Finanças Gadgets Matérias NA

Vale a pena andar de Uber?

uber-serviço-1024x682

Hoje em dia, o transporte público está bastante complicado de usar para muita gente. A falta de planejamento urbano e investimentos em modais que atendam de fato toda a população, bem como a precariedade de muitos meios de transporte, faz com que muita gente acabe trocando metrô, ônibus e trem pelo automóvel. Por ser mais versátil que os demais, o carro acaba sendo a escolha mais viável em muitos casos.


Mas, atualmente, não é necessário realmente você ter um carro na garagem para ir trabalhar, estudar, comprar ou simplesmente passear. Os serviços de aplicativo, tais como o Uber, por exemplo, estão plenamente disponíveis em quase qualquer lugar. Basta alguns toques na tela do smartphone para que um veículo com condutor treinado chegue ao local no tempo estimado no próprio aplicativo.

Rápido, barato e seguro, esse novo meio de se locomover chegou como um forte concorrente dos táxis, o que motivou muitos distúrbios e protestos da categoria em todo o mundo. Pagando-se em dinheiro ou debitando no cartão, os serviços de transporte por aplicativo se popularizaram rapidamente, embora com queda na qualidade em muitos casos. De qualquer forma, se utilizar deles hoje em dia é uma vantagem para quem não tem carro e precisa de um meio prático e rápido para chegar ao destino.

renault-duster-2016-1-1024x690


Mas, e para quem tem ou pretende ter um automóvel? A escolha entre automóvel e Uber parece complicada, mas não é. A questão toda está relacionada com o que se vai gastar com automóvel anualmente e quanto será o custo de se utilizar o aplicativo por igual período. Uma questão importante em tudo isso é o quanto se roda mensalmente. É preciso levar em consideração os custos atribuídos ao automóvel anualmente.

Não basta apenas adquirir o carro, existem diversos custos extras que entram na conta, além do preço pago. Seguro, IPVA, Licenciamento, DPVAT, depreciação, manutenção, lavagem, estacionamento, consumo, preço do combustível, multas e custo de oportunidade, que é o custo de se abrir mão de investir o mesmo valor numa aplicação que dê um retorno maior. Para viagens dentro da cidade, os apps de transporte funcional bem.

Porém, para viagens entre cidades, a opção já não se torna tão vantajosa por conta do custo. Mas, como a maioria das pessoas trabalha e mora na mesma cidade, então o app se torna uma ferramenta importante para se reduzir o custo com transporte. Porém, devemos relembrar que isso varia de acordo com a quantidade de km percorrido diariamente. No exemplo abaixo, simulações de situações diferentes com as mesmas condições de percurso diário com carro ou Uber, mostram que o aplicativo só é vantajoso para quem roda até certo limite. Nesse caso, até 30 km diários. Acima disso, é mais vantagem dispor de automóvel próprio, vejamos:

Ford-EcoSport-SE-Direct-PCD-1024x723

Custos atribuídos ao automóvel

Utilizamos como base o ticket médio de preços dos automóveis brasileiros em 2017, que foi de R$ 71.000. Esse é um valor correspondente ao de um SUV compacto, por exemplo. Usamos esse exemplo por causa do crescente aumento nas vendas desse tipo de veículo. Assim, colocamos o Ford EcoSport 2019 na versão de acesso com um valor adicional em documentação e eventual acessório, totalizando R$ 1.000. Trata-se apenas de um exemplo, apenas isso!

No caso do seguro, utilizamos o valor do prêmio divulgado pela Ford através de seguro próprio da marca no momento do lançamento do modelo, que era de R$ 2.846 sem algumas exigências comuns desse tipo de cobertura. Da mesma forma, calculamos o IPVA de 4% (máximo por estado) de R$ 2.840. O custo com Licenciamento também foi incluído, nesse caso: R$ 85,24. O seguro obrigatório (DPVAT) sai por R$ 67,84.

