Manutenção

Vai detalhar ou limpar seu carro? Não deixe de ler estas dicas

produtos-de-limpeza-automotiva-1 Vai detalhar ou limpar seu carro?  Não deixe de ler estas dicas

Produtos



Muitos apaixonados por carros, usam apenas um pano ou toalha como uma ferramenta de uso geral para o detalhamento. Muitas vezes pessoas dizem usar um produto desengraxante de motor para limpar tudo, de vidros a tapetes. Isso é perigoso e prejudicial para o carro. Afinal, nenhum de nós lavamos o cabelo com detergente, então por que nós tratamos superfícies delicadas do carro com produtos químicos agressivos?

Para a maioria dos profissionais, você pode cuidar adequadamente de seu carro com apenas alguns produtos químicos. No entanto, há uma variedade aparentemente infinita de produtos disponíveis, cada um com sua própria função. Neste artigo, vamos abordar o básico de produtos químicos do cuidado de carro, para que você possa tomar melhores decisões sobre os produtos que irá escolher.

Principais sujidades

Na ciência do detalhamento, as sujeira podem ser classificadas como orgânicas, não-orgânicas e derivada de petróleo. Se você pode descobrir o tipo de sujidade, você pode selecionar o produto correto. Com a limpeza adequada, 99% de todas as manchas sairão.

Sujeira orgânica é tudo o que contém carbonos. Isso inclui todas as proteínas, gorduras animais, óleos corporais, mofo, fungos, insetos, bactérias, excrementos de insetos, e carboidratos. Sujeiras não-orgânicas não contém carbonos. Esta é mais comumente encontrada no exterior de um carro em forma de marcas de água, manchas de chuva ácida e depósitos calcários. São a forma mais comum de sujeiras não-orgânicas.

Sujeiras derivadas de petróleo são substâncias que não contêm água e não se misturam com água. Sujeiras de petróleo não têm um fator de pH. Estas sujidades englobam produtos químicos comuns como o óleo de motor, graxa e piche da estrada, goma de mascar também cai nesta categoria. Existem compostos que funcionam para uso geral, alguns à base de d-limoneno, que proporciona uma limpeza eficaz e sem agredir.

Com limpadores multiuso ou APC(all purpose cleaner) é possível trabalhar desde a sujeira mais leve até a mais pesada mudando somente a diluição. Deixo dicas de alguns produtos encontrados no Brasil, lembrando que a gama de produtos nacionais e internacionais é realmente grande.

Malco APC Red Thunder
Malco Outrageous APC
Duragloss APC
Flotador Universal Perol
Malco Bug-Off para remoção de insetos
Malco Water Spot Remover para remoção de marcas de água
Malco Annihilator para remoção de resíduos de petróleo
Sonax Removedor de Piche
3M Citrus Spray

Produtos para limpeza

A indústria do cuidado de carro está repleta de produtos químicos para limpeza. Os produtos químicos para detalhamento são misturas de diferentes ingredientes formulados para fazer um trabalho específico sem agredir a superfície tratada. Os tipos mais comuns de produtos químicos incluem tensoativos, solventes, agentes umectantes, saponificantes e quelantes.

Entendendo o ph

Qualquer solução à base de água tem uma medição de pH. A escala de pH vai de 0 a 14. A primeira metade da escala (0,0-6,9) representa os ácidos, e a segunda metade (7,1-14,0) representa os alcalinos. A água pura é neutra e tem um pH de 7,0. Se uma substância não contém água (álcool mineral é um exemplo), não têm um pH.

Se você souber o pH de um produto, saberá se é ácido ou alcalino. Isso vai ajudar você a saber onde usar o produto. Por exemplo, um shampoo para tapete teria um pH em torno de 8 ou 9, enquanto que um limpador de roda seria entre 12 e 14. Se empregár-mos o produto para limpeza de rodas na limpeza do tapete, teremos problemas.

