Governamental/Legal Montadoras/Fábricas Segurança Tecnologia

TRW Automotive vai produzir airbags no Brasil

airbag TRW Automotive vai produzir airbags no Brasil







A TRW Automotive é uma empresa americana que fabrica vários tipos de componentes automotivos. Ela anunciou que vai investir 15 milhões de reais na produção em grande escala dos airbags para carros no Brasil. No comunicado da empresa, ela cita que a produção vai começar em 2009, e que, depois de dois anos, espera que um em cada três carros no Brasil tenha esse sistema.

A TRW já tem duas fábricas no Brasil, uma fica em Lavras, MG, e a outra em Limeira, SP. Nessas fábricas a empresa produz cintos de segurança, volantes, sistemas de freio e peças para motores. Ainda não se sabe qual das duas vai fazer os airbags. Hoje, duas empresas produzem airbags no Brasil, mas ainda com vários componentes importados.

Bom, se o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que torna obrigatório a instalação dos airbags em todos os veículos, se tornar realidade, a produção desses sistema vai ter de explodir para suportar a demanda! O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e vai para a aprovação no Senado Federal.

A lei se refere a airbags duplos dianteiros somente. Já especialistas dizem que é melhor tornar obrigatória a instalação de freios ABS primeiro, depois airbags. O diretor de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Veicular (AEA), Harley Bueno, acha que tornar obrigatório o uso de freios ABS seria muito mais eficiente. “O ABS permite frear em menor espaço e essa é a prioridade, pois evita acidentes. O airbag deve ser um complemento”, disse.

O que você acha?? Qual dos dois deveria ser obrigatório primeiro??

[Fonte: G1]



  • pedro faleiro

    POXA… É a única coisa de bom que esse “senadorzinho” fez para nosso País. Esse com certeza é um projeto de Lei, que se entrar em vigor, será um divisor de águas nas estatísticas de acidentes com vítimas fatais no Brasil. Mas é preciso porém que o governo isentem de impostos (pelo menos no início) as fábricas que fabricam os airbags, para que o preço final de um veículo não assuste a todos. TOMARA QUE SEJA APROVADA!!!

  • luky

    Primeiro lugar o ABS, sem dúvidas!!!

    Pois ele é quem EVITA o acidente. O AIRBAG é pra depois que já houve a batida…

    Sem contar que tem muitas outras batidas que o AIRBAG nem iria abrir (ex: baixa velocidade do impacto), mas que são igualmente prejudiciais à saúde dos envolvidos, como é o caso dos atropelamentos e batidas com motos.

    Assim, estatisticamente, estamos sujeitos a muito mais colisões em que o ABS seria o equipamento de segurança determinante para evitá-los, do que à colisões em que se faz necessário o equipamento de segurança destinado a minimizar os riscos à saùde, como é o caso do AIRBAG.

    Contudo, e obviamente sou a favor de termos sempre todos os carros com AIRBAG + ABS.

  • marc-df

    Acho que primeiramente o ABS passe a ser obrigatório, depois o air bag. Se o novo Gol vier com esse equipamento como foi noticiado será o primeiro passo para a conscientização dos motorista aderirem a equipamentos de segurança frente aos de conforto, afinal ar-condicionado não salva ninguém de um acidente, pode ser de um assalto no semaforo, mas fora isso… :ninja:

  • ALE

    [Comentario #86996 sera citado aqui]

    também acho, mas convenhamos q 50% dos motoristas nao sabem dirigir, entao eh melhor dar logo o airbag pq o infeliz vai acabar batendo com ou sem ABS.

    Essa lei me lembra outra: Encostos de cabeça traseiros obrigatórios.

    É cumprida ? nao ! logicamente ja sabemos o futuro disso tudo.

  • Bom, acho ótimo isso tudo, mas obrigatório mesmo deveria ser o freio ABS. O Air-Bag quando uma vez ativado, tem que comprar o refil. Isso vai encarecer os carros e uma vez ative por uma batidinha boba, o menos favorecido, não vai repôr a bolsa. ABS já seria outra história.

  • Lyla

    Eu priorizaria o ABS também.
    O airbag foi projetado para homens que dirigiam sem cinto de segurança. Então ele provoca um impacto grande, pois foi feito para segurar pessoas com peso superior a 70 kg. Pode causar queimaduras, (devido ao mecanismo de abertura), traumas de face e até mortes de crianças (há casos descritos nos EUA).
    Certamento o ABS seria muito mais útil…não sei em outros carros, no palio fire o HDS (high safety drive), kit com ABS e airbag sai por 2930 reais. Mas o vendedor não estimula a venda deste acessório “vai levar mais de 90 dias pra chegar…”. Além de destilar a pérola de que “pra quê isso em carro 1.0?” :S:

  • [Comentario #87035 sera citado aqui]

    A obrigação de encosto de cabeça no banco traseiro é cumprida sim. É que ela só vale para carros com projeto a partir de certa data, então o Gol, que é um projeto antigo, não precisa.

    Concordo que o ABS é mais importante, mas o ideal mesmo é termos os 2. Será que causaria um desequilíbrio tão grande se todos os carros passassem a vir com esses dois itens, mais pré-tensionadores e cinto de três pontos para todos?

  • Anderson Puff

    :clapp:

    Acho que o Air Bag vai salvar muitas vidas, até porque muitos motoristas são desatentos não usam a direção defensiva, portanto nem mesmo chegam a frear em um acidente, então para todos os casos o air bag salvaria vidas usando ou não o freio, concordo tambem que os air bags deveriam ser isentos de impostos pelos menos nos 5 anos iniciais até porque esta economia viria nos hospitais publicos para o governo.

    otima lei já esta demorando para entrar em pratica

    quanto a ter que escolher entre o air bag e abs com certeza eu escolheria o air bag, mas quanto a lei conheço um ditado que diz, “melhor um passaro na mão do que dois voando”

  • Anderson Puff

    Concordo em partes, conheço gente que numa batida boba quebrou varios dentes, isso custou muito mais que repor o gás do air bag com certeza, mas concordo que os menos favorecidos não iriam repor, mas o governo poderia inspencionar isso ou é a segurança dele que esta em jogo

  • stoner44

    [Comentario #87035 sera citado aqui]

    Eu tbm acho q ABS vem em 1° Lugar.
    sem dizer nas pequenas batidas poderiam ser evitadas em dias de chuvas….

    Bom, se 50% dos motoristas dirigem mal, é mto mais importante o ABS do q airbag, pq o ABS vai tentar consertar as cagadas do mal motorista, já o Air-bag só vai protegar depois dela feita.

  • Luis.J.R.

    Mais takata preti também não produz o air bag em jundiai em sp.Seria bom o air bag mesmo sendo só para o motorista e absa como opcional com um preço maios justo? :cool:

  • Shiol

    ABS sem dúvida!

  • Leacs

    Nao sei como sera a fiscalizacao dos carros depois de anos,ou de acidentes,ja que a reposicao das bolsas eh carissimo.
    Nos EUA o governo obrigou as seguradoras a dar PT em todos os carros em que as bolsas abriram,independente da gravidade do acidente.

  • Robson Levy

    [Comentario #86956 sera citado aqui]

    Não é bem assim!!
    Se lembre qe nossa frota é velha e iria demorar alguns anos pra se surtir efeito nas estatisticas!

  • egidio ap. ferreira

    Eh muita gente nao pensa mesmo na segurança ne ,mais oque precisamos e segurança seja freio a tambor seja freio abs seja arberg seja oque for precisamos mesmo e disso tudo e muinto mais nao importa se carro 1.0 ou se e 2.0 ou seja mais possant repito precisamos ede segurança ,abs e bem vindo? otimo,arberg e bem vindo? maravilhoso ,gente tudo isso e maravilhoso e segurança tem muita gente preocupado com nossa segurança quanto mais equipamento for projetado mais seguro ficamos.Parabens para os projetista desses equipamentos que nos segura de muitas coisas e parabens para TRW ter trasido para a nossa cidade empreendimeto fabuloso. me orgulho a trabalhar na empresa ha 26 anos parabens TRW.


Send this to a friend