Continuando a somatória, o custo de manutenção do Ford EcoSport no primeiro ano é de R$ 432, ou seja, R$ 36 por mês. Já o custo de R$ 332 com estacionamento mensal é a média da cidade de São Paulo, que usamos como exemplo. Na mesma cidade, o litro da gasolina sai por R$ 3,94 em média. Já o consumo urbano com este combustível para o SUV compacto fica na casa de 10 km/litro (10,4 km/litro no Inmetro). No caso da depreciação, a média dos automóveis no geral é 8% no primeiro ano, ou seja, R$ 5.680 em 12 meses. Por fim, o custo de propriedade é de R$ 461,50, isso com base na taxa Selic sem impostos no mesmo período. Nem foi considerado o custo com lavagem e multas, pois pode-se lavar por conta própria e também pode-se ficar um ano inteiro sem tomar multa.

uberrr-1024x584

Quanto custa andar de Uber?

Bom, na conta acima, falta um fator importante em toda essa história, a quilometragem diária e mensal. Mas, antes de chegarmos a ela, precisamos saber quanto custa andar de Uber. Em São Paulo, no serviço UberX, que é o mais em conta, o custo por km/rodado é de R$ 1,50. No caso da bandeira, o valor é de R$ 2,00. O preço por minuto fica na faixa de R$ 0,26, enquanto o custo fixo por corrida fica em R$ 0,75, onde o tempo de viagem é em média 25 minutos.

Comparando os custos por quilometragem

Agora sim, vem o custo de fato com base na quilometragem. Tomando o exemplo acima e com base numa média mensal de 1.000 km, o custo anual com automóvel no total será de R$ 27.433,20. Isso tendo-se um custo mensal de R$ 375,06 com combustível. Calculando-se as viagens de UberX para igual quilometragem, o custo anual chega a R$ 19.538,29, totalizando 44 corridas mensais (22 dias úteis em média). Então, a economia será de R$ 7.894,93, ou seja, o preço de uma moto zero km.

Se a média percorrida mensalmente dobrar, ou seja, for de 2.000 km, o Uber deixa de ser vantagem, mesmo com o custo do automóvel subindo para R$ 32.239,70. Note que a diferença é de R$ 4.806,50. Agora, quando se compara com o aplicativo de transporte, a diferença salta para R$ 14.653,72! Ou seja, o custo com esse serviço sobe para R$ 34.192,01. Nesse caso, paga-se a mais R$ 1.952,31 para andar de UberX. Ou seja, é mais vantajoso andar com carro próprio. O custo só iguala por volta dos 1.800 km mensais. Então, se a quilometragem mensal for baixa, é mais vantajoso andar de Uber.

 

COMPARTILHAR:
  • Louis

    O preço da corrida Uber não varia conforme demanda ou horário? Uma vez cotei o serviço para um deslocamento, sairia R$ 50,00, no outro dia cotei e caiu para menos de R$ 30,00 … Só usei Uber 1 vez, mas gostei do serviço e do preço. Para quem não precisa usar o carro todos os dias, e para pequenos deslocamentos, é super vantajoso.

    • Thiago

      O Uber varia conforme o tempo de corrida e não horário, essa é a lógica, falo isso porque eu uso muito Uber, e percebi algumas estratégias desonestar por alguns motoristas, por exemplo: Semana passada eu pedi um Uber no meu trabalho para minha casa, o Uber chegou e ele pediu se poderia abastecer que estava sem combustivel, eu disse que sem problema, e ficou por isso, como eu pago no cartão, não percebi o valor no dia, no outro dia quando eu fui ver o extrato percebi que a corrida custou R$ 3,20 a mais que o normal no mesmo trajeto que estou acostumado, e no dia eu havia achado estranaho porque o motorista pediu para por R$ 10,00 reais de gasolina, ora, se o cidadão usa o carro para carregar transporte por que diabos ele colocaria somente R$ 10,00, foi então que pude perceber essa pratica desonestar por parte de alguns, imagina que se cada corrida ele parar para colocar R$ 10,00 e acrescentar na corrida igual a minha R$ 3,20, quanto ele lucrará a mais no final do dia? Pois é, vivendo e aprendendo, hoje não caiu mais nessa hahahaah…abraços

      • Elizangela Oliveira

        Interessante! Valeu a dica. Por isso esse país está condenado ao fracasso: sempre conseguem estragar algo, por melhor que seja!

        • Fortuner

          “sempre conseguem estragar algo”

          Quem é o sujeito na sua oração?
          Já disse o poeta: “o inferno são os outros”.
          Xingar é fácil. Difícil é ter autocrítica (e humildade) para dizer: “faço o melhor no meu círculo”.

          É isso que falta: autocrítica, humildade, e fazer o melhor no seu espaço. De xingadores d’O Brasileiro* estamos fartos.
          ___
          Afinal, quem é O BRASILEIRO, o ser desconhecido que tanto acaba com o País? Todo mundo fala mal d’Ele, mas ninguém nunca o viu para que possamos corrigir-lhe o comportamento.

          • Louis

            bla bla bla, tô nem aí, brasileiro padrão é mal educado sim, onde quer que você vá tem sempre alguém querendo passar a perna em você.

            • Abdallah

              Assino embaixo o que vc diz é a mais pura verdade e tem uns loucos que acham bonito o que acontece em nosso país.

            • Fortuner

              Vc também é mal educado, portanto.
              Ou vai dizer agora que se acha superior ao padrão?
              Só acha, né…

              • Louis

                Se você se nivela por baixo, problema seu. Fale por si.

                • Fortuner

                  O que antes parecia ser, agora se comprovou. Temos aqui mais um “brasileiro médio”, sem tirar nem pôr. Ou seja, vc é o culpado de toda a desgraça… Achamos ele!

          • Lucas Guimaraes

            excelente

      • afonso200

        reclama la no APP

      • Luis LC

        Thiago, varia com a demanda sim, chama-se Tarifa Dinâmico, quanto mais gente pedindo a Uber eleva as tarifas pra atrair mais motoristas para aquela região, numa tentativa de diminuir a falta de carros. Funciona, segundo a Uber. Já esperei 30 minutos pra pedir e a tarifa caiu em mais de 30%,

        • Mr. On The Road 77

          Era isso que eu ia dizer. Existe a tarifa dinâmica sim. Está lá no aplicativo explicando como funciona.

        • sepchampions

          Grandes eventos tem disso. Aqui em Salvador no wet depois dos eventos muitos motoristas desligam o app pra fazer corrida por fora, o preço sobe pq os poucos que ficam com app ligado não dão conta

      • Wlm Rio

        Errado, varia conforme a demanda, logo varia conforme o horário, sextas a noite e domingo sempre é mais caro.

      • Edinaldo_Tapica

        Aconteceu isso comigo. O cara nem me pediu autorização. Não falei nada e reportei à Uber. Ao que tudo indica o cidadão foi desligado do app por conduta inadequada ao padrão da empresa. Enfim, Uber é fenomenal. Um modal excelente para situações específicas. Junto a metrô, e um carro particular na garagem para longos deslocamentos,, é a melhor forma de locomoção morando em grandes centros urbanos

        • Francisco Helio

          Quando o sujeito assina um contrato precisa agir de forma profissional, sem essa de “jeitinho”. Também reportaria ao aplicativo a reclamação.

      • Wilson Junior

        Comigo o Uber varia conforme o horário. Segundo motoristas de aplicativos, deve-se ao fato de determinado horário ter mais corridas ou não. Como se fosse as bandeiras dos taxis.

        • sepchampions

          Isso é a tarifa dinâmica, naquele horahor e região tem mais solicitantes que motoristas então a Uber aumenta o fator multiplicador da tarifa para aumentar o numnúm de motoristas.

      • Estranho. No seu cálculo o motorista teria que ficar 20 minutos abastecendo para isso. Leve em consideração que o motorista de Uber fatura entre $25 e $30 por hora em média. Não é vantajoso para ele essa parada. Lembre-se que o preço poderia estar dinâmico em 1.2x/1.3x/1.4x por exemplo. A diferença pode ter vindo daí. De qualquer forma você poderia ter reportado isso no app.

    • Ecce homo

      Normal.
      Um dia eu estava saindo de um evento na região do Pacaembu e o preço para Guarulhos estava acima de 200 reais.

  • Dod

    Uber, táxi ou serviços semelhantes, PARA MIM, só se for em situações bem específicas (carro parado por algum motivo, ida para o aeroporto, viagens).
    No dia-a-dia eu jamais trocaria um carro próprio por um Uber, mesmo que houvesse uma suposta economia de uns trocados.

