrica progressiva também é a mais precisa entre os concorrentes, o câmbio automático de cinco marchas é o melhor do comparativo, não demostra imprecisão ou algo parecido com o Cruze, e traz uma marcha a mais que o Corolla.

Resumo

O Civic venceu o comparativo por aliar um excelente conjunto mecânico, melhor espaço interno e de quebra, um visual atrativo. Deve em itens de série, mas não tira o seu brilho. O Cruze aposta em uma lista recheada em itens de série a um preço agressivo, traz bom acabamento, porém, peca na hora de andar e sua suspensão é a menos amigável. Corolla sente o peso da idade, já está defasado, anda mais que os rivais, oferece muito conforto, tem fama de inquebrável, mas cobra caro por isso.

Notas-Médios Trio parada dura: Civic x Corolla x Cruze

Tabela-Médios Trio parada dura: Civic x Corolla x Cruze

Por Bruno Manoel

  • MateusPicapeiro

    mesmo em terceiro, compraria o corolla. Quem ja teve nao esquece sua confiabilidade, segurança e economia.

    • carrosempre

      Realmente é uma boa compra, mas se for Corolla é melhor esperar o novo.

      • Leandro1978

        E vai chegar por quanto a mais? E se fazem como no i30, que chegou bem mais caro?

        • rafa_marcao

          Se fizerem como o I30 é só não comprar.

      • bandaxadibar

        Faltou colocar o Fluence….eu iria de Fluence!!!!

        • vgdoche

          Pôxa vida, já vem mais um dono de Fluence se lamentar por mais uma ausência dele em comparativos. A resposta é simples meu caro, ninguém em sã consciência incluiria esse bagre Francês em seus comparativos. O Fluençe tem sua qualidades, sendo o custo/benefício a melhor delas, mas já está mais do que comprovado que só isso não basta, o carro tem que possuir um design no mínimo atraente senão…

    • Geanmatheus

      Por razões emocionais (Design principalmente), eu compraria um Mit. Lancer.
      Mas dentre os citados o Corolla passa uma confiabilidade maior.
      Depois que entrou esta nova geração do Civic, o mesmo perdeu a graça e não agrada tanto em design.
      A Dupla Elantra/Sonata é boa também, mas os altos preços pedidos pelo grupo CAOA, afastam compradores mais racionais.

    • Pedro_Rocha

      Tenho um Corolla GLI AT 2011 e no que tange à maciez todos os que andam nele elogiam. Sobre o powertrain, mesmo andando com o carro cheio mas com gasosa Podium (uso para viagens, pois faz uma boa diferença) o carrinho cumpria o dever nas ultrapassagens malgrado o AT4 jogar o giro lá em cima pois cai muito para 2ª.

      Se o novo Corolla realmente vier com o AT6 do Camry, AB4 e ESP de série, conforme rumores, vai ficar difícil para os concorrentes.

    • FenderBrasil

      Eu olharia o Fluence primeiro ou então esperaria o Sentra.

    • bedotRJ

      Se for comprar Corolla, tem que ser o GLi. O XEi bebe mais, se andar mais é pouca coisa, e seu preço é muito mais alto, encostando em sedans mais sofisticados como o 408 THP.

      • Roberto

        Cara então você nunca Dirigiu os 2, para saber. O XEi bebe mais sim em torno de 10 a 20% mas concerteza anda muito mais, e não essa pouca coisa.
        O XEi so apertar o acelerador dele, que você vai ver a diferença, faça um teste desses numa subida a 140 km/h, de uma pisada forte com o XEi e depois faz o mesmo com um GLi e me conta a diferença.

        • bedotRJ

          O que o XEi anda a mais, pelo que custa a mais, é pouca coisa sim. Nessa questão, concordo com o veredicto da Quatro Rodas:
          http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativ

          Pagar R$ 74mil em Corolla…. Os fãs do carro estão mesmo perdendo a noção das coisas.

          • Cesar

            Um detalhe, esse preço de lista nao é o praticado nas concessionárias.

            • FenderBrasil

              ^

      • comminga

        Sai do GLi 1.8 2012 e peguei o XEi 2012 / 2013, tem muita diferença, principalmente no motor ( 2.0 ) com álcool então, ele parece ter motor 2.4. E em relação a consumo, depende do pé de cada um, um 2.0 que é muito econômico, estou satisfeito.

        • bedotRJ

          O Corolla GLi 1.8 já tem um CxB ruim. É o carro menos atual do segmento e tem preço superior às versões equivalentes dos concorrentes. Mas se vira razoavelmente bem contra eles em termos dinâmicos. O XEi 2.0 pode apresentar vantagens em relação ao GLi 1.8, mas se este já tem CxB ruim, imagine a versão mais cara. O XEi ultrapassa os R$ 70mil, um completo despropósito prá um sedan médio, de acabamento simples, de medidas acanhadas e sem nenhum aspecto particularmente especial que justifique preço tão elevado.

          Vale o mesmo comentário para as versões LXR e EXR do Civic e para a versão LTZ do Cruze. O que justifica essas versões não é algo muito diferente do que justifica a liderança absoluta do Gol no mercado: um sentimento subjetivo incorporado pela massa de compradores.

          • fep

            O 2.0 é muito bom, gosto do acabamento do Corolla, um painel macio, sem plástico duro ( como no Cruze e Civic ) nas portas também.
            Para quem gosta de conforto é o Corolla.

          • Pedro_Rocha

            Tem ainda o XLI, que parece que a Toyota, sengudo rumores, vai descontinuar: rodas de aço, ar-condicionado manual e somente vidros elétricos dianteiros. As vendas são tão poucas que até hoje só vi 2 Corollas XLI da atual geração em toda a minha vida.

            • Henrique

              Vidro nas 4 portas!

          • Henrique

            LXR e EXR?? deve ser outro carro, não o CIVIC..

      • HENRIQUE

        Tá louco.. a diferença é absurda!! só quem não conhece o carro faz um comentário desse tipo.. o carro é mais econômico que o 1.8 e na hora que você precisa pisar, ele responde muito bem.. sem contar os itens de série como bancos em couro de fábrica, pisca nos retrovisores, farol de neblina, piloto automático, volante com revestimento em couro, etc.. acho que a diferença de preço compensa, tanto que o recorde de vendas é do XEI 2.0.

    • comminga

      Também vou de Corolla, já tenho o quarto e não me arrependo,

      macio, silencioso, conforto da suspensão e dos bancos,e econômico, mesmo o 2.0

    • tiards

      estou no meu segundo e não troco por outro carro.

    • pedro_bh

      mesmo em terceiro, eu sai de um new civic em fui pro corolla xei 2.0 4at igual ao da foto. Mas só fiz TD nele e no Civic LXL auto. a GM depois que matou o Vectra (2004), perdeu completamente o respeito com o segmento.

      motivos : 4 air bags, bluetooth com comando de voz, que post nao mencionou, acabamento interno melhor que do Civic LXL (superioro ao LXS comparado) e mais macio ao dirigir . e o meu XEI 4at, esta fazendo 8,8km/l na gasolina em bh

      mas perde p mim por civic. Espaço interno…. mas nao mto. 5cm, e na posição de dirigir e o painel incomparavel do civic.

      Pena o new civic estar virando carro de mano… esta perdendo o status e o seguro tá indo lá em cima.

      • spock_cwb

        "Pena o new civic estar virando carro de mano… esta perdendo o status e o seguro tá indo lá em cima. "

        Infelizmente isso eu muito temia e está acontecendo … com os modelos 2007 chegando no patamar financeiro da "manolagem" , eu me assusto só de pensar que ele pode ser um novo A3 ….

    • mmcinza

      Eu não compro carro 0km.

      Se fosse para pegar um semi-novo (2010 ou 2011) eu pegaria o Corolla. Ainda que nem tem ainda o Cruze e o Civic é da geração antiga (porta-mala pequeno0

      Se fosse pegar um semi-novo 2012, aí sim escolheria o Civic.

  • Chris Fr-s/Brz

    CALMA GALERA NÃO SE PRECIPITE, A TOA . . .

    O NOVO COROLLA VEM AIII . . .

    PARECIDAÇO COM A FRENTE DO CAMAROOO . . .

    MAS TA VALENDO . . . .

    • Hellvins

      E pelo jeito o preço deve ser igualmente novo!

      • zemarreta

        Ou parecido com o Camaro…

      • rafa_marcao

        Triste realidade. Daqui 4 anos um Corolla vai custar quanto? 130 mil reais? Já virou palhaçada. Já custa quase 100.000 em um carro considerado praticamente "de entrada" nos EUA.

    • fabio_augusto

      É…e o novo Focus sedan com câmbio Powershift tb está vindo…

      • vgdoche

        O Focus é uma boa opção, mas duvido muito que a FORD manterá os preços dele. E tomara que tenha uma suspenção dianteira menos "barulhenta" e também apresente menos defeitos que a atua geração, pois essas falhas deixaram ele meio queimado aqui no Brasil.
        Mas ainda assim vou de Civic ou Corolla, pois são carros mais confiáveis que os FORD ou GM.

  • fabioalisson

    Na minha opinião esses 3 são as escolhas mais equilibradas do segmento dos sedans médios. Já dirigi os 3 e minha noiva tem um Civic 2012 AT e eu um 2011 MT. Concordo com a avaliação realizada e com os pontos observados: o Cruze apesar de ser bem interessante, a transmissão de 6 marchas parece não casar bem com o motor resultando num desempenho inferior ao do Civic e o Corolla. Já o Corolla apesar de contar com um câmbio automático de apenas 4 marchas, é bem mais ágil, principalmente nas arrancadas, até mesmo que o Civic. Já o Civic é bem arrojado, econômico, mas o desempenho com o câmbio AT é um pouco inferior ao do Corolla, e muito inferior ao Civic MT, e isso é evidente nas arrancadas, mas em compensação a 5ª marcha é longa, "overdrive", "jogando o giro lá embaixo".

    Mas na minha opinião, os três são racionais e a escolha por um deles leva em conta fatores pessoais.

    • bedotRJ

      Na minha opinião não são. O Fluence tem câmbio CVT superior aos três citados, tem motor 2.0 que garante melhor desempenho, tem 6 airbags de série desde a versão básica e seu preço é muito inferior ao do trio de líderes. O conjunto do carro da Renault se mostra superior.

      E só vou retirar o 408 da comparação por causa de seu criticado câmbio automático de 4 marchas. Porque seu preço de compra é bastante vantajoso. Se a comparação envolver apenas as versões com câmbio manual, o Peugeot também se torna uma opção bem considerável.

      • Leandro1978

        Eu acho que qualquer escolha é válida, todos tem suas vantagens e desvantagens, são bons. Cabe ao consumidor optar pelo que melhor lhe agrade e atenda às suas necessidades. Eu mesmo pegaria um Civic LXS ou Jetta Comfortline mecânicos mesmo, sem problema algum.