Agora que você sabe o básico, aqui estão algumas dicas para se lembrar como selecionar um produto de limpeza:

1.Sujeira orgânica é limpa com produtos alcalinos. : Malco Bug-OFF e a maioria dos Limpadores Multiuso
2.Sujeira não-orgânicas são limpas com produtos mais ácidos.: Malco Water Spot Remover
3.Sujeiras oriundas de petróleo devem ser removidas com um limpador de derivados do petróleo(solvente) ou Citricos concentrados.: 3M Citrus Spray; Sonax Removedor de Piche
4.Nunca use um produto que é forte demais para a sujeira que você está tentando remover.
5.Quando em dúvida, teste um novo produto químico em uma parte escondida da superfície que deseja limpar para verificar a compatibilidade.
6. Fique atento às embalagens, procure saber se o produto que está comprando não é muito agressivo para o que vai limpar. Usar produtos inadequados pode acarretar em danos irreparáveis e gastos desnecessários.
7. SEMPRE siga as recomendações do fabricante.

Shampoos (sabão) & Luvas de lavagem

Um shampoo para carro é um sabão (não detergente) formulado para limpar delicadamente, lubrificar e restaurar o brilho. Escolha um com base no que funciona melhor para você. Todas as grandes marcas estão próximas em qualidade e resultados. Uma boa dica é Malco Ultra-Violet Premium Wash’n Wax. Possui espuma agradável, boa lubrificação (para reduzir o risco de arranhar), e bom enxágue, deixando um brilho bem satisfatório por já conter cera em sua formulação. Além de não remover a cera em carros encerados.

Se o intuito for remover a cera aplicada existem opções de shampoos mais fortes sendo necessário fazer uma pré-lavagem com limpadores multiuso em forma de espuma. Também é importante escolher uma boa luva para lavagem, seja de microfibra ou lã natural. Lavar com espuma é o maior erro que se pode cometer em um processo de lavagem. A espuma por ser uma superfície plana – e áspera muitas vezes – cria atrito com as sujidades da carroceria, produzindo marcas e arranhões. As luvas de ovelha e microfibras tem a propriedade de suspender as partículas de sujeira não as deixando em contato com a superfície.

Com a ajuda de pincéis e escovas de detalhamento, você poderá potencializar a limpeza em áreas de difícil acesso. Isso fará uma grande diferença no resultado da sua lavagem. Deixaremos um guia de lavagem na próxima postagem. Se deseja investir em produtos de alto padrão existem alguns shampoos importados com resultados fantásticos, a exemplo do Swissvax Car Bath e o Zymol Car Wash.

produtos-de-limpeza-automotiva-2 Vai detalhar ou limpar seu carro?  Não deixe de ler estas dicas

Luva de Microfibras

Dicas de shampoos

Malco-Ultra-Violet Premium Wash ‘N Wax
Meguiars-Soft Wash Gel Meguiars
Mothers-California Gold Car Wash
Meguiars-Shampoo NXT Generation Car Wash

Limpadores para Pneus e Rodas

Sim, há uma distinção entre estes produtos.Um limpador de pneus é um detergente com poder de remover aquela sujeira com aspecto marrom desagradável que se forma sobre os pneus. Leia o rótulo dos produtos de limpeza de pneus com cuidado. Se um limpador de pneu contém petroquímicos, lixívia ou abrasivos, não são recomendáveis. Eles irão prejudicar as rodas e fazer com que os pneus resequem prematuramente. Da mesma forma, não se deve usar limpadores de rodas para limpar pneus. A maioria dos limpadores de rodas são muito caros, e a fórmula de limpeza não é exatamente adequada.

Rodas precisam de um limpador forte que possa quebrar a ligação entre a poeira do freio, o piche da estrada, para isso existem produtos específicos sem ácidos, mas com grande potencial de limpeza. Cuidados devem ser tomados para não usar produtos de limpeza ácidos sobre rodas com superfícies raladas ou lascadas. O ácido vai migrar para qualquer fissuras e acentuar descamação e da superfície.

