Uno 2014: versões, preços, motor, consumo, ficha técnica, fotos

Uno 2014: versões, preços, motor, consumo, ficha técnica, fotos

O Uno 2014 chegou com algumas novidades e trouxe ainda uma série especial College, assim como novos conteúdos nas versões. Lançado em 2010, o modelo estava em seu quarto ano de mercado e mantinha uma boa gama de opções.


Naquele ano, o Uno nas versões Vivace e Economy ganharam opção de rodas de liga leve aro 14 polegadas, enquanto a versão Sporting recebeu rodas de liga leve em acabamento preto fosco.

A Fiat ainda divulgara que “todas as versões também contam agora com um novo rádio com entrada USB como opcional”. A série College chegou com preço sugerido de R$ 33.470.

As versões Way e Economy ganharam direção hidráulica. O Uno Furgão ressurgiu na nova geração também, mas era vendido como um modelo em separado. Como parte da legislação, ganhou airbag duplo, ABS e cintos pré-tensionados.

O hatch compacto da Fiat foi desenvolvido a partir da plataforma do Fiat Palio, porém, foi inspirado no conceito “round square” que também gerou o Fiat Panda, contudo, este foi construído sobre a plataforma do Fiat 500.

No Brasil, a Fiat fez a junção de várias peças e componentes de outros modelos derivados do Palio, projeto 178, gerando assim o Novo Uno. O modelo tem 3,77 m de comprimento, mas a Fiat manteve largura e entre-eixos como do Palio.

O compacto, fabricado em Betim, Minas Gerais, adotou uma proposta de estilo conhecido como “quadrado redondo”. O Uno 2014 tinha dois motores, sendo eles ambos da família Fire, um projeto de propulsor dos anos 80.

Apesar disso, eles chegaram apenas em 1999 ao Brasil, substituindo o motor Fiasa de projeto mais antigo. O Fire surgiu em 1988 na Itália, enquanto o antecessor era oriundo dos anos 70.

Com quatro cilindros, os Fire 1.0 e 1.4 entregavam um desempenho mediano para o Uno, que por essa altura não dispunha de câmbio automatizado Dualogic.

Assim, o Uno 2014 entregava até 75 cavalos no 1.0 e até 88 cavalos no 1.4. Contudo, ele receberia um pacote bem superior na atualização da linha 2016, quando recebeu os novos motores 1.0 e 1.3 da família GSE Firefly.

Com isso, ele chegaria até 109 cavalos, um desempenho muito acima do projeto original e do modelo 2014. Também ganharia aí o câmbio automatizado Dualogic e uma atualização visual mais consistente.

Hoje em dia, o Uno voltou a vender bem, estando na lista dos 20 mais vendidos mensalmente, mas agora apenas com motor 1.0 e uma proposta mais limitada, após sofrer pressão dos modelos Fiat Mobi e Argo, que quase o fez sumir em vendas.

Já a série especial College era derivada da versão Vivace 1.0 com 4 portas, tendo faróis com máscara negra, tripla moldura em preto e vermelho, molduras dos faróis de neblina em preto, lanternas traseiras fumê e rodas de liga leve de cor branca.

Por dentro, o Uno College trazia volante em couro com aplique vermelho, mesma tonalidade dos difusores de ar laterais, tendo ainda cor azul nos comandos do ar condicionado.

Os bancos eram personalizados e tinham faixas em azul e vermelho, estas cores também se apresentavam nas portas, bem como no banco traseiro. Pequenas bolsas com tiras vermelhas ficavam no encosto dos bancos dianteiros.

Esta série especial e limitada do Uno 2014, trazia ar condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, travas e vidros elétricos, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, volante com regulagem de altura e tapetes específicos, entre outros.

Quanto ao futuro do Uno, o que se sabe é que ele terá uma terceira geração, porém, o provável é que não venha a ser um hatch, mas um crossover compacto abaixo do novo SUV compacto da Fiat, que ainda não foi lançado.

Como o nome Uno ainda é forte no mercado brasileiro, pode ser que continue, mas a tendência dentro da marca é de criar  denominações novas.

Uno 2014 – detalhes

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O Uno 2014 tinha um visual ainda ligado ao modelo original de 2010, explorando o tema “quadrado redondo”, tendo parábola única, com piscas e lanternas integradas.

Sem grade superior, o Fiat Uno dessa época tinha apenas o novo logotipo da marca em vermelho, assim como três molduras estilizadas que podiam ser personalizadas de acordo com a versão ou pacote de estilo adquirido.

O para-choque era pouco pronunciado e bem envolvente, tendo uma boca centralizada com grade interna e barra com placa, enquanto as laterais vinham com molduras que podiam trazer faróis de neblina.

Nas laterais, as saias de rodas eram abauladas e a linha de cintura era baixa, apesar de a área envidraçada não ser tão grande. Com teto reto, o Uno tem vincos sulcados nas portas, que eram devidamente personalizáveis.

Tendo colunas C largas e verticais, o Fiat Uno tem traseira truncada e as lanternas eram integradas a elas, através de uma lanterna de lentes claras e verticais, que permitiam ao hatch ainda ter uma boa vigia traseira.

Esta vinha com lavador e desembaçador. A tampa do bagageiro tinha um formato quadradão também, porém sem maçaneta aparente, mas com apoio na parte inferior. O para-choque traseiro tinha uma moldura central que era personalizável.

Nesse caso, o acabamento diferenciado envolvia as luzes de neblina ou refletores e o espaço para placa. As rodas eram de aço aro 14 polegadas com calotas ou liga leve opcional, sempre com pneus 175/65 R14.

Na versão Sporting, o Uno 2014 tinha alguns diferenciais, como faróis com máscara negra, tripla moldura personalizada, faróis de neblina, spoiler dianteiro, saias esportivas laterais e spoiler traseiro.

Atrás, defletor de ar preto no teto, escape duplo cromado e logotipo diferenciado, assim como rodas de liga leve exclusivas com aro 15 polegadas e pneus 185/60 R15. A suspensão era mais firme.

Já o Uno Way tinha suspensão elevada e frente com máscara preta sobre a parte superior sem grade. As molduras triplas tinham frisos contrastantes. O para-choque era todo cinza escuro, incluindo os faróis de neblina.

Um bumper em cinza claro ficava sob a grade inferior dianteira, tendo ainda saias de rodas em acabamento sem pintura, assim como as molduras presas às portas. maçanetas e colunas eram pretos, enquanto os retrovisores eram na cor do carro.

No teto, além de antena dianteira, trazia duas barras longitudinais pretas e personalizadas. O para-choque era igualmente preto. Os pneus podiam ser de uso misto e as versões 1.0 e 1.4 tinham opção de rodas de liga leve.

Por dentro, o Uno 2014 tinha um interior que chamava atenção não pelo painel, mas pelos revestimentos plásticos que possuíam o nome Uno estilizado em milhares de letras organizadas em todo o material moldado.

Isso marcava o produto e foi feito da mesma forma no irmão menor, o Mobi e em outros modelos da Fiat. O hatch tinha painel com velocímetro analógico bem grande e com display circular digital para o computador de bordo.

Em semicírculos ficavam o nível de combustível e o conta-giros, quando disponível. Contrastando com o cluster compacto, o volante era grande e ainda sem comandos de áudio e mídia.

Com difusores de ar circulares, o conjunto tinha espaço para rádio, mas apenas 1din, onde o dispositivo de áudio tinha CD player, USB e Bluetooth. O sistema de som tinha quatro alto-falantes.

Com porta-luvas de tampa baixa e um porta-objetos raso logo acima, o Uno 2014 tinha ainda espaço para copos no túnel, mas carecia de mais espaços do tipo no restante do habitáculo.

Por conta disso, no teto, um dos opcionais do Uno era um console com porta-documentos, porta-óculos, luzes de leitura e espelho convexo, ampliando a comodidade a bordo. As portas eram dotadas de puxadores em forma de tiras plásticas.

O banco do motorista podia ter ajuste em altura e os cintos de segurança eram de 3 pontos nas laterais e subabdominal no quinto passageiro, que tinha apoio de cabeça como os demais. O banco traseiro podia ser bipartido.

Com espaço interno apertado, o Uno deixará de ser um carro aproveitável em espaço interno na nova geração. O modelo ainda chamava atenção pelos detalhes personalizados ou personalizáveis (kits) do habitáculo, com cores vibrantes.

Os bancos também eram personalizados e tinham mesclas de cores vivas e tons alegres, incluindo ainda detalhes esportivos, como volante em dois tons na versão Sporting e na série College, por exemplo.

A alavanca de câmbio tinha pomo preto e coifa costurada, tendo engates muito suaves e curso longo. O freio de estacionamento era manual e os pedais podiam ser esportivos.

As portas também podiam receber cores bem chamativas e detalhes multicoloridos, como na série College. O espaço no porta-malas era bom, com 280 litros, estando assim dentro da média do segmento, tinha iluminação e abertura interna.

O Uno ainda tinha uma cordinha no bagageiro para o cabo de rompimento do cabo de abertura do bocal do tanque, que ficava no assoalho junto ao da tampa do porta-malas.

Uno 2014 – versões

Uno 2014: versões, preços, motor, consumo, ficha técnica, fotos

  • Fiat Uno Vivace 1.0 2P
  • Fiat Uno Vivace 1.0 4P
  • Fiat Uno Attractive 1.0 2P
  • Fiat Uno Attractive 1.0 4P
  • Fiat Uno Economy 1.4 2P
  • Fiat Uno Economy 1.4 4P
  • Fiat Uno Way 1.0 2P
  • Fiat Uno Way 1.0 4P
  • Fiat Uno Way 1.4 2P
  • Fiat Uno Way 1.4 4P
  • Fiat Uno Sporting 1.4 2P
  • Fiat Uno Sporting 1.4 4P

Equipamentos

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Fiat Uno Vivace 1.0 2P – Motor 1.0 e transmissão manual de cinco marchas, mais para-choques na cor do carro, maçanetas e retrovisores em cor cinza, cluster sem conta-giros, fonte 12V, airbag duplo, freios com ABS e EDB, cintos dianteiros com pré-tensionadores, vidros manuais, travas individuais, bancos em tecido, ventilador, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos com controle interno, rodas de aço aro 14 polegadas com pneus 175/65 R14, calotas integrais e porta-copos.

Opcionais – Rodas de liga leve aro 14 polegadas, rádio AM-FM com USB e MP3, ar quente, ar condicionado, preparação para som com antena e alto-falantes, coluna de direção ajustável, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, limpador e lavador traseiro, desembaçador traseiro, direção hidráulica, para-brisa térmico, alarme, banco do motorista com ajuste em altura, entre outros.

Fiat Uno Vivace 1.0 4P – Itens acima, mais quatro portas e trava de segurança infantil.

Fiat Uno Economy 1.4 2P – Itens da Vivace, mais motor 1.4, transmissão de relações longas, coluna de direção ajustável, alerta de mudança de marcha, maçanetas e retrovisores na cor do carro, pneus de baixa ressitência à rolagem, entre outros.

Opcionais: Ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, direção hidráulica, sistema de som com CD player, banco do motorista com ajuste em altura, alarme, limpador e lavador traseiro e desembaçador traseiro.

Fiat Uno Economy 1.4 4P – Itens acima, mais quatro portas e trava de segurança infantil.

Fiat Uno Attractive 1.0 2P – Itens do Economy, mais motor 1.0, rodas de liga leve aro 14 polegadas, faróis de neblina, lanternas de neblina, ar condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável, retrovisores elétricos, acabamento interno exclusivo, limpador e lavador traseiro e desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste em altura, entre outros.

Opcionais: vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, sistema de som com CD player, alarme, console no teto com espelho convexo, chave canivete com telecomando e sensor de estacionamento.

Fiat Uno Attractive 1.0 4P – Itens acima, mais quatro portas e trava de segurança infantil.

Fiat Uno Way 1.0 2P – Itens do Attractive, mais motor 1.0, para-choques e saias de rodas pretos, protetores laterais, barras longitudinais no teto, suspensão elevada, acabamento diferenciado.

Opcionais: Ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, direção hidráulica, sistema de som com CD player, banco do motorista com ajuste em altura, alarme, pneus de uso misto, limpador e lavador traseiro e desembaçador traseiro.

Fiat Uno Way 1.0 4P – Itens acima, mais quatro portas e trava de segurança infantil.

Fiat Uno Way 1.4 2P – Itens do Attractive, mais motor 1.4, para-choques e saias de rodas pretos, protetores laterais, barras longitudinais no teto, suspensão elevada, pneus de uso misto, acabamento diferenciado.

Opcionais: Ar condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, direção hidráulica, sistema de som com CD player, banco do motorista com ajuste em altura, alarme, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, limpador e lavador traseiro e desembaçador traseiro.

Fiat Uno Way 1.4 4P – Itens acima, mais quatro portas e trava de segurança infantil.

Fiat Uno Sporting 1.4 2P – Itens do Attractive, mais motor 1.4, rodas de liga leve aro 15 polegadas com acabamento preto fosco, suspensão mais firme, faróis escurecidos, defletor de ar traseiro preto, saias laterais, spoilers dianteiros e traseiros, escape esportivo, faixas decorativas, volante em dois tons, ar condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável, vidros dianteiros elétricos, pedais esportivos, pneus 185/60 R15, travas elétricas, retrovisores elétricos, bancos com personalização esportivo e interno exclusivo.

Opcionais: sistema de som com CD player, USB e MP3.

Fiat Uno Sporting 1.4 4P – Itens acima, mais quatro portas e trava de segurança infantil.

Preços

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  • Fiat Uno Vivace 1.0 2P – R$ 26.140
  • Fiat Uno Vivace 1.0 4P – R$ 27.870
  • Fiat Uno Attractive 1.0 2P – R$ 29.770
  • Fiat Uno Attractive 1.0 4P – R$ 31.200
  • Fiat Uno Economy 1.4 2P – R$ 28.090
  • Fiat Uno Economy 1.4 4P – R$ 29.860
  • Fiat Uno Way 1.0 2P – R$ 27.190
  • Fiat Uno Way 1.0 4P – R$ 28.890
  • Fiat Uno Way 1.4 2P – R$ 30.190
  • Fiat Uno Way 1.4 4P – R$ 32.710
  • Fiat Uno Sporting 1.4 2P – R$ 32.680
  • Fiat Uno Sporting 1.4 4P – R$ 34.180

Uno 2014 – motor

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O Uno 2014 era equipado com dois motores, ambos da família Fire, cujo nome significa “Fully Integrated Robotised Engine”, tendo sido lançado oficialmente na Itália em 1986.

Com quatro cilindros e bloco de ferro fundido, o Fire surgiu com 0.8 litro e apenas 34 cavalos. Evoluiu para 1.1 litro, assim como 1.2 e 1.4, surgindo ainda a versão 1.0 para o Brasil.

Apesar de ter surgido em meados dos anos 80, ele só chegou ao Brasil no fim dos anos 90, substtiuindo o Fiasa. Pequeno e confiável, o Fiat Fire resiste até hoje em produção, sendo usado em modelos como Mobi e a Nova Strada, por exemplo.

Ele já teve variante de 16V no exterior, onde não é mais produzido, mas este também já foi empregado no Brasil no Fire 1.25 e no 1.4 que veio no Fiat 500, por exemplo.

Aqui, o cabeçote de alumínio com duas válvulas por cilindro é o que imperou desde sua chegada, tanto no 1.0 quanto no 1.3 e no 1.4. Dotado de injeção eletrônica multiponto e sistema flex com tanquinho para partida a frio.

Com comando único acionado por correia dentada, o Fire tem 999 cm3 no 1.0 e 1.368 cm3 no 1.4, ambos com taxa de compressão de 12,1:1. Pequeno e confiável, necessita de pouco lubrificante e tem uma resposta razoável ao pedal.

No 1.0, o Uno 2014 entregava 73 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, ambos a 6.250 rpm. Os torques eram de 9,5 kgfm no primeiro e 9,9 kgfm no segundo, ambos a 4.500 rpm.

Já no 1.4, o hatch respondia com 85 cavalos no derivado de petróleo, enquanto com álcool, chegava a 86 cavalos, obtendo ambos a 5.500 rpm. Os torques eram de 12,4 kgfm no primeiro e 12,5 kgfm no segundo, obtidos em 3.500 rpm.

Os dois motores trabalharam no Uno 2014 com transmissão manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico, tendo assim um resultado interessante no escalonamento das marchas.

Desempenho

Uno 2014: versões, preços, motor, consumo, ficha técnica, fotos

  • Fiat Uno 1.0 – 13,8 segundos e 153 km/h
  • Fiat Uno 1.4 – 10,8 segundos e 172 km/h

Consumo

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  • Fiat Uno 1.0 – 8,0/9,4 km/l e 11,6/13,4 km/h
  • Fiat Uno 1.4 – 7,3/10,6 km/l e 9,1/13,3 km/l

Uno 2014 – manutenção e revisão

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Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 kmTotal
1.0R$ 212,00R$ 464,00R$ 680,00R$ 624,00R$ 432,00R$ 2.412,00
1.4R$ 224,00R$ 472,00R$ 708,00R$ 632,00R$ 444,00R$ 2.480,00

Uno 2014 – ficha técnica

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Motor1.01.4
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm39991368
Válvulas88
Taxa de compressão12,1:112,1:1
Injeção eletrônicaIndireta FlexIndireta Flex
Potência máxima73/75 cv a 6.250 rpm (gasolina/etanol)85/88 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo9,5 /9,9 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoMecânica ou hidráulicaHidráulica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço aro 14 polegadasAço ou liga leve aro 14 polegadas
Pneus175/65 R14175/65 R14
Dimensões
Comprimento (mm)3.7703.770
Largura (mm)1.6361.636
Altura (mm)1.5481.548
Entre eixos (mm)2.3762.376
Capacidades
Porta-malas (L)280280
Tanque de combustível (L)4848
Carga (Kg)400400
Peso em ordem de marcha (Kg)9251.010
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,350,35

Uno 2014 – fotos

https://www.youtube.com/watch?v=10Zlawez-8k

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.