      • fabioalisson

        É uma questão de opinião. Acho o conjunto do Fluence muito bom, câmbio CVT, ganhou nota "A" no programa de etiquetagem do INMETRO, mas particularmente não me agrada muito o design. Quanto ao custo, acredito que ganha-se na compra, em relação aos Toyota e Honda, e perde-se na venda e na manutenção. Um conhecido meu tinha um Megane comprado em 2008 por R$ 60 mil, 0 km, que foi vendido em 2011 por R$ 27 mil. Acho uma desvalorização fortíssima para um carro de 3 anos e bem conservado, não sei como está o Fluence no mercado. Quanto ao Peugeot, é outro que não me agrada nada em design , e como estamos falando de automáticos, o câmbio 4 marchas da Peugeot/Citroen pra mim é carta fora do baralho.

        • vgdoche

          Pode ter certeza absoluta meu amigo, o Fluence de hoje será o Megane de amanhã. Não consigo entender esses caras que ficam defendendo esses carros Franceses de unhas e dentes. São carros bons? Sim, são. Mas são carros pra quem não está nem um pouco preocupado com o valor de revenda e os "possíveis" contratempos com problemas mecânicos e falhas sistêmicas.

      • vgdoche

        Esquece esses carros Franceses rapaz. Isso aí é uma furada em termos de revenda. Esse Fluence que vocês tanto defendem poderia sim ser um sucesso em vendas e ainda manter um baixo indice de desvalorização se os Franceses já não tivessem arruinado a imagem de seus carros aqui no Brasil. É só uma questão de (pouco) tempo e você verá como os preços desse carro cairão barbaridades em relação aos concorrentes japoneses e mesmo em relação ao Cruze. Será a mesma novelinha do Megane.

  • Galvão_Johnny

    Com certeza o Cruze!
    Ele é o único que tem ESP de série, dos três!

    • maycu7

      cruze e apertado cock pit piqueno nao vale o preço
      vo de civic

      • RegueiraMD

        você deve ter 3 metros então, tenho 1,95 e vou tranquilo tanto na frente quanto no banco de trás

        • Ubaldir

          Eu tenho 1,93 metro e olhei todos os sedãs médios minuciosamente quando comprei meu carro. No Cruze não se entra tranquilamente no banco de trás. O arco do teto é muito baixo, a despeito do espaço para as pernas ser suficiente. No Civic eu achei o teto baixo também, além de o espaço para as pernas ser garantido apenas pelo fato de o banco dianteiro ter limitação grande nos trilhos, o que evita que cheguem muito para trás, o que é muito comum nos modelos da Honda. Se garante espaço pra quem vai atrás, prejudica motoristas altos. Eu mesmo não consegui encontrar uma posição ideal na última regulagem de banco do motorista do Civic. Cabe? Sim, cabe. Mas a posição não é ideal. Minhas pernas são muito compridas e ficam muito próximas ao volante. Quanto ao Corolla, o entre-eixos de 2,60 metros não deixa margem para um bom espaço interno. É o ponto fraco do carro. O teste que eu faço é muito simples: ajeito o banco do motorista pra mim e depois sento atrás. Tem um bom motivo para eu fazer isso: meu filho tem minha altura.
          Em termos de espaço no banco traseiro, os campeões não estão neste comparativo aqui: Jetta, Fluence e 408 são os melhores. Se considerar o quesito porta-malas então, a diferença em favor destes 3 aumenta. Esse foi outro fator preponderante pra mim, pois tenho uma recém-nascida em casa, o que demanda porta-malas diferenciado.
          Não concordo muito com esses comparativos colocado colocação para cada carro por intermédio de uma média aritmética simples. Esses 3 mesmo aí, na minha opinião são carros bem equivalentes. A escolha vai do que cada um precisa para seu dia a dia. Pessoas de menor estatura, que tenham integrantes da família idem, podem comprar um Corolla que o espaço interno não fará nenhuma falta, por exemplo. Quem faz questão de um visual mais novo, vai passar longe do Toyota. Quem faz questão de um acabamento com mais itens de série, vai se afastar do Honda. E por aí vai.
          A minha escolha foi pelo Jetta. O carro tem na sua potência declarada sua desvantagem, mas entrega um desempenho satisfatório e seguro para qualquer situação cotidiana que um pai de família de meia idade vai encontrar. Claro que não é um carro para você querer disputar arrancada em semáforo ou ter suspiros de emoção tentando dar uma de piloto. Quem quer isso deve procurar essa opção que lhe satisfaça entre outros concorrentes com potência acima dos 150 cv. Mas como eu precisava é de ótimo espaço interno tanto na frente quanto na traseira e porta-malas de grande capacidade, ele foi minha opção. O desempenho diferenciado não me era imprescindível, mas andar com a família apertada no carro não era opção.
          Por isso acho que o correto é dar as notas e explicitar cada atributo e cada defeito do carro. O consumidor dará o peso necessário a cada quesito de acordo com suas necessidades e terá uma média ponderada particular dando mais valor àquilo que lhe interessa.

          • Leandro1978

            Ah! Cara, quem manda ser grandão?…rs… Brincadeira, mas bem legal a sua explicação e escolha que, me pareceu bem coerente e dentro de suas necessidades. Eu também, apesar de ter 20 cm a menos, optaria por um Jetta sem problema algum, ou um Civic, ambos mecânicos.

            • Ubaldir

              O meu, por um acaso, é mecânico… kkkk. Quando o vendedor me perguntou se eu fazia questão do câmbio automático, eu disse que sim: questão que não tivesse, rs. Sou realmente adepto dos câmbios mecânicos. Minha esposa tem um carro automático em casa, não há santo que me convença que é melhor dirigir aquilo que um bom e velho carro com câmbio manual.

          • josevaldop

            Isso é verdade tenho +/- 1,80, e bato o joelho toda hora no acionador de farois

      • Galvão_Johnny

        Vc deve ser gigante, mas de qqr forma, eu prefiro um carro um pouco mais apertado, mas ir com mais segurança…
        Cada um cada um…

      • Edson

        Cruze apertado? Nas dimensões apresentadas ele é o mais largo, mais alto e o que tem maior entre-eixos! Eu tenho um , só que o S6, e ele é o que tem o maior espaço interno disparado.
        Não entendi as notas, o Cruze venceu em quase todas, aí na última o cara coloca a suspensão do Cruze como 8 e dá o peso de 2… é brincadeira. Para mim o ITEM DE SEGURANÇA tinha que ter peso 2 ou até 3, pois é o mais importante de todos, e nisso o Cruze ganhou de lavada! Aí o resultado seria outro.

        • epicentro01

          Cara, eu não entendo esse lance que muitos falam que o câmbio dele não é bom. Nunca tive problema algum com o meu. E o desempenho também não deixa nada à desejar. No quesito segurança então nem se fala, o Cruze é muito superior. O consumo, não posso reclamar, pois faço média de 13,5 Km/l fácil nas estradas. Outro item que está me deixando muito satisfeito com o Cruze, o valor das revisões. O meu carro está com 63.000 Km e até agora nenhuma revisão passou dos R$ 310,00.
          Ah, tenho 1,86 m e também não acho ele apertado. Acho que o pessoal confunde o design do cockpit com aperto….rsrsrsr
          Sucesso com o seu.

  • junior

    Sou torcedo do time corola, e confesso que aguardo ansioso o novo modelo mas tambem é verdade que ele está muito defasado, e alem do mais deve em espaço interno, se comparando com seus rivais.
    Ai fica a pergunta se mesmo ele com todos esses pontos que o deixam atrás dos seus rivais já vendem tanto, imagina com o 2014 como vai ser, isso é se o novo modelo tiver boa aceitação o que é bem provavel.

  • felipe

    o honda civic é um carrão!!!!!!!!!!!!!!

  • Duda1565

    Tenho uma Fielder 2008 Automática, 72.000 km e só tenho elogios. Já tive um Civic novo, e não gostava da demora nas respostas (baixo torque em baixo giro) e da suspensão com acerto mais direto (o que pra alguns é qualidade). O Cruze pra mim é o mais bonito, mas também tem acerto mais firme, e o câmbio já é folclórico pelos problemas, além de ser muito lento. Explico: Neste final de semana, eu viajando com a Fielder lotada e 3 pessoas, em uma estrada de mão simples, sempre um pouco mais rápido que o fluxo (ultrapassagens consecutivas) senti nojo de 2 (seriam 2 motoristas ruins? talvez) Cruze"s" que peguei pelo caminho em minha frente. Nos 2 casos, em momentos diferentes, quando iam ultrapassar na minha frente, eu tinha que tirar o pé do acelerador, pois a retomada deles era muito lenta. Pra chegar à 140, levavam uma eternidade. Não acredito que uma pessoa em sâ consciência, iam ultrapassar de forma lenta, com vários caminhões na contramão.

    • Regordezera

      Empurrar 1400 kg com motor 1.8 de 144 cv nao é tao simples assim

      • Ubaldir

        O Cruze padece do mesmo problema do Civic 1.8 em rotações baixas. Bom desempenho mesmo só a partir dos 2500 giros. Pra ser ótimo só depois dos 3000, que é quando o motor chega próximo a 100% do seu torque disponível.

        • Filipe_GTS

          Acho que não é um problema e sim uma característica do motor 16v. Por isso Jetta 2.0 8v ainda agrada, mesmo com apenas 116cv.

          • thales_sr

            É um pouco de cada, Filipe. O Corolla anda direitinho mesmo em baixos giros. O lance é que o Cruze é uma bigorna, pesadão…

            • PONCIO PILATOS

              o comando VVTi compensa.

    • thales_sr

      Duda, desconfie do motorista sim. Tenho um colega que comprou um cruze, e disse que não gostou do modo automático pois ele "não segura marcha". Eu perguntei se ele pisava no acelerador até o fim, pra ver se o câmbio não segurava, ele prontamente respondeu "ah não, aí bebe muito…", OU SEJA… rs

      • franklinsa

        Justamente, pessoas que não sabem dirigir um AT. E outra, se reclamam tanto do cambio AT (digo: não sabem dirigir) peguem o manual. Piada isso viu.

        • thales_sr

          Mas Franklin, se a pessoa já não sabe dirigir um carro com 2 pedais e que não precisa trocar marcha, imagina botar mais coisa pro cara fazer!!! kkkk
          Eu já recomendei pra alguns, mas o povo acha que é brincadeira: Um carro custa uns 40 mil reais, só de seguro e IPVA vai mais uns 4 mil no ano, fora pelo menos uns 100 de combustível e 300 reais de revisão 2 vezes por ano… ANDA DE TAXI, vai sair mais barato e não precisa saber guiar!

