Tucson 2019: detalhes, preços, motor, consumo, revisão, fotos

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Hyundai Tucson 2019

O Tucson 2019 se apresentou em duas variantes no mercado nacional, sendo uma delas em seu último ano/modelo e o outro como uma promessa de boas vendas com a nacionalização.

Como se sabe, a Hyundai CAOA foi a única a produzir no mundo as três gerações do Tucson em simultâneo, visto que o Hyundai ix35 é a segunda geração do mesmo. Rival de Kia Sportage e outros, o SUV tinha até o Creta como concorrente.


Por conta disso, a CAOA acabou tendo que encerrar a produção do primeiro Tucson, conhecido como Tucson Flex. Com isso, apenas as duas gerações seguintes permaneceram em linha.

No Tucson 2019, a oferta começava pelo antigo, que contava com preço sugerido de R$ 74.990 na época, fechando o ciclo de mais de uma década de presença no mercado nacional. O irmão maior partia de R$ 138.900, por ser mais sofisticado.

O Tucson Flex tinha somente uma versão, a GLS, que oferecia um bom custo-benefício, enquanto o chamado New Tucson chegava com as opções GL, GLS e Limited, tornando-se o segundo SUV na hierarquia do portfólio nacional da Hyundai.

Tucson 2019 – detalhes

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O primeiro era o Santa Fé, sendo esse o mais caro. Entre os dois modelos de Tucson, havia o ix35 com mais três versões. Mas, sendo feito pela Hyundai Motor Brasil, havia o Creta, feito em Piracicaba, enquanto os CAOA saíam de Anápolis.

Nesse contexto, o Tucson Flex deixou de ser interessante, sendo um produto já bem conhecido, mas envelhecido. Equipado com o vetusto motor Beta 2.0 Flex de 142 cavalos na gasolina e 146 cavalos no etanol, tinha somente 4 marchas.

Com essa transmissão automática antiga, o Tucson velho ainda devia em performance e economia, ainda que a flexibilização de combustível fosse uma vantagem sob certos aspectos, visto que o mais novo era apenas a gasolina.

O modelo antigo tinha formas bem robustas e bons ângulos de entrada e saída, sendo um produto ainda apreciável para quem gosta de formas mais resistentes visualmente. O Tucson Flex tinha um bom pacote de equipamentos para amenizar.

Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico completo, alarme, airbag duplo, freios ABS, sistema de som com tela de multimídia, Bluetooth, USB, bancos em couro, vigia traseira basculante e rodas de liga leve aro 16 polegadas, faziam parte.

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Diferente dele, havia o New Tucson, contemporâneo do modelo global, o SUV de porte médio tinha linhas bem mais fluidas, apoiadas na filosofia de estilo Fluidic Sculpture, sendo bem maior que o irmão antigo.

Com frente que lembrava outros modelos da marca, como HB20 e Creta, o New Tucson tem faróis grandes, grade hexagonal, teto preto com vidro elétrico panorâmico, lanternas em LED fluidas e formas volumosas.

Por dentro, bem diferente do Flex, o New tem um interior mais luxuoso e painel completo, com multimídia, câmera de ré, Android Auto e CarPlay, bancos em couro com ajustes elétricos, ar-condicionado dual zone, volante multifunção, etc.

Assim como o primeiro, o terceiro do Tucson tem suspensão traseira multilink, o que garantia maior conforto e dirigibilidade. Com carroceria bem rígida e de alta resistência a impactos, o SUV tinha seis airbags.

Além disso, o Tucson 2019 em seu modelo New, trazia ainda controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa. Trazia ainda um espaço interno bem maior, mas porta-malas menor: 513 litros contra 528 do antigo.

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Na mecânica, porém, era bem superior. Pela primeira vez, a CAOA conseguiu convencer a Hyundai a ceder o motor Gamma II 1.6 T-GDi para produção nacional e vendas no país, visto que antes eram apenas motores da linha “B” da marca.

Essa linha citada eram os motores aspirados e com injeção multiponto, mesmos usados em modelos caros, como Azera e Santa Fé, visto que em mercados principais, Hyundai (e também a Kia) vendem carros com turbo e injeção direta.

Então, ter o 1.6 T-GDi nos Tucson 2019 foi uma vitória da importadora e montadora brasileira, que assim deixou o produto mais eficiente em performance e consumo. Com ele, a potência era de 177 cavalos e o torque chegava a 27 kgfm.

Aliado ao motor com turbocompressor e injeção direta, o New Tucson tinha ainda a caixa automatizada de dupla embreagem da Hyundai, com sete marchas e trocas bem rápidas, mas sem perdas de giro.

Com tração dianteira, o SUV coreano ia de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos e tinha máxima acima de 200 km/h, sendo que na cidade fazia mais de 10 km/l, enquanto na estrada ia além de 12 km/l.

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Fabricados na planta da Hyundai CAOA em Anápolis, Goiás, os Tucson 2019 preencheram bem o portfólio da marca, formando um trio imbatível com o bem-sucedido ix35, que assim como o New Tucson, continua em produção.

O Tucson 2019 Flex tinha faróis grandes e curvados com máscara negra, grade pequena com acabamento preto, faróis de neblina, para-choques em cor cinza, molduras laterais e saias de rodas em cinza e lanternas duplas.

Havia ainda vigia traseira basculante, barras longitudinais no teto, rodas de liga leve aro 16 polegadas e maçanetas com retrovisores na cor do carro. Por dentro, os bancos eram em couro, com acabamento geral em cinza.

A multimídia tinha tela de 7 polegadas e navegador GPS, além de câmera de ré, Bluetooth e USB. O volante em couro não tinha comandos multifuncionais, já o ar-condicionado era automático e digital para compensar o peso da idade.

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O banco traseiro era reclinável e bipartido, enquanto o teto contava com alças, espelhos nos para-sois e luzes de leitura. No porta-malas cabiam 528 litros.

Já o New Tucson 2019 tinha faróis de LED, luzes diurnas em LED, grade fosca ou cromada, rodas de liga leve aros 17 ou 18 polegadas, câmera de ré, teto solar panorâmico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado dual zone.

Ele ainda vinha com bancos climatizados e aquecidos, ajustados eletricamente na frente, mas falhava em não ter cinto traseiro central de 3 pontos. A tampa do bagageiro era elétrica e com sensor, enquanto a multimídia tinha GPS.

Esta vinha ainda com Android Auto e CarPlay, enquanto os assentos e portas eram em couro. O bagageiro tem 513 litros de volume útil.

Tucson 2019 – versões

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  • Hyundai Tucson GLS 2.0 Flex Automático
  • Hyundai Tucson GL 1.6 Turbo GDI Automático
  • Hyundai Tucson GLS 1.6 Turbo GDI Automático
  • Hyundai Tucson Limited 1.6 Turbo GDI Automático

Equipamentos

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Hyundai Tucson GLS 2.0 Flex Automático – Motor 2.0 Flex e transmissão automática de quatro marchas com mudanças manuais na alavanca, mais ar-condicionado digital, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 polegadas, para-choques na cor cinza, molduras laterais e saias de rodas em cinza, barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, câmera de ré, vigia traseira basculante, vidros verdes, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, retrovisores e maçanetas na cor do carro, limpador e lavador do vidro traseiro, interior em cor cinza, volante em couro, bancos em couro, banco do motorista com ajuste em altura, multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, Bluetooth e USB, entrada auxiliar, airbag duplo, freios ABS, cluster analógico com computador de bordo, porta-luvas com luz, porta-copos, porta-objetos, banco traseiro bipartido e reclinável, apoio de braço central dianteiro e traseiro, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, alças no teto, vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores externos com ajustes elétricos, fonte 12V, cobertura do porta-malas retrátil, bagageiro iluminado, cintos de três pontos nas laterais, cinto traseiro central subabdominal, apoios de cabeça nas laterais, chave-canivete com telecomando, alarme, abertura interna do bagageiro e bocal do tanque, pneus 235/60 R16, maçanetas interna cromadas, portas com revestimento em couro, navegador GPS, entre outros.

Hyundai Tucson GL 1.6 Turbo GDI Automático – Motor 1.6 TGDI com câmbio de dupla embreagem com sete marchas e mudanças manuais na alavanca ou volante, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, repetidores de direção em LED nos retrovisores, molduras pretas na base do carro e saias de rodas, câmera de ré, limpador e lavador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, vidros climatizados, para-brisa degradê, limpadores flat blade, rodas de liga leve aro 17 polegadas, bancos em tecido, banco do motorista, alças no teto, luzes de leitura, espelho interno dia e noite, espelhos nos para-sois com iluminação, porta-óculos, volante em couro, volante multifuncional com ajustes em altura e profundidade, direção elétrica, ar-condicionado dual zone, cintos de segurança de 3 pontos nas laterais, apoios de cabeça para todos, cinto central subabdominal, Isofix, cobertura do porta-malas, porta-copos, porta-garrafas, porta-objetos, porta-luvas com iluminação e climatização, abertura interna do bagageiro e bocal do tanque, vidros elétricos one touch, travamento central elétrico, chave-canivete com telecomando, retrovisores externos com controle elétrico, fonte 12V, multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, navegador GPS, comandos de mídia e telefonia no volante, Bluetooth, USB, saídas de ar no banco traseiro, banco traseiro bipartido com apoio de braço central, travas de segurança nas portas traseiras, bloqueio dos vidros gerais, piloto automático, ajuste de altura dos faróis, limpador do para-brisa ajustável em velocidade, computador de bordo, Isofix, airbag duplo frontal, airbags, freios com ABS e EDB, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, porta-malas iluminado, freio de estacionamento por pedal, freios a disco nas quatro rodas, barras longitudinais no teto, entre outros.

Hyundai Tucson GLS 1.6 Turbo GDI Automático – Itens acima, mais airbags laterais, airbags de cortina, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisores externos com desembaçador elétrico, chave presencial, partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos e portas em couro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, antena estilo barbatana e teto solar elétrico e panorâmico.

Hyundai Tucson Limited 1.6 Turbo GDI Automático – Itens acima, mais rodas aro 18 polegadas com pneus 225/55 R18, cluster Suepr Vision com tela TFT de 4,2 polegadas, faróis de neblina com função curva, estacionamento automático, sensor de pontos cegos, grade cromada, faróis duplos com lente de LED no facho baixo, lanternas em LED, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, banco do passageiro com ajustes elétricos, retrovisores com projeção de luz no solo, porta-malas com acionamento elétrico e sensor de aproximação, retrovisor interno eletrocrômico e maçanetas externas cromadas.

Preços

Tucson 2019: detalhes, preços, motor, consumo, revisão, fotos

  • Hyundai Tucson GLS 2.0 Flex Automático – R$ 74.990
  • Hyundai Tucson GL 1.6 Turbo GDI Automático – R$ 138.900
  • Hyundai Tucson GLS 1.6 Turbo GDI Automático – R$ 147.900
  • Hyundai Tucson Limited 1.6 Turbo GDI Automático – R$ 158.900

Tucson 2019 – motor

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O Tucson 2019 era equipado com dois motores bem distintos, sendo um 2.0 Flex da linha Beta, enquanto o outro era o moderno Gamma II 1.6 T-GDi. Nenhum deles foi usado pelo ix35, que tinha o Nu 2.0 Flex.

No Tucson Flex, o motor Beta 2.0 era um propulsor antigo com bloco de alumínio e cabeçote de duplo comando de válvulas com variação apenas na admissão, tendo injeção multiponto flex com partida a frio usando tanquinho de gasolina.

Esse motor já havia sido descontinuado na Coreia do Sul, mas manteve sua produção no Brasil para atender o velho SUV. O propulsor aspirado só era usado no Tucson Flex, que era equipado com uma caixa automática de quatro marchas.

Esta vinha com conversor de torque e mudanças manuais na alavanca, mas sem opção Sport. Já o New Tucson tinha um bloco de alumínio com cabeçote de duplo comando variável com acionamento por correia dentada.

Com injeção direta de combustível e turbocompressor com intercooler, o Gamma II 1.6 T-GDi entregava 177 cavalos a 5.500 rpm e 27 kgfm a 1.500 rpm, tendo ainda um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

Já o Tucson 2019 Flex entregava 142 cavalos na gasolina e 146 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm, além de 18,9 kgfm no primeiro e 19,6 kgfm no segundo, ambos a 4.500 rpm.

Desempenho

Tucson 2019: detalhes, preços, motor, consumo, revisão, fotos

  • Hyundai Tucson GLS 2.0 Flex Automático – 11,3 segundos e 174 km/h
  • Hyundai Tucson 1.6 Turbo GDI Automático – 9,1 segundos e 201 km/h

Consumo

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  • Hyundai Tucson GLS 2.0 Flex Automático – 7,4/8,6 km/l (gasolina)
  • Hyundai Tucson 1.6 Turbo GDI Automático – 10,5/12,2 km/l

Tucson 2019 – manutenção e revisão

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Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
2.0 Flex R$ 530,78 R$ 725,17 R$ 664,16 R$ 1.490,85 R$ 721,87 R$ 858,55 R$ 4.991,78
1.6 TGDI R$ 446,47 R$ 688,31 R$ 757,79 R$ 688,31 R$ 446,47 R$ 999,63 R$ 4.026,98

Tucson 2019 – ficha técnica

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Motor 2.0 1.6 T-GDi
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1975 1.591
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 10,3:1 10:1
Injeção eletrônica Indireta Direta
Potência máxima 142/146 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 177 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque máximo 18,9/19,6 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol) 27,0 kgfm a 1.500 rpm (gasolina )
Transmissão
Tipo Automático de 4 marchas Automatizado de dupla embreagem com 7 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Multilink Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 16 polegadas Liga leve aro 18 polegadas
Pneus 235/60 R16 225/55 R18
Dimensões
Comprimento (mm) 4.325 4.475
Largura (mm) 1.795 1.850
Altura (mm) 1.680 1.660
Entre eixos (mm) 2.630 2.670
Capacidades
Porta-malas (L) 528 513
Tanque de combustível (L) 65 62
Carga (Kg) 558 486
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.550 1.624
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,32 0,33

Tucson 2019 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.