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Up and down com o up!

Up and down com o up!

No final de semana passado, o up! da nossa Avaliação 365 completou 1.000 km rodados, e foi ver o mar. O objetivo da viagem era conferir o desempenho na subida de serra, e também avaliar o porta-malas numa situação real de viagem. No Brasil, ele foi desenvolvido para servir como veículo familiar, ou seja, levar cinco pessoas e bagagem. Na Europa ele é mais curto, tem porta-malas menor e foi feito para quatro ocupantes. É, enfim, um veículo urbano. Aqui suas atribuições serão maiores, e muitas vezes servirá como o único carro da família.


Então vamos lá. No sábado de manhã, a primeira prova foi a do porta-malas. Na apresentação do carro em Gramado, os engenheiros da VW fizeram uma bela demonstração colocando três malas no compartimento. Foi muito útil para… nada. Cada um tem suas próprias malas, de medidas diferentes, e necessidades diferentes. Fomos acomodando as bagagens de fim de semana na traseira e coube praticamente tudo. O complemento foi no banco de trás, porque iríamos em três. A prateleira ajustável cria um espaço inteligente para ocultar ou guardar coisas em dois níveis. E o botão elétrico da tampa facilita as coisas.

Up and down com o up!

Na estrada, o motor 1.0 de três cilindros voltou a mostrar as qualidades já exibidas no lançamento do modelo, no Rio Grande do Sul. O carro ganha velocidade com facilidade, o câmbio é macio, a direção é precisa. Resumindo, um carro gostoso de dirigir. E que chama muita atenção. Ainda na cidade, com o trânsito travado, um motociclista nem se incomodou com a chuva forte, parou no meio da rua para apreciar as linhas do up!, fez positivo, em sinal de aprovação, e foi embora. No estacionamento, o modelo ganhou status de carro “importado”, como escrito no tíquete. Mas é claro que tudo isso passa daqui a pouco, na hora em que as ruas estiverem cheias de up!. Isso não vai demorar a acontecer. Tenho certeza. Então, vamos nos concentrar no carro.


O fim de semana foi bem variado. Teve descida de serra, subida de serra, chuva forte, calor intenso. No quesito calor, comprovei mais uma vez que o ar-condicionado funcionou bem, a despeito da saída central fixa, na parte superior do painel.

Up and down com o up!

Motor cheio

Para andar bem, a única coisa a ser evitada é deixar que a rotação do motor fique abaixo de 3.000 rpm. O up! é fraco até 2.500 giros, mas acima de 3.000 rpm fica bem esperto. Por isso, não se pode ter preguiça de reduzir marcha à menor hesitação do motor. Com motor cheio, o carrinho vai que é uma beleza. Comprovei isso na volta para casa. Na subida da serra, o negócio é ir cambiando, e não deixar a rotação cair, porque não há recuperação possível se você não reduzir. Aproveite que a alavanca está ali, bem posicionada, e não economize trocas.

As curvas e a chuva forte também colaboraram. Ninguém gosta de chuva quando está a caminho da praia, mas serviu para evidenciar que o acerto de suspensão está bom. O up! é estável, mostrou bom comportamento em curvas, tanto no seco como no molhado. A sensação ao volante é muito próxima à do Fox. A direção é rápida, o carro inclina pouco nas curvas e transmite muita confiança ao motorista. Esse comportamento é graças também à estrutura, que emprega aços de alta resistência em pontos vitais da carroceria. Eles conferem alta rigidez ao monobloco, e isso aumenta a sensação de prazer ao volante (para não falar da segurança). O único senão é que, em buracos, a suspensão “bate” um pouco quando chega ao fim de curso. Nisso, ele lembrou um pouco o Hyundai HB20.

Up and down com o up!

Água faz “chuá” sob a carroceria

A chuva forte também revelou uma deficiência no isolamento acústico do assoalho. A água jogada pelas rodas dianteiras faz muito barulho sob o carro, e chega com facilidade ao interior. Sem chuva, quem faz um peculiar ronquinho é o motor de três cilindros. Por ter número ímpar de cilindros, o EA211 emite um ruído em falsete acompanhado de uma leve vibração. Não chega a incomodar, e a gente tende a se acostumar, mas é algo sensível. Acho que mais sensível do que no 1.0 do HB20 e Picanto.

