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Uber: carro autônomo provoca acidente fatal nos EUA

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Tempe, Arizona. Um Volvo XC90 com visual personalizado e alguns equipamentos sobre o teto chama atenção em qualquer lugar, mas este veículo nesta cidade do condado de Manicopa, infelizmente chamou a atenção da imprensa internacional. O carro em questão é de propriedade da Uber, empresa especializada no transporte de pessoas com carros mediante o uso de um aplicativo. O SUV de luxo é um dos vários exemplares que a companhia dispõe nos testes de condução autônoma, executados nos EUA e Canadá.



Na noite do último domingo (18), o XC90 autônomo do Uber, atropelou e matou uma ciclista, identificada como Elaine Herzberg (49). Ela estava pedalando em uma via, quando foi colhida pelo utilitário esportivo, que tinha um operador atrás do volante, identificado como Rafael Vasquez (44). Após o acidente, Elaine foi levada ao hospital da cidade de mais de 170 mil habitantes, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

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Em relação ao condutor, Vasquez estaria em condições plenas de dirigir. Sua função é monitorar o comportamento do veículo e intervir se for necessário, uma obrigatoriedade que o Uber e outras empresas têm de cumprir em alguns estados americanos para os testes de campo com carros autônomos. O acidente ocorreu por volta das 22h no cruzamento entre as vias Mill e Road. O veículo estaria rodando a pouco mais de 60 km/h quando ocorreu o impacto.



A investigação ainda não determinou o motivo pelo qual os sistemas de guiagem do carro não detectaram a presença da ciclista e evitaram o acidente. O Uber está apostando alto nessa tecnologia de autocondução com centenas de veículos em testes e pretende adquirir 24 mil unidades do XC90 pra converte-los em autônomos no serviço de transporte por aplicativo. A empresa é uma das que mais apostam no carro autônomo e nos serviços de compartilhamento em todo o mundo.

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Porém, este acidente fatal já colocou toda a frota autônoma do Uber fora de serviço, pois após o acidente, a empresa recolheu todos os veículos para avaliar o que deu errado no acidente de Tempe. Além do Uber, a empresa Waymo, pertencente ao Google, também testa a condução autônoma, mas ainda sem previsão de entrar em operação.

Já a General Motors é a mais avançada nesse sentido, tendo anunciado recentemente que começará a produção de carros autônomos e elétricos a partir de 2019. A empresa executa testes na Califórnia, especialmente em São Francisco, onde o Chevrolet Bolt autônomo roda sem condutor. De acordo com a Cruise Automation, empresa criadora da tecnologia e comprada pela GM, o sistema já está pronto para uso, mas por ora acumula experiência do mundo real até a liberação legal.

[Fonte: Gizmodo]

Agradecimentos ao Delvane.

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  • Piston head

    Vish.

    • Ricardo

      Imagina no Brasil… se atravessar fora da faixa mata… vai vendo a treta kkkkk

      • vicegag

        No Brasil, até atravessando na faixa, se não esperar primeiro os motoqueiros furarem o sinal vermelho, também mata.
        Comprar 24 mil XC90, este Uber tem muita bala na agulha, não me imagino nem tendo unzinho XC40 nesta bananalândia.

    • Deadlock

      Já analisaram as imagens do próprio carro do Uber e chegaram à conclusão que o acidente foi inevitável, a mulher surgiu de repente na frente do carro, mesmo um ás no volante teria atropelado a pobre mulher.

  • zekinha71

    Interessante que nem os sistemas do carro e nem a pecinha que estava atrás do volante evitaram o acidente.

    • Wellington Myph13

      Exato. Não entraram em mais detalhes do porque o motorista não interviu, vai ver estava dormindo…
      Sei que se cair nele a culpa, ele está enroscado pro resto da vida.

    • Louis

      As vezes a ciclista também atravessou bem na frente e o sistema não teve como evitar. Até com humanos, tem acidente que não dá para evitar. O ideal é aguardar as investigações.

      • Edson Fernandes

        Da forma em que está descrito ela estava peladando na mesma via e o motorista que ficou desatento.

        Isso mostra tbm o qto o ser humano confia em operações autonomas.

        • Louis

          Então, mas ela pode ter feito uma manobra brusca, não dá para saber. Não estou tentando culpar a ciclista, mas se você está passando ao lado de um ciclista e este cai bem na sua frente, vai ser difícil não passar por cima….

          • Como é um veículo de teste creio que tenha câmeras para filmar o tráfego, provavelmente a Uber não quer liberar as imagens para não se comprometer.

        • Allysson Santos

          Ontem no jornal afirmou que a ciclista estava transitando em local não destinado a ciclistas. Mas não especificou o que seria isso.

          Não sabemos se ela cruzou a via sem olhar, se ela só estava conduzindo a bicicleta no meio da via e o sensor não a pegou, fato é que o local não era bem iluminado.

          • Edson Fernandes

            Então a culpa de longe não é do sistema autonomo e espero que esse tenha camera para mostrar o que ocorreu.

            • Roberto

              Já saiu um relatório da policia informando que ela atravessou fora da faixa de pedestre e também de uma “sombra”, informaram que mesmo um ser humano teria dificuldades em evitar o acidente.

              O carro estava a 60 km/hr.
              Há diversas imagens tanto do carro quanto no local da fatalidade.

              • Edson Fernandes

                Então pra mim, a noticia foi um belo clickbait já que deveria exsitir algo mais concreto para “culpar” o sistema autonomo.

            • Juliano

              Se o sistema falhou em detectar a presença da ciclista, logo a culpa é do sistema. Muito se fala de que nesse caso específico nenhum motorista que estivesse dirigindo aquele carro conseguiria evitar o acidente, mas o fato é que a atropelada morreu e isso se enquadra em homicídio culposo.

              • Edson Fernandes

                Mas se a pessoa que desrespeitou a sinalização, não passou onde era o correto nem mesmo homicidio culposo deveria ser o veredito.

                Eu imagino a seguinte situação: Você está na estrada dirigindo na sua, numa boa e me atravessa na sua frente um bebado e vc bate na lateral do carro dele e o mata.

                Você é declarado como homicidio culposo (matou sem intenção) sendo que o irregular era o outro? Acho uma sentença pesada para esse tipo de situação. A culpa nem de longe foi sua, a imprudencia não foi sua, logo vc não pode ser culpado dessa forma por imprudencia do outro…

              • Schwantes

                Não necessariamente. Morreu é fato. Houve dolo (intenção) ou culpa (negligência, imprudência ou impericia) do motorista ou responsável? Precisa apurar. Nem toda morte é homicídio. Percentual mínimo, mas existem fatalidades.

          • Verdades sobre o mercado

            Dificilmente saberemos se a culpa é da Uber (seja o sistema autônomo, seja o motorista), mas se a culpa for do ciclista logo teremos as imagens para livrar a imagem da Uber

          • Juliano

            Se o sensor não a detectou, então o sistema falhou, logo a culpa é do sistema.

      • Deadlock

        Ela atravessava a rua empurrando a bicicleta, fora da faixa.

      • Gurban

        Aparentemente foi o que aconteceu: https://www.theverge.com/2018/3/20/17142672/uber-deadly-self-driving-car-crash-fault-police
        Acidente inevitavel, pelo jeito.
        PS. o NA usou uma fonte fraca ou falhou na traducao, pois tem varias falhas sobre o que realmente ocorreu.

        • Henrique Bittancourt Gouveia

          Esse site com fontes não confiáveis? Parece que não estamos falando do mesmo lugar (ironico…)

    • Samluzbh

      Vai sobrar pro coitado, ainda mais que deve ter um pezinho no México pelo sobrenome.

      • klaus

        Trump curtiu seu comentário

  • Wellington Myph13

    Esse negócio de autônomo é soda. Se nem um motorista bem instruído as vezes consegue evitar certas coisas, imagine um autônomo que pode detectar coisa errada, o sistema pode dar um lag de detecção e agir de forma errada no momento errado… Fora a maior facilidade de hackear o carro totalmente… Podem evitar muita coisa também sim, talvez melhor que muito motorista sem noção (que ultimamente parece que triplicou por aqui no Brasil), mas prefiro eu mesmo cuidar e reforçar o ensino para os novos condutores…

    • RRodrigo Souza

      no Brasil tem muito sem noção mesmo, hoje por exemplo fui dar carona para minha namorada e para minha sogra, e numa rua que contem uma faixa de ida e outra de volta , um cara com o clio começou a acelerar para querer me ultrapassar. lembrando que todos estávamos parados com o semafaro no vermelho, Eu poderia ter xingado o cara ou feito algum gesto para ele, mas apenas fiz um sinal com a mao de “menos” para ter mais calma. pois como hoje já nao acordei com bom humor eu poderia ter no mesmo momento ter engatado a marcha ré e ter ido em direção ao carro dele mas nao fiz isso. As vezes pode vir uma vontade de fazermos alguma coisa mas pensamos bem que nao vale a pena entrar ou começar uma briga de transito ou algum acidente

      • afonso200

        Fora que o cara pode ra bem loko e estar com arma. Negocio é ligar o radio e curtir o transito. De boas

        • RRodrigo Souza

          infelizmente como estava com minha sogra deixo o som mais baixo kkk, eu ultimamente pensei 2 vezes, eu ia ate fazer o gesto para ele passar por cima , ele tava com um clio velho e eu tenho um ká com engate ,tenho certeza que ele seria o mais prejudicado kk, mas em relação a estar armado ou ele querer descer do carro para arrumar encrenca eu só posso dizer que fiquei calmo com minhas atitudes pois eu não estava só no carro. num caso se ele tivesse armado, minha namorada e minha sogra poderiam estar em perigo.

  • Gil de Piento

    Lembrando de um acidente com um Tesla, provocado pela leitura equivocada do sistema ao detectar o baú de um caminhão como se fosse o céu, fico pensando nos fatores simples que podem ter causado essa morte: a roupa da ciclista, a falta de um refletor na bicicleta? Óbvio que isso não isenta o condutor da responsabilidade de evitar acidente, mas ao mesmo tempo contradiz o objetivo do sistema de direção autônoma. E por fim tudo isso mostra que há inúmeras variáveis impossíveis de prever e que nenhum sistema informatizado dará conta.

    Carros autônomos são uma solução interessante, mas não para o modelo de transporte que temos atualmente. Pequenos veículos elétricos autônomos compartilhados como no Uber, rodando somente dentro das cidades com velocidades baixas (até 50 km/h) podem ser uma solução de transporte excelente (pensem em idosos, cadeirantes, adolescentes, pessoas carregando compras mas que não querem dirigir etc). Nós que somos apaixonados por carros somos uma parcela pequena da população, E o trânsito urbano é uma questão que precisa ser resolvida com racionalidade e sem paixões, pois afeta a qualidade de vida de TODOS nós.

    • Nicolas_RS

      O problema do transito se resolve com infraestrutura, não com semáforos, radares e lombadas, isso se coloca em locais vitais como escolas, cruzamentos, etc, junto com o a “habilidade” do motorista, esses são os maiores problemas no Brasil.

  • th!nk.t4nk

    Bem, a tecnologia é da Volvo, mas a responsabilidade a meu ver é do Uber mesmo. Só que neste caso tudo aconteceu muito rápido, não teria como o condutor ter interferido a tempo. O sistema da Volvo poderia ter agido talvez, mas fica difícil dizer algo sem saber quanto tempo de reação havia de fato. Um sistema bem calibrado seria capaz de reagir em uma fraçao de segundo, mas pra parar um veículo de 2 toneladas vão alguns metros de qualquer forma. Não dá pra afirmar nada sem saber dos detalhes.

    • Samluzbh

      A Tecnologia é da Uber, a escolha pela Volvo foi pela facilidade em adaptar a tecnologia ao carro alem do troca/troca de conhecimentos.

      • th!nk.t4nk

        Na realidade a tecnologia é de ambos. A Volvo trabalha junto com o Uber desde o início pra fornecer know-how em sensores e eletrônica, enquanto o Uber entrou com a parte de software. Mas repito, neste caso nao há “culpa” provavelmente, e sim apenas uma fatalidade.

  • R1 o comentário no1

    Esqueçam esse negócio de condução
    autônoma enquanto há tempo…

    • JOSE DO EGITO

      Verdade concordo com vc ,esse negocio de conduçao autonoma é a coisa mais sem graça que existe para quem gosta de dirigir,guardadas as devidas proporçoes,é mesma coisa de um ROBO fazer sexo com a Mulher.

  • Ricardo

    Nunca vi uma tecnologia por mais avançada que seja 100% confiável, como é que confiaremos num carro autônomo!!??

    • DrG

      Como confiar no motorista do Uber? Como confiar no piloto de avião? A gente coloca nossa vida nas mãos dessas pessoas com frequência… É questão de “costume”.
      Particularmente, vou sempre dirigir meu veículo, mas não por desconfiança, mas por prazer mesmo (exceto em congestionamentos…).

      • Ricardo

        Por mais que estatísticas venham a comprovar que há mais falhas humanas do que de máquinas, o povo nunca aceitará o erro de uma máquina como aceitam uma falha humana.

        • DrG

          Coberto de razão

  • DrG

    Não vou tirar conclusão antes de saber a circunstância… Não sei se não era ob ciclista que saiu de trás de uma parede para atravessar sem olhar, por exemplo. Não que a culpa seja do ciclista, mas que há muitos acidentes inevitáveis, por mais ninja que seja o sistema ou a pessoa. A 60km/h a frenagem não é instantânea, não tem jeito

  • yurieu

    Só ninguém sabe se a pessoa entrou com tudo na frente do veículo.

  • Franco da Silva

    Já pode atualizar a notícia, tem mais detalhes em vários sites. Claro que existem e sempre existirão “acidentes” inevitáveis. Atravessar a rua correndo, fora da faixa de segurança, durante a noite… é muita imprudência.

  • truco

    um milhao de radar.. e nao tem uma camera on board pra gravar o acontecido?

  • RPM

    Acho que li num outro site,que a ciclista estava fora da ciclovia…..

  • Dii Nascimento

    Se confiar nas mãos humanos ja é complicado , imagine em máquinas?!! É necessário menos julgamentos e esperar por mais investigações a respeito do incidente , pois a matéria em si não esclarece muito as coisas !

  • leitor

    Espero que respondam bem muito na corte.

    • JOSE DO EGITO

      E na CORTE AMERICANA nao tem conversinha mole,

  • Ryan Heitor

    Deve ter uma câmera no carro que filmou o acidente

  • Fabio Marquez

    Li em outros sites que a ciclista estava na via quando foi atingida. A chamada da matéria mais uma vez é sensacionalista, pois aparentemente o carro em nenhum momento estava andando de forma irregular (contra mão, calçada, furando cruzamento) para ser o causador direto do acidente. Joguem na balança quantos acidentes são causados por motoristas sem preparo, imprudentes, acometidos por mal súbito ou outra coisa em relação aos semi e totalmente autônomos que estão em testes?

    • Maycon Farias

      Concordo totalmente. Totalmente desnecessário esse alarde todo. É igual está ocorrendo com a vereadora carioca, mas últimas horas quase 10 cidadãos também perderam a vida e o nível de alarde é infinitamente menor.

      • Ernesto

        Mas é claro que vai ter alarde para uma deputada esquerdista como ela! A imprensa, os artistas, até mesmos alguns esportistas, estes estão do lado de uma pessoa que só se preocupava com os bandidos. Sim, PSOL é isso mesmo.

        • Maycon Farias

          Pode até rir de mim , mas até hoje não sei quem é esquerdista ou da direita, mortadela ou coxinhas. kkkk Eu acho que sou meio tapado com essas coisas.

          • Ernesto

            Bom, eu acho importante saber o que se passa no País. E saber também quais as propostas e valores de cada movimento.

  • Baralho

    Acho que neste caso o titulo deveria ser o seguinte: Carro autônomo do Uber não consegue evitar acidente.

    • Saulo Gomes

      Perfeito, bem isto.

  • Maycon Farias

    Ela estava fora da ciclovia. Além do mais essa morte mesmo que lamentável não representa nem 0.000000001% das mortes provocadas por motoristas com a mão no volante, dois olhos e um cérebro. Um mimimi desnecessário se comparar com a realidade humana. Se eu não estiver enganado nunca foi dito que a autonomia extinguiria por completo acidentes, mas no futuro provavelmente vai passar dos 99% de eficiência.

    • Elizangela Oliveira

      Qual a proporção de carros autônomos e dirigidos por humanos? Carros autônomos represetam quanto da frota hoje?

      • Maycon Farias

        Sem dúvida não são na mesma quantidade, porem se isolar uma quantidade igual por igual a mão humana mata dezenas ou centenas de vezes mais. Se houver 10 autônomos x 10 humanos, tragicamente o manual vai ter uma quantidade maior. Agora a pouco no jornal mostrou uma mulher embriagada que conseguiu a façanha de matar duas pessoas em duas motos em sentidos diferentes. Ou seja, sei que não é tão fácil admitir que somos extremamente falhos, mas na real as máquinas dão um show de segurança.

  • Natán Barreto

    Nos sites americanos eles frisaram que ela atravessou fora da faixa e furou sinal. Estranho…

    • VaeVictis

      Fora da faixa e furou sinal?
      Se este for o motivo os carros autônomo matariam metade da população aqui na Itália.

      • Gil de Piento

        Aqui em São Paulo iria exterminar a população hehe

  • Abdallah

    Vai acontecer muita cagada antes dessa tecnologia poder ser usada de modo 100% confiável, fora que terá que mudar, ou até implementar muitas das leis de transito hoje aplicadas.

  • REDDINGTON

    Trágico, trágico.

  • Louis

    Tem gente que morre por reação à vacina contra a febre amarela. Nem por isso a vacina para de ser aplicada.
    Os testes com carros autônomos devem continuar, depois de apuradas as causas. Os benefícios serão maiores.

  • Atualização: De acordo com a polícia de Tempe, o acidente aconteceu quando a vítima, Elaine Herzberg, 49 anos, passou de uma mediana do centro para uma faixa de tráfego com uma bicicleta. O San Francisco Chronicle relata que a chefe de polícia Sylvia Moir disse que, baseado em vídeos tirados do carro “é muito claro que teria sido difícil evitar essa colisão em qualquer tipo de modo (autônomo ou humano) baseado em como ela veio do sombras à direita na estrada “. Ainda assim, ela ainda não pode descartar acusações contra o driver de backup, ou confirmar o que poderia acontecer se o carro em si fosse culpado.

    Via: Bloomberg

    • Maycon Farias

      Excelente relato

    • Piston head

      Daí inicia-se a incineração instantânea de todo o sistema baseado em 1 fato isolado. Muito embora tenha minhas dúvidas se cidades do passado podem receber esse tipo de automatismo que representa realmente o futuro.

  • carlos arriel

    Lamentável!! Se nos USA onde a população no geral é mais educada com relação ao trânsito; imaginem no Brasil!? Seria acidente com motoqueiro aos montes

    • Janduir

      Por isso acho que esse negócio de carro autônomo não vinga… O metrô privatizado aqui de SP não tem condutor, mas está em trilhos, sem transito, etc. Pra um carro ser autônomo, acho que a cidade precisaria ser projetada pra isso…

  • Mr. On The Road 77

    Eu sempre fico imaginando um carro dando um boot ou uma ‘tela azul’ dentro de um curva ou coisa parecida…

  • Saulo Gomes

    Aos que falam mal do autônomo, nem piloto de F1 faz o que este caminhão fez: https://www.youtube.com/watch?v=wl1w_UtkyE8

    • Maycon Farias

      Eu tinha assistido esse vídeo, mas não sabia que era frenagem automática. Se for realmente foi muito eficiente.

      • Saulo Gomes

        Frenagem automática de emergência.

  • rafael morozini

    A pergunta que deve ser feita é : um humano conseguiria evitar o acidente na mesma condição ? Por que se não , aí não tem jeito … quantos morrem por atropelamentos no mundo ? Mais facil o homen errar do que o robô ! Mas raramente vão sim ocorrer tragedias .

    • Wolfpack

      Sim, certamente. O veículo trafegava a 60km/h. Velocidade baixa. O problema que não se discute é quão seguros são os SUVs para os pedestres?????? Em caso de atropelamento, os pedestres não tem chance mesmo a baixa velocidade.

      • rafael morozini

        Concordo ! É algo preocupante mas ninguém tinha comentado até agora , uma excelente questão .

  • Gurban

    Aparentemente, acidente inevitavel:
    https://www.theverge.com/2018/3/20/17142672/uber-deadly-self-driving-car-crash-fault-police

    PS. o NA usou uma fonte fraca ou falhou na traducao, pois tem varias falhas sobre o que realmente ocorreu.

  • BillyTheKid

    Milhares de pessoas morrem diariamente por erro humano, motorista alcoolizado, etc., e ninguém dá a mínima. Acontece uma morte com carro autônomo, todo mundo perde a cabeça e já se começa a discussão de desistir da ideia.

    Vai entender, né?

  • Wolfpack

    Volto a afirmar se fosse fácil retirar o motorista de trás do volante, já teriam retirado os condutores dos trens, bondes, etc.

  • Wolfpack

    Isso nas vias largas e seguras das cidades americanas, imaginem no velho continente e paises em desenvolvimento.

  • Parafraseando a fala do Camerlengo no filme “Anjos e Demônios”, o ser humano ainda não está preparado para lidar com o avanço tecnológico em determinadas aéreas.

    Essa questão do acidente pelo que vi das atualizações, seria impossível se evitar o acidente.

    Mas paro para pensar: carros autônomos poderiam enviar drogas, armas e até bombas em um possível atentado terrorista.

  • Mauro Banqueiro

    No Brasil ficaria zonzo com tanta burraqueira, ficaria parado ali seja saber o que fazer

  • Wolfpack

    E a imagem da Volvo Cars como fica? Eu acho que foi arranhada, pois a maioria da população vê um carro Volvo no acidente e não um carro Uber.

  • Catucadao

    sinto muito pelo ocorrido … mais sou contra essa ideia isso ai só prova que não podemos confiar totalmente nas maquinas.

  • ObservadorCWB
  • Rafael Santos

    Já foi comprovado que o carro não teve culpa, nem o motorista. A mulher veio do nada. Infelizmente a lei de Murphy será aplicada

  • Isaac Ferreira Santo

    Carro tem que ter motorista. Toda maquina esta sujeita a falhas

  • Ricardo

    Mulher se meteu na frente do carro. Assim fica difícil!

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