Longform Manutenção

Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

lavagem-110 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

O feriado está chegando, e sei que muitos irão aproveitar o tempo extra para cuidar um pouco de seus carros, por este motivo estou deixando um guia completo de lavagem. E também vamos falar como funciona a lavagem no detailing. Agora que já conhecemos o que é o Detailling e os produtos necessários para detalhar, passaremos a conhecer e estudar a aplicação destes produtos à prática, abordando algumas técnicas e os processos para realizarmos cada etapa de um Detail.



Para quem não sabe do que eu estou falando deixo o link das postagens anteriores:

https://www.noticiasautomotivas.com.br/detalhamento-automotivo-detailing/
https://www.noticiasautomotivas.com.br/vai-detalhar-ou-limpar-seu-carro-nao-deixe-de-ler-estas-dicas/

Lavar e secar

Se há uma prática de manutenção única que oferece um ótimo benefício para a aparência do seu carro, é mantê-lo limpo por meio de lavagem regular. Lavar é o processo de remoção de sujidades das superfícies exteriores do seu carro. Isso significa mais do que apenas uma boa ducha. Você precisará usar ferramentas e produtos adequados para evitar qualquer dano à superfície do carro. Lembrando que não danificar é a regra básica para um bom Detail.

Uma lavagem DETALHADA começa com uma boa seleção de ferramentas. Sua escolha de luva de lavagem, shampoo de lavagem e toalhas de secagem é muito importante. Produtos de má qualidade irão limpar e secar o carro, mas não vão trazer o acabamento desejado. Com o tempo estes produtos de baixo custo vão resultar no aparecimento de swirls (micro-riscos em forma de redemoinho) e arranhões, além de ofuscarem drasticamente o brilho. No mercado internacional se vendem alguns kits de lavagem completos, aqui, encontramos a maioria dos produtos de forma separada.

lavagem-22 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Shampoos

Lavar pode ser uma faca de dois gumes, pois até mesmo os mais leves shampoos podem retirar a proteção da pintura, provocando a oxidação prematura. Detergentes irão acarretar em um desgaste ainda mais rápido. Por muitos anos, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e muitos outros fabricantes de automóveis, usaram somente água pura para lavar carros.
Os shampoos de alta qualidade de lavagem feitos hoje, são muito suaves em plásticos, tinta e borrachas. Um shampoo de lavagem bom, proporciona lubrificação para evitar arranhões e condicionadores para manter o brilho. Certifique-se de selecionar um produto de qualidade que não vá contra os esforços de detalhar.

lavagem-31 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Assim como um bom shampoo, existe uma variedade de ferramentas para lavar um carro corretamente. Pincéis de limpeza, para áreas de difícil acesso, como entre os painéis da carroceria. Escovas para limpeza das rodas, caixa de rodas e pneus. Além de vários outros acessórios específicos para limpeza.

Tantos Shampoos! Qual escolher?

Existem imensos tipos no mercado e é difícil de saber qual escolher, alguns pontos a ter em consideração para a escolha são :

1. Lubrificação na solução do shampoo – queremos um shampoo que torne a lavagem agradável e lubrificada, para as partículas de sujeira serem “absorvidas” pelo lubrificante e as que não são, ficam absorvidas pela luva de lavagem que será passada por água limpa. A espuma é agradável na lavagem mas o que interessa mesmo é o poder de lubrificação

2. Um shampoo não deve conter detergentes agressivos, se estiverem lavando um carro já detahado esses agentes vão limpar toda a cera ou selante, deixando a pintura completamente desprotegida.
Os detergentes da louça não são recomendados para lavar os carros, vejam o que acontece à pele depois de uso prolongado com os mesmos, fica seca, dura e envelhecida, o uso contínuo irá acelerar o desgaste dos componentes do carro, os quais são muito sensíveis; pintura, borrachas, plásticos.

3. Devemos levar em conta o tipo de serviço, se o carro já tiver sido detalhado, devemos usar um shampoo menos agressivo e que não retire a cera.

Com isto em mente vasta quantidade de shampoos para carro:

3M Car Wash
Meguiars Soft Wash
Meguiars HyperWash
Meguiars Shampoo Plus

Lavagem do carro e ferramentas de secagem

A toalha é uma toalha, certo? Infelizmente, isso não é correto. Quem não se lembra da mamãe aposentando as toalhas de banho antigas para lavar e secar os carros. O que a mãe não sabia é que a maioria das toalhas de banho são feitas com um material que contém fios de poliéster pesado. As bordas da toalha são costurados com fios de poliéster também. O poliéster por si é mais resistente que o aço. Isso é ótimo para toalhas de banho de longa duração, mas não é tão bom para pintura do carro. Use toalhas de microfibra ou toalhas 100% algodão para detalhamento.

