Sedãs SUVs

Utilitário esportivo ou sedã? A difícil escolha pelo luxo

utilitario-esportivo-vs-sedas-620x484 Utilitário esportivo ou sedã? A difícil escolha pelo luxo

Eles ficam em uma faixa de preço similar entre si. Ambos oferecem conforto, desempenho e luxo. Têm desenhos interessantes e que agradam as pessoas. Estamos falando das categorias SUV, mais conhecida como utilitário esportivo, e sedã. Qual a melhor opção para o dia a dia, e para o bolso do consumidor? Quais as melhores marcas e modelos para quem pretende adquirir carros dessas categorias?



Os utilitários esportivos estão presentes no Brasil já há muitos anos. Temos como bons exemplos veículos como Ford Rural e Chevrolet Veraneio, que praticamente iniciaram o segmento. O Rural é caracterizado hoje como o primeiro carro dessa categoria no Brasil. Ele foi lançado em 1956, e trazia como vantagens tração 4X4, e motor 2.6 a gasolina de 90 cv.

A partir dessa época, a categoria SUV só foi crescendo no país. O sucesso inicial desses veículos era devido ao fato deles serem maiores, mais robustos e mais potentes que os carros que eram oferecidos na época. Desde então, muitas pessoas escolhem os utilitários esportivos, por serem mais altos e proporcionarem uma sensação de segurança maior aos ocupantes. Há também os modelos que são caracterizados como mini-SUV. Um exemplo desses modelos é o Ford EcoSport. Ele tem a altura de um utilitário esportivo, porém a potência e a tração de um sedã médio.

As vantagens em adquirir um utilitário esportivo, incluem ser possível ter uma visão mais ampla do trânsito, já que eles contam com uma boa altura, uma sensação de maior segurança e um desempenho bem elevado. O público feminino é o que mais se atrai pelos SUVs. Muitas pesquisas revelam que as mulheres preferem carros da categoria, devido a já citada sensação de segurança que eles proporcionam ao motorista e passageiros.

E para elas é o tipo de carro perfeito para levar as crianças à escola em maior segurança. Porém há alguns cuidados que devem ser tomados, pois um veículo desse porte tem maior massa, e por esse motivo necessita de mais tempo e espaço para frenagem.

Uma categoria que cresceu muito ao longo dos anos foi a de sedãs. Principalmente os compactos e médios. Os modelos médios que mais fizeram sucesso no Brasil foram carros como Honda Civic e Toyota Corolla. Hoje, mais de uma década depois, há dezenas de opções de carros desta categoria no país. A busca dos consumidores por um veículo sedã se dá geralmente por conta do porta-malas maior que muitos oferecem.

As fabricantes investem bastante em sedãs médios, principalmente no quesito de espaço, acabamento e tecnologia. Porém o desempenho está sendo cada vez mais prioridade. Antigamente eram equipados com motores 1.6 e 1.8. Hoje essas opções se encaixam melhor nos sedãs compactos; e grande parte dos médios, contam com motor 2.0 e câmbio automático.

O carro global da Toyota, o Corolla, não só é o sedan médio que mais vende no Brasil, como também foi o carro mais vendido da história. Só em dezembro de 2012 foram mais de 6 mil unidades emplacadas no país. O modelo é vendido nas versões com motor 1.8 de 144 cv e 2.0 de 153 cv. Ambos com a tecnologia flex. Os preços do carro iniciam em R$ 60.200, na versão XLi 1.8 flex, e vão até R$ 74.420, na versão XRS automática; esse valor sem os opcionais oferecidos pela marca.

O Honda Civic foi o segundo sedã médio mais vendido no Brasil em 2012. Suas desvantagens em relação ao Corolla ocorrem por ele ter apenas uma opção de motor, a 1.8 16v flex, e pelo seus preços que iniciam em R$ 62.990, na versão LXS manual, e vão até R$ 79.480, na versão EXS automática.

Como já citado anteriormente, existem dezenas de opções para quem pretende comprar um sedã médio no Brasil. As mais conhecidas são os já citados Honda Civic e Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Fiat Linea, Ford Focus sedan, Renault Fluence, Kia Cerato e alguns outros modelos.

De uma forma geral é difícil definir qual o melhor tipo de veículo. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, como já citado anteriormente. Os SUVs são uma excelente opção para quem quer se sentir mais seguro no trânsito. Porém devido ao seu tamanho avantajado, o carro exige muito mais cuidado, por exemplo, atenção dobrada ao fazer ultrapassagens, manobras e curvas.

Os SUVs equipadas com motor diesel geram um ótimo desempenho e consumo considerável. Porém o valor das peças de reposição deles são altos, enquanto de sedãs médios são razoáveis e ficam mais leves no bolso do consumidor.

Hoje é possível comprar sedãs seminovos de luxo a partir de R$ 35 mil. Por mais que não sejam novos, esses modelos ainda continuam sendo admirados e desejados pelas pessoas. E o conforto que eles proporcionam ao motorista e passageiros, continua sendo um dos principais atributos que fazem os sedãs médios e grandes, serem sempre tão exclusivos no mercado.

Entre os dois segmentos, qual você escolhe?

Por Jefter Marcos

  • Gabriel_Nint

    Linea sedã médio? Então o Punto é hatch médio também?

    • Hatch médio , curioso…

      • Mr. Potato

        Lembrando que o Linea é um pouco mais que um "Punto sedã", já que muda o entre-eixos, suspensão traseira, espaço interno, etc. Não chega a ser um carro totalmente à parte, mas é um meio-termo. Coisa semelhante acontece entre March e Versa, entre outros.

        • Edson Roberto

          Então ele se encaixa no termo "compacto médio".

    • experientdriver

      Chamar Linea de sedan médio é a tentativa ufanista da fiat de querer ter um portfolio além dos populares

    • cavevolution

      O Linea não seria um sedã Premium?

      • Pedro_Rocha

        Tipo a Mercedes C-250? =D

  • FenderBrasil

    Não entendi a parte em que o luxo aparece? Só no Brasil mesmo…

    luxo mesmo é Rolls-Royce, Bentley, Ferrari, Bugatti…..

    • Kenny_

      Comparado aos populares brasileiros, Gol, Hb20, Uno, Sandero e afins esses carros são de luxo mesmo.