Dicas

Brake Off Non-Acid Wheel Cleaner
CarPro- Iron X

Motor & chassi

Algumas pessoas nunca pensariam em limpar o motor ou chassi, mesmo que seja a parte mais suja do carro. Detalhar estas partes é uma boa prática de manutenção preventiva.
Serão necessários produtos químicos específicos para remover graxa, óleo e sujeira do motor e chassi. Quando limpar essas áreas, você tem três opções básicas para limpeza: Solventes petroquímicos, Multiusos e d-limoneno (um limpador natural feito a partir da casca de laranja e óleo de limão).

Pensando em qualidade do meio ambiente devemos sempre optar pelo menos agressivo e o d-limoneno é uma boa escolha. Detergentes e solventes à base de d-limoneno fazem um bom trabalho e não irão prejudicar o meio ambiente, como os petroquímicos.

Dicas

Malco Limpador Annihilator
Malco APC SC-1
3M Citrus Spray

Couro e Vinil

Couro e vinil são materiais muito duráveis. Seu principal inimigo, no entanto, é o óleo do corpo humano. A oleosidade da pele irá causar ao vinil e couro: rachaduras, envelhecimento e descoloração. Para evitar que isso aconteça, você deve usar detergentes suaves para limpar o seu interior de vinil e superfícies de couro. Existem muitos produtos disponíveis para este fim.

Evite usar produtos de limpeza doméstica para essa tarefa, estes produtos contêm muitos detergentes fortes. Detergentes irão danificar o vinil e couro por dissolução da camada protetora, fazendo com que o material perca prematuramente o seu brilho e coloração.

Dicas

Malco Limpador de Plástico & Couro
Mothers Leather Cleaner
Sonax Spray Limpa e Hidrata Couro
Malco Condicionador Hidratante de Couro
Meguiars Gold Class Hidratante de Couro Rich Leather

Tecidos, Carpetes e Estofados

Tecidos e tapetes contêm a maior parte da sujeira dentro do carro. Diferentemente de couro e vinil, a sujeira penetra nos tecidos dificultando a limpeza. Da mesma forma, o seu tapete está sujeito a tudo tipo de sujidades trazidas pelos pés. Para este tipo de limpeza, precisa-se de um produto intermediário, forte o suficiente para soltar e remover a sujeira, mas não tão forte que possa estragar o tecido.

Produtos para este tipo de limpeza vêm em duas formas básicas: espuma e líquido. Ambos têm suas vantagens, espumas tendem a empurrar mais sujeira da base até o topo do tapete ou tecido onde podem ser aspirados. Produtos líquidos podem fazer um trabalho melhor molhando o tecido para limpeza profunda. Além disso podemos misturá-los com água para regular o potencial de limpeza de acordo com a necessidade.

Limpadores Multiuso se adaptam bem para esta função, além das espumas específicas.

Vidros e plásticos

Mesmo um veículo lavado e encerado não obterá um resultado perfeito até que o vidro seja totalmente limpo. A limpeza do vidro é mais fácil se você escolher os produtos certos e saber como usá-los corretamente.
No carro, há apenas um tipo errado de limpador de vidro: amônia. Evite usar limpadores de vidro à base de amoníaco, amoníaco é muito forte para a superfície interior do veículo, e representa um perigo potencial para você também.

É muito fácil se asfixiar com amônia se você não tem ventilação adequada. Alguns limpadores de vidro também usam o álcool como um produto de limpeza, que não é um problema tão grande como a amônia, mas pode causar dores de cabeça.
Com a nova geração de toalhas de microfibra, é possível limpar o vidro sem o uso excessivo de produtos de limpeza . Um pouco de água e a toalha de microfibra específica para vidros podem fazer um grande trabalho.

Dicas

Mothers Limpa Vidros
Turtle ClearVue

Lembre-se de que sempre há um produto e ferramentas específicas para o que pretende limpar, e nesse sentido, uma infinidade de marcas, os produtos indicados podem ser encontrados no Brasil. Neste artigo tentei mostrar um pouco dessa diversidade quando se fala em Detalhamento Automotivo. Em breve aprofundaremos a abordagem de cada ponto aqui citado, e com dicas para se trabalhar em casa.

Luan Cordeiro
AutoFlux Car Detailing

  • rattrap587

    Eu gostaria muito de saber como limpar aquele plástico transparente que fica localizado entre o volante e os instrumentos do painel… O meu vive empoeirado e de tentar limpar ficou todo cheio de micro-riscos… Grato desde já.

  • LuanCordeiroAF

    Envie-nos um e-mail com suas dúvidas que teremos o maior prazer em ajudá-lo.
    contato@autofluxbr.com

    Att
    Luan Cordeiro
    AutoFlux Car Detailing

  • Luiz_

    Enquanto isso a mulher da kombi aqui perto de casa usa uma super mistura de sabão em pó, amaciante e detergente pra lavar os carros hahah!

    • AllekCorreia

      Deve ficar com cheiro de roupa lavada.

  • andre_0102

    Vejo ainda um grande problema na inconstância de ofertas de bons produtos, mesmo em grandes redes de supermercados ainda encontramos produtos de péssima qualidade misturados a outros de boa qualidade como se fossem a mesma coisa, há ainda redes que trabalham principalmente c/ determinada marca, dificultando muito a vida principalmente de quem mora no interior. Fica minha critica registrada…

  • GuileBR

    O único problema que tenho, ao lavar o carro, é achar produtos para lavar rodas, caixa de rodas e pneus. Procurei esses produtos indicados na matéria, mas não achei em lugar nenhum.

    Brake Off Non-Acid Wheel Cleaner
    CarPro- Iron X

    • AlexandreCE

      http://www.geralferramentas.com.br/limpa-rodas-br

      Nos sites http://www.geralferramentas.com.br e http://www.completeocarro.com.br sempre tem muita coisa.

      Os produtos de detailing normalmente são encontrados em lojas de tintas. Acho que a loja online MIROMI também tem vários produtos.

      • GuileBR

        Muito bom os sites que vc indicou, não conhecia. Obrigado pela dica!

        Dei uma procurada, mas não achei nenhum produto para limpar pneus – para remover aquela sujeira com aspecto marrom desagradável que se forma sobre os pneus – como dito na matéria.. rs.

        Achei somente produtos, para dar acabamento (shine ou pretinho) aos pneus. Recomenda algum, que tenha nessas lojas, que vc indicou?

        • AlexandreCE

          Cara… não conheço… mas acredito que os produtos específicos devolvem a cor dos pneus exatamente tirando a sujeira. Dê uma olhada no site da Meguiar's e procure no youtube sobre produtos para pneus. Os bons não são como o "pretinho" de lava-jato.

        • LuanCordeiroAF

          Para limpeza de Pneus recomendo Malco APC Red Thunder ou Mothers Reflections Limpa Pneus, ou o Meguiar's limpador de Vinil e Borracha

          esses são fáceis de encontrar.

          Att.
          Luan Cordeiro

    • Arlindo

      Olá Amigo.

      Tente produtos para lavagem a seco. Vc pode usar o mesmo produto que se usa para limpar motor, pois são menos agrassivos e depois usar o próprio produto para lavagem a seco. Vc pode encontrá-los no site: http://www.drylimp.com.br

  • Herumor_

    estou comprando produtos da Meguiars para limpeza e detalhamento do carro… só importando mesmo pois o preço no BR beira o absurdo!

  • Sobre Nada

    Um shampoo para carro é um sabão (não detergente) formulado para limpar delicadamente, lubrificar e restaurar o brilho.

    Partindo do pH até esta parte notasse o desconhecimento do autor sobre parte química da coisa… Todos os produtos para lavar carros são DETERGENTES AUTOMOTIVOS (shampoo só em cabelos). Sabão é o produto da reação entre ácido graxo (gorduras, sebo, óleo) com álcali forte (hidróxido de sódio ou de potássio)… a coisa foi evoluindo e chegamos nos detergentes atuais. Até podemos lavar o carro com sabão… mas o meu não.

    • LuanCordeiroAF

      Os tipos mais comuns de produtos químicos para detalhamento incluem tensoativos, solventes, agentes umectantes, saponificantes e quelantes. As moléculas de surfactante são criados com dois compostos. Uma molécula é atraída para a sujeira em si, e a outra é atraída pela água. O composto químico que é atraído pela água é denominado hidrófilo. Seu trabalho é cercar a sujeira. Da mesma forma, o composto químico que é atraído para a sujeira é chamado de hidrofóbico. Sua função é quebrar a sujeira em partes menores. Por exemplo, um tensoativo que é um bom detergente (detergentes desprendem a sujeira da superfície) não será um bom agente penetrante. Ser um agente penetrante permite que a água penetre ao redor da sujeira para que ela possa ser removida. Um bom Shampoo contem sabão (que é um tensoativo) melhora a lubrificação por diminuir a tensão da água e fazer com que os demais componentes de espalhem melhor.
      O Meguiar's Soft Wash Gel, por exemplo contém óleo de côco na formulação, assim como 90% dos shampoos destinados ao detailling possuem óleos naturais na fórmula, por isso são considerados quimicamente como Sabão.

      Deixo o MSDS do shampoo à título de curiosidade – http://www.meguiars.com.au/msds_files/A2501A.pdf

      Não é desconhecimento meu, são informações obtidas dentro das fábricas e por meio de pesquisas e não invenções.

      Att.
      Luan Cordeiro

  • Fungo

    Podiam fazer uma matéria mais detalhada sobre limpeza externa e aplicação de cera… Para manutenção e cuidados com pintura para quem nao tem um carro NOVO, ou seja, com pintura necessitando de cuidados mais profundos…

    • LuanCordeiroAF

      Chegaremos lá em breve!

  • RMN14

    1- Eu posso usar o veja limpa vidros que usa pra limpar janelas de casa para limpar os vidros do carro?

    2- Existe produto específico para película dos vidros?

    3- Dizem que detergente neutro de cozinha é bom, isso é mito?

    Agora sobre as espumas, todos os lava-rápidos que eu vi e fui usam pedaços de espuma pra lavar o carro….parece pedaço de colchão….semprei pensei…se entrar uma pedrinha entre a esponja e o carro, vai riscar tudo….e pelo jeito é verdade…

    • LuanCordeiroAF

      1- Não recomento, produtos de uso doméstico podem ser muito agressivos, pois são para limpeza pesada em sua maioria, limpará o vidro do carro? Sim, mas corre o risco de danificar plásticos e borrachas.
      2-Recomendo o uso de um limpador multiuso ou limpador para plásticos, com uma diluição fraca para evitar a descoloração precoce.
      3-Em um caso extremo o Detergente de cozinha pode ser usado, é mais agressivo do que shampoos automotivos, por isso podem causar manchas. Além de aumentar o percentual de indução de riscos.

      Att.
      Luan Cordeiro

  • Quito_DF

    Que tipo de produto devo usar para limpar a grade frontal do carro (grade colméia)?

    • LuanCordeiroAF

      Limpador Multiuso (APC) com diluição de uma parte de produto para quinze de água, e pincéis para facilitar o acesso.

      Att.
      Luan Cordeiro

  • h1ghland3r

    Ótima matéria, mas surgiu uma dúvida. Que tipo de produto devo passar em frisos cromados?

  • Osvaldo

    Luan…poderia falar mais um pouco sobre os seladores,dar algumas dicas

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend