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Um Skyactiv- R é o futuro rotativo da Mazda

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A Mazda está ausente do mercado de esportivos desde 2012, quando o RX-8 saiu de cena com seu motor rotativo. No entanto, a marca japonesa continua trabalhando para te-lo de volta, inclusive com seu propulsor.

Com o grave problema da emissão de poluentes, a Mazda vem trabalhando em um rotativo mais eficiente, que pode vir a ser um Skyactiv-R. Existem muitas ideias sobre o uso do novo motor, que terá sua câmara redesenhada para obter mais eficiência na queima.

Uma dessas ideias e retornar com o RX-8 ou RX-7 com apenas o motor rotativo, mas a pressão ambiental ainda é grande e pode forçar o uso de um motor elétrico. A empresa não vai criar um novo Wankel com ampla margem de consumo e emissão.

Por isso, a conversão do esportivo em híbrido é uma alternativa. Outra opção é transformar o rotativo em um gerador ou carregador para baterias, sendo uma unidade secundária. Os engenheiros de Hiroshima falam até em ignição por alta compressão, já visto no conceito RX. Hidrogênio como combustível é outra ideia que está sendo cogitada.

No caso de elétrico ou híbrido, o motor seria um 0.8, mas com foco na performance, uma unidade 1.6 com dois êmbolos poderia ser a opção. A Mazda avisou que não busca alta potência, mas eficiência suficiente para entrar em qualquer mercado.

O esforço da empresa é para atender um cliente fiel do rotativo, que já vendeu mais de um milhão de unidades, muitas ainda rodando. De acordo com a montadora, boa parte estaria disposta a pagar por um novo RX-7.

[Fonte: Motoring]





  • Eduardo Brito

    Só uma correção, o RX-7 é o carro que sai de linha em 2002 e não o RX-8. O RX-8 saiu de linha em 2012 se não me engano.

  • V12 for life

    Tomara que venha o Wankel puro e simples como merece ser.

  • João Felipe Machado Silvestre

    defina motor rotativo (boiei aqui!!!)

    • Pedro Henrique

      uma imagem vale mais que mil palavras então

    • Foxtrot

      Para você ter uma ideia, o motor rotativo do RX8 era 1.3 aspirado e entregava quase 240cv, além do ronco único. Sugiro que você escute ele no Youtube. Mas como nem tudo é perfeito, parece que o motor dava muita manutenção e só entregava bom torque em altíssima RPM.

      • Pedro Henrique

        além de que, ele não é um motor muito amigo do meio ambiente kkkkkkkk
        mas é sensacional o ronco e a performance numa pequena caixinha…

      • Matheus

        Esse motor tem um altíssimo consumo de óleo, parece que era cerca de 1 litro pra cada 1000 km

      • Dragoniten

        A história do torque na verdade é baboseira de quem espera um torque condizente com cavalaria de V6. O 13B já proporcionava cerca de 16kgfm de torque a partir de 2000 rpm e conseguia manter mais de 20kgfm de 4500 até mais de 8500 rpm, isso tudo num motor de 1.3 litros. A relação de marchas curtíssima deixava ele girar muito sem ficar com marchas infinitamente longas. Se ao invés de falar “tem pouco torque” os críticos de plantão realmente calculassem o torque final em cada marcha, veriam que tem sim bastante torque disponível, rs. (Não é uma crítica à você, apenas à algumas lendas que giram em volta do Wankel).

      • Dragoniten

        A história do torque na verdade é baboseira de quem espera um torque condizente com cavalaria de V6. O 13B já proporcionava cerca de 16kgfm de torque a partir de 2000 rpm e conseguia manter mais de 20kgfm de 4500 até mais de 8500 rpm, isso tudo num motor de 1.3 litros. A relação de marchas curtíssima deixava ele girar muito sem ficar com marchas infinitamente longas. Se ao invés de falar “tem pouco torque” os críticos de plantão realmente calculassem o torque final em cada marcha, veriam que tem sim bastante torque disponível, rs. (Não é uma crítica à você, apenas à algumas lendas que giram em volta do Wankel). Abraços!

        • Foxtrot

          Sei que a critica não se direciona a mim, nunca vi um na vida real mesmo, quem diria dirigir um :(

  • Pedro Henrique

    ignição por alta compressão parece uma boa para um wankell…

  • Apopololo

    Braaaapbraaaaaaaaap psh braaaaap psh braaaaap stustustustu psh braaaaap psh

    • Gustavo Brait

      Foi boa mano. ahahahahahahah

  • Esses carros e esse motor com seu ronco espetacular marcaram época, sou muito fã destes modelos e seria um feliz proprietário de um destes se tivesse dentro de minhas possibilidades.

  • Dragoniten

    Êmbolos não, por favor, rotores*;

    Vem rotativo! O 16X tem que sair logo do papel.



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