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Turbo elétrico promete reduzir as emissões de CO2 nos automóveis!

Turbo elétrico promete reduzir as emissões de CO2 nos automóveis!

No Dia Mundial Sem Carro, a empresa britânica Controlled Power Technologies (CPT), anunciou um novo tipo de compressor volumétrico para utilização imediata em automóveis.


O produto utiliza a eletricidade para mover a turbina ao invés da tradicional correia. O sistema permite gerar a mesma potencia de um compressor normal, mas com maior economia de combustível e uma grande redução de poluentes.

Como não rouba potencia do motor, fazendo-o gastar mais combustível, a turbina elétrica economiza esse consumo adicional de combustível. Gastando menos, o motor também emite menos CO2 na atmosfera.

Turbo elétrico promete reduzir as emissões de CO2 nos automóveis!

A CPT criou o sistema em parceria com a AVL, que garantem que as emissões de CO2 de um motor a gasolina são mais baixas do que em um motor a diesel! Para exemplificar, a AVL usou um motor 2.0 litros com injeção direta, gerando 197 cv e 295 nm.

Curiosamente é o mesmo motor que a Chery pretendia lançar no futuro, já que a Acteco foi criada com base na tecnologia comprada da AVL. Mas, no caso da turbina elétrica, o propulsor foi colocado em um Volkswagen Passat.

Utilizando o sistema VTES que varia o torque da turbina, o Passat conseguiu emitir apenas 159 g/km de CO2. Para efeito de comparação, a versão TDi com 167 cv a diesel emite 165 g/km!

Turbo elétrico promete reduzir as emissões de CO2 nos automóveis!

Se comparado ao Passat TFSi 2.0 com os mesmos 197 cv, a emissão de CO2 fica em altos 194 g/km. A versatilidade da nova turbina elétrica faz com que possa ser usada mesmo em motores já turbinados movidos à diesel ou gasolina.

Como é movida por energia elétrica, a turbina da CPT/AVL pode ser colocada em qualquer posição, permitindo um maior aproveitamento do espaço no cofre do motor, principalmente em modelos híbridos.

A CPT revelou que o produto já está disponível para produção e utilização, mas até agora nenhuma montadora se interessou pelo sistema. Mesma potencia, mais economia e menor poluição, garantem uma boa posição em muitos mercados.

Fonte: CPT/AVL.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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