      • Leandro1978

        Isso que acho engraçado, as pessoas querem motores maiores (tanto que Honda lançou o Civic 2.0), mas não querem a contrapartida, que é um motor mais gastão. Principalmente aqui, que os carros têm que ser flex e nosso combustível não é dos melhores.

    • Cezar

      É por essas e outras que prefiro cambio manual. Pois eu descido que marcha fica, qual rotação quero, se quero economia ou desempenho, etc… é mais cansativo. Porém, nunca, mas nunca nenhum automático do mundo terá a mesma sensatez que um cérebro humano, por mais que eles tentem fazer software para controlar as decisões ou fazer com o que o cambio automático "descubra" nossas intenções. Nada como eu descidir de forma mais direta e sensata qual marcha quero que meu carro fique em cada situação. No manual consigo extrair do meu carros 2 coisas: a máxima economia e o Maximo desempenho.
      E nada contra quem prefere automáticos, … mas pessoalmente prefiro os manuais, acho eles mais seguros e convenientes.

      • Duda1565

        Já teve carro automático?

        • Cezar

          Não. Mas a pergunta mais correta seria se eu já dirigi um? E dai a resposta é sim. já dirigi por um dia inteiro vários carros automáticos. e já viajei com alguns. Nos engarrafamentos eu achei super util., mas em outras situações não. Preferindo assim para um uso geral ainda sim o mecânico.
          Por exemplo, seu eu morasse em São Paulo. Compraria um carro automático. Afinal São Paulo é engarrafamento o tempo inteiro. Mas como não é o meu caso, ainda para meu uso e gosto prefiro um mecânico mesmo.
          O lado" bom" é que chego a pagar 5mil a menos nos meus carros por não serem automáticos e não tenho gastos adicionais caso estrague conversor de torque, etc… embora seja raríssimo estragar câmbios automáticos hoje em dia, acredite, alguns estragam e são caríssimos o concerto e as peças. O carro mecânico é mais econômico também e com a gasolina e 3 reais a comum hoje em dia, é algo a ser considerado.
          Vc gosta de automaticos? Blz. Nada contra. Afinal cada um compra o que lhe convém não é :)
          Abraços.

          • Duda1565

            Pergunto isso pois pensava exatamente como você, ainda mais que na adolecência tinha carro preparado para arrancadas e tal, até eu ter o meu 1º automático….bye bye embreagens….Meu pai sempre com carro automático e volta e meia eu precisava pegar o carro dele, e achava o fim não ter que "fazer marcha".
            Quanto aos gastos, estatisticamente, câmbios mecânicos estragam mais que os automáticos, sem contar que 100% de certeza que a embreagem um dia acabará, do automático não. Quanto os 5 mil à menos, tente vender um sedan mecânico. Se comprou por 5 mil a menos, prepare-se para vender por 10 mil a menos, mas sou do partido que carro não é investimento.

            Abraço

      • thales_sr

        Cezar, também prefiro manuais. Mas nos automáticos modernos, mesmo os de 4 marchas, questão de minutos você já se adapta ao câmbio, pega o jeito de "passar marcha no acelerador".

        Do jeito que o trânsito das cidades tá ficando, é possível que meu próximo carro seja um automático/automatizado. Dirigir está se tornando um saco, com tanto congestionamento.

        • Cezar

          Se vc dirige na maior parte do seu tempo, em engarrafamentos ou se sua cidade possui um transito assim. Acho conveniente sua escolha.
          Abraços.

    • fep

      O Corolla 1.8 já tem uma desempenho maravilhoso tanto em baixa e alta rotação,
      se abastecido com álcool, fica melhor ainda, anda muito.

      • Duda1565

        Verdade, sinto muita diferença, apesar de a ficha técnica declarar a mesma potência e torque.

    • DanielB

      Realmente quem estava ao volante não agiu de forma correta, e digo mais, com imprudência.
      Possuo um GM Cruze e costumo a fazer viagens para cidades que ficam próximo a Brasília, em torno de 160 km. Pois bem, é impossível viajar e não ver a quantidade de Corolla na estrada, inclusive já aluguei um por 1 semana em uma viagem que fiz ao exterior.
      Na maioria das viagens, os motoristas que conduzem o Corolla estão sempre acelerando, e em uma delas, rodei boa parte em alta velocidade junto a um deles, ultrapassando os 200 Km/h (não aconselho!). Percebi que o peso do Cruze realmente influencia, principalmente nas subidas, momento esse que o Corolla, por ser mais leve acaba ganhando força e me ultrapassando bem devagar… Mas diante de uma reta plana ou declive, incluindo retomadas, a quinta e sexta marcha faz grande diferença, deixando o Corolla para trás. Essa desvantagem diminui quando abasteço com álcool, obtendo mais 4cv de força no Cruze. Outro detalhe, é que além do peso, o Cruze possui rodas aro 17'' e um baita pneu largo (225)…
      Ambos são ótimos, mas acabei optando pelo Cruze por ser um projeto mais novo, pacote com itens de série mais extenso, incluindo no quesito segurança, lindo design, sem falar na estabilidade… Parece que o carro anda sobre trilhos!
      Abraço.

      • Duda1565

        é Daniel, acho que pra ultrapassar, o sujeito tem que meter o pé no assoalho, né? Pra que arriscar?
        Nunca andei de Cruze, nunca tive um. Tecnologicamente mais avançado que o Corolla, com certeza, talvez ande mais, mas no quesito retomada, ultrapassagens, ou o peso prejudica ou o câmbio dito como indeciso por alguns. O que sei é que acabavam me atrapalhando, pois tinha que ficar tirando o pé no meio das ultrapassagens,até que eu conseguia achar uma reta boa e passar por eles.
        Abraço

    • Felix_S

      Aí o problema é o motorista não o Cruze

    • Fabio D.

      Bro, minha mãe tem um Cruze que compramos agora em novembro último. Cara, tenho sérias desconfianças que a encrenca era o motorista… dirijo habitualmente o carro quando vou para a casa dela (ela mora no interior de SP e eu no RJ, ou seja, vou pra lá visitar e "roubo" o carro dela rs), inclusive em estrada, e não sinto essa lentidão não… Muito pelo contrário, ele é bem esperto!

      Quando estava pesquisando o carro pra ela, tendo em mente um sedã médio pra substituir o Cerato manco dela, avaliei os três, Civic, Cruze e Corolla, além de Lancer GT e Jetta. O Jetta achei básico demais para o preço, o Civic muuuuuuito caro, o Corolla antigão no desenho (um carro bom demais, mas a cara tá cansada), o Lancer era aquela mulher gostosa, mas que vai dar trabalho e te consumir dinheiro demais pra manter (o seguro ficou caro), e o Cruze. No test drive já gostei do Cruze, na negociação eu tive certeza. Não temos arrependimento não, tanto eu quanto minha mãe adoramos o carro…

      • Duda1565

        Então o problema eram 2 motoristas, pois eram o Cruzes diferentes em trechos diferentes da estrada. Um sedan e um hatch!

    • epicentro01

      Meu amigo, com certeza o problema eram os motoristas. Tenho um Cruze e a resposta do câmbio (no modo automático, no manual é ruim mesmo) não é lenta não.

  • Felix_S

    Opinião é opinião…. cada um tem a sua

    • So nao entendi ''e de quebra, um visual atrativo'' aonde?

      • Felix_S

        Por isso que é só opinião. O cara gosta do Civic, outros não. Ah, o Honda "ganhou" o "comparativo"……que nada! Apenas é o preferido na opinião DELE. Não na minha…

        • Pois é, eu ja nao escolheria o Civic como o ''Campeão'' eu iria de Cruze, segurança em primeiro lugar, afinal ele é um dos mais seguros do Brasil.

  • eduardogege

    Se botar o "x2" em segurança ao invés de suspensão o Cruze levaria o tal comparativo. Não achei muito bem feito.

    • marcelmay

      concordo. Hoje em dia eu considero muito a segurança de um carro na hora da compra. E felizmente cada vez mais os brasileiros olham para este quesito. Tudo bem que airbag não é tudo para garantir segurança, mas a Honda vender o Civic só com AB Duplos é sacanagem.

      • Fabio D.

        Cruze LT tem 4 airbags… LTZ vem com 6, sem contar o ESP, que faz uma diferença bruta pra dirigir…

    • carrosempre

      Acredito que o comprador de sedans médios se preocupam muito com acerto mecânico que é relacionado ao conforto. A segurança também teria que levar em conta o crash-test, que o Civic não fez ainda.

      • eduardogege

        Concordo, mas suspensão independente não é sinônimo de maior conforto ou de uma estabilidade muito maior.
        Vários carros com eixo de torção são mais confortáveis que o Civic perdendo um pouco no quesito estabilidade, mas nada que seja determinante, afinal até o Mustang utiliza eixo de torção na traseira.

    • leaozin

      Poderia ser "x3" ou "x4" no quesito segurança.

      • Armstrong

        Como disse abaixo…

        Graças a Deus que não é, se segurança fosse parametro de desempate, o Étios ganharia de lavada de todos os compactos de entrada…

    • Armstrong

      Graças a Deus, se segurança fosse parametro de desempate, o Étios ganharia de lavada de todos os compactos de entrada…

    • Felix_S

      Eu acho que tem que respeitar os critérios do cara, o que é importante pra ele. Mas não dou bola, pois cada um sabe qual seu sedã preferido ( e se gosta de sedã, ou de hatch, de SUV, de picape…). A opinião dele não torna o Civic melhor nem pior pra mim…. (acho até meio infantil esse negócio de ficar imitando os sites e revistas, mas cada um na sua)

  • aleneo2

    Eu pessoalmente prefiro o cruze, pois prefiro segurança, e o cruze tem esp que nao tem nos outros. pela minha tabela ele passaria os demais principalmente por nao cobrar a mais por isso.
    O corolla, é bom, mas é isso… é na média em tudo um bom carro.
    O civic é bonito moderno, mas vem pelado. a honda cobra um absurdo por esse carro, no minimo deveria vir com 6 airbags e banco de couro nesse preço…

  • Tony Oliveira

    Tenho o Cruze na versão da matéria (comprei em outubro).
    Concordo com a matéria no que diz respeito à suspensão, o carro é um tanto quanto duro. Mas acho que um pouco é por causa dos pneus de perfil baixo.
    Quanto ao desempenho, não tenho muito a reclamar. Tirando alguns engasgos (de vez em quando) ele responde bem.
    No mais é carro que chama atenção (o meu é branco) e de habitáculo confortável e moderno.
    Estou muito satisfeito com o carro.

    • josevaldop

      Tony, tambem comprei o meu em agosto é igual ao da reportagem e branco, ja que são identicos, vou te perguntar:
      O seu faz muito barulho, grilo, peças parecem que estão soltas?

  • Edson Roberto

    Claro que é a opinião do avaliador. Mas o que eu gostei do comparativo: Não puxou sardinha, apenas citou claramente sua opinião a despeito dos produtos ali comparados.

    Comparativo "dureza" esse. Um tem suspensão multilink mas não tem os itens de segurança. Os outros tem os itens de segurança, um particularmente defasado e que não me agradou e o outro que dos 3 eu achei com otimo desempenho (o 2.0 do Toyota é superior), mas é bem seguro e agarra muito bem ao solo. Não achei ele mais duro que o Civic. Mas talvez a impressão tenha sido porque foi o que menos rodei (Cruze). Mas o cmabio eu posso dizer que no meu caso, ele teve trocas rapidas, sempre respondeu muito bem ao queeu queria, ainda que fosse barulhento de ruido de motor (que nem sequer tem um ronco bonito…rs)

    O calcanhar de aquiles na minha opinião do Cruze é que apesar de ter medidas maiores que os comparados, é mas apertado para quem vai atrás e o cockpit tira espaço lateral. Para alguns isso é bom porque segura o corpo, mas no meu caso, eu já pensei em viagens em que com certeza isso seria um fator determinante devido a me sentir limitado em posições e me cansaria com facilidade.

    Dureza só optar por esses 3. Se colocassem mais opções… talvez eu optaria por outros. Mas considero a minha experiencia inclusive e que por esse motivo, não vou me ater aos demias produtos.

    • tasatanazio

      como ja falei, a gm conseguiu estragar um AT6
      não so o peso do carro, mas a relacao de marchas eh estranha,
      em retomada o motor chega a berrar pedindo mais marcha, como no teu texto:
      "ainda que fosse barulhento de ruido de motor"
      isso é o resultado de uma má relação de marchas
      so eh esperto qld nao tem espaço e nem requer muita aceleracao, o carro tem um acerto para conforto, nao eh para ser esperto,
      em numeros de aceleracao e retomadas fica atras de todos os hatchs 1.6, mesmo os que usam motor antigo ou o uno way 1.4
      na minha opniao o pior cambio dos 3

  • vitimsl

    Iria de Cruze, por se o mais bonito (opinião pessoal) e o mais equipado no que diz equipamentos de segurança. Em relação a desempenho, não está distante dos rivais como falam, principalmente o Civic.

  • Marolao

    Eu nem li a notícia. Só vim aqui comentar que estou com um Cruze em casa, e estou muito decepcionado em pagar 800 reais (isso já com desconto) em uma simples revisão de 20000km. Sem contar que quiseram me cobrar a lavagem do carro R$25,00, e não tinha ao menos transporte pra me levar em casa no dia da revisão. O Corolla que tinhamos antes do Cruze dá um banho no final das contas.

    • RegueiraMD

      pagou 800 pq aceitou, se olhar no site da chevrolet o preço da revisão é 528 reais… se tivesse pesquisado e batido pé teria pago o valor real…

    • Cezar

      800 foi o ipva+ Dpvat do meu carro por 1 ano(12 meses) Ou eu sou muito pobre ou te roubaram lá.

    • Filipe_GTS

      Porra cobrar a lavagem da revisão é o fim do mundo!

    • Leandro1978

      Cara, você não fez uma pesquisa em algumas concessionárias? Eu sempre fiz isso e a diferença cobrada entre as lojas chega a ser assustadora.

      • vgdoche

        PQP, se pra ter um Cruze eu preciso pesquisar melhor o preço na hora da revisão eu vou continuar de Civic, pois já sei quanto vou pagar em qualquer CCS da marca. Detalhe, na de 10k paguei 330,00 (com alinhamento e balanceamento) pois sem isso seria 198,00, e a de 20k fica em torno dos 420,00. Lavaram meu carro (não me cobraram por isso) e ainda me deram um vouche para o taxi (quando deixei o veiculo). Desse jeito me desanimo de trocar a Honda por essas outras.

    • Felix_S

      Vc tem que mudar de css e não de carro! O duro é se tiver só uma na sua cidade… como é meu caso.

    • epicentro01

      Colega, me desculpe falar, mas roubaram você. Eu paguei R$ 285,00 na revisão do 20.000Km do meu.

    • TAh

      Acabei de realizar a revisão dos 20.000 KM e paguei por volta de R$520,00. Na próxima revisão entra no site da chevrolet e imprime a tabela de revisão da marca e leva junto, a concessionária não vai ter o que argumentar. Quanto ao carro estou extremamente satisfeito. Fica a dica a todos!

  • JulienAvril

    408 THP merecia entrar na briga..

    • ToNemAi_

      merecia não..

      • Galvão_Johnny

        Um 2012 já tá por 45 mil(Automático) no Webmotors!

        • Angelo

          você poderia mandar o link amigo? Acho que você viu a versão 2.0 de 4 marchas.
          A versão THP (motor turbo, o mesmo da BMW e caixa de 6 marchas) mais barata no Webmotors custa 61k (2011/2012)

    • jcperes

      O comparativo foi entre os 3 MAIS VENDIDOS do segmento. Esse foi o critério do leitor que escreveu esse comparativo. O 408 passa muito longe do top 3 de vendas do segmento, e a versão THP ainda, nem se fala. Se colocasse o 408, deveriam entrar também Fluence, Jetta, Lancer, Elantra, Sentra, Focus Sedã e etc. Mas há a possibilidade de que esse leitor não tenha dirigido todos esses, o que tornaria o comparativo injusto e parcial.

    • quirelli

      Peugeot: compra, paga caro e daqui 1 ano vende pela metade do preço, pois o zero ja caiu um monte o preço… Além dos problemas que parece que perseguem peugeot (experiencia própria)… Tive um 307, comprei com 3.000km e vendi com 10.000. Nesse intervalo, tive que colocar 2L de óleo no motor, e a funcionária da concessionária daqui me falou que era normal… Pra mim é normal em carro que ta com o motor fundindo… Estou no 4º Corolla e estou mais do que feliz. Meu 2.0 está com o mesmo consumo do meu antigo 1.8 flex. Pra mim, é a melhor opção dos 3 ai…

  • ToNemAi_

    Cruze é o pior dos três e o meu amigo falou que a mais de 140km ele começa a bater lata e parece que vai desmontar, fora que na minha opinião é o mais feio dos três. Preferiria quando vinham os opel's pro brasil, pena que o vectra parou de vir em 2005 e nos empurraram o astra nomeado vectra (pqp que vergonha).

    • Galvão_Johnny

      Mas também… 140km/h já é acima da velocidade permitida em rodovias! Pelo menos eu nunca vi rodovia que permita mais que 120km/h!

      • Armstrong

        Independente se é permitido ou não, andar a 140km/h ou mais é muito comum em rodovias como bandeirantes, anhanguera, castelo branco…

        Q isso? sedã médio desses começar a parecer que vai desmontar com apenas 140km/h, eu jogo fora e nunca mais olho para a marca.

      • ToNemAi_

        Falou amigo 1.0 repeitador dos limites de velocidade!

      • Filipe_GTS

        falou vovô

    • Juliano P. Santos

      Acho que o do seu amigo está com problemas então!
      Tenho um Cruze igual ao avaliado pela matéria.
      É chato andar com ele a 120km/h. O negócio começa a ficar gostoso quando ele está em 3mil RPM em 6ª Marcha, (140km/h).
      A direção fica firme, e ele responde muito rapido. Pena que bebe igual a um condenado nessa velocidade.
      Se fosse permitido, e não tivesse dó do bolso viajaria com o meu a 150 ~160 tranquilamente.

      • vgdoche

        Besteira… O Cruze é manco, fraco e feio.

    • RegueiraMD

      já tive que andar a 160 por hora com o meu cruze HB e posso afirmar que o carro responde muito bem e não tem nada de parecer que se desmancha
      no video a seguir o cara chega a 190km/h, e o carro não bate lata coisa nenhuma…

      [youtube iSVYTBOY5iY http://www.youtube.com/watch?v=iSVYTBOY5iY youtube]

    • comminga

      O Corolla a 150 km não se escuta nada, é maravilhoso e confortável, muito bom.

      • fep

        Eu já passei dos 160 no piloto automático, o Corolla é muito silencioso, gosto demais.

      • Daniel

        Tenho um Corolla 2014 e recentemente dirigi um nos EUA (alugado) e posso dizer que a suspensão do Corolla Americano é muito mais macia.

    • Regordezera

      So se for o cruze dele.. pq o meu nao faz isso

    • Filipe_GTS

      Não pode ser normal, o carro do seu amigo deve estar com problema. O Cruze é bastante sólido e estável em alta velocidade

    • _ROPERCAV_

      Manda pra revisão, o meu é igual ao do comparativo e nunca aconteceu isso, ando muito em estrada e já cheguei a esta velocidade.

    • Leosena

      Comentários como esse enriquecem o debate aqui no NA!

      Não conhece o carro, se brincar nunca entrou em um e chega à conclusão que o carro é o pior dos três. Tem dia que isso aqui me dá preguiça.

    • ManuMessi

      Não fala besteira rapaz, vc nem conhece o carro!!! Pergunte a quem tem um que vc poderá se embasar melhor, o carro é excelente. moderno e com muitos equipamentos de serie. Comprei o meu quando foi lançado em set/2011, um LTZ e não quero me desfazer do carro, pq não vejo outro com as mesmas qualidades. Antes dele tive 3 Corolla's, que também é um carro excelente. Mas na concepção geral estou adorando o Cruze. Não seja fanboy de outra marca e fala o que não conhece…

    • epicentro01

      Prezado colega. Tenho uma proposta para você. Eu pago a sua passagem de avião e hospedagem de hotel para você vir até a minha cidade. Então vamos com o meu Cruze em uma pista apropriada, eu instalo a minha Gopro para filmar em FullHd e vamos rodar acima de 140Km/h. Depois postamos o vídeo para os leitores avaliarem. Se eu conseguir provar que o carro não apresenta os problemas por você citados você me devolve a quantia gasta com o seu transporte e hospedagem multiplicado por 10. Aceita?

  • franklinsa

    Sou mais um controle de estabilidade do que uma suspensão multilink. Respeito a escolha do autor. Mas quando é que vamos mudar nossas prioridades, vide caso de Santa Maria. Acho que o item 'Segurança' deveria ser multiplicado por 4, e nem por 2 foi, assim como desempenho, espaço interno e suspensão. Bom, cada um tem suas prioridades, eu pelo menos dou prioridade a segurança, mas pelo visto a maioria dos brasileiros não. Depois ficam dizendo que a vida de um brasileiro vale menos que a de um americano ou europeu.

    • vitimsl

      Mas é isso mesmo… Vide Corolla, que conseguiu apenas 1 estrela para os passageiros do banco traseiro no LatinNcap, possui no máximo 4 airbags e não oferece nem como opcional o importante ESP e é o lider de vendas.

      • franklinsa

        A vida do passageiro do banco de trás vale menos, hehehehe. E o pior, a grande parte desses passageiros são crianças.

    • jcperes

      Concordo.
      No Brasil os CFCs se tornaram mais empresas do que auto-ESCOLAS. Ou seja, a realidade mesmo é que eles não se preocupam em formar bons motoristas, apenas passam o tutorial de como ser aprovado nas avaliações e esperam o pagamento. O resultado disso é um crescente número de motoristas cada vez mais despreparados para o trânsito na vida real, seja em cidades ou estradas.
      Daí temos a imprudência dos motoristas, algo que acho que está mais relacionado com a personalidade do que com o que os CFCs ensinam. Não apenas uma vez, eu tive que jogar meu carro no acostamento porque o idiota que vinha de frente foi imprudente na ultrapassagem. Por sorte tinha acostamento, mas e se não tivesse ? E não só eu, mas muitas outras pessoas já passaram por isso. Aqui no interior é assim, uma boa parte da malha rodoviária é composta por pistas simples (outro ponto, estradas precárias). O governo tem culpa ? Também! Mas acho que as pessoas DEVEM se adaptar a isso para não se matarem nas estradas. Não é porque o governo deveria duplicar certas vias que eu tenho o direito de dirigir por estas como se estivesse em uma autobahn. Isso sem contar os que insistem em dirigir com sono e acabam dormindo no volante, os que vão pra festas e voltam dirigindo bêbados e etc.
      Meu ponto é: eu dirigir corretamente, de forma prudente e respeitando as leis de trânsito pode não ser suficiente em certas ocasiões. Portanto, eu também priorizo que o carro que dirijo me proporcione o máximo de segurança possível na faixa de preço que tenho condição de pagar, pois valorizo minha vida e a das pessoas que estão no meu carro.

      • franklinsa

        A pena é que poucos são como vc (e eu), e estes poucos são vencidos pela maioria.

  • Acabamento 2x e segurança 1x? hueheuheu brbr

  • Vadauco

    Concordo com o comparativo, essa nova geração do Civic ficou muito boa.

  • Matheus Souza

    Cruze é Melhor!!!!

    • marcos romero

      O Corolla é o melhor e quando o FURIA chegar xau

  • franklinsa

    O engraçado é: Essa geração do civic é tão boa que os americanos a rejeitaram e a Honda em menos de 1 ano (Acho) teve que mexer.

    • fep

      Com certeza.

    • vgdoche

      Vai ler as revistas Americanas primeiro rapaz antes de falar merda aí nos quatro cantos. O carro foi criticado pela famosa revista "Consumer report" por ter apresentado design e acabamento inferiores ao da geração anterior. Afinal de contas após o grande sucesso do New Civic o consumidor e a crítica de lá esperavam algo estonteante ao nível do NC. Essa revista retirou o carro (modelo 2011) da lista de recomendação de compras. E mesmo assim ele ficou em primeiro lugar em vendas lá nos EUA em 2012. Bem na frente do Corolla, do Cruze, do Focus, do Dodge Dart, do Mazda 3. Lá não tem esse fumo do Fluence mas tem outros concorrentes de peso.
      Por isso eu falei no início, leia as publicações internacionais antes de vir aqui nesse post ficar falando besteira de quem não sabe M nenhuma.

  • Daniel Ramos

    Sou bem mais o cruze, esse motor ecotec é sensacional…sem falar na beleza…quanto ao custo das peças e manutenção, acredito que o cruze seja mais em conta!

    • vgdoche

      Então vai acreditando vai…

  • WFDC0

    Porem as vendas do Civic caíram 68,9 %, em janeiro mesmo com a maior media, …

    • Fernando

      As vendas caíram porque a versão 2.0 estava para chegar e o estoque de civic 2012/2013 tinha acabado. Vejam as notícias completas … Isso foi noticiado amplamente .

  • dudupruvinelli

    Escolheria o cruze por causa da segurança passiva e ativa e o design.

  • Visitante sensato

    9 pro civic em design? Um carro que recebeu nos EUA facelift em menos de 1 ano pq o consumidor odiou ? Tirou a credibilidade do comparativo, infelizmente… E que vai mudar aqui também, de longe a pior compra HOJE é o civic

    • fep

      Realmente, este comparativo está muito estranho, muitas coisas como essa do Civic não concordei.

    • carrosempre

      Não se esqueça que o Civic brasileiro tem algumas diferenças do EUA. Eu mesmo não gostava do lançamento e com o tempo me acostumei e hoje já acho o mais bonito da categoria.

    • spock_cwb

      Mas porque odiaram o Design lá , temos que odiar aqui também ?

    • dudupruvinelli

      Acho a traseira do civic completamente enjoada.

    • Fernando

      O civic americano não era igual ao brasileiro … O brasileiro sempre foi mais bonito. Quem fala mal do civic é porque nunca andou em um …

      • vgdoche

        Concordo com você meu amigo. Uma cambada que nem mesmo teve o carro e ficam aí denegrindo. Nos EUA ele foi muito criticado pelo design simplificado em relação ao anterior, e mesmo assim foi o líder isolado em vendas. Sabem porque? Por que apesar das críticas de acabamento e design terem sido desfavoráveis, o consumidor Americano sabe que o produto tem qualidade, confiabilidade e bom valor de revendas por lá.

  • zemarreta

    Fico com o 408 THP, senão com o Civic 2.0.

  • douglas_bm

    Nos mês de janeiro e nesse inicio de mês de fevereiro, o Cruze Sedan está atrás do Jetta e o Civic atrás do Cruze, porém, o Civic teve sua linha de produção reduzida para a montagem do novo 2.0.

    Portanto no ano de 2013, levando-se em conta a eminente recuperação do Civic com seu motor 2.0, eu colocaria a comparação entre Corolla, Jetta e Civic…ambos com motor 2.0.

  • Antonio De Julio

    Muito bom esse comparartivo! Na medida certa, sem aqueles de páginas e páginas, direto aos pontos principais. Apenas colocaria a capacidade do porta-malas em todos os carros avaliados.

    Gostaria de um comparartivo desses com as SUV`s…

    • carrosempre

      Tem uma tabela com as medidas dos carros e a capacidade do porta-malas no final do comparativo.

    • Felix_S

      Vc decidiria uma compra com base num comparativo desses? Nada que cada um não possa fazer por conta própria.

      • Antonio De Julio

        Não diria decidir, mas tem muita informação boa nesse comparativo.

  • Renan21

    Em termos de mecanica eu fico com civic ou corolla (De preferencia civic).
    Em termos de visual eu fico com o civic. Mas posso mudar de ideia com a chegada do corolla. E mudar de novo de ideia caso chegue o novo civic dos EUA.

    • fabioalisson

      Em mecânica acho que ambos são bastante confiáveis. Também sou tendencioso ao Civic, até mesmo por possuir um, mas conheço bem o Corolla e seria minha segunda opção. Mas com a chegada dos novos Civic e Corolla muita coisa pode mudar.

  • Dcyno

    Fluence nesses três xexelentos.

    • vgdoche

      Você quer dizer "Megane de amanhã" né?

  • duhehe

    Na minha opinião, os principais sedans do mercado pouco diferem em qualidade e conforto ao rodar, os 3 citados vendem mais por serem das marcas de confiança do consumidor e terem um design mais acertado.

    Mas acho que agora é um péssimo momento para comprar um Sedan medio ou maior porem na mesma faxia de preço, pois esse ano vai chegar concorrentes de peso e novas gerações de alguns atuais. ( Novo Focus Sedan que finalmente ficou bonito, C4 Pallas, CLA, Fusion Flex, Lancer Nacional, Sentra, Altima )

  • Igor

    Cade o Focus Sedan e o Renaul Fluence?? Ah é…os dois são esquecidos por seus fabricantes…ambos bons carros que são mais em conta tbm que o trio dessa reportagem…e o Focus Sedan mesmo já sendo um carro defasado, como o Vovôrolla…tem uma suspensão super equilibrada, nem muito macia nem muito dura, sem falar que a estabilidade é show…Já o Fluence é mais macio e pra quem gosta mais de conforto e espaço.

    Sinceramente não entendo o por que a Ford e a Renault não fazem um marketing melhor desses carros…pois eles também são muito bons…e um dos motivos de eu gostar de ambos os modelos é por serem mais exclusivos…já que onde moro não há muitos Fluence e Focus Sedan…Vovôrolla, Cruze e Civic como vendem muito e aqui tem vários tbm, pra mim já são "carne de vaca"…onde vc olha tem um…kkkkkkkkkkkkkkkkk…quem quer um carro que não seja que nem o "do vizinho" acho que deveria olhar melhor pra esses dois modelos que falei aqui…

    • Stark

      Se for parar pra pensar vejo mais comercial de Fluence do que do Corolla. Acontece que o Fluence, Focus, 408 são esquecidos por conta de marca mesmo e fama de manutenção cara e desvalorização.

      • TDSL-RJ

        Isso de manutenção e desvalorização altos é muito complicado. A primeira revisão do Fluence custa 208 reais (10000 KM). A segunda (20.000 KM) custa em torno de 500 reais. A terceira (30.000 KM) em torno de 350,00. Sinceramente, isso é caro para o seguimento do carro? Eu sei, tem peças em caso de necessidade de reparo e tal, mas mesmo assim, não vejo muito diferente dos demais. Quanto á desvalorização, já vi comparativos e também esta na media da categoria. É alta para todos, algo em torno de 20%. Levando em conta que entrega mais por menos, além do conforto que proporciona ao passageiro, para mim é melhor compra que os três citados na matéria. Agora maioria não pesquisa, vai no Corola e no Civic sem se aprofundar sobre as características de cada um, somente por serem a referencia do segmento.

      • Igor

        Concordo com vc..mas quanto a manutenção e desvalorização..para mim está na média do segmento desses carros…falta mesmo é as montadoras mostrar tbm que estes modelos que vc citou tem os mesmos atributos que os modelos deste comparativo tbm tem…se um Fluence, um Focus ou um 408 der problema e a pessoa ficar reclamando…pode ter certeza que a pessoa não cuidou do carro direito…e não falo só de fazer revisão e manutenção preventiva não…falo do modo de como se usa o carro..se vc judiar sempre do carro, lógico que ele vai dar problemas…não há carro e nem marca que segure…e não, não estou sendo fanboy….e isso de fama, é que nem vc falou mesmo, é só fama…já vi gente, por exemplo, que teve problemas sérios com carros considerados robustos…entre eles um Corolla no qual devido a um problema no motor que não sei o que foi, pois não entendo mecânica, o pistão colou em um dos cilindros…alta temperatura na câmara de combustão, sei lá oq foi ao certo…e o carro era novinho novinho…qualquer marca e modelo está sujeito a isso…mas isso de fama da marca e de manutenção é realmente complicado de se entender mesmo…

    • vgdoche

      Nessa pesquisa aí o leitor só incluiu os melhores, foi por isso.

  • bedotRJ

    1º) Eu jamais compraria o Corolla XEi. Preço desse tipo de sedan, quando desprovido de diferenciais mecânicos, é abaixo de R$ 70mil. Aliás, é mais próximo ou abaixo de R$ 60mil.

    2º) Acho que não alteraria o resultado aos olhos do avaliador, mas creio que a versão do Corolla a ser comparada deveria ser a GLi 1.8, não a XEi. Não seria básico contra básico porque há versão XLi, mas seria a comparação envolvido as versões efetivamente concorrentes. O CxB do Corolla melhoraria um pouco e ele poderia, por exemplo, ficar à frente do Cruze.

    3º) Prá irritar os haters, Fluence neles! kkkk

  • Juliano P. Santos

    Sou dono de um Cruze LT R7D.
    Fui ver o Civic antes de fechar negócio.
    Fiz test drive nos dois varias e várias vezes.
    O Cruze me cativou por quatro aspectos:
    01 – Segurança. 4 Airbags, ABS com EBD e com BAS(isso faz muita diferença), ESP (ja me salvou numa aquaplanagem) e Controle de Tração.
    02 – Dirigibilidade mais firme. Faz curva como niguém, e passa muita segurança.
    03 – Desing ( comprei o Sedã e suas rodas 17" são um charme a parte).
    04 – Preço x Equipamentos de Série.

    Enfim estou muito satisfeito com o meu, acostumei com o cambio auto de 6 marchas ( sempre dirigi carros auto com 4 marchas ) . Podia ser um pouco mais economico, mas faço 10km/l no piloto automatico com alcool no tanque.

    • Ivan_Correia

      Amo meu LTZ também Juliano!
      Carro muito seguro e cheio de equipamentos de série!

    • Felix_S

      Isso é o que todo mundo deveria fazer: vc mesmo testa e vc mesmo decide. Lê a opinião dos outros pra ajudar, mas a decisão é de cada um.

      • Igor

        Falou tudo!!!

    • Vitão

      Qual é a sua avaliação em relação ao câmbio AT dele?!

      Ouvi mtas críticas, dele ser meio q demorado nas trocas e às vezes ser indeciso em qual marcha escolher…

      • Ivan_Correia

        Minhas únicas ressalvas quanto ao câmbio é que em ultrapassagens com o pé no fundo ele segura muito a marcha, fazendo a troca quase na rotação de corte. E no modo sequencial as marchas entram com um pouco de demora. As trocas no automático são mais rápidas que no sequencial.
        Mas tirando isso, não vejo outros problemas como indecisão nas trocas.

      • Juliano P. Santos

        Vitão vou ser bem sincero!
        Eu estranhei no começo, pq antes só tive carro automatico de 4 marchas.
        Então com quatro marchas sabia exatamente em qual ponto a marcha entrava, quanto tinha q pisar pra reduzir, quanto aliviar o pedal pra subir marcha etc…
        Como o do Cruze são 6 marchas levei um tempinho pra me acostumar com o "troca-troca" de marchas e achar o ponto de redução e aumento de marcha.
        Sobre a indecisão é o seguinte, o Cruze tem um sensor que lê a velocidade da sua pisada no acelerador. Então quando vc pisa muito rápido ele chega a reduzir duas marchas!
        Essa redução leva mais tempo do que uma redução de uma marcha só. Por isso as pessoas falam que ele fica indeciso. Na verdade não é indecisão, é tempo mesmo de redução.
        Mas tem que pisar no acelerador muito rapido e quase até no fundo pra isso acontecer. Nas trocas normais não há indecisão nenhuma!
        O Cruze também tem um sensor de inclinação, onde ele segura a marcha engrenada numa subida ou descida. Na subida pra ter mais torque e na descida pra funcionar como freio motor.
        Na descida as vezes isso irrita pq ele segura marcha, a RPM sobe em quase 3 mil giros e não troca. Vc tem q acelerar pra ele trocar ou mudar no modo sequencial. Já numa subida é só aliviar o pé do acelerador que ele troca de boa.
        No modo sequencial as marchas entram com um pouco de demora como o Ivan disse ai, mas acabei me acostumando e adoro usar o sequencial.
        Eu ja andei 11 mil km com meu cruze, pego muita estrada. Estou com ele há 5 meses já. Não tenho reclamações do cambio acho ele fantastico.

        Quando fiz os test-drives no Civic, achei o cambio de 5 marchas do Civic mais lento do que o do Cruze, principalmente em reduções.
        Outra coisa que falam do Cruze é que ele é barulhento na pista. Mito! A 140km/h da pra ouvir até um cochicho no banco de trás.

        Espero ter ajudado! Abs!

        • Vitão

          Ae,

          Valeu pelas informações, vão ser mto úteis na minha próxima troca de carro he he he….

          Ainda estou entre o Civic e o Cruze…. Mas estou tendendo mais para o Cruze por ter um CxB melhor….

          Flws!! Abs!!

          • Ivan_Correia

            Verdade Juliano, esqueci de comentar esse detalhe dele segurar demais a marcha em descida.
            Oque gosto MUITO é que numa viagem a sexta marcha faz a diferença, tanto na economia de combustivel quanto no ruído.
            Cruze é espetacular ;)

            • Juliano P. Santos

              Verdade. Em 6ª a 100km/H esta em 2mil RPM. EM 3mil RPM chega a 140km/H.

  • Ivan_Correia

    Bom, tenho um Cruze LTZ e no que diz á suspensão que foi tão mal falada no comparativo, eu prefiro a suspensão do Cruze do que do meu antigo carro, um Astra 2002. A do Astra era mais mole e o carro tombava um pouco em curvas, já a do Cruze é bem firme e passa extrema segurança. Para mim, ele é o melhor custo beneficio entre Cruze Civic e Corolla. O Civic é caro e oferece poucos itens de série, além do interior que considero simples e pobre visualmente em relação ao Cruze. O Corolla tem um cambio ridículo, andei nele em test drive na epoca que fui comprar meu carro novo e achei o Corolla realmente silencioso, confortável mas as 4 marchas do câmbio me soaram insuficientes, pois o carro berra demais.
    Enfim, gosto é gosto e não me arrependo em ter levado o Cruze para morar em minha garagem.

  • Marciomaster

    Civic em primeiro é pra acabar, ainda mais levando a nota superior aos rivais em ESTILO, fala sério parceiro!!!! um carro com facelifit mal feito é melhor em estilo que o moderno cruze???

    • fep

      Você falou tudo.

      • Ivan_Correia

        Boa Marcio!

    • carrosempre

      Ele não levou nota maior que o Cruze não, leia novamente. Eu concordo com o leitor que escreveu o comparativo, o Civic é elegante e lembra um pouco o Classe C.

      • Ivan_Correia

        Tão elegante que nos EUA os compradores acharam o cúmulo lançarem esse Civic, que logo em seguida já foi reestilizado.

      • Marciomaster

        Nota 9 contra 9, de um produto velho com facelift, não pode levar essa nota em relação a produtos que acabaram de nascer, não é questão de gosto élogica.

        • carrosempre

          Velho com facelift? O Civic mudou muito em relação ao antigo, e foi lançado mundialmente ano retrasado. O Cruze já tem 5 anos de mercado.

  • Renato R Machado

    Acabamento interno:
    1º Cruze
    2º Civic
    3º Corolla

    Interior mais bonito e design:
    1º Civic
    2º Cruze
    3ºCorolla

    Exterior:
    1º Civic
    2º Cruze
    3º Corolla

    Espaço interno:
    1º Civic
    2º Cruze
    3º Corolla

    Mecânica:
    1º Corolla, Civic e Cruze empatados nunca vi em um na oficina algum deles por falha mecânica

    Consumo:
    Cara não sei o Cruze nunca andei… mas já fiz média em Corolla e Civic mecânicos ambos.
    Andando na gasolina média de 120km a 150km com ar ligado 2 pessoas e bagagens viajando e ultrapassando.

    Civic 12.3 até 13.2
    Corolla 10.8 e 12.5

    • marcos romero

      civic mais economico do que o corolla? kkkkkkkkkk piada não é amigo?
      mecanica corolla
      consumo corolla
      desvalorização corolla
      exterior corolla – depois do facelift ficou melhor do que o civic com traseira de bisavó
      acabamento interno corolla
      motor mais potente corolla
      mais vendido corolla

      • vgdoche

        Então aluga um barraco pra você e o Corolla ô fanboy manezão. Você não tem capacidade e competência pra avaliar nada de maneira imparcial.

  • harfangdneiges

    Civic tem menos itens/acessórios que o Corolla? Caramba… não foi o que achei quando vi ambos.

    Quando fui fazer o test-drive, no Corolla não tinha visto nem a entrada USB. Perguntei ao vendedor e ele disse: "tem sim! Olha aqui" e abriu o porta-luvas do carro e puxou dois cabos (enfim, que gambiarra!). Não entendi porque o Civic foi pior avaliaodo que o Corolla neste ponto. Nem o autor do artigo, explicita porque tem menos pontos.

    Na verdade, acho até que o autor ficou com pena do Corolla e quis levantar a bola dele.

    • cavinha

      A entrada USB do Corolla fica no parte central do painel, abaixo do ar condicionado. Esse cabo aí deve ser entrada aux pra celular, ipod.

  • Filipe_GTS

    Era visto. O Civic realmente atende às expectativas. Pena esses carros bons custarem tão caro…

  • fpfor

    Não entendi as notas de cambio de Civic e Cruze, onde a do Civic é 9 e Cruze 8.
    Cambio automático do Civic é de 5 marchas e pode-se sentir as trocas, mesmo que de uma forma mais suave.
    Enquanto no Cruze é automático de 6 marchas, onde não se sente, a não ser da 3 para 4 marcha, que ai sim é mais longa e da um "tranquinho",

    • Marciomaster

      O cara não testou os carros, alguem (jornalista) la no lançamento do cruze, disse que o cambio de 6 marchas dava imprecisão nas trocas de marchas, ai ja viu, a pangarezada toda sem nem pestanejar, faz um copia e cola e diz que sabe tudo de automóvel.

      • Igor

        Bem isso mesmo…típico do brasileiro…hahahahahaha

  • cavinha

    Jamais compraria esse Civic LXS, carro pelado DEMAIS pelo preço. Sem nenhum nexo ele ficar em primeiro. Tanto Cruze quanto Corolla ofrerecem mais. E se for levar em conta confiabilidade levaria o Corolla, quem já teve sabe como é.

  • joao silva

    Prefiro civic e corolla mas respeito o gosto e opinião de cada 1.

  • Leandro1978

    Certa vez, queria pegar um SE-G 2009/10 dourado, modelo novo, mas com motor 1.8 que uma prima tinha. Acabou vendendo para o pai dela. O carro tinha apenas 20.000 km.

  • L Oliveira

    Os americanos gostaram tão pouco do Civic, que ele ficou em quinto lugar nos mais vendidos do ano passado, só perdendo para Accord e Camry. O corola ficou em oitavo, diga-de passagem.

    • marcos romero

      o corolla liderou a categoria dele nos eua nos ultimos anos só perdendo para o camry..
      o corolla foi o carro mais vendido do mundo nos ultimos 2 anos.
      o corolla é o campeão da categoria no japão.
      no Brasil o Corolla foi campeão DEZ vezes nos ultimos DOZE anos..2002,2003,2004,2005,2006,2009,2010,2011,2012,2013.
      o corolla não ficou em oitavo nos eua na categoria dele vc esta completamente enganado o corolla foi o segundo mais vendido nos eua alem disso as vendas do corolla foram um pouco menores que o civic porque a nova geração do corolla chega agora no inicio de 2013 nos eua meu caro o corolla Furia que vai esmagar o civic mais uma vez nos eua e no mundo..alem disso o civic feio ou não nos eua tem uma geração a mais que o corolla

      • fenixdavi

        o corolla é um bom carro, mas lembrando q muito de suas vendas são PJ, q nao dão muita importancia pra mimos e segurança ativa!!

      • vgdoche

        É amigo, você parece ser meio psicopata com esse lance de Corolla aí em!? Dá até um pouco de medo de ler os seus textos sabia? Aluga um barraco para juntar os panos mais um Corolla, isso aí vai ser terápico para você rapaz.

  • RafaelPimenta

    Queria entender o porque o focus sedã nao vende. eu acho ele muito bonito, claro que ta meio defasado perante a concorrencia, mas ainda sim é uma boa compra. o jetta tambem nao vende mas é caro e com motor ultrapassado

    • Igor

      Se a VW e a Ford reduzissem os preços…fizesse uma jogada agressiva…com certeza ia vender bem…só olharmos como exemplo a Renault Megane GrandTour…que vendeu muito bem, antes de sair de linha…

  • TONY_SHARKS

    Vou de cruze sem dúvida alguma, embora os outros tambem são bons, mas minha preferencia é essa

  • Acport

    Os três são bons carros, um ou outro se destacando em algum quesito. Só não consigo aceitar o preço dos Japoneses. Só a fama de inquebrável e pós venda não justifica serem tão caros e pelados em relação à concorrência. Não consigo aceitar alguém pagar mais de 70 mil reais em um carro, sem ar dual zone, só 2 ou 4 airbags e etc., e ainda achar que fez um grande negócio.

  • LS7

    Tenho um Cruze sedan LT AT e posso dizer que o carro é uma delícia. Na estrada parece que o carro vai deslizando. A estabilidade é ótima. A 160 Km/h na estrada, parece que está a 110 Km/h.
    Em consumo, na estrada chega perto dos 14 Km/l. Com ar ligado fica nos 13,5 Km/l (mantendo 110 Km/h). Corolla e Civic não são diferentes. O Civic tem aquele botão Econ, mas o desempenho também fica muito prejudicado. A idéia pode ter sido boa, mas na prática só deixa o motorista irritado.
    A reclamação de alguns com relação ao câmbio do Cruze pode ser de alguns casos que ainda não tiveram a atualização do programa (principalmente os modelos 2011/2012). O câmbio do meu é muito bom. A única ressalva, quando comparado com um câmbio manual, ocorre na retomada, quando se está em 6ª e precisa afundar o pé. Nesse caso o câmbio vai buscar uma 3ª, ou mesmo uma 2ª, e demora cerca de 1 segundo a 1,5 segundo. Porém isso ocorre com qualquer carro automático.
    Os câmbios do Corolla e do Civic têm menos marchas e, por isso, efetuam menos trocas.
    E, depois que acostumei com o painel do Cruze, parece que qualquer outro painel ficou feio.
    O carro veste o motorista, e não é apertado como alguns falam sem ter conhecimento.

  • Krypto

    Tive um new civic, vendi e fui olhar o new new civic, fiquei decepcionado com o preço e com o conjunto… cambio manual, sem couro, sem controle de tração, sem controle de estabilidade, sem air bags laterais e um design mais do mesmo que já está cansado. Acabei comprando um Cruze manual + couro, atualmente com 13 mil km e plenamente satisfeito.

  • Rochahofman

    Pelo preço vou de Civic!

  • aurelianojunior

    Não vejo tanto esses problemas que falam de desempenho e do cambio do Cruze, aqui em casa temos um e só vi esse problema uma vez e foi com o transito lento e o carro não tem probemas com retomadas, mas realmente qdo se está viajando e se dá uma pisada forte parece que ele reduz umas duas marchas e o giro sobe bastante mas o desempenho mas acho que merecia 8,5 e cambio merece 9 pq fora isso é simplesmente fenomenal

  • Kleber

    Um comparativo como esse sempre será subjetivo, tenho um civic 2012 AT e estou muito satisfeito, mecânica impecável, a posição para dirigir é ótima, muito econômico, revisão barata e o painel é muito bacana. O design exterior não é fantástico, mas acho ainda mais bonito que cruze e corolla, com o novo motor 2.0, esse será a minha opção daqui uns 3 meses. Tenho parentes e amigos que possuem o corolla, todo mundo muito satisfeito, com o "novo" projeto, poderá ser uma opção muito interessante! O Cruze seria minha última opção, todos que possuem tiveram algum tipo de problema, seja elétrico, mecânico e "grilos" internos, manutenção não é barata, etc….

    • epicentro01

      Eu tenho um e nunca tive problemas. O meu está hoje com 63.000Km. Em todas as revisões nunca gastei mais do que R$ 310,00, logo seus argumentos não batem.
      Bom final de semana.

  • Felipe_Henrique

    Uma observação: O perdedor do trio, é o campeão de vendas da categoria. Brasileiro não sabe comprar.
    Outra observação: Fluence, cadê você?

    • fenixdavi

      Brasileiro não sabe comprar.!!!! só ve motor,suspensão e cambio(q tem mais é que ser acertado, pois tem seculos de ajustes)

    • vgdoche

      O Fluence? Só um minuto, ele está se preparando para ser o "Megane de amanhã".

  • MM_

    Achei estranha essa questão do cambio do Cruze. Tive um Civic e um Acura (que usa o mesmo cambio) e agora tenho um Cruze. Um dos motivos da minha escolha foi exatamente o cambio, que é mais rápido e suave. Fora a suspensão do Cruze, que se parece mais com a do Civic de 8a geração, bem firme e segura, uma vez que a Honda deixou o novo muito molenga pro meu gosto.

  • Rafa222

    O novo sentra tem tudo para deixar esses carros no chinelo que, alem do mais não passam de simples "condução" em um país sério

    • vgdoche

      Vai nessa que o Sentra entra na lista dos 3 mais vendidos, vai sonhando vai!

  • Stark

    Em termos de mecânica, conforto, suavidade de funcionamento e consumo o Corolla ainda é exemplo, isso é fato, porém nesse comparativo manteria o Civic e colocaria o Cruze em terceiro pois ele merecia um motor melhor devido ao consumo.

  • thales_sr

    Engraçado ele falar que "a GM nunca esteve tão bem representada no segmento", parece que esqueceu do Vectra B, e mesmo do Vectra A… Que elevou (e muito) o nível dos sedans médios vendidos no Brasil, naquela época.
    Não, meu amigo, a impressão de que a GM está muito bem representada, é porque ela passou a última década vendendo jabiraca mesmo.

  • zezim

    tenho um cruze há seis meses 9.000 km rodados, o melhor custo benefício sem dúvida é o cruze, é muito completo, confortável, espaçoso, a suspenção dura é qualidade faz curvas em alta velocidade como se fosse reta ainda mais porque tem controle de tração e de estabilidade. O carro pode ser pesado mas anda muito não tenho o que reclamar, só me incomodou quando viajei com 5 e porta malas cheio ai ficou lerdo. tem 4 airbags. Anda a 160 km/h como se fosse a 100.
    O unico defeito é o consumo 6 na cidade e 10 na estrada. faz ate uns 14 nas estrada de for a 80, mas acho que ninguem compra um cruze para andar a 80.

  • fabio_augusto

    Dos 3 mais vendidos ficaria com o Cruze, principalmente pela segurança. Pena que é meio beberrão. Porém acho os 3 sem graça e se for para migrar para os "micos" ficaria com o Lancer ou esperaria o novo Focus Sedan.

  • Marcio

    Concordo totalmente com a avaliação. Testei os três e mais o Fluence e Sentra, e Optei pelo rodar silencioso e firme do Corolla e seu câmbio que, apesar de 4 marchas, é bem escalonado, casando muito bem com o bom torque do motor.

    Acho o Cruze o mais bonito, mas seu câmbio, barulhos e dureza do rodar me fizeram desistir
    O Civic 1.8 é meio fraco de motor e muito baixa a posição de dirigir. Não engasga as trocas de marcha como o Cruze, mas reduz ao menor aperto do acelerador.

    Acho que os compradores devem fazer no mínimo dois test drives em cada um desses modelos.

  • doro

    O interessante é quem fala do Corolla diz que ja esta no terceiro, as vezes quarto Corolla. Meu pai esta no segundo Corolla dele e diz que não sairá da marca. Adora o carro justamente pelo acerto da suspensão. Realmente é o top dos sedans medios na minha opiniao também.

  • Long_life_tobigcars

    Apesar de eu ser fã dos modelos japoneses eu ficaria com o Cruze por ter melhor disposição de peças, maior espaço e melhor segurança já que é o único que oferece 4 airbags e ABS com EBD nas rodas.
    Só lamento, mesmo na versão ainda antiga, o Sentra da Nissan não ter surgido na pesquisa. Com motor 2.0 e o único com câmbio automático CVT que na minha opinião, é o melhor dos quatro.

    • Acport

      Único? O Fluence utiliza a mesma mecânica do Sentra, com câmbio cvt. O Lancer também possui câmbio cvt.

      • Long_life_tobigcars

        O comparativo faz alusão a modelos asiáticos. Apesar de ter a gravatinha o Cruze é sul-coreano produzido pela Daewoo.

  • pumagtb

    Se tivesse que escolher entre os três iria de corolla pela resistência mecânica e valor de mercado, civic feio comparado ao anterior e não gosto do painel, cruze consome muito e não gosto da traseira. Conclusão ficaria na duvida mesmo entre jetta e lancer que não foram citados!

    • fenixdavi

      e pra terminar compraria um Linea!!!!rsrsrs

  • Valter Chagas

    Dos três, Jetta TSI com certeza !!!!

  • LOPPES

    O FLUENCE É MELHOR DO QUE OS TRES JUNTOS!!!!!!!!!!!!!!!!1

    • vgdoche

      Corta o papo furado rapaz. Fluence é um mico Francês, de novo.

    • ronaldo

      éééé sim fluence é tão torto que parece os 3 juntos, carro cheio de folga tudo torto…padrao 0 de construção

  • Edson

    Não entendi as notas, o Cruze venceu em quase todas, aí na última o cara coloca a suspensão do Cruze como 8 e dá o peso de 2… é brincadeira. Para mim o ITEM DE SEGURANÇA tinha que ter peso 2 ou até 3, pois é o mais importante de todos, e nisso o Cruze ganhou de lavada!

  • Marcio

    Concordo totalmente com a avaliação. Testei os três e mais o Fluence e Sentra, e Optei pelo rodar silencioso e firme do Corolla e seu câmbio que, apesar de 4 marchas, é bem escalonado, casando muito bem com o bom torque do motor.

  • alvarovalves

    Eu vou de Corolla, pois é o único desse comparativo que alia economia de combustível, confiabilidade mecânica, e boa dirigibilidade> O Civic pode ser confiável e gostoso de dirigir, mas é gastão, já o Cruze tem apresentado alguns problemas no câmbio, e tem um consumo de combustível absurdamente alto.

    • fenixdavi

      para alguns problemas q aparecem no cruze, tds tem solução e sao cobertos pela garantia, engasgos e trancos no cambio, ja existe atualização do cambio, barulhos da suspensão: solução na garantia. problemas tds!!! e digo tds tem!!! basta pesquisar na net!! e para os "bem informados" custo x beneficio no mercado atualmente nao vejo melhor q o cruze, e para quem for falar: OS JAPAS SÃO IMORTAIS., vejam o desmonte do Cruze na 4rodas!!!!
      e por favor cite os problemas no cambio!!!

  • recgouveia

    Alguem me explica como um formador de opinião considera acabamento 2x mais importante doq segurança?!?!?
    Taí a prova de que brasileiro não sabe comprar, segundo o autor o Elantra seria compeoníssimo em um comparativo desse.

    • dorovanius

      Mandou bem recgouveia. A segurança deveria ganhar peso 2 ou até mesmo peso 3.
      Outra ponto que discordo foi em relação à suspensão do Corolla (que é a referência do segmento e a mais elogiada por toda a mídia automotiva com relação ao conforto) não ganhou a maior nota dos 3. Claro que depende do comprador, mas por ser a referência do segmento (carro mais vendido, consequentemente o mais cobiçado e preferido dos 3) deveria ser considerada como maior nota dos 3 (a suspensão).

  • O civic venceu tendo 7 em segurança e 7 no preço, como assim? '-'

  • Freaky_Boss

    Não concordo, mas respeito a avaliação (no Brasil temos que parar de achar que quem discorda de você merece ser agredido verbalmente).
    Ficou bem escrita, organizada e tudo mais, mas para mim tem 2 pontos:

    1. Faltou o 408 THP, para mim o sedã de melhor custo benefício do mercado (e não tem preço tão longe desse Corolla XEi). Acho que ele não vende bem porque as pessoas não buscam muita informação para comprar.
    2. Faltou 1 ítem na tabela do comparativo, que é importante para a classe média que tem juízo (tem classe média que gasta um dinheiro que não tem): CONSUMO. E nisso o Corolla dá um banho.

    Meu ranking seria:
    1. 408 THP
    2. Corolla XE
    3. Civic (seja qual versão for)
    4. Fluence
    5. Cruze

    abraços.

    • dorovanius

      Freaky, acho que não vende bem pois a galera tem pensado muito na desvalorização do bem. Coisa que também pesa muito na compra de um carro. Ainda mais com o mercado de usados como foi o do ano passado, muito bizarro o que estavam pedindo em um usado com 2-3 anos.

      • Freaky_Boss

        Dorovanius
        é verdade. Mas desvaloriza porque não vende bem, e não vende bem porque desvaloriza muito. Se as pessoas tivessem informação sobre o produto, talvez esse ciclo fosse quebrado.
        abraços

        • vgdoche

          Pois é pessoal, mas tem uma terceira variável nessa equaçãozinha aí: os Franceses já estão com o filme queimado a muito aqui no Brasil. E recuperar essa imagem não vai ser fácil não. Estão começando a esboçar uma reação com alguns bons produtos, mas o consumidor sismado ainda vai levar um tempo pra deixar as tão famosas durabilidade e confiabilidade dos Japoneses em toca de uma aventura Francesa.

  • eduardo_camargo

    Tenho um Lancer CVT e acho estranho que nunca fazem comparativos com o sedan da Mitsubishi. O carro é ótimo, lindo, com visual esportivo, motor forte, cambio com trocas suaves e econômico e muito espaçoso.
    Temos que sair um pouco da mesmice ( Corolla, Cívic ) hoje temos opções para todos os gostos.

    • Simplesmente porque a Mitsubishi não tem frota de imprensa, ou seja, não tem carros disponíveis para a imprensa testar. Assim não dá… para testarmos um Lancer, teríamos que pedir emprestado para alguém. E o problema é que concessionária não empresta carro para esse tipo de teste. Aí fica difícil.

      • vgdoche

        Talvez a Mit não queira mesmo que a imprensa especializada teste seu Lancer. Já ouvi e li muita gente que andou no carro dizer que por se tratar de um carro com bloco 2.0 e 160cv o desempenho dele chega a ser irritante. Será esse o medo da Mit?

  • poiopoio

    Vou de Corolla. Nessa categoria, prefiro um carro confortável, econômico e que tenha um painel agradável e uma curva de torque bem acertada. O Civic é mais duro, cheio de trecos digitais no painel.. não me agrada nem um pouco. Fora que a versão com motor 1.8 deixa bastante a desejar em baixas rotações. O Cruze tem uma suspensão mais dura também e não passa a mesma sensação de conforto ao rodar. Além disso, seu consumo deixa bastante a desejar.

  • fenixdavi

    para alguns problemas q aparecem no cruze, tds tem solução e sao cobertos pela garantia, engasgos e trancos no cambio, ja existe atualização do cambio, barulhos da suspensão: solução na garantia. problemas tds!!! e digo tds tem!!! basta pesquisar na net!! e para os "bem informados" custo x beneficio no mercado atualmente nao vejo melhor q o cruze, e para quem for falar: OS JAPAS SÃO IMORTAIS., vejam o desmonte do Cruze na 4rodas!!!!

  • Adriano_Silva

    Matéria bem legal, concordo com vários aspectos, mas por fim só tenho uma coisa a afirmar, dos trés em questão sem duvidas o COROLLA É O MELHOR,,,,, E MUITO.

  • andre luis

    andei nos tres a 160km/h como teste e fui de cruze 13/13. a estabilidade dele e imbativel com relação aos outros a segurança nem se fala. sinceramente na hora do perigo nas estradas o botao econ do civic nao vai te salvar camarada! prefiro pagar poucos reais a mais no consumo e manter minha familia em segurança. fora que o desempenho de um para o outro e de 1 segundo ou 0,5 segundos… que diferença faz no final das contas. se quiser esp no civic tem q pagar 10 mil a mais…

  • Alexandre Barreto

    Pessoal ,gosto dos três modelos ,mas em uma escolha pessoal ,fico com Corolla ,tenho um 2011/2012 ,está com 110mil km,e as revisões desse carro se resume em filtro de óleo ,filtro de combustível e óleo .É um carro rápido ,a passagem de marcha imperceptível ,o acerto da suspensão é impecável ,e ao contrário do que li em alguns comentários ,a estabilidade é muito boa.Quem tem ou já teve um Toyota vai concordar com essa observação com relação ao atendimento nas concessionárias exemplar ,e indo para décima segunda revisão realmente é um diferencial de carro e atendimento .

  • otto

    Estão falando muito da rejeição do civic nos EUA…mas acho que não viram como era o civic 2012 que estavam vendendo por lá…um pouco difernte do nosso principalmente na traseira que não esticaram os faróis adentrando pela tampa do porta-malas…o que pra mim ficou bonito…resumindo o modelo 2012 do civic americano é mais feio que o nosso por isso a pressa da honda em melhorar por lá…e o modelo apresentado pela honda para os EUA não vem para o Brasil…

    • vgdoche

      Não vem??? Você não sabe do que está falando Otto.

  • Adriano

    Eeeeeei amigão, pegadinha do Malandro essa eim. Você comparou XEI com LXS e LT? Você deveria comparar contra o LXR e LTZ que são da mesma categoria… o Civic pode até ser mais barato mas estranhamente ele sempre ganha nos comparativos de consumo de combustível na web, já na vida real os proprietários sempre reclamam do seu alto consumo e os donos de corolla elogiam o consumo do carro

  • KeNnEdY

    Vou de Corolla Sem Dúvida…

  • Luciano Z. Andrade

    Gostaria de saber qual seria a opinião dos caros amigos depois que os três carros estivessem com 150.000 kms rodados. Também queria ver a cara deles depois que o Honda e O Cruze caísse numa oficina. Vamos avaliar com inteligência e colocar tudo na balança. O tempo mostra quem leva vantagem. Abraços.

    • Marlus

      Já tive 02 Corollas e 02 civics hj tenho um cruze, estou satisfeito e espero que aos 150.000kms todos já estejam desmontados e reciclados como deve ser em um país decente!

  • Aquira

    Espera o lançamento do Corolla Furia apresentado no salão de Detroit…ai sim não teria concorrencia …apesar do modelo atual ser ultrapassado, Tiozão, vovozão como dizem…o conjunto motor cambio do corolla sem dúvida e o melhor da categoria,economia e desempenho…não é a toa que esta liderando o campeonato nacional de marcas…

  • kadmo m. c. santos

    Estou em dúvida!!! Preciso trocar o meu carro e aí???? Acho que vou buscar o CRUZE. Seja o que Deus quiser.(hehehehre)

  • Busao

    Vou de busao xD

  • fep

    tive 4 Corollas e o para choques dianteiros saia nas laterais,

    depois a grade inferior do para choque se deslocava para dentro, e as pastilhas de freio começavam a apitar

    com 800 km no modelo GLi 2012 e depois no XEi 2.0 2012 / 2013, o problema está até na revista quatro rodas de janeiro de 2014 !!!

  • Joao

    entre todos prefiro o cruze, design incrível, conforto inacreditável, consumo é um pouco agressivo diante das comparações, faz 6,7 na cidade comigo, mas eu ando bem acelerado, acelerando e freando muitas vezes, na estrada quando comprei fez 10,5 no etanol, mas estava com minha mãe andando a 100 rsrs tem que analisar a forma que você anda rsrsrs obs: carro automatico!

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