    • TijucaBH

      Sem contar que se carro vc acaba ficando anti social. Explico: se vc é chamado pra um churrasco da turma da época da faculdade por exemplo. Cada um vai dar 50 reais pra cerva e carne. Se vc tem carro, calcula só os 50 e pronto. Se vc vai de uber e é em um sítio por exemplo, fica 100 de uber mais 50 do rateio, ai vc lembra que aqueles caras da faculdade nem eram tao amigos pra valer os 150 reais.
      A mesma situação vale pra sair pra jantar, ir na padaria, etc.
      Imagina no caso da padraria em que vc gastaria 5 reais de pao e outros 20 de Uber. Acaba nao indo também….

      Uber é legal mas pra mim só substitui o carro para uma parcela bem específica da população.

      • El Gato Negro

        Hehehe… exemplo engraçado, mas com fundo de verdade…

      • edgar__rj

        Boa explicação…
        Vendi meu carro no fim do ano passado… Trabalho a 45km distante de casa. De carro fazia em mais de 2 horas, de transporte público (que poderia ser muito melhor) faço em 1:30H.
        Questão de festas, dou prioridades a algumas a ir de Uber, e geralmente vou com grupo de amigos, então sai barato.
        O que me incomodava muito era a questão de Viajens, fins de semana, etc… Porém como sempre os amigos estão juntos, alugo um carro e divido o valor, então sai barato também…

        • Rodolfo

          Estou na mesma e estou muito bem obrigado…kkk 1 ano e 4 meses sem carro…

      • Edinaldo_Tapica

        Calcula só a cerva e a carne? E a multa da lei seca??? Esqueceu um detalhe que é melhor pagar os 100 do Uber (ou organizar melhor o negócio pra rachar a corrida entre amigos ou até dormir e voltar no outro dia)

        • TijucaBH

          Foi só um exemplo, mas quando essa situação ocorre na vida real, minha esposa volta dirigindo porque ela nao bebe.

        • Edson Fernandes

          Poxa tanta coisa para colocar na conta, vc coloca conta de bebida e direção? Se for assim, todo mundo recebe R$3000 de multa.

          PS: Eu nem bebo…. então seria uma conta que eu nunca teria…

          • Sonfav

            Se fosse para colocar mais alguma variável na conta, seria o dinheiro ganho investindo o dinheiro da compra do carro. Pelo que eu vi foi calculado apenas a depreciação do carro, mas não os rendimentos do capital no mesmo período.

      • MMM

        Muito pelo contrário. Eu pensava: vou no churrasco e não posso beber pq tenho que dirigir. Hoje vou de Uber, encho a cara e fico bem menos anti social. kkk

        • Edson Fernandes

          As vezes vc usa Uber porque simplesmente não quer dirigir cansado ….

      • Edson Fernandes

        Depende. Se vc está ciente que não precisava pagar IPVA, Manutenção, Gasolina e Seguro, sim… é barato o Uber.

        A diferença? Nesse caso é que se dispõe de gastar mais em uma ida a um local. Como posso explicar? Enquanto vc gasta na pratica em um ano muito mais com seu carro, no Uber vc gasta em determinados trajetos um valor que não gastaria naquele momento no seu carro. Por isso parece ser pesado.

        Mas isso é planejamento. Você precisará mudar a cabeça para tal. Eu achava que era assim, até conseguir ficar 3 meses usando só Uber porque estava em um cliente fixo. Gastava por volta de R$650 por mes com Uber, algumas situações a mais que me fizeram gastar por volta de R$900 (porque tinha deslocamentos adicionais como ir ao centro, compras, passeio, etc). Mas qto eu gastava SÓ de combustivel no periodo? R$450. Tinha estacionamento de R$15 ao dia que eu cheguei a fazer 1 mes tbm. Se vc observar, só nesses gastos eu tinha o que gastava com o carro. Mas naquela ida a um churrasco, já tinha combustivel no tanque do carro né?

