Último VW Fox sai da linha no Paraná, revelam imagens

Último VW Fox sai da linha no Paraná, revelam imagens

O último exemplar do Volkswagen Fox aparentemente saiu da linha de montagem da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, nesta quarta-feira (29). Imagens da última unidade do popular desenvolvido no Brasil, surgiram na internet, revelando a despedida dos funcionários que o fizeram, alguns por muitos anos.


Na imagem a unidade é um Fox Xtreme de cor vermelha, com adesivo de agradecimento aos funcionários que trabalharam na linha. Em meio a tantas unidades do T-Cross ao lado, o derradeiro hatch “altinho” finalmente aposentou as chuteiras. As fotos apareceram no canal de Jhony de Souza e no grupo Memória Volks Br no Facebook.

Tanto no Instagram quanto no Facebook, o último exemplar do VW Fox teve grande repercussão, pois, ainda era considerado um compacto bom, apesar de nunca ter evoluído de geração. Lançado em 2003, o projeto que lhe deu origem teve que ser ocultado de Martin Winterkorn, que era avesso à ideia.

Último VW Fox sai da linha no Paraná, revelam imagens

Mesmo na obscuridade, o projeto mostrou ter potencial e hoje sai de cena após 18 anos de mercado, chegando mesmo a ser exportado para a Europa como Lupo e equipado com motor EA111 1.4, o mesmo usado pela Kombi.

Tendo gerado a SpaceFox e o aventureiro de muita gente, o CrossFox, o hatch da VW teve a ideia de fundir esse estilo com o de uma minivan, com posto de direção alto e bom volume interno. Teve vários motores das linhas EA111 e EA211, mas nunca ofereceu uma caixa automática. No máximo, a automatizada no I-Motion.

Com duas ou quatro portas, com gaveta sob o assento ou banco traseiro deslizante, o Volkswagen Fox foi um compacto moderno em sua época, ficando entre o bom Polo da ocasião e o popular Gol G3. Feito sobre a base PQ24, foi produzido somente no Paraná, embora a irmã familiar tenha vindo de General Pacheco, na Argentina.

Nos últimos anos, o Fox perdeu versões e se concentrou apenas nas opções Connect e Xtreme, ambas 1.6 litro e quase sem opcionais. Por conta da relação custo-benefício, ainda é presença (enquanto durar os estoques) no Top 20 do mercado nacional. Você já teve um Fox?

[Fotos: reprodução]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.