Sua escolha de ferramentas de lavagem é importante. Você deve encontrar uma ferramenta de lavagem que seja confortável para você usar, mas leve em consideração algumas coisas. Primeiro, a sua ferramenta de lavagem deve possibilitar um acúmulo de água e sabão. Isso é importante para a lubrificação. A lubrificação criada por água e sabão é o que impede a sujeira de riscar a pintura.

Luvas de lã genuína são uma boa opção porque desprendem a sujeira facilmente. Embora possam não durar tanto quanto uma esponja, elas também não provocam Swirls em sua pintura. Uma ótima alternativa para a luva de lavagem de lã é uma luva de microfibra. Use uma ferramenta de lavar que limpa facilmente. Se ela não liberar facilmente a sujeira, não é seguro.

Para a secagem, uma combinação de ferramentas pode ser necessário. Deve-se tomar muito cuidado na secagem, uma boa secagem resulta na não-formação de manchas de água. Porém se mal executada criará arranhões não desejados.
As melhores toalhas para secagem são as “waffle weave”. São macias e muito absorventes.

Além disso, há rodos para secagem de silicone (dry blade), que irá remover rapidamente 80% da água do carro com apenas algumas passadas. Mas não é o mais seguro, pois qualquer sujidade remanescente será arrastada pelo rodo causando riscos.
O mesmo acontece com o uso de esponjas para lavagem do carro. Veremos agora a importância do uso das ferramentas adequadas para lavagem das carroceria.

Luvas de lavagem

Milhões de pessoas em todo o mundo lavam o carro com uma esponja ou pano, se questionarmos algum detalhador não veremos nenhum lavando com uma esponja… Porque será? A resposta está superfície plana da esponja:

Imagine a pintura do automóvel com a sujeira normal, partículas de terra e foligem presas na superficie da pintura, que vocês querem lavar para devolver o brilho do carro.

Algumas dessas partículas são afiadas :

lavagem-41 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Agora, se colocarem a esponja em cima dessas partículas como fariam se fossem lavar o carro com uma esponja, as partículas de sujeira ficam entre a mesma e a pintura – Não teriam lugar nenhum para sair. Pois os poros das espuma são muito densos para que a sujeira penetre.

lavagem-61 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Quando passamos a esponja pela pintura estamos esfregando as partículas, enquanto elas se movem em cima do verniz, deixam um leve risco no acabamento:

lavagem-221 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Estes pequenos riscos são muito visíveis com uma luz mais forte, e é isto que mostra os terríveis swirls que roubam o brilho e cor da pintura , destruindo o aspecto do carro.

Uma imagem de swirls severos resultantes da lavagem com esponja:

lavagem-81 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Luvas de pelo de ovelha/carneiro foram desenvolvidas para contornar o problema das esponjas que agarram as partículas de sujeira através da superfície plana. Se passarem os dedos em uma destas luvas de pelo de ovelha conseguem ver que é densa e profunda, e não plana.

lavagem-91 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Voltando ás partículas na pintura , quando a luva pelo de ovelha é colocada sobre elas , a sujeira removida ( partículas ) é puxada para dentro da luva – ficando da pintura e assim não riscam.

lavagem-101 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Então , deslocando a luva através da pintura, não se espalha as partículas sobre a mesma, reduzindo o percentual de indução de riscos.

Que luva escolher?

Existem diversos tipos de luvas de lavagem no mercado, desde pelo de ovelha/carneiro até ás de microfibra e algodão. As melhores são as de luva de pelo de ovelha e carneiro, quando escolherem uma luva, tenham cuidado para ver se é profunda e suave para á pintura.

Alguns exemplos de luvas de lavagem são:

Mothers Lambswool Wash Mitt
Meguiars Microfiber Wash Mitt

Limpeza de Rodas e Pneus

Já conhecemos alguns produtos para limpeza de rodas e pneus, agora iremos ver a aplicação destes no processo de limpeza mais especificamente. As rodas do carro podem melhorar drasticamente a aparência e performance de um detail. Modernas rodas também podem apresentar um desafio na limpeza , com partículas de pastilhas de freio aquecidas bombardeando a roda constantemente. Se estas partículas permanecem na roda por um longo período, ocorre um fenômeno conhecido como corrosão galvânica, o que irá, eventualmente, destruir a aparência das rodas.