        Se eu fosse ficar fixo indo para um unico cliente, eu usaria Uber. Atualmente em Minas, aí que uso Uber sem dó. (mas aqui é pertinho, aí nem compara, mas o custo pra mim estando fora de SP caiu vertiginosamente…)

    • Edinaldo_Tapica

      Trocaria os dois por um metrô decente.

  • Diogo

    Acredito que em 99% dos casos da para eliminar o 2º carro isso e certeza, agora ficar sem nenhum acho inviável independente de custos. Talvez na capital/sp seja melhor táxi/uber no caso do primeiro por andar em corredor, transito caótico e tudo muito caro, estacionamento e etc…

    • Verdades sobre o mercado

      Durante 1 ano fiquei com apenas um carro em casa e utlilizava o uber diariamente, normalmente 4 corridas por dia. Como os trajetos eram curtos era mais barato que ter o carro considerando todas as variáveis citadas acima. Gastava em torno de R$ 600,00 por mês de Uber e o custo do carro seria de aprox. R$ 900,00 por mês.

  • Daniel dos Santos

    uso UBER quando saio a noite para jantar, pois não dirijo se beber.

    • Alexandre souza

      Pra encher a cara é ótimo, e a diferença no preço pro táxi da pra tomar mais umas.

      • klaus

        aprovei esse comentário

  • Rafael Pinheiro

    Existem canais que falam muito sobre investimentos e mostram que carros não valem a pena ter em grande parte das situações. Eu mesmo já segui as instruções e contas e vejo que poderia trocar meu carro pra andar de Uber. Mas tem vários outros fatores, não somente o financeiro, tem emergência (quem já teve sabe do que eu to falando), tem o conforto, a liberdade (simples de ir almoçar num lugar diferente num dia de trabalho), ter criança, ir ao mercado, etc e tals.
    Carro é despesa: Estacionamento, gasolina, seguro, ipva, manutenção, etc. Cabe a cada um de nos comprar o carro que se enquadra no seu bolso, e não apenas pra mostrar pro vizinho, ou pra sua tia chata pra mostrar que vc é próspero.

    • Louis

      Esse lance de violência e assédio realmente preocupa, mas acho mais perigoso andar na rua ou pegar um ônibus do que andar de Uber, mesmo para uma mulher. Risco sempre vai ter, por isso sou a favor de algumas mulheres portarem armas (com o devido preparo).

      • Rafael Pinheiro

        Arma é outra discussão. Concordo que é perigoso andar de ônibus, veja a quantidade de assaltos a pedestres e roubo de celulares.

      • Elizangela Oliveira

        Com o devido preparo, todo cidadão deveria portar arma!

        • RTEC30

          Sim, as discussões seriam mais curtas =/

          • MauroRF

            kkkkkkk, você é doido.

          • Sonfav

            Aconteceriam menos discussões. Hoje em dia todo mundo é nervosinho, na hora que souber que o outro pode estar armado, vão parar de encher o saco alheio a troco de nada.

        • MauroRF

          De acordo!

      • Ecce homo

        Qualquer um pode ter arma, basta comprar.

        Eu não tenho, por não gostar e não saber usar. Mas vejo que a maior parte das pessoas acima de determinado poder aquisitivo usam armas.

        Se a lei diz alguma coisa, é outra conversa.

    • MauroRF

      Nunca vão oferecer transporte público de qualidade por aqui, tanto por falta de vontade política quanto principalmente pelo lobby das montadoras. É só reparar que, depois que as montadoras começaram a se instalar por aqui, a malha ferroviária foi gravemente sucateada. O mesmo vale para os metrôs/trens urbanos: se tiver rede ampla, bem menos carros serão vendidos, e o lobby jamais permitirá isso. Ou você acha que o metrô cresce a passos de lesma com cãibra “sem querer”? Eu acho que eles só constroem metrô para superfaturar e embolsar mesmo e depois na eleição para falar que fez alguma coisa.

  • REDDINGTON

    Cada um sabe onde o calo aperta. Exemplo: quando saio de casa e vou pra ccs pegar o carro após uma revisão, por exemplo, pagava de 20 a 22 reais de táxi…o MESMO trajeto de Uber pago 8.70…9 reais. Abandonar o carro em troca do UBER??? Pra mim não daria certo.

    • Walter Martinelli

      Aqui no Rio de Janeiro o Uber, apesar de mais barato, tem carros muito mal conservados. Os proprietários do aplicativo deveriam se preocupar com a qualidade do serviço. Os taxistas de cooperativas apresentam seus veículos em melhor estado de conservação e limpeza.

      • Mr. On The Road 77

        Pois é. Aqui no Rio é só lixeiras ambulantes. Teve um cara que veio com o carro todo sujo de areia de praia. Bizarro.

      • Geraldo Xavier

        Um monte de carro ex taxi rodando como uber. Achar um com os 4 pneus inteiros é quase impossível.
        Mas o importante é gastar pouco.

      • Janduir

        Também enquanto alguns brazucas se sujeitam a receber 1,50 por km rodado, como é que vai dar pra fazer manutenção no carro? Uber é muito bom para o passageiro e a própria uber, pois o motorista, quando sabe fazer conta, sai fora rápido…

  • El Gato Negro

    Nunca trocaria o conforto do meu carro por Uber, seja qual for a economia. Mas quando estou viajando, deixei de alugar carro em cidades que disponibilizam Uber. É uma comodidade, realmente. Não penso em pedágio, estacionamento, garagem no hotel… é muito prático.

  • A vantagem do Uber é o pagamento com cartão de crédito: não colocar a mão no bolso é garantia de segurança. A grande desvantagem, porém, é que quando a demanda cresce o preço também cresce – exponencialmente.

    • Rafael Pinheiro

      Esse é o pensamento do cara que pode se endividar, vc coloca sim a mão no bolso. Não é porque é cartão que vc não paga, isso se chama descontrole financeiro.
      No mês que vem, vem a linda fatura.
      Mas vc não tem, seguro, ipva, manutenção, estacionamento, etc

      • Por segurança entenda-se “não tirar dinheiro do bolso para pagar ao Uber”.

      • Marcelo Bhering

        Rafael, acho que vc não entendeu o que o Fábio Peres falou. Ele disse “não se coloca a mão no bolso” se referindo ao fato de não precisar andar com $$ Cash. Logo, isso é uma segurança. Aliás, 2x. Evita-se a exposição de sacar $$ no caixa eletrônico e evita-se andar com volume de $$ vivo no bolso tbm. Portanto, poder pagar tudo com cartão é fator de segurança sim.

        • Rafael Pinheiro

          ahh tá
          eu mesmo não vou a banco, sacar então, só em raros casos e dou preferência a ir em shopping

    • biscoitao

      Ou quando pega um motorista ruim, com carro ruim, etc…

  • Thiago

    Vou contar a minha experiência, tenho 32 anos, sou casado com 2 filhos pequenos e tinha 2 carros na garagem, apenas o essencial para 2 pessoas viverem conforme os seus compromissos, como eu moro no interior de São Paulo e tendo em vista que meu trabalho fica a 2 km de distância da minha casa, resolvemos vender um carro da Familia e usar Uber nos deslocamentos pequenos, minha esposa trabalha em uma distância de 15 km, ou seja ela usa o carro diariamente, quando eu preciso ir em compromisso fora da cidade, invertemos a coisa, ela vai de Uber trabalhar e eu vou de carro, estou nessa jornada tem pelo menos 9 meses, e a economia é realmente considerável no meu caso, confesso que por relapso não fiz as contas, mas eu percebo que sobra muito mais no final do mês, fora que eu não preciso mais me preocupar com lavar carro, somente um agora, e faço com prazer e nos finais de semana saímos toda familia junto, portanto não sinto necessidade de adquirir um novo carro, pelo contrário, me adaptei ao uber, cada corrida de 2km para o meu trabalho fica em torno de R$ 5,40 – R$ 6,00, ou seja no final do dia eu gastei R$ 12,00 para o transporte, nos compromissos durante a noite usamos o nosso carro, sem necessidade de uber, não faz sentido eu manter 2 carros na garagem para o meu estilo de vida, no começo eu achei que iria sofrer sem o meu carro, sempre gostei muito de carro, eu usava um Fusion titanium no dia a dia, para muitos pode parecer loucura e não fiz porque eu estava precisando, mas fiz tão somente por uma questão de razão e planejamento familiar, não vou ficar muito tempo nessa porque quando eu menos esperar meu filho vai fazer 18 anos e será necessário outro carro na familia novamente, mas faz uma diferença danada no final do mês, vez ou outra aparece o desejo novamente de ter um carro bacana para usar no dia a dia, mas por enquanto vou seguindo usando Uber, e quando pinta o desejo eu vou na Localiza e alugo um Sedâ premium por 1 fim de semana e mato a vontade, depois volto para realidade e sigo em frente. Hoje parte dessa economia gerada são destinadas a lazer: restaurantes, viagens etc…e outra parte é aplicado mensalmente em um fundo privado em nome dos meus filhos, quando eles fizerem 18 anos e passarem em uma boa universidade, eles irão ter um bom valor para começarem a vida…no meu caso vale muito a pensa usar Uber!!! Abraços

    • Lauro Agrizzi

      Trabalhas no Uber? Não acredito que você saiba fazer conta.

      • Thiago

        Não trabalho no Uber, foi apenas o relato da minha experiência.

    • Verdades sobre o mercado

      Tudo faz sentido, mas me parece que seu depoimento não é verdadeiro pois a menor corrida do uber é R$ 6,75.

      • Samuelson

        Que mancada hein? kkkkkkkk
        Notei a mesma coisa.

      • biscoitao

        Então, algo de errado não está certo

      • Thiago

        Aqui no interior de São Paulo o valor da menor corrida é R$ 4,00.

    • Louis

      2km do trabalho, que sonho ! No interior, dá até pra arriscar ir de bicicleta !

    • Erick Terto

      Trabalha a dois Km de casa? Dá para economizar essas R$12,00 e ir a pé mesmo. E ainda faz bem para a saúde.

      • klaus

        pensei nisso tb

  • Faheina

    Foi se o tempo. Saudades 0 da dona uber.
    Vim ser feliz com a 99 q tem Corridas muito mais em conta

  • Jesse James

    Como irei f0der uma mulher sem um carrin ? ligo pro Uber ? kkk

  • SDS SP

    Gostei da reportagem, que analisa do ponto de vista estritamente financeiro.
    Mas tem o lado emocional de ter um carro e isso varia muito de pessoa para pessoa.

  • Fanjos

    Uso bastante o Uber, mas não abro mão de ter carro, em casos de emergência onde segundos contam e não da para esperar, o carro pode fazer toda diferença.
    Ano passado meu pai sofreu um enfarto, em questão de 2 minutos coloquei ele no carro de madrugada, conferi o controle de estabilidade e cheguei muito mais rápido no hospital do que qualquer carro do Uber ou ambulância conseguiria e ainda não tomei multa (Santo Waze!), no final ele só ficou vivo por cheguei a tempo, 5 minutos a mais e bye bye, então por essa e por outras que jamais vou abrir mão de ter meu próprio carro.

    • MauroRF

      Isso mesmo, Fanjos, meu caso não foi grave assim, mas minha esposa já precisou parar mais de uma vez no hospital de madrugada. Então, não abrirei mão de ter um carro (mas apenas 1, não temos 2 ou mais carros aqui) e vez ou outra, quando concluímos que é melhor ir de Uber do que de carro (como ir a uma festa e poder beber porque não está dirigindo), usamos o Uber. Tem vez que uso trem/metrô e complemento com Uber quando vou visitar um cliente (agora estou trabalhando predominantemente em casa, é outra vida). E ter carro é mão na roda para fazer compras no mercado também: fico imaginando eu chegando de Uber ou táxi de um mercado e tendo que descer no térreo em vez de entrar na garagem, estacionar na minha vaga e descarregar o carro calmamente. Nem que as coisas apertem aqui e eu precise ter um carro simples/antigo, mas não abrirei mão do carro particular.

  • Pipo pipo

    O ideal é ter um carro em casa e usar o Uber quando for mais conveniente. E cada pessoa tem suas prioridades e peculiaridades, não dá para criar regras até 1000 e acima de 1000. E o Uber em muitos casos pode ser utilizado como transporte complementar, entre o metrô e sua casa ou trabalho, somente um exemplo. Sabendo usar não fica nenhum absurdo. Faço Uber por enquanto e quando não fizer mais usarei sempre que precisar.

    • MauroRF

      Isso mesmo, faço como você. Muitas vezes, eu visito cliente e vou de trem/metrô e complemento com Uber. Por exemplo, eu moro a 15-20 minutos a pé da Estação (de trem) Prefeito Celso Daniel/Santo André da CPTM, e se chego mais tarde da noite ou estou cansado ou está muito calor, aí pego um Uber da estação até aqui em casa. Fiz isso, por exemplo, quando fui a uma feira no Pavilhão do Anhembi no final de março.

  • Rômulo Júnior

    “Motoristas treinados”kkkkkk,não entendi isso na matéria, a maioria dos motoristas estão deixando a desejar.
    Mas tá bom, um serviço de carro a preço de moto,q se dane a escravidão ,viva a uberização.

  • Ecce homo

    Eu só uso Uber porque é barato. Não acho grande coisa não…

    O Black mesmo fica no preço do táxi, e no caso dou preferência para o táxi, pois os motoristas costumam ser mais experientes.

    Onde o Uber ajuda muito é em aeroporto, onde é comum ser explorado pelas cooperativas de táxi.

    Quem nunca foi sacaneado logo após desembarcar no Santos Dumont que atire a primeira pedra.

    Agora usar Uber todos os dias? Só é melhor mesmo que pegar um busão lotado.
    Caso contrário, nada supera o carro particular.

  • T1000

    Presumo que se a pessoa tem um carro mais barato, tipo, metade do preço da Ecosport, para o Uber valer a pena seria com metade da km, tipo, 900km/mês.
    Então pra quem tem carro mil, é quase que indiferente.

  • Luis LC

    Uber é bom pra tomar todas, hahahahaha

  • Luis Burro

    O bom dos autônomos é q eles podem acabar com tdo isto.Pq o pior deste tipo de serviço é confiarmos em qm está dirigindo.
    Não tem como saber,por mais tempo q passamos ou conheçamos algm,o qnto algm é equilibrado psicologicamente.

  • Samluzbh

    Resumo da matéria, compre uma moto! E use Uber quando for chapar todas!

  • MauroRF

    Eu não abrirei mão do carro particular, nem que saia mais barato andar de Uber: perde-se a liberdade e já contei com meu carro em momento de emergência de levar a esposa correndo ao hospital. Até a nossa cachorra já foi levada às pressas ao veterinário de madrugada. Por essas e por outras, nem que eu precise ter um carro bem antigo/simples, vou sempre preferir o automóvel particular.

    • Xandy Paiva

      A sensação de liberdade do carro tem seu preço, mas eu prefiro pagar, até quando viajo, prefiro alugar carros a fazer passeios programados, ou usar táxi e Uber. Visto que tenho a liberdade de ir e vir na hora que quero, sem ter que esperar, ou fazer uma chamada ou coisa e tal.

  • Mr. On The Road 77

    Eu tenho carro e jamais venderia pra ficar só no Uber. Tenho filhos pequenos e outras necessidades. Evito usar o Uber ao máximo, pois já que tenho o carro, se fico usando o Uber toda hora é como se eu estivesse pagando em dobro, pelo meu carro e pelo Uber.

  • Lauro Agrizzi

    Calculo considerando um veículo de alto valor faz a conta ser favorável ao Uber. Deveria ter considerado veículo de no mínimo três faixas diferentes de preço . Sem falar no veículo usado muito mais barato.Fora a questão da quilometragem e fatores como disponibilidade imediata e conforto que só o veículo próprio permite. Fora outras coisitas más.

  • Lauro Agrizzi

    Ter seu próprio meio de locomoção, que te permita exercer sua individualidade e liberdade não tem Uber que paga.
    O resto é conversa fiada.

    • Xandy Paiva

      Concordo plenamente, quando eu não tinha carro dependendo do local eu ia até de bike, era muito mais prático do que depender de ônibus ou taxi

  • Ricardo

    Estão começando a explorar, como tudo no Brasil, está ficando cada vez mais caro.

  • Alexandre Maciel

    No meu caso, como resido perto do trabalho e teria que continuar pