Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

O Uno Attractive foi o único modelo que sobreviveu durante os 10 anos de mercado do Fiat Uno no Brasil.


Chegou em 2010, ganhou versão duas portas, foi descontinuado em 2012, voltou em 2014 com motor 1.0, ganhou motor 1.0 Firefly tricilíndrico em 2016 e depois voltou a usar motor 1.0 Fire em 2018.

Hoje o Fiat Uno Attractive ocupa a posição de versão de entrada da gama.

Saiba agora tudo sobre ele:

Fiat Uno Attractive – detalhes

Com 10 anos de mercado, o Fiat Uno na versão Attractive teve uma série de mudanças ao longo da sua jornada. Nesta uma década de “vida”, ele já foi versão intermediária e hoje é um modelo de entrada da gama. Já teve três opções de motorização (não simultaneamente) e até chegou a ser extinto, ficando fora do mercado por dois anos.

Hoje, o Uno Attractive é o mais em conta da gama. É também o único Fiat Uno 2020 que usa o velho motor 1.0 Fire Evo flex de quatro cilindros e oito válvulas – as demais versões da gama oferecem o 1.0 Firefly de três cilindros ou o 1.3 Firefly de quatro cilindros, mais atuais e modernos.

Tudo isso para ser “barato”. A lista de equipamentos, por outro lado, dispõe de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas e banco traseiro bipartido e rebatível. Recursos como sistema de som e até limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro são opcionais, elevando o preço do carro para mais de R$ 48 mil.

Por conta do preço elevado, ele se torna uma opção desinteressante, visto que há modelos bem mais modernos na mesma faixa de preço e até com mais equipamentos – leia-se Ford Ka, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Fiat Uno Attractive – versões

Veja a seguir as versões do Attractive oferecidas de 2010 a 2020:

  • Fiat Uno Attractive 1.4 Fire 2 portas (2011 a 2012)
  • Fiat Uno Attractive 1.4 Fire 4 portas (2010 a 2012)
  • Fiat Uno Attractive 1.0 Fire (2014 a 2016 e 2018 a 2020)
  • Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly (2016 a 2018)

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Fiat Uno Attractive – equipamentos

Fiat Uno Attractive 1.0 2020

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, função Lane Change para acionamento das setas, brake light, sistema ESS de sinalização de frenagem de emergência, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com ajuste de altura, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, cinto de três pontos para os cinco ocupantes, cintos de segurança dianteiros retráteis com ajuste de altura, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, direção hidráulica, banco traseiro bipartido e rebatível com duas posições para o encosto, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, entre outros.

Visual e acabamento: faróis com máscara negra, grade dianteira texturizada, rodas de aço de 14 polegadas com calotas integrais e pneus “verde” 175/65 R14, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, revestimento do porta-malas completo e ganchos de fixação de carga, entre outros.

Tecnologia: painel de instrumentos iluminado com conta-giros, Welcome Moving e computador de bordo, relógio e hodômetros total e parcial digitais, faróis com Follow me Home, entre outros.

Fiat Uno Attractive – opcionais

Pack Connect (R$ 1.990): rádio Connect integrado ao painel com RDS, entradas USB e auxiliar, conexão Bluetooth e função Audio Streaming, alto-falantes, tweeters, antena no teto e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro;

Kit Visibilidade (R$ 670): limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro;

Pré-disposição para som (R$ 390): preparação para instalação de som com fiação, alto-falantes, tweeters e antena no teto.

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Fiat Uno Attractive – preços

Veja abaixo o preço do Uno Attractive 0 km:

  • Fiat Uno Attractive 1.0 2020: R$ 44.190
  • Fiat Uno Attractive 1.0 2020 + opcionais + pintura metálica: R$ 48.090

A seguir, você pode conferir também os preços do Uno modelo Attractive no mercado de seminovos e usados, conforme a Tabela Fipe em fevereiro de 2020:

  • Fiat Attractive 1.4 Fire 2 portas: R$ 21.990 (2012)
  • Fiat Uno Attractive 1.4 Fire 4 portas: R$ 22.570 (2011) a R$ 23.760 (2012)
  • Fiat Attractive 1.0 Fire: R$ 29.030 (2015) a R$ 37.640 (2020)
  • Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly: R$ 31.330 (2017)

Fiat Uno Attractive – cores

O atual Uno na versão Attractive 2020 é vendido nas seguintes cores:

  • Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional)
  • Branco Banchisa (sólida, por R$ 500 adicionais)
  • Vermelho Monte Carlo (sólida, por R$ 500 adicionais)
  • Cinza Silverstone (metálica, por R$ 1.900 adicionais)
  • Prata Bari (metálica, por R$ 1.900 adicionais)

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Fiat Uno Attractive – motores

Quando chegou ao mercado brasileiro, em 2010, o Novo Uno na configuração Attractive oferecia um motor 1.4 Fire Evo, que na realidade era uma pequena evolução do antigo 1.4 Fire já usado na linha Fiat, com direito a alguns aprimoramentos.

Este propulsor rende 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol, entregues a 5.750 rpm, enquanto o torque é de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. Junto a ele está um câmbio manual de cinco velocidades.

Já em 2014, depois de dois anos fora da gama do Uno, o Attractive voltou a ser comercializado com a chegada da linha reestilizada. Porém, estreou com o motor 1.0 Fire Evo Flex de quatro cilindros.

Neste caso, o Uno Attractive 1.0 tem até 73 cv com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.250 rpm. O torque, por sua vez, é de 9,5 kgfm e 9,9 kgfm, respectivamente, a 3.850 rpm. O câmbio também é manual de cinco marchas.

Porém, em 2016, a Fiat anunciou a chegada da linha Uno 2017 com novos motores Firefly. O Uno Attractive passou a usar um 1.0 Firefly flex de três cilindros e seis válvulas (duas válvulas por cilindro), de concepção mais moderna, mais potente e mais eficiente.

O Uno 1.0 Firefly rende 72 cv com gasolina e 77 cv com etanol, a 6.250 rpm, ao passo que o torque é de 10,4 kgfm e 10,9 kgfm, nesta ordem, a 3.250 rpm.

Em sua última mudança, em 2018, o Uno versão Attractive voltou a usar o 1.0 Fire Evo flex de 75 cv para figurar como a opção de entrada da gama. Hoje a linha Fiat Uno 2020 tem versões com motores 1.0 Fire Evo, 1.0 Firefly e 1.3 Firefly.

Fiat Uno Attractive – consumo

Conforme os dados do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Uno na configuração Attractive são estes:

Fiat Uno Attractive 1.4 Fire (2010 a 2012)

  • Consumo de 7,3 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 9,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina.

Fiat Uno Attractive 1.0 Firefly (2016 a 2018)

  • Consumo de 9,2 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 13,1 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina.

Fiat Uno Attractive 1.0 Fire (2014 a 2016 e 2018, até hoje)

  • Consumo de 8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,6 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina.

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Fiat Uno Attractive – desempenho

Veja abaixo os números de desempenho do Uno na versão Attractive, conforme divulga a Fiat:

Fiat Uno Attractive 1.4 Fire (2010 a 2012)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 172 km/h.

Fiat Uno 1.0 Firefly (2016 a 2018)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 157 km/h.

Fiat Uno Attractive 1.0 Fire (2014 a 2016 e 2018, até hoje)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 153 km/h.

Fiat Uno Attractive – garantia e revisões

O Fiat Uno na versão Attractive 1.0 ano 2020 tem garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem. Já os preços das revisões tabeladas são estes:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 232
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 480
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 796
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 644
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 452
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.464

Fiat Uno – ficha técnica

Motor

1.4 Fire Evo 8V

1.0 Firefly 6V

1.0 Fire Evo 8V

Tipo

Dianteiro, transversal, etanol e gasolina

Dianteiro, transversal, etanol e gasolina

Dianteiro, transversal, etanol e gasolina

Número de cilindros

4 em linha

3 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.368

999

999

Válvulas

8

6

8

Taxa de compressão

12,35:1

13,2:1

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

85 cv com gasolina e 88 cv com etanol a 5.750 rpm

72 cv com gasolina e 77 cv com etanol a 6.250 rpm

73 cv com gasolina e 75 cv com etanol a 6.250 rpm

Torque Máximo

12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm

10,4 kgfm com gasolina e 10,9 kgfm com etanol a 3.250 rpm

9,5 kgfm com gasolina e 9,9 kgfm com etanol a 3.850 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual de 5 marchas

Manual de 5 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Elétrica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Independente, McPherson

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve aro 14

Aço ou liga-leve aro 14

Aço aro 14

Pneus

175/65 R14

175/65 R14

175/65 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

4057

3.850

3.850

Largura (mm)

1.636

1.636

1.636

Altura (mm)

1468

1.480

1.480

Distância entre-eixos (mm)

2.376

2.376

2.376

Capacidades

Porta-malas (litros)

280

280

280

Tanque (litros)

48

48

48

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

925

1.010

955

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

0,35

Fiat Uno Attractive – fotos

Fiat Uno Attractive – história

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Lançamento do Novo Uno em 2010

A nova e atual geração do Fiat Uno fez a sua estreia no mercado brasileiro em maio de 2017 como uma mudança radical frente ao antigo Uno Mille. Ele assumiu traços mais modernos, marcado pelo estilo chamado de round square (quadrado arredondado), como uma evolução e releitura do Mille.

O Uno Attractive 1.4 era a opção intermediária da gama, sendo a mais em conta com o motor 1.4 de 88 cv (a outra era a Way 1.4), com preço de R$ 31.080.

Ele tinha somente o básico, como comando manual interno de regulagem do retrovisor, lavador e desembaçador do vidro traseiro, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa de combustível, rodas aro 14, volante com ajuste de altura e para-choques na cor do carro.

Recursos como direção hidráulica, ar-condicionado, airbags, freios ABS, faróis de neblina, rádio, rodas de liga-leve, vidros e travas elétricas e banco do motorista com ajuste de altura eram ofertados como opcionais.

Fiat Uno ganha configuração 2 portas em 2011

Como a primeira grande novidade da linha do Novo Uno, a Fiat lançou a configuração duas portas para a gama do compacto em fevereiro de 2011. O modelo na configuração Attractive 1.4 e duas portas estreou por R$ 29.840, ou R$ 1.830 mais em conta que a variante quatro portas.

Uno Attractive deixa de ser vendido em 2012

Porém, na linha Uno 2013, o Fiat Uno Attractive 1.4 deixou de ser comercializado. No lugar, a marca passou a oferecer o Uno Economy 1.4. Além disso, o Uno duas portas também foi extinto. Na época, os preços do carro variavam de R$ 24.260 a R$ 33.340.

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Fiat relança Uno Attractive reestilizado em 2014

Em setembro de 2014, a Fiat lançou a primeira linha reestilizada do Novo Uno. O carro recebeu um visual retocado, com nova grade, novos faróis e lanterna, para-choques reestilizados e novas rodas. Além disso, o interior foi totalmente reformulado, com novos painéis, painéis de porta e bancos.

O Uno Attractive foi anunciado como a versão mais em conta com o novo visual (o Uno Vivace seguiu sendo vendido com o visual e interior antigos) e motor 1.0 Fire. Custava R$ 30.990 e trazia apenas airbags, freios ABS, sinalização de frenagem de emergência, direção hidráulica e limpador e desembaçador do vidro traseiro.

Completo, com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento, volante multifuncional, retrovisores elétricos com repetidores de seta, rodas de liga-leve, alarme e chave canivete, passava a custar quase R$ 37 mil.

Uno ganha novos equipamentos em 2015

Já em janeiro de 2015, a linha Fiat Uno ficou mais completa. O Uno na versão Attractive 1.0, por R$ 36.330, passou a sair de fábrica com faróis de neblina, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo e painel de instrumentos com tela LCD.

Uno Attractive: motor, consumo, desempenho, preço, revisão

Fiat Uno 2017 estreia novos motores em 2016

Para setembro de 2016, a Fiat reservou outro facelift e ainda uma nova geração de motores para a linha Fiat Uno. O modelo recebeu os novos motores 1.0 de três cilindros e 1.3 de três cilindros da família Firefly. Além disso, ganhou direção elétrica e a opção de controle de estabilidade.

O Fiat Uno Attractive seguiu sendo 1.0 flex, por R$ 41.840, e recebeu recursos como volante multifuncional e direção elétrica. O novo motor 1.0 Firefly tem três cilindros, seis válvulas, potência máxima de 77 cv e torque máximo de 10,9 kgfm.

Uno Attractive volta a usar motor 1.0 8V Fire em 2018

Como, até então, a última mudança da gama, o Fiat Uno Attractive foi relançado com o velho motor 1.0 Fire Evo de oito válvulas, para se posicionar como a opção de entrada da gama.

Ele veio equipado com os mesmos itens de antes, mais faróis com máscara negra, sinalização de frenagem de emergência e Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa).

Na época, foi lançado por R$ 39.990, mas hoje já custa R$ 44.190.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.