As rodas de alumínio polido requerem manutenção frequente. A maioria das rodas modernas, em alumínio especial de alta performance, são pintadas com o mesmo tipo de tinta e verniz usado na carroceria do veículo. Embora resistente, ao verniz está sujeito a danos causados por substâncias ácidas, incluindo a chuva ácida, os hidrocarbonetos e produtos de limpeza ácidos. Da mesma forma, as rodas de alumínio polido e anodizado, que não são normalmente protegidas, vão reagir (manchar ou corroer).

Isso irá requerer uma solução de lavagem forte e 30 a 45 minutos de trabalho. Você pode evitar a limpeza pesada e um serviço de restauro, tratando as rodas com cera ou selador para rodas de 2-3 vezes por ano.

Infelizmente, shampoos próprios para carro não são suficientemente fortes para quebrar o vínculo entre a poeira do freio, piche e a roda. Para limpar corretamente as rodas, a indústria do cuidado de carros desenvolveu dois grupos de produtos de limpeza da roda: ácido e não-ácido.

Limpeza da roda à base de ácidos são amplamente utilizados por lavadores que precisam limpar às pressas. Limpadores à base de ácido são tipicamente soluções de 2% de ácido oxálico, fosfórico e clorídrico. Um limpador ácido é muito agressivo para limpeza de alumínio pois pode induzir a corrosão.

Limpadores não-ácidos são soluções alcalinas leves de solvente glicol de etileno, geralmente, com um agente umectante. Estas soluções agem sob poeiras e freio para soltá-las das rodas. Estes limpadores geralmente requerem escovação da superfície, mas são mais seguros para uso e não danificam acabamento da roda.

Após termos um conhecimento básico dos procedimentos de limpeza, vamos agora conhecer as principais técnicas para lavagem completa e secagem do veículo.

TÉCNICAS APLICÁVEIS

“Método dos 2 baldes”?

Mais uma vez, milhões de pessoas usam apenas um balde com shampoo para lavar o carro. E mais uma vez se consultarem alguns detailers, vão ver que lavam os carros com “Método dos 2 baldes” – Mas o que é isso?

Como o nome sugere, o método consiste em ter 2 baldes (ou um balde com 2 seções separadas), um deles com a solução de shampoo e água, e o outro com água limpa. Porém os baldes especiais para lavagem contém o grit guard, uma grade de proteção que fica no fundo do balde, evitando que a sujeira que sairá da luva fique dispersa na água. Um grit guard é um investimento excelente.

Quando passamos luva no balde de água limpa, esfregamos no grit guard para aumentar o número de partículas removidas da luva. Além disso ficam presas no fundo e não em contato com a luva novamente, menos possibilidades ainda de estragarem a pintura e aparecerem mais swirls. O grit guard é de extrema importância, sendo um dos principais responsáveis pela eficácia do método de dois baldes.

lavagem-111 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Balde Duplo Balde Simples Grit Guard

Primeiro encharcamos a luva no shampoo e começamos a lavar o carro. Antes de por a luva novamente no balde com o shampoo, passamos no balde com água limpa para tirar a sujeira fazendo com que não retorne à pintura, ou corrermos o risco de causar swirls, assim reduzimos em muito o seu aparecimento. A seguir veremos como aplicar estas técnicas.

A limpeza na prática

1)Pneus Rodas

Pneus e rodas são sempre a etapa inicial de uma lavagem, pois a intenção é evitar que se espirrem contaminantes ou sujidades pesadas (encontradas nas rodas) na pintura limpa, assim lavando as rodas e pneus primeiramente não corremos este risco.

Para limpar corretamente seus pneus e rodas, você vai precisar de um 2 baldes (um com shampoo eum com água), Escova para pneus, escova para rodas, panos de microfibra, pincéis para detail, mangueira com água corrente, limpadores para rodas e pneus. À medida que a poeira do freio não esteja empregnada há muito tempo, não será difícil de limpar com água e sabão, e uma boa escova.

Atenção: Não limpe suas rodas, se ainda estiverem quentes. Deixe esfriar completamente, se os freios estão quentes, borrifando-os com água fria poderão sofrer danos graves.

Existe uma variedade de pincéis e escovas para limpar os pneus, rodas e caixas de roda. A mais recomendável é a Daytona Wheel Brush, capaz de alcançar todos os cantos das rodas. A selagem e proteção deverá ser feita posteriormente.

Aqui estão algumas dicas e o passo-a-passo para a limpeza:

PASSO 1: Verifique o aspecto da roda, para definir o grau de sujeira, visando a escolha certa de produtos. Aplique água para saturar e retirar o excesso de poeira antes de aplicar o líquido de limpeza das rodas, tomando cuidado para não respingar nos demais painéis do carro.

lavagem-121 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

PASSO 2: Pulverizar o pneu e roda muito bem com o produto adequado, podendo ser um desengraxante ou limpador. Deixar o produto agir de 30s mínimo e no máximo 3min antes de escovar. As escovas para pneus facilitam muito a limpeza, se o pneu não estiver muito sujo poderá ser limpo com uma solução de shampoo e água. Tenha ao alcançe um balde com esta solução e um com água limpa para enxágue.

lavagem-131 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

PASSO 3: Divida o trabalho em etapas menores, pneu, face exterior da roda, raios, cavidades interiores, tambores e pinças de freio, caixas de roda. Limpe uma parte de cada vez. Escove o pneu e a roda cuidadosamente com sua escova de pneus favorita e escova de roda, escovas em formato de cone facilitam o acesso às cavidades da roda, pincéis específicos ajudam na limpeza das fendas dos raios e cavidades menores como as dos parafusos, não é necessário pressão pois os produtos quando bem selecionados fazem boa parte do trabalho. Escovar somente o necessário. As faces da roda também podem ser limpas com uma luva de lavagem suave.

lavagem-141 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

PASSO 4: Se ainda houver alguma sujeira ecrustrada em pequenas cavidades, use um pincel fino para removê-la, caso contrário siga para o enxágue cuidadoso de todas as partes tratadas. Dependendo do nível de acabamento, após o enxágue ainda é possível partir para uma etapa de descontaminação, química por meio de removedores de contaminantes ferrosos (iron x) ou abrasiva via Clay-bar.

lavagem-151 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

PASSO 5: Após o enxágue final seque delicadamente todas as partes com uma microfibra de secagem. E se possível faça a proteção com um selante para rodas.

lavagem-161 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Dicas:

1. Limpe uma roda de cada vez.
2. Limpe seus pneus e rodas antes de lavar o resto do carro. Isso impede os respingos de produtos de limpeza, sujeira e da poeira do freio em painéis já limpos. Seu carro também tem menos probabilidade de obter manchas de água devido a secagem, enquanto você lava as rodas.
3. Dilua em um balde, água com seu shampoo favorito. Utilize o dobro da força recomendada.
4. Se os pneus e rodas têm uma pesada camada de pó de freio ou sujeiras, pulverize-os com um produto específico para limpeza de rodas. Deixe o produto agir por 30 segundos (mínimo) a 3 minutos (máximo).
5.Use escovas, água e sabão para limpar a superfície do pneu e roda. Use bastante água e sabão. O sabão age como um lubrificante para desplacar delicadamente a sujeira. Se as rodas têm grandes áreas abertas, use os pincéis para ir atrás dessas áreas. Certifique-se que os pneus estão limpos. Muitas pessoas colocam camada sobre camada de produtos nos pneus, mas nunca limpm eles. O resultado é uma cor marrom ou amarela.
6.Use água com sabão para esfregar as áreas acessíveis das caixas de roda também. Este pequeno detalhe mantém o seu carro um aspecto limpo e original. Se a roda tem um monte de pequenos recantos e fendas, use uma escova para limpeza de peças.
8. Depois de lavar, lembre-se de secar os pneus e rodas usando uma toalha de microfibras.

2)Lavagem da carroceria

PASSO 1: O primeiro passo para uma lavagem livre de arranhões e com acabamento perfeito, é a avaliação do automóvel e seleção de produtos e ferramentas. Basicamente: 2 luvas de pele de carneiro, dois baldes (com grit guards), panos de microfibra, pincéis, shampoo e demais acessórios que deverão ser escolhidos de acordo com a necessidade e mediante a avaliação feita. Assim não corremos o risco de usar produtos fortes demais para o trabalho desejado.

PASSO 2: Em um dos baldes prepare uma solução de água+shampoo, respeitando a diluição indicada pelo fabricante. Somente em casos extremos de sujeira é recomendado fazer uma solução mais forte. O outro balde será destinado à água limpa para que se limpe a luva antes de colocá-la novamente no balde com sabão. Assim a solução de agua e shampoo estará sempre limpa. Caso a agua do enxágue esteja muito suja recomenda-se trocá-la durante a lavagem, isso pode se repetir mais de uma vez.

lavagem-171 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

PASSO 3: Pré-lavagem: Esta fase é muito importante para uma boa lavagem, aqui destinamos o trabalho à retirar as sujidades mais pesadas com o auxílio da máquina de alta pressão, assim evitamos arranhões indesejados. Talvez seja preciso utilizar algum produto para auxiliar na limpeza mais pesada, uma boa opção são os Limpadores Multiuso(APC) qua já comentamos no outro post, este tipo de produto (degreaser) ajuda a desplacar a sujeira com mais facilidade, principalmente em cantos e partes internas das portas, porta-malas e capot.

Pulverize o produto diluído em água (de acordo com o grau de sujidade, deixarei dicas de diluição abaixo) deixe agir de 4 a 8 minutos, dependendo da temperatura ambiente, não deixe o produto secar na superfície. Nesta etapa podemos aproveitar enquanto o produto age para lavar os cantos e lugares com acesso mais difícil, precisaremos do auxílio dos pincéis.

Limpe todas as fendas, cantos, frisos, grades, interiores e dobradiças das portas fechaduras, cavas da tampa do porta-malas, parte interna do capô etc. Verifique se há insetos grudados, se sim, pulverize um removedor de insetos durante a pré-lavagem, deixe agir por alguns minutos e passe uma luva suave. Enxágue em seguida. Use sempre a inspeção visual, lembrando que um acabamento perfeito começa com uma boa lavagem.

DICAS DE DILUIÇÃO (APC)
Vai depender muito da avaliação, as diluições podem se alterar de caso para caso, verifique se o produto é concentrado ou já vem pronto para uso, o segundo tipo não comporta diluição
Sujeira Pesada 1:3 ( uma parte de produto para três de água)
Sujeira Média 1:10 (uma parte de produto para dez de água)
Sujeira Leve de 1:15 à 1:20 (uma parte de produto para 15 ou 20 partes de água)
Interiores de 1:20 1:30 (uma parte de produto para 30 de água)

lavagem-181 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Após retirar-mos a sujeira mais pesada, uma boa dica é aplicar uma boa camada de espuma em toda a carroceria. A idéia por trás da espuma é que ela solte a sujeira para que quando usarmos a luva, não possamos riscar o carro de forma alguma. Existem equipamentos para isso, uma dica é o Foam Lance, apesar de não se encontrar à venda no Brasil ainda, é uma boa ferramenta, é possível observar seu funcionamento na imagem abaixo:

lavagem-191 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

PASSO 4: Após retirar as sujidades mais pesadas, passamos a fase de lavagem propriamente dita, molhamos a luva no sabão e iniciamos sempre pelo teto do carro, lavamos uma área de 50x50cm (sempre com movimentos retilíneos, nunca circulares) e viramos a luva, lavamos mais 50x50cm e exaguamos na água limpa, esfregando a luva no grit guard, para eliminar a sujeira.

Vamos descendo pelas laterais até a metade do carro com este procedimento. Da metade para baixo usamos outra luva, pois a parte inferior acumula sujeiras mais agressivas, e a luva que usamos para lavar estas partes não usaremos nas demais partes.

A lavagem deve ser feita com a mínima pressão, priorizando o trabalho do shampoo, cuidando sempre para não deixar produtos secarem na superfície, para isso, podemos dividir o carro em seções e ir enxaguando conforme o processo. Caso não tenha os Grit Guards, o indicado é fazer o enxágue da luva com a mangueira tentando remover a maior parcela de sujeira possível, pois se as partículas estão “soltas” no balde, provavelmente voltarão para a luva.

lavagem-201 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

PASSO 5: Aqui nos atentaremos ao enxágue de toda a carroceria. Devemos tomar cuidado para não deixar nenhum vestígio de shampoo ou qualquer produto sobre o carro.

lavagem-211 Vai ficar em casa no feriado? Guia completo de lavagem

Aqui estão algumas dicas para fazer a lavagem do carro:

