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Troller T4, TAC Stark, Agrale Marruá – Enfrentam caminhos difíceis

Troller T4, TAC Stark, Agrale Marruá - Enfrentam caminhos difíceis

Apesar da presença de utilitários 4×4 de marcas estrangeiras no Brasil, nós temos nossos próprios veículos para enfrentar terrenos muitos difíceis, onde mesmo a maioria dos SUVs e picapes 4×4 não conseguem atravessar. Os nossos jipes 4×4 estão prontos para pegar os caminhos mais difíceis do Brasil. Existem três fabricantes com produtos específicos para o segmento off-road e são muito utilizados por trilheiros e também por militares, que precisam de veículos robustos para patrulha ou deslocamento em condições extremas.


Troller, TAC e Agrale produzem respectivamente os modelos T4, Stark e Marruá. O Troller T4 é o mais famoso e vencedor de provas de rali. O modelo cearense é herdeiro do antigo JPX, que por sua vez era uma opção moderna ao antigo jipe da Engesa, cujo sucessor espiritual de fato é outro modelo disponível no mercado, o Agrale Marruá.

Mais militar do que civil, o modelo surgiu para apoiar as forças armadas, mas também mostra suas armas para uso civil. Já o TAC Stark chegou apresentando visual moderno e tecnologia mais avançada no chassi, que inclui suspensão independente nas quatro rodas, algo raro no segmento.

Troller T4, TAC Stark, Agrale Marruá - Enfrentam caminhos difíceis


T4

A cearense Troller criou o T4 de forma independente, inclusive depois desenvolveu até uma picape de trabalho baseado no jipe, mas por dificuldades financeiras, acabou sendo encampada pela Ford, que recolheu a picape (que apresentava problemas) e se concentrou no bem sucedido T4.

Ele deveria ter fracassado logo de cara, pois surgiu com o inapropriado bloco VW AP 2.0 com 114 cv. A partir de 2002, ele enfim passou a ser o sucesso que é hoje, utilizando motor diesel MWM 2.8 de 132 cv e o mais recente NGD 3.0 de 165 cv e 38,6 kgfm. Com mais de 10 mil vendidos, o Troller T4 custa atualmente em torno de R$ 93.000.

Troller T4, TAC Stark, Agrale Marruá - Enfrentam caminhos difíceis

Stark

A catarinense TAC surgiu com um projeto interessante, chamado Stark. O jipe 4×4 tem carroceria em fibra de vidro, mas com célula de sobrevivência e suspensão independente nas quatro rodas. Era para ser feito em Santa Catarina, mas a empresa se mudou para o Ceará, terra da rival Troller.

O TAC Stark tem visual moderno e esportivo, utilizando muitos componentes de origem Fiat, inclusive o motor diesel FPT 2.3 com 127 cv e 32,5 kgfm. O motor é o mesmo usado pelo Fiat Ducato, por exemplo. A tração 4×4 dá conta do recado e como os demais, além de oferecer uma série de acessórios para ajudar em momentos difíceis. O preço é alto: R$ 98.780.

Troller T4, TAC Stark, Agrale Marruá - Enfrentam caminhos difíceis

Marruá

Por fim, o mais rústico dos três brasileiros, o Agrale Marruá. Ao contrário dos outros dois, o modelo gaúcho nasceu de um projeto militar e também não tem uma versão curta com cabine fechada. Apenas a versão militar tem essa versão curta, mas com capota de lona e suportes para metralhadora.

As versões disponíveis incluem uma picape cabine dupla, picape cabine simples e versões sem caçamba de carga, bem como até uma com rodado duplo traseiro. Feito em chapas de aço galvanizado com pintura especial, o Agrale Marruá utiliza motor diesel Cummins 2.8 com 150 cv e 36,6 kgfm. Mais indicado para serviço pesado e com acabamento simplificado, o modelo custa a partir de R$ 140.000.

Enfim, três brasileiros feitos para enfrentar as trilhas mais emocionantes do país. Não são baratos e nem feitos para oferecer confortos e comodidades dos conhecidos utilitários esportivos, mas chegam a locais onde estes nem sonham em colocar as rodas.

Galeria de fotos do Troller T4, TAC Stark e Agrale Marruá:

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