    • ricpts

      A reportagem fala de oferecer luxo, não necessáriamente está falando de "luxury cars".

      Toda santa reportagem que tem a palavra luxo aparece um comentário sobre Rolls-Royce e Bentley, seguido de "só no Brasil mesmo", haja paciência.

      Como se em qualquer lugar do mundo menos no Brasil as 4 marcas citadas fossem acessíveis.

      • ahsoliveira

        o negócio é que quando se fala em luxo nos outros mercados você não acha um Hyundai e Kia estampando a material, porque eles não são de LUXO, ofecerecer alguns mimos, itens de conforto e o preço a mais não faz um carro ser luxo! apesar destes andarem juntos nessa categoria!

        • ricpts

          Veja nos EUA, a propaganda "New Thinking New Possibilities" da Hyundai nos EUA, que fala "and luxury is for an elite few"… Uma das características da marca é essa abordagem de trazer luxo em carros normais, de mudar essa idéia de que luxo é para poucos… Não é só no Brasil que as coreanas são associadas a luxo. Isso não quer dizer que vendem "luxury cars", só que colocam luxo em seus carros. E é nesse segundo sentido que o texto fala.

          [youtube bwNWal5L1MM http://www.youtube.com/watch?v=bwNWal5L1MM youtube]

          • ahsoliveira

            amigo a quantidade de carros americanos que tem designação DeLuxe, Grand Luxo, etc, etc, etc, é grande e muitas vezes o que diferenciava era besteira, mais cromados e antena do Radio retrátil de série (eita nos tempos de BlueGrass Breakdown no topo das paradas), não é porque você team alguns modelos Subaru com preço próximo de Cadillacs que os Subaru são tidos como carros de luxo.

      • FenderBrasil

        Brasileiro ainda tem muito o que aprender sobre o mundo…

        Nada do que é oferecido nesses dois segmentos de veículos acima é de Iuxo. Pode sim ser SUPERIOR aos encontrados nos populares mas, não elevando-os a categoria de Iuxosos.

        Qualquer um aqui tem direito de falar o que achar o que deve. Se você não gostou do comentário, siga em frente, finja que nunca foi postado.

      • FenderBrasil

        E pior que são sim amigo, quem paga U$50,000.00 em um Fusion paga em um Bentley usado lá fora.

        Podem até ainda serem carros caros mas, extremamente mais acessíveis que nesse país de merda. Sem contar a renda que é completamente diferente.

    • ahsoliveira

      pelo visto, 90 mil num sedã com freios a tambor na traseira é algo excêntrico e luxuoso no Brasil!

    • zeuslinux

      luxo aqui no Brasil é qualquer carro acima de 1.6 e/ou com um pouco mais de tecnologia. Em questão de preço, qualquer coisa de 50 a 60 mil para cima já é visto como "luxo" por aqui.

      É que nem a "classe média" brasileira, que basta ganhar mais de 2 salários mínimos para ser visto como "crasse média" do PT…

      • Matheus_P

        Ué, basta ver como os hatches premiuns (c3, new fiesta, punto, sonic) oferecem alto luxo!

      • thales_sr

        Na verdade, 3 salários mínimos e você já é considerado classe alta.
        Com minha bolsa de mestrado eu devia me considerar muito bem de vida, então? ha!

        • Pedro_Rocha

          Bem de vida não, mas um privilegiado SIM!

          P.S. -> você vai entender minha mordacidade.

          • thales_sr

            Realmente, considero um privilégio poder fazer mestrado, é algo muito engrandecedor. Mas financeiramente, a bolsa é uma pobreza… rs

            • Pedro_Rocha

              Depois que a gente cai no mercado de trabalho de cidades maiores, fazer mestrado fica complicado (terminei uma "lato sensu" antes de encarar Macaé/RJ) . Mas o pior mesmo é enfrentar a corrupção/apadrinhamento dos processos seletivos das universidades públicas, já que elas são excludentes até mesmo nos horários e na infame "dedicação exclusiva".

              • thales_sr

                Tá em Macaé? Petrobras mesmo?

                • Pedro_Rocha

                  "Crachá verde" (concursado) de Nível Médio desde 2006, tentando passar para Nível Superior. =D

                • Edson Roberto

                  Mestrado….. interessante…rs

                  Dureza viu.

                  Quando pensamos em algo como: "ah agora sim! vamos ter condições com uma bolsa boa!" Logo em seguida vem os CUSTOS para sustentar a sua atual situação e vc pensa…. "meu, como pode esse mesmo dinheiro valer uma miseria?" E muita gente por ai acha que é exagero reclamar do custo das coisas….

    • bandaxadibar

      a nível global, Rolls Royce, Bentley, Ferrari Bugatti são Luxuosos esportivos sim…mas falando de Brasil…a realidade Brasileiro deve ser medida pelos números das vendas…basta olhar os 10 primeiros no Ranking!!!

    • RodrigoAkamine

      Pro brasileiro luxo é ter um Hyundai e uma Hornet….
      Ou um golzão aro 17 em 60x, com as corneta pra causa!
      Pobre republica das bananas…

      Vamos andando de lixo dos desenvolvidos…

      • Matheus_P

        A Banânia ta indo mal mesmo…

  • zeuslinux

    Para mim, SUV (na realidade crossovers, que possuem um desempenho na estrada pouco inferior aos sedãs).

    Sedãs aproveitam mal o comprimento do carro e, infelizmente, peruas praticamente não existem mais. Os SUVs acabaram pegando boa parte dos clientes de peruas e até de hatches médios.

    Além do mais, como não existe também a categoria de hatches grandes, com motorização maior, a única alternativa para quem quer um hatch com mais espaço, mais motor e mais tecnologia é partir para uma SUV.

  • josevaldop

    Eu pessoalmente fico com sedans

  • _Rafael

    SUV é bom para os mais altos, mas prefiro os sedans, são até mais baratos e mais fáceis de estacionar (achar vaga é dificil). Embora a visibilidade do SUV seja melhor, sua dirigibilidade exige cuidados, e é loucura um SUV sem ABS nos dias de hoje. O espaço entre um e outro pode ser o mesmo, mas o SUV o aproveita melhor.

  • pumagtb

    Em se tratando de Brasil é melhor utilitario, pick up, ou jeep, e dependendo do tipo e modelo é até mais confortavel que o sedan pois não é facil enfrentar essas buraqueiras, quebra molas, lamas etc, principalmente carro popular no Brasil (pois são de baixa qualidade devido os materiais empregados e construção tipo aço de terceira, "mole demais" e facil á corrozão), algum componente da suspensão é danificada ou ela toda facilmente, pois já presenciei isso em carros populares, é claro depende da situação, e tamanho do buraco pra ocasionar um grande prejuizo.

  • Acho que depende do tamanho da família, por causa do maior espaço, um SUV só se torna uma melhor escolha caso o sujeito tenha pelo menos uma família de tamanho médio, pelo contrário um sedan supera um SUV em todos os quesitos, desempenho, comportamento, aerodinâmica, consumo…

    • potenza

      Nao é Bem assim, quer um exemplo? O focus é mais espaçoso para todos os ocupantes que um ecosport(preco proximo) e ate mesmo que uma captiva.

  • apneto

    sedans

  • millemiglia

    Sem dúvida, ficaria com um sedan ao invés de um SUV mas minha preferência real seria por uma perua de porte médio. Não gosto de carros altos pois me passam uma sensação de insegurança muito forte. Prefiro sentir o carro mais perto do chão. É por isso que tenho uma Marea Weekend e não um Doblò, Duster ou (aarrgghh) EcoSport. Outro detalhe a ser levado em conta é que os sedan que custam o mesmo que os SUVs da mesma marca são, geralmente, mais equipados que os SUVs. O custo/benefício é melhor no caso dos sedans. Não me lembro qual revista foi (AutoEsporte ou MotorShow) mas esse comparativo já foi feito: Passat x Tiguan, Fluence x Duster, etc. Tenho quase certeza que foi numa AutoEsporte do ano passado. Em quase todos os casos, o sedan era mais negócio que o SUV. Se não me engano, o único caso que (quase) deu empate foi em relação ao Tiguan e ao Passat.

    • Vadauco

      Concordo com a opinião sobre as peruas. Sucesso na Europa, andam esquecidas por aqui. =/

  • Filipe_GTS

    Hatch!
    Não preciso de tanta massa inútil assim.

    • Pedro_Rocha

      Fala isso porque sua mãe não tem uma "filha preferida" que você tem que rebocar ela e os sobrinhos em qualquer viagem. : /

  • Kadu

    Sacanagem foi a foto desse sedan ai ser considerado luxo….
    Pelo preço do sedan da foto, dá para comprar outros com luxo sim, não esse tanto de plástico e couro pela metade nos bancos.

    Ainda prefiro um sedan

  • Vellored02

    Sedã mil vezes, prefiro a estabilidade em curvas e a segurança que um sedã oferece.

  • yuri calmon

    Um Versa já me atende bem !!!!B) KKKK !!!! lá vem bomba !!!!

    • Guilherme_1

      Kkkkk!

  • Marcio_Cesar

    entre um sedã e um suv prefiro o sedã……..não simpatizo com suv "urbano"…

  • PortoWF

    Prefiro Sedans.

  • FellipeBarreto

    Sem dúvida um SUV. Pra rodar numa cidade como SP, cheia de buracos e enchentes essa categoria se sai bem. Só que se deve escolher bem, já que você gasta bem a mais, consumo,reposição de peças e seguro são bem mais caros.

    • rogerrosato

      Se enchentes grandes ocorressem todos os anos e não a cada 2 ou 3 e se eu quisesse passar sobre buracos (muito) grandes no pavimento sem reduzir a velocidade, como todos fazem e devem fazer, daí sim eu concordaria que um SUV é o mais recomendado para uma cidade como S. Paulo.

  • Entre SUV e sedan, prefiro os sedans :)

  • Daniel Ramos

    Entre SUV e sedan, SUV é minha preferencia, sempre gostei de carros grandes….
    não sou muito fã de sedans, agora coupes eu gosto…!

  • edy_caceres

    Apesar de ser fã de utilitários esportivos ,SUV, coisa e tal ficaria com sedans.

  • Oliveirão

    Luxo? E eu achando que estávamos falando de Bentley, Rolls Royce, Maybach….

    • rogerrosato

      De fato, não entra na minha cabeça como pessoas podem relacionar luxo com palavras como "médio". Fico besta em ver o povo dizendo que Honda Civic é carro de luxo… tem alguém fora da realidade aqui, por favor avisem se for eu.

  • Ricardo Souza

    Tive um mitsubishi airtrek 2.4 4×4 integral… adorava o carro, tinha espaço e conforto de sedan e com um ótimo desempenho na estrada e curvas… e facilidade de passar por trechos alagados nas cidades… SUV me agradam mais.

  • fredcdb

    Engraçado que quem fala de SUV diz que gosta de carros espaçosos. Alguns SUV sequer tem espaço interno. Cadê o espaço interno de Tucson, ASX e até mesmo de iX35 e Sportage??? Por dentro, que é onde interessa, tem o mesmo espaço de um Sedan médio, algumas até tem MENOS ESPAÇO.

    Entrem em um Peugeot 408 e depois me digam que esses SUVs são espaçosos….

    Vc paga mais caro, gasta mais combustível, tem seguro e peças mais caros e MENOS ESPAÇO… Escolha duvidosa…

    • zeuslinux

      Eu não diria mais espaço, mas espaço mais versátil e, principalmente, possibilidade de levar volumes grandes que não caberiam num porta-malas rígido dos sedãs ou que não passam na "boca" fixa do porta-malas.

      Sempre gostei mais de hatches por causa disso. Já levei cadeiras grandes de mesa de jantar, mesas de centro de madeira maciça (que não podem ser desmontadas) deitando o banco num Astra hatch. Um SUV ainda tem mais altura ainda. Isso quebra um belo galho de vez em quando.

      • thales_sr

        Realmente, em algumas ocasiões o suve tem vantagem. Mas nesses casos, posso comprar meu sedan e alugar uma Doblo quando precisar fazer essas mudanças. Ainda teria a vantagem de não precisar me preocupar tanto em proteger o carro nas mudanças.

    • TTropicthunder

      Falou tudo.

      Temos que aprender a comprar carro que atenda nossas necessidades ao mesmo tempo que nos dê prazer.

      Agora se o prazer da pessoa for comprar carro para os outros verem, como comprar um SUV para chamar a atenção no meio dessas cidades apertadas, enfim…

      Eu precisava de um carro compacto mas que tivesse muito conforto e estava tentando fugindo dos sedans. Quando estava pronto para comprar um Civic fiz test drive no SX4 e comprei ele. Fiquei doido com o carro pois tem a dirigibilidade de um FIT, desempenho esportivo pelo bom casamento do motor e câmbio sem falar que é um legítimo 4 x 4.

      O carro me atendeu como compacto muito confortável e é ecônomico!

  • Rafael_rec

    Depende das necessidades de cada um. No meu caso eu escolhi um SUV, pois pego muitas estradas de barro com buracos que não seriam o local ideal para andar em um sedan grande. Para uso diário dentro da cidade comprei um popular e consegui atender as todas as minhas necessidades.

  • Felix_S

    Convenhamos que buscar segurança num veículo com mais massa é um critério bastante egoísta de pensar (incoerente com qualquer princípio de cidadania e educação). Se um cara quer um SUV por questão de conforto e conveniência, aí tudo bem, mas querer proteger a família pra poder estar em vantagem contra carros pequenos aí é algo que eu não consigo engolir ( e sei que tem gente que pensa justamente na SUA segurança, ao bater seu SUV de 1700-2000 kg num Uno de 900 kg… ). Sobre a preferência sobre SUV e sedãs, eu iria de perua, mas fazer o que, né? Mas nossas estradas são tão ruins que um grande SUV, com a robustez do chassi separado, acaba sendo bastante conveniente.

    • Cezar

      "Convenhamos que buscar segurança num veículo com mais massa é um critério bastante egoísta de pensar "
      Covenhamos, quem não entende que, quem busca e pode compra veículos mais seguros é um critério bastante inteligente e sensato … a questão é a inveja, pois já que não podemos ou pagar por essa segurança vamos criticar né.
      Ironic mode on: realmente quem tem SUV é egoísta, incoerente e um problema para toda sociedade moderna, e pq não assassinos né….Sim, são assassinos sim!!! afinal se eu bater com meu uno num Suv quem morre sou eu. Vamos lá todos nós pobres apedrejar e queimar na fogueira esses caras que andam de SUVS caras, seguras e gastonas… Morte a quem tem dinheiro e prefere SUVS. Pois sentimo-nos mal quando uma passa pela gente e a gente nos nossos carrinhos de brinquedo… Morte, morte , morte…ironic mode Off.
      Não consigo ver uma palavra de coerência em seu comentário. Desculpe. Cada um compra o que pode e lhe convém amigo. Simples assim.
      O seu modo é um modo invejoso de pensar. reflita sobre.
      Abraços

      i

      • Felix_S

        Vc não entendeu nada do que eu disse. Pô, cansei de dizer aqui que tenho um 408 THP e cheguei a pensar num SUV antes de escolher meu sedã! Minha crítica é pra quem compra SUV ou outros carros grandes só PARA SE IMPOR NO TRÂNSITO e esses existem sim aos montes! Uma vez estava de carona com um amigo que tem uma cabine dupla e ele entrou numa avenida fechando outros carros… e me disse que a vantagem da picape é que os outros te "respeitam"… não, eu não consigo concordar com esse tipo de pensamento: Ter um veículo maior não te dá o direito de passar na frente dos outros e que os outros que se danem! É apenas uma questão de EDUCAÇÃO! Mania das pessoas acharem que quem critica um tipo de carro é por inveja! E daí se vc pode ou não comprar um SUV, o que te torna melhor que muitos aqui que andam de Gol, de Palio, de Celta???

        • Cezar

          Eu entendi muito bem o que vc disse anteriormente e minha critica vem do seu post anterior, que pelo que vc postou meu comentário faz todo sentido. Se vc tivesse postado isso com essas palavras, entenderia de outra forma. Saiba que pouquíssimas pessoas no mundo agem com o sem noção de seu amigo ou pensam como ele.
          "Ter um veículo maior não te dá o direito de passar na frente dos outros e que os outros que se danem!"
          R: E quem disse isso é certo ou correto??? será que alguém no planeta terra tem essa consciência ou crê ou concorda com nisso??? Duvido muito.
          "Mania das pessoas acharem que quem critica um tipo de carro é por inveja!"
          R: Se a pessoa critica(estilos de carro) já é um sinal de inveja, do contrario nem daria bola.
          "E daí se vc pode ou não comprar um SUV, o que te torna melhor que muitos aqui que andam de Gol, de Palio, de Celta??? "
          R: Da onde vc tirou essa ideia de que EU me acho melhor que alguém por poder ou não ter um carro caro??? q eu me lembre VOCÊ esta criticando SUVS e não eu.

          • Edson Roberto

            Então quer dizer que criticar a postura de pessoas que tem um tipo de carro que se acham que podem fazer de tudo é ter inveja? Bem… eu penso que se um dia essa mesma pessoa encontra UM CAMINHAO e um ONIBUS no seu caminho é porque eles tiveram inveja e bateram no carro? ou melhor, eles podem fazer isso porque são maiores?

            ah sim, mas se eu disser que não, não pode, sou invejoso, porque no fundo, eu adoraria estar no transito com um caminhão ao invés de andar com meu carro certo ?

      • Felix_S

        E mais uma coisa, caro Cezar: quis dizer que quem compra um SUV tem que assumir a responsabilidade de estar num veículo com mais massa que a média… assim como devemos ser zelosos pelos pedestres, motos e bicicletas, quem tem um veículo de 2 toneladas deve saber que leva vantagem numa batida com um carro popular! Só isso, cara! Nada contra as SUVs, mas cada um tem que saber seu lugar no trânsito

        • Cezar

          Não. vc não quis dizer isso anteriormente, pelo menos não deu a entender nada disso, mas esta dizendo isso só agora. Saiba que… Independente do veiculo qualquer motorista deve zelar pela vida, independente do seu peso, massa, tamanho, etc… ou o que seja. Achar que, quem compra um SUV é um cara que só vai cometer infrações e passar por cima de todo mundo não cola. (como dito por vc mesmo exemplificando um amigo seu que age assim)
          Saiba que: o lugar de cada um no transito é igual para todos. Cada um com seus deveres e obrigações. Caso “fuja” das regras é só arcar com as consequências previstas em lei.

          • Felix_S

            Eu quis dizer isso sim, caro Cezar. Vc que não entendeu e se sentiu ofendido. Eu mesmo cheguei a dizer que "Se um cara quer um SUV por questão de conforto e conveniência, aí tudo bem"…. Tá escrito isso no meu comentário… basta ler. Isso não quer dizer que não existam (aos montes) pessoas que compram SUV para se sentir superior no trânsito (ou sofre de algum trauma de inferioridade, quem sabe). Vc acha que eu vou ter inveja de um cara só porque comprou uma Captiva ou uma SW4??? Não, não tenho essa pobreza de espírito. E eu pretendo um dia comprar uma SUV robusta , quando meus filhos se formarem e puder ter a liberdade de fazer as longas viagens que tenho como plano futuro.

      • AutoNacional

        Vale lembrar que alguns motoristas se aproveitam estando em carros SUV ( teoricamente mais seguros ) e dirigem de forma perigosa, fazendo ultrapassagens sem visão, por exemplo. Esses atos acontecem pelo fato das pessoas estarem em um carro seguro e se acham imunes as leis. Um exemplo pratico é quando um motorista de um SUV BMW ou afim anda grudado atras de uma moto popular e botando pressão para moto sair da frente. Agora se uma carreta carregada com dois conteiners grudar na traseira deste mesmo motorista da BMW ele se sente ameaçado e considera o motorista da carreta imprudente, enquanto a atitude dele com o motociclista ele acha normal e correto.

        • Matheus_P

          Omproblema eh q a moto nao sai da frente. Espirito de porco.

          • AutoNacional

            OK, mas eu me referia a uma estrada com pista simples, não pista dupla. Nesse caso a moto não deve sair da frente ( ir pro acostamento nem pensar ). E sim o SUV deve ultrapassar pela pista contrária quando surgir uma possibilidade, e não forçar o motociclista a andar no acostamento….

        • Felix_S

          Caro Auto Nacional: ao contrário do Cezar, vc entendeu o que eu quis dizer. É a mesma coisa que eu pensei do meu amigo que abusa por estar numa picape CD: será que ele vai gostar de levar uma prensa de uma carreta?

          • Edson Roberto

            Ou então como eu sofri ontem: Eu saindo da Bandeirantes e pegando sentido av. jabaquara, me entra com tudo a minha frente (por volta de 20km/h a pessoa e eu a 60km/h) uma Pajero.

            Sentei a buzina, freiando e jogando farol alto, claro que, para variar, a pessoa estava ao celular… TOTALMENTE DISTRAIDA. Já pensou se eu estivesse nesse momento em um carro maior ? Poderia ter batido (pois freiei em cima) e se fosse um carro maior mesmo com ABS eu levaria a Pajero por imprudencia da pessoa.

    • Felix e quem compra um Uno querendo estar em vantagem às motocicletas? Seria egoísmo também um motociclista querer estar em vantagem aos ciclistas? Faça o seguinte, faça sua parte no transito e eduque a quem precise ser educado. Existe uma coisa chamada Bom Senso e Confiança. Infelizmente jogamos nossa vida no transito as mãos dos outros condutores. Seu pensamento pode estar correto, mas se pensarmos mais profundamente notamos que isso é lei da vida, os maiores sobre os menores, só precisamos usar a educação para viver em harmonia. Vlw.. abç.

      • Felix_S

        Sim, caro amigo. Embora não conheça ninguém que compre um Uno com essa finalidade. Eu sou a favor da cidadania no trânsito, tanto que meus amigos me zoam porque nem mais uso insulfilm…. Deixei de usar pra facilitar que os outros motoristas enxerguem o trânsito através do meu carro. A maioria acha esse pensamento engraçado, mas pensar e AGIR pelo coletivo é ser um peixe fora dágua hoje em dia.

        • Pedro_Rocha

          Nunca compre um Fiorino então. =D

          • Felix_S

            É isso que eu digo: poucas pessoas ainda entendem a importância do que eu disse…

            • Edson Roberto

              Felix,
              Eu entendo vc, mas não necessariamente acho que não usar o insulfilm é só para ficar em prol dos demais. Eu acho que sinceramente, vc pode pensar no coletivo sem abrir mão da sua segurança. No meu caso, eu digo que uso sim insulfilm depois de ter presenciado em mais de uma ocasião em que ladrões assaltaram o carro pela facilidade em ver o que está dentro e inclusive quase ter sido roubado por esse mesmo motivo (eu também não tinha insulfilm).

              Quando coloquei, sinceramente, percebi o quanto mudou. Entretanto, não uso aqueles que "lacram" apenas uso aqueles que são suficiente para que o ladrão pense duas vezes em rouba-lo.

    • thales_sr

      Isso, SUV é com chassi. Chamar Ecosport (feito em monobloco) de SUV é de doer na alma.

      • Edson Roberto

        Já que vc levantou justamente o ponto onde iria criticar…. chamar de SUV qualquer um que seja da materia é errado.

        São todos Crossovers!!!! E de utilitario esportivo não possuem NADA!!!! Coloquem a esportividade desses em uma terra e verá a "diversão" que será entrar nela. Talvez sair que seja o problema. Dureza é ler Veraneio como opção fora de estrada….

        Nessas epocas… a ideia era PICAPE fazendo isso. Ou como se chamavam em epoca, CAMIONETA. E picape, ficavam para as saveiro, chevy 500, entre outras.

  • Adriano_Silva

    Acredito que se o comprador não reside em uma grande cidade que sofra com alagamentos constantes ou passa por estradas de barro, o sedã ainda é uma boa escolha, espaço interno, porta malas, conforto, ergonomia, praticidade são quesitos fortes em um três volumes, já os utilitários cobram bem caro por tudo isso e tem um custo de manutenção maior. assim como seguro e outras taxas, mas se realmente a pessoa precisa de um veiculo assim boa sorte.

  • Raul

    Adoro minha Santa fé… *-*

    • rogerrosato

      Aleluia! XD

  • Francisco

    Prefiro o Jetta ou o Passat.

  • doidim2011

    Simples, vou de BMW X¨6, um suv sedan

    • Filipe_GTS

      Como se fosse simples pagar um desses no Brasil

    • thales_sr

      BMW X6 é um negócio assim… meio estranho. Absurdamente potente e confortável, como o esperado em qualquer BMW caro, mas acho que iria de M5, ou 335i…

    • rogerrosato

      Na realidade é um crossover, ou seja, um SUVs de brinks.

  • Felipe_Henrique

    Galera extremista: Rolls Royce, Maybach, Bentley… Huhauhauhauhauha!
    Não tá claro que a intenção do texto foi trazer sedans de luxo até a faixa dos R$90mil?
    Eu curto muito ler os comentários aqui. Vocês me dão muita alegria!

    • JoaoPauloGT

      É complicado. kkkkk
      Aqui é tudo ao pé da letra.

      • Felipe_Henrique

        Hahahahah… né? Como se essas marcas fossem realidade pra todos nós.
        Aos 20 e tantos anos, eu nunca vi um Maybach no Brasil!
        O pessoal é D+!

    • thales_sr

      Luxo na faixa de 90 mil? Eu não chamaria nenhum carro até essa faixa de "luxuoso"…

      • Felipe_Henrique

        Pô, extremista… os sedans de R$90mil não são luxuosos, mas oferecem um "luxo" que os sedans mais baratos não tem. Os 0km!
        Luxo de verdade, só acima dos R$200mil, o resto é tudo carro popular em algum lugar do mundo… Mas a intenção do texto, foi trazer o que há de luxo até mais ou menos R$90mil, difícil entender?

        • thales_sr

          Entendi desde o princípio, e continuo não concordando. Luxo é isso aí, acima de uns 200 mil. Antes disso, dá pra encontrar bons carros, com alguns mimos, mas luxo mesmo, esquece. O redator podia ter escolhido outro termo pra usar.

          • Edson Roberto

            Eu utilizaria a palavra "conforto". Acho que cabe tanto para o que um sedan pode ofertar (ar bizone, multiplos ar bags, ESP, motores potentes, carros com bom acabamento, etc) ao mesmo tempo que um Crossover pode também oferecer. Antes ter um desses gigantes era mais por motor, hoje em dia muitos compram por espaço e se esquecem que ele é não-pratico do que o inverso. A pessoa pensa nela, mas se esquece das dificuldades inerentes ao maior carro…

            • thales_sr

              Perfeito, a palavra "conforto" atende melhor ao que o autor quer falar.

  • frangocomkiabo

    kara tenho um stilo 2009 mecanico, o carro é bom de mais, nunca me deu nada….conforto sem igual….ta fazendo 9 e poquinho por lintro em BH,,,com 75 k rodado, minha esposa adora ele…paguei 50k em 2009 devo nada…carro para me levar ao trabalho e a casa da minha mae 300km de distância agora quero trocar…oq comprar???

    • thales_sr

      Eu ficaria com ele mais uns 2 anos… Ou pelo menos mais um. Vejo tanta notícia de lançamento legal em 2014 que ficaria muito chateado de comprar um carro novo esse ano e daqui a um ano estar babando em outro carro.

  • joao silva

    prefiro sedã corolla e civic

  • Vadauco

    Não vejo graça em SUVs. Se você pegar dois carros do mesmo preço, sendo um SUV e um sedã, o sedã vai ser mais luxuoso e equipado. Sem falar na estabilidade na estrada: como o SUV é alto, chacoalha muito. Pra manobrar então, um SUV é uma agonia!

    • thales_sr

      Sem contar que o sedan vai andar mais, beber menos, custar menos pra manter…

      • Edson Roberto

        Mas uma pessoa que compra como na comparação um Sorento, certamente não é o tipo de pessoa que quer apreciar os limites do carro e sim fazer uma viagem bem tranquila a passeio… e certamente tem como prioridade a familia…

        • thales_sr

          Simples, o sedan vai beber menos, custar menos pra manter, e ser tão confortável quanto.

  • jpmocellin

    Que opcional que a Toyota oferece no Corolla? Só a pintura metálica ou perolizada. Aliás, os preços do Corolla não vão somente até o XRS, mas sim até o Altis, que passa de 80 mil. Outra coisa, não existe mais Civic EXS, mas sim o EXR 2.0, que sai por 83 mil.

    • WDuarte

      Como não existe?, se a fábrica deixou de fabricá-los é uma outra coisa.

      • jpmocellin

        Para bom entendedor, meia palavra basta.

    • Pedro_Rocha

      A Toyota oferece umas firulas como: calhas de chuva, central multimídia, tapetes especiais, uma espécie de proteção para o porta-malas etc..

      • jpmocellin

        Mas dai não seria mais acessório? Tipo, coisas que você instala na concessionária, nesse sentido.

        • Pedro_Rocha

          A central multimídia não constava no catálogo oficial quando comprei meu Corolla, mas o resto tinha. Entretanto, opcionais com configurador tipo Fiat realmente não tem.

    • marcos romero

      corolla é corolla é o melhor e o mais vendido do mundo

  • Matheus Souza

    Prefiro um sedan turbo como Jetta TSI,Fluence GT,408 THP ……….

    • guto05

      Aí sim. Falou minha lingua. Tenho jetta tsi branco com interior bege e teto. Violentissimo. Anda como um foguete, sem falar na estabilidade, conforto, etc…

      • Pedro_Rocha

        Tu deve gastar uma nota para deixar ele limpo, hein? =D

  • CyborgPilot

    SUV não tem nada a ver comigo. Entre um SUV e um sedã, vou de sedã sem nenhuma dúvida. Mas pro dia a dia eu gosto mesmo é de um hatch com uma motorização mais forte.

  • MajorAutomotivo

    Já tive hatchs e agoro ando de sedã.
    O meu próximo carro será outro sedã, se possível um médio.
    Particularmente não gosto de carros altos (PIckups e SUv's), pois a sensação de segurança é falsa, sem contar que tenho verdadeira aflição quando piso no pedal de freio e vejo que o espaço de frenagem é bem superior.

  • lachard

    Na Alemanha, onde se gosta muito de carro e se pode ter bons carros, SUV é raridade, quem tem Autobahn pra andar prefere hatch, SW e sedan. Fiz Berlin a Nuhremberg em um Tiguan e quando passava de 190 o carro ficava com a frente muito leve, muito ar passando por baixo. Vi vários Passat SW passarem por mim como se eu estivesse a 80, e o preço do aluguel dos dois na Hertz era o mesmo. Perdi na bagagem e no desempenho…acontece. Alias SUV andando forte em Autobahn só vi X5 e Cayenne, todos rebaixados.
    Outra coisa que me chama atenção, essa mania de colocar tudo na mesma categoria só pelo estilo do carro. Ja tive Corolla e Ecosport e garanto que a suspensão Toyota agüenta muito mais a buraqueira do que a da Ford, em estrada de terra inclusive, a diferença fica só na altura….e no menor conforto do pseudo-SUV.

  • Renatc_

    Concordo com o amigo de cima…

    Não sei da onde as pessoas tiram que SUV transmite segurança (falsa sensação) – só pessoas inseguras que acham isso…
    Andei tanto de ônibus que ao andar em suv até me sinto mal…carro para cidade tem que ser baixo para facilitar embarque desembarque, ter estabilidade e conforto…
    Agora anda no Ecosport, por exemplo…eles deixaram a suspensão dura para ele não capotar na estrada, mas pula igual uma charrete na buraqueira da cidade – cadê o conforto nisso ? (e nem é um SUV é um CROSSOVER – suv é Hilux SW4, Cadillac Escalade, Lincoln Navigator, Nissan Pathfinder, Pajero, etc

    Antigamente os carro eram altos…vide Ford T, Ford A e tornaram baixos…e agora eles voltaram…

    Desculpa Suv's fans…mas vou de sw ou sedã..

  • canino_preto

    Vamos combinar que não há luxo nem esportividade nos carros referidos na matéria. Se a imprensa especializada não se rendesse à distorção desses conceitos por aqui, a realidade talvez fosse outra. Uma mentira repetida tantas vezes termina por parecer real.

  • Dudu Rodriguez

    Questão de inteligência, se é burro, compra um SUV, ou seja, um carro levantado que só serve pra se achar o grandão no meio do trânsito, é lenta, instável. Ou seja inteligente e compre um Sedan, que anda muito bem, mesmo sendo grande, não é exagerado, é mais estável, sendo assim mais seguro e melhor de dirigir.

  • Matheus_P

    Crossovers gastam muita gasolina, usualmente sao piores em acabamento (ex plastico rigido no painel nos crossovers e emborrachado nos sedans), e seguro sempre mais caro, alem de rolagem da carroceria muito grande. Qual a vantagem?

  • Rods

    Mulher gosta desse tipo de carro (SUV ou qualquer coisa que o valha… na cabeça de povão…) porque são inseguras…. Se sentem animais acuados no trânsito. E precisa de algo pra se impor.

    Simples….

  • GustavoHM

    Quem entende de carro prefere um sedan.

    • zeuslinux

      Quem entende de carro compra o carro que mais se adequa às suas necessidades, independentemente da moda ou da opinião dos outros. Todos os carros têm vantagens e desvantagens.

      Já tive hatch compacto (2 Gols), hatch médio (Kadett e Astra), sedã compacto (Chevette), sedã médio (Corolla 2.0) e agora tenho um crossover (Captiva). Às vezes me dá vontade de ter um carro que já tive, tipo um Gol para andar e estacionar em lugares estreitos, um hatch médio para correr, etc mas como só posso ter um carro de cada vez, escolho o que melhor me atende na média. Gosto muito do conforto do crossover nas viagens qou nenhumsue faço com a família e não trocaria hoje pelo sedã que já tive. O crossover é muito gostoso de dirigir na estrada e encara bem o off-road de cidade (buracos, quebra-molas e pequenas enchentes).

      Se não tivesse família para levar, talvez voltasse para um hatch médio, mas atualmente essa categoria não está lá essas coisas. Talvez pegasse um Cruze ou um 308 THP, mas não pegaria um Corolla ou nenhum sedã médio novamente. São quase tão grandes quanto os crossovers, menos versáteis no espaço interno e mais desconfortáveis nas manobras que os hatches médios e possuem um visual mais "careta" que os hatches e SUVs. Não combinam com a minha personalidade.

      • GustavoHM

        Realmente, cada um tem de escolher o carro que lhe agrade e supra suas necessidades..
        Mas de qualquer forma, na minha opinião, em uso urbano ou em rodovias, um sedan leva vantagem em tudo sobre um SUV: estabilidade, desempenho, conforto, coeficiente aerodinâmico, consumo de combustível e sem com espaço interno e porta-malas praticamente iguais (comparando SUVs e sedans de mesmo valor).

        • Edson Roberto

          Gustavo, novamente veja que o Zeus vai preferir a Captiva dele.

          Necessariamente, pode até ser que a necessidade seja atendida, mas será que o conforto e os mimos da Captiva se encontram nos varios modelos médios? Te digo isso pelo fato de meu cunhado ter tido uma e te falo com certeza: Não vejo hoje, nenhum médio se igualando nos materiais e conforto ao dirigir. Ainda que não seja tão estavel, é carro para passeio e curtir a viagem em si e não sentir o limite do carro.

          Além disso, ele deixou bem claro que pensa na familia e te garanto, na forma de condução de uma Captiva, ela é muito mais confortavel que muitos sedans médios que para alguns é "dirigibilidade esportiva", ou seja, mais duros, ao contrario da Captiva que demosntra uma maciez bacana e que por esse conjunto pode ser a bola da vez para uma pessoa.

  • dsgdude

    Tenho um Azera, meu irmao tem uma Santa Fe. Particularmente, acho que o carro dele tem mais "apelo", me da a impressao que as pessoas se divertiram mais antes de a gente se encontrar do que no meu – aquela imagem de que quem tem SUV vai a lugares mais interessantes. Mas eh so dirigir um e outro e fica clara a superioridade dinamica do seda. Se fosse possivel dirigir la de cima sem sentir aquela massa toda do carro, dai sim seria legal. Sera que os Cayenne sao assim?

  • zeuslinux

    SUVs de luxo mesmo, tipo uma Mercedes GL
    http://www.mercedes-benz.com.br/modeloDetalhe.asp

    uma BMW X5
    http://www.bmw.com.br/br/pt/newvehicles/x/x5/2010

    uma Cayenne
    http://www.porsche.com.br/?page_id=587&child_

    uma Evoque
    http://www.landrover.com/br/pt/lr/range-rover-evo

    ou mesmo um Ford Edge
    http://www.ford.com.br/showroom.asp?veiculo=45

    são extremamente confortáveis, luxuosos, andam muito bem e têm o mesmo nível de tecnologia de qualquer sedã médio ou grande dessas mesmas marcas. Mais luxo do que isso só recorrendo a modelos de ultra luxo tipo Bentley, Rolls-royce, etc e mais desempenho só apelando para modelos esportivos da Porsche, Ferrari, etc.

    Não tenho dinheiro para nenhum carro desses, quer dizer, até teria se vendesse o meu apto, mas se tivesse sobrando compraria sem dúvida. Unem conforto, esportividade, luxo e mais jovialidade que sedãs grandes de mesmo patamar de preço.

    Fazendo uma comparação com roupas, sedãs médios para mim seriam ternos (roupa forma de certos executivos), SUVs seriam blazers (chique esportivo) e sedãs grandes seriam smokings (formal de gala). Eu me sinto mais à vontade hoje chegando numa festa de blazer e de SUV. Se pudesse, teria também um hatch médio (calça jeans de boa qualidade) ou mesmo um hatch pequeno (bermuda) para ir trabalhar durante a semana, mas só tenho 1 vaga de garagem e rodo pouco para justificar ter mais uma despesa com carros.

    • dsgdude

      hahah maneira a comparacao com roupas. tem a ver.

  • Froid_Dalton

    Jamais trocaria um sedã, ou mesmo um hatch, por um SUV. A dirigibilidade, o prazer ao volante, pra mim vem em primeiro lugar e um SUV, por ser alto e grande, nunca vai ter o equilíbrio de um veículo mais baixo. Sou solteiro, não tenho filhos, mas mesmo que tivesse uma família grande, não abriria mão da minha preferência em troca de espaço.

    Já dirigi Azera e Veracruz. Particularmente, o Azera não é o tipo de sedã que me agrada, pois é muito macio, a frente chega a mergulhar em freadas mais fortes, mas me senti mais seguro e com maior domínio sobre o carro ao volante dele do que no Veracruz, que é um outro carro maravilhoso também, muito confortável.

    Só teria um SUV se fosse como 2º carro, coisa que estou longe de poder ter atualmente, por falta de dinheiro.

  • carburador446

    nossa pensei que a rural era uma caminhoneta. hj a rural virou suv!!! engraçado esses tal suv nem tração traseira a maioria deles tem, ontem vi um pobre ecosporte que é um crossover como tos esses tambem sofrendo pra subir uma pequena subida de concreto patinando as rodas. é pensando bem a rural é mais suv do que esses carros que as pessoas acham que são suv. minha opinião suv: sw4, pajeros, pathfinder, x-terra

    • Pedro_Rocha

      Rural é SUV; a versão caminhonete é a F-75.

      • carburador446

        amigo no documento da rural deve ter caminhoneta porque o mesmo é uma caminhoneta, a f-75 é uma caminhonete, procure saber a diferença pois ate esses carros que chamam de suv sao caminhonetas, assim como uma f-250 é um caminhão

  • personalfabao

    Mta gente compra um Crossover e acha q tá levando p/ casa um SUV. E 90% dos compradores de SUVS e Crossovers nunca metem o carro na lama. Compram apenas p/ se aparecer ou p/ mostrar p/ o vizinho e usam o carro somente no asfalto.
    Sinceramente, eu não vou participar de nenhum rally, nem tenho costume de pegar estradas de barro nem de lama, assim como grande parte dos consumidores automotivos. Por isso optaria em levar p/ casa um sedã, pois além de mais bonito, tem o centro de gravidade mais baixo, garantindo assim mais segurança e estabilidade no asfalto. E nem adianta vir c/ historinha de q pega estrada de barro p/ passar o fim de semana na fazenda pq até um Fiat Mille consegue andar numa estrada de barro. Mtas vezes os trechos de estrada de barro q a galera anda não tem obstáculo nem atoleiro nenhum, não sendo assim necessário ter um SUV ou Crossover. Mas se eu fosse participar de rally, trilhas ou costumasse trafegar pela Transamazônica aí sim eu optaria por um 4×4.

    • carburador446

      trafego com uma estrada de barro que quando chove só trafega 4×4 e moto, ai deixo minha paliow em casa e vou de moto pois nao tenho 4×4 nem toda estrada de barro e trafagavel por seda ou fiat mille ou ate mesmo por um suv sem 4×4 e reduzida

  • dohcoelho

    SUV´S é igual ao um PATO nao corre , Nao Voa, e nao faz nada hehe prefiro um Seda de luxo!

  • rogerrosato

    Na minha opinião, sedans são a escolha mais racional para a absoluta maioria da população. Gostaria de ver uma estatística de quantos compradores de SUVs de fato usam todo o potencial de carga e tração do carro. Mal sabem que a sensação de segurança é falsa, têm estabilidade bastante inferior.

  • marcos

    Os preços do carro iniciam em R$ 60.200, na versão XLi 1.8 flex, e vão até R$ 74.420, na versão XRS automática

    Tiaram meu Corolla ALTIS de linha e eu não fiquei sabendo? o ALTIS custa 86 mil Reais

  • fabioalisson

    Fico com sadan médio, inclusive tenho um e devo trocar por outro médio quando for troca-lo. Comparado a um SUV, os sedans são mais econômicos, tem melhor desempenho, no geral manutenção mais em conta, mais estabilidade e me atendem muto bem pelo meu padrão de uso, não preciso de um SUV, ainda mais sendo solteiro e sem filhos.

  • Acho muito interessante o debate, porem, apesar da opção da grande maioria por sedan, não entendo porque os SUVs tais como CR-V, Sportage, IX 35 cobram tanto ágio?

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