1.Verifique as condições gerais do carro. Se possível, o trabalhe na sombra. A superfície quente faz com que a água da lavagem e enxágüe evapore muito rapidamente, aumentando a probabilidade de manchas de água. Um truque é estacionar em uma ligeira inclinação. Isso permite que água não se acumule em molduras, frestas, cavas, etc. Comece por molhar completamente a caroceria com um spray médio de água para remover a areia solta e as sujidades mais pesadas.
2.Lave os pneus e rodas em primeiro lugar. Se você lavar a carroceria em primeiro lugar, a água vai secar e manchar o carro antes que você possa terminar de lavar os pneus e rodas. Não use a mesma água para lavar a carroceria. Enxágue os baldes e prepare uma nova mistura de água e shampoo.
3. Manchas de insetos, piche, resina de árvores e dejetos de pássaros. Para estes problemas, use um removedor de insetos ou limpador na pré-lavagem. Se a contaminação tem muita aderência, utilize uma esponja específica para remover insetos.
4. Use um shampoo de lavagem formulado especificamente para uso automotivo. Procure um shampoo com condicionadores de superfície e agentes de brilho. Os condicionadores de superfície agem como um lubrificante, permitindo que a areia e cascalho abrasivos deslizem com água sem riscar a superfície. Shampoos de qualidade custam um pouco mais, mas valem cada centavo.
5.Use uma ferramenta de lavagem de qualidade. Luva de pele de carneiro ou microfibra . Estas ferramentas têm um grande número de filamentos finos que atraem poeira e sujeira para longe da superfície a ser limpa.
6. Lave de cima para baixo. Assim consegue retirar toda a sujeira com mais facilidade, além de evitar riscos, pois as partes inferiores contém sujeiras mais agressivas, assim as quantidades de sujeira grandes que costumam estar nas zonas baixas não vão ser transferidas para cima. Se você estiver lavando em um dia quente, mantenha o carro todo molhado para evitar manchas.
7. Se alguma marca não sair com movimentos suaves da lavagem , não force, eliminaremos na etapa seguinte de descontaminação com a clay-bar.
8. Retire correntes, relógios, anéis e pulseiras. Estes podem causar riscos que só serão eliminados com polimento ou até mesmo repintura. Além disso nunca coloque a luva de lavagem no chão.
9. A regra básica do detalhamento é nunca usar um produto agressivo demais para o que se pretende fazer, lembre-se que as superfícies de um automóvel são sensíveis e irão sofrer um desgaste

3)Secagem do veículo

Técnica do fio d’água

Uma das maneiras mais corretas para iniciar a secagem de um carro é com a técnica do fio d’água, pois quanto menos encostarmos a toalha na superfície melhor. Retire o bocal da mangueira e regule um fluxo de água contínua, com um volume médio/baixo. Isso irá permitir que a água corra livremente sobre a superfície. A ação do fluxo contínuo fará com que as gotículas de água paradas na superfície, sejam carregadas em 80% ou mais. Este processo é mais fácil em carros já detalhados, ainda com ação da cera, repelindo toda a água.

Secagem por pressão e arraste

Use uma toalha de microfibra limpa ou camurça sintética de secagem para secar o restante do carro. Comece no topo do carro e vá seguindo para baixo. Se você estiver usando uma grande toalha de secagem ou de camurça, estique-a sobre as áreas de superfície plana e lentamente puxe em sua direção. Torça e vire a sua toalha de secagem com frequência. Também podemos utilizar a secagem por pressão, esta evita arranhões ainda mais. Estique a toalha sobre a superfície molhada e aplique uma pressão moderada até que toda água seja absorvida.

Uma vez que o exterior é seco, abra as portas e limpe as colunas soleiras e as áreas de vedação. Certifique-se de secar por debaixo das portas, ou as soleiras irão ficar molhadas de novo assim que fechar as portas. Use uma toalha de microfibras para secar os pneus e rodas.

Independentemente da suavidade ou não-suavidade do shampoo, sempre procure proteger o carro em seguida da lavagem, isso serve para repor a cera que foi retirada com a lavagem. Por esta razão, é interessante usar um spray de detalhamento rápido (QD) após a lavagem. Um bom QD renova o brilho e prolonga a vida de sua cera. Os pneus, borrachas e plásticos exteriores precisam de proteção também. Uma limpeza rápida com o seu protetor favorito não só melhora a aparência do carro, mas também tem um efeito duradouro sobre o desgaste a longo prazo.

Após a lavagem, aplicar nos pneus um condicionador, para proteger a borracha e restaurar uma aparência original.
A lavagem regular é muito importante para manter a aparência do seu carro. A maioria das pessoas se esquecem de algumas medidas simples e rápidas que podem manter um carro com aparência de novo por muito tempo.

Tome apenas alguns minutos com as pequenas áreas e detalhes, batentes de portas e porta-malas. Manter estas áreas limpas evita um trabalho maior de limpeza posterior. Para tornar seu trabalho mais fácil e agradável, invista em algumas boas ferramentas de detalhamento, estas irão aumentar a qualidade do seu trabalho. Busque sempre ir atrás dos detalhes, são eles que irão diferenciar o seus resultados.

Ainda poderíamos discutir muito sobre técnicas de lavagem, porém com as técnicas aqui apresentadas já se pode fazer um ótimo trabalho sem danificar as superfícies do carro. Peço desculpas pelo texto tão extenso, mas tenho certeza de que irá ajudar muitos entusiastas a cuidarem melhor de seus carros. Espero que gostem.

Luan Cordeiro
AutoFlux Car Detailing

  • daviddiniz

    Esse guia me deixou com vontade de ir até minha casa de campo que fica distante 60KM SÓ para lavar meu carro novamente…

    Em tempo eu JAMAIS uso Wap para molhar a carroceria uso só a mangueira de jardim para molhar

    Outra coisa NUNCA começe pelas rodas/pneus! O contato da água fria com o Disco/Tambor quente pode fazer que o mesmo empene por choque termico. Eu sempre deixo por último as rodas.

    • afonso200

      nao me interessou a limpeza, mas sim os carros limpados

    • NitroBR

      normalmente o pessoal lava o carro de cima pra baixo, conseguentemente as rodas ficam por ultimo e o teto vai primeiro.

  • LuanCordeiroAF

    Fico feliz que tenha gostado,

    Não se preocupe em usar máquinas de alta pressão, desde que com pressão moderada e com uma certa distância entre o leque e a pintura. Não há problema algum.

    Ao contrário do que disse, sempre devemos começar com rodas e pneus, é a parte que mais acumula sujeiras pesadas, por isso iniciamos por elas, para evitar respingos destas partículas na pintura já limpa, porém devemos sempre aguardar o resfriamento dessas partes como citado no texto. Estas técnicas são consenso entre os melhores profissionais do mundo, e realmente funciona.

    qualquer dúvida entre em contato comigo por e-mail: contato@autofluxbr.com

    Grande abraço
    Luan Cordeiro

    • Acelerando

      Muito bem escrito. Parabéns!
      Lavar carro qualquer um lava. Lavar corretamente, poucos lavam.

  • djeletro

    Parabéns NA, muito ótima a matéria.

    • afonso200

      gostei da luva de carneiro

  • rattrap587

    Eu tb uso o método dos dois baldes. Antes de ensaboar o carro com as luvas com água e shampoo, sempre molho a carroceria antes. Isso não é 100% eficaz, mas é muito melhor que atacar a sugeira direto com a luva. Sempre uso a sequência: Teto, capô, frente, laterais e traseira. As rodas e pneus deixo por último. Em cada uma dessas etapas eu primeiro molho, esfrego com a luva e jogo água para enxaguar. O resultado é sempre muito bom.

    • evtdesign

      Sugiro na hora de limpar as laterais antes da traseira, deixar a parte 'abaixo do friso' por penultimo, antes apenas das rodas… é uma área que concentra muita sujeira e pode deixar resíduos na luva que acabam riscando a pintura das demais partes.

  • RmouraTW

    Queria tanto ter minha garagem pra mim lavar meu carrinho… Mas em breve eu terei!

  • GuiCastro

    Excelente matéria!

    Muitos donos de lava-rápido deveriam ler isso aqui….

  • MauroRS

    Excelente matéria. O cuidado na manutenção da limpeza do carro deve ser o mesmo que dedica-se a aquisição de um carro.

  • D7V5

    Dá um tempo ….
    Prefiro gastar o meu em outras coisas.

    • Tripa-Seca

      Como comentar em uma matéria que você não tem interesse?

  • Sias

    Ótima matéria. Gostar de carro inclui gostar de andar com ele limpo.

  • A2R4T6

    Pronto! Então é só esperar até a segunda-feira e atravessar a cidade cheia de poças, lama, buracos e chuva, muita chuva. Esse post ficou muito bom por sinal, me parece bem mais útil do que uma lista de carros 1.0 mais potentes.

    • evtdesign

      Eu acho a lista mais útil.

      • Eugenissimo

        Listas dos mais isso, mais aquilo, são úteis para quem não tem um carro com o qual se ocupar. Desde criança eu gosto desse ritual de limpar o carro, que inclusive permite encontrar e consertar pequenos defeitos.

        • evtdesign

          Eu tenho carro e moto e também gosto de passar um tempo dando um trato neles, bem como acelerando ambos.
          Meu comentário foi apenas uma cutucada em quem fica criticando as listas mais isso mais aquilo.. no NA tem assunto pra todo mundo, inclusive pra estes inúmeros leitores que realmente não devem possuir veiculos, mas com certeza eles existem e fazem parte do público do blog, acho que pra eles essas listas são úteis.
          Então se não gosta de lista mais isso, lista mais aquilo não lê, é simples. Não precisa ficar esculachando que fizeram na matéria dos 1.0 mais 'potentes'.. =P

  • Mc_

    Eu queria saber como é o jeito correto de limpar os vidros por dentro. Sempre ficam com uma aparência engordurada…

    • evtdesign

      Eu passo limpa vidros com álccol na fórmula e SECO COM PAPEL. Fica lisinho.