O espaço na frente e atrás é bom, e quatro pessoas vão sem maiores problemas. Um eventual quinto ocupante não é muito bem-vindo, porque o carro tem suas limitações de tamanho.

Up and down com o up!

Ainda não havia dirigido essa versão White up!, completa, e gostei. O acabamento é bom, e o painel branco dá charme ao carro. A todo momento, eu lembrava do Fiat 500. O interior fica alegre, claro, e não deve cansar com o tempo. As alavancas do freio de estacionamento e do câmbio são revestidas de couro. Provavelmente muita gente vai achar que as laterais de portas pintadas, e sem revestimento, são sinal de simplicidade. Pode ser, mas acho que é uma remissão ao Fusca. Particularmente, aprovei.

O quadro de instrumento é simples. Nessa versão, o up! vem com conta-giros (que não aparece na básica Take up!). O computador de bordo também é muito útil, mas achei os números muito pequenos. Às vezes, me confundia com a leitura. Mas, ok. Sei que o up! foi feito para uma clientela mais jovem do que eu, e que enxerga melhor. Mas garanto que pessoas com mais de meio século de existência poderão ter a mesma dificuldade que tive.

Up and down com o up!

Faltam teclas no volante

O sistema de som agrada, e é fácil conectar o telefone, por Bluetooth. Mas, mesmo tendo os comandos ali ao lado, ainda acho que faltam teclas no volante, pelo menos para as funções básicas de operação do som. O volante, a propósito, é bonito, com o acabamento preto brilhante, mas umas teclas ali deixariam o visual mais elegante. Também senti falta de comando um toque para os vidros dianteiros. E, claro, acho que os traseiros também deveriam ser elétricos, pelo menos nas versões top, como a White.

Os bancos são bonitos e confortáveis. E é fácil achar uma posição confortável ao volante. O ajuste do encosto é por alavanca, ao contrário do comum na linha VW, que normalmente utiliza comando giratório. Funciona bem.

Up and down com o up!

Por fora, gostei das linhas. São simples, funcionais, sem muitas firulas. A frente é curta, e dominada pelo grande logo da marca. Agradeça aos céus pelo fato de o pequeno up! subverter a ordem e abandonar a frente entediante que tomou conta de todos os outros VW, do Gol à Amarok. Viva a rebeldia! A traseira é bem reta, e as rodas estão nas extremidades do carro, o que explica o bom aproveitamento de espaço.

Belas rodas

A meu ver, essas rodas brancas dão um toque especial ao hatch. Para mim, remetem a rodas de carrinhos de brinquedo. São lúdicas, e belas. O fotógrafo Fabio Aro ainda se lembrou que elas se parecem com as do Audi A1 quattro, apresentado no Salão do Automóvel de 2012. As capas de retrovisores, na cor prata, ganharam destaque, e trazem piscas.

Up and down com o up!

Enfim, acho que dessa vez a VW vai para cima da Fiat em termos de liderança de mercado. Pelo que puder ver, o up! agrada tanto quem está do lado de fora como quem está dentro. Não é perfeito, tem seu lado down, mas algo me diz que os jovens vão adotá-lo. E ainda tem a garantia de três anos, ainda uma raridade no segmento (apenas o Clio oferecia prazo tão elástico na categoria).

Consumo

Para saber o consumo do Volkswagen up!, veja uma reportagem completa que fizemos, com 24 medições diferentes de consumo do modelo.

Ficha Técnica

DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h
Velocidade máxima 163 km/h
MOTOR
Cilindrada 999 cm³
Potência líquida máxima 60 (82)cv – 6250 rpm
Torque líquido máximo 102 (10,4) kgfm – 3000 rpm
FREIOS
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Tambor
PRINCIPAIS DIMENSÕES
Comprimento 3605 mm
Distância entre eixos 2421mm
Largura (sem / com espelho retrovisor) 1645 /1910 mm
Altura 1500 mm
PESOS
Em ordem de marcha 910-958 kg
Carga útil máxima 440-412 kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
Compartimento de carga 285 l
DIREÇÃO
Direção Elétrica
TRANSMISSÃO
Transmissão Manual de 5 velocidades
RODAS E PNEUS
Rodas 5Jx13
Pneus R13
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
Reservatório de combustível 50 litros
NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS
Número máximo de passageiros 5

Por Hairton Ponciano Voz
Fotos Fabio Aro

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