Troller T4: último exemplar se despede no Ceará

Troller T4: último exemplar se despede no Ceará

Esse é o retrato do fim de uma montadora de veículos. Para o mercado automotivo nacional, significa o fim de mais um fabricante de carros nacional, que encerra as portas com sua missão cumprida, afinal, ocupou lugar de destaque no mundo off road e em competições nacionais. Na imagem, o último Troller T4…

Com o encerramento da produção em setembro, a Troller opera agora apenas para fazer peças por mais uns dias e então, as portas serão fechadas definitivamente. No apagar das luzes, a Troller entra para o hall das marcas mortas pela Ford.

Sem disponibilizar a marca e o produto para terceiros, a Ford quer apenas vender as instalações da Troller em Horizonte, interior do Ceará. Nessa condição, não sabemos se existem atualmente interessados na compra, uma vez que o governo do Ceará aparentemente jogou a toalha.

Troller T4: último exemplar se despede no Ceará

Com fim decretado inicialmente em 11 de janeiro, a Troller foi colocada à venda, mas a Ford já tem seu próprio plano para a marca e após longas rodadas de negociações, decidiu encerrar a montadora. Dessa forma, o segmento fica em aberto, com uma lacuna que pode ser preenchida por importados, como o jipe Tank 300, da Great Wall.

A própria Ford, o que pode ter motivado a decisão, tem seu jipe Bronco, mas certamente aqui ele será tão caro quanto um Jeep Wrangler. Ou seja, o dobro do preço do T4, que sai de cena custando R$ 198.400. Equipado com motor diesel Duratorq 3.2 de cinco cilindros em linha com 200 cavalos e 47,7 kgfm, o jipe cearense tem transmissão manual de seis marchas, automática de seis velocidades e tração 4×4 com reduzida.

Juntando-se aos Ford Ka, Ka Sedan e EcoSport, que saíram de cena em janeiro, com o fechamento da fábrica de Camaçari-BA, o Troller T4 entra para a história do automóvel brasileiro, tendo evoluído ao longo de 26 anos de história e com sucesso.

[Fotos: Reprodução]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.