      • GuileBR

        Os vidros por dentro, utilize jornal. Primeiro limpe o vidro, com um limpador multi-uso (veja) com um pano. Depois, passe o jornal.

  • evtdesign

    Demorei mais lendo o texto todo do que lavando o carro! ahahahahahaha

  • AmmmmmP

    ler tudo isso no feriado já é difícil, imagina fazer tudo isso? leva mais de 2 dias no minimo!!

    E já vi que meu carro com a esponja e o shampoo do Carrefour tá na pior….

  • GuileBR

    Alguém utiliza Solupan, para lavar pneus e rodas?

    Se utilizar com uma dissolução boa, tipo 3-1, será que tem algum problema? Pois todo lava-jato, utiliza solupan nas rodas, pneus e caixas de rodas. E sempre ficam show.

    • FFFuel

      Solupan FERRA COM TUDO!

      Com o passar do tempo chega a arrancar o verniz e deixar o carro esbranquiçado.

      Lava-jato faz isso pq querem fazer um serviço rápido e estão e lixando para o seu carro no longo prazo!

  • afangelucci

    afff… duvido que alguem realmente lave o carro com todas estas meticulosidades….
    lavou / secou / ta novo… pronto pra sujar de novo…
    kkkkkk

  • ThiagoLMC

    Boa matéria, pra quem é animado a lavar… rsrsrsrs
    Tenho preguiça demais pra isso.

    Um vez fui lavar meu carro, comprei um produto que chama "Lava Auto com Cera"…
    Passei no carro como disse no manual, com o tempo eu ja não aguentava mais passar o pano.. aí acabei lavando tudo de novo pra tirar aquela cera… kkk…
    nunca mais lavei, de tanta raiva que fiquei. Gostaria de ter Ânimo e paciência pra lavar.

  • Fla3D

    Achei bem legal a matéria, mas confesso que não tenho o menor saco pra ficar lavando o carro.

  • CharlesAle

    Pessoal,o shampo que recomendo para lavar carro é:shampo de cabelos para crianças!!!!é verdade,espuma bem,tem 0 de acidez para manchar a pintura,e é fácil de tirar,e não precisa ser o caríssimo Johnson não,tem marcas bem baratas em mercados como o DIA,por exemplo!!!!!

  • kikofar

    Lavei meu carro na semana passada. O carro ainda está com ótimo aspecto. Pintura e rodas ainda com brilho, mesmo tendo chovido um dia nessa semana. Quando levo em posto, a impressão que dá é que a limpeza não dura mais do que uns 2 ou 3 dias… sem contar aqueles "triângulos" de pintura suja, restos de sabão que ao movimentar o carro, começam a escorrer e que "queimam" pintura e a lente dos faróis.

    Sem falar no prazer que dá. Bom, ao menos pra mim. Ligo o som, boto umas Franciskaner bem gelada na caixa térmica e vou me divertindo, cuidando do bem que mais curto.

  • jpmocellin

    Quem diria se eu tivesse tempo para fazer tudo isso… Mas, como nao tenho, vai o paninho e o balde com detergente mesmo, para quebrar o galho.

  • radiobrasilcombr

    Peguei um Captiva inicio do ano e noto que as rodas não sujam como nos meu carros anteriores, não tem aquele resídou preto das pastilhas de freio. É um material diferente no Captiva?

  • 3dimensional

    Dicas de mestre! Parabéns!
    Só achei meio complicado terem citado apenas produtos importados pois são muito difíceis de serem encontrados…
    Eu por exemplo NUNCA vi uma escova pra rodas a venda em qualquer loja/hipermercado.
    Poderiam fazer um post avaliando os produtos comumente disponíveis em supermercados, o que acham?

    Abraços!

  • p_ricardo

    Gostaria de saber sobre o descarte dessa água misturada, ora com produtos ácidos, ora com básicos, a algum tipo de cuidado a ser tomado?

  • rbeckn

    Achei muito interessante a matéria, até seguiria os passos.
    Mas desanimei de ficar mantendo o carro bonito e brilhando pra depois vir um invejoso e riscar o carro. -_-

  • douglasrecruta

    Alguém sabe de algum ligar/ site para comprar esses produtos que não custe tão caro?

  • reinaldo

    excelente o conteudo deste site

  • Osvaldo

    Poderia me informar como faço a selagem em casa. Contando com sua atenção desde ja agradesço

  • Thiago Braga

    Gostaria de saber onde encontrar os produtos citados acima como por exemplo o IRON X estou começando no ramo de lava rapido ainda não sei onde encontrar produtos de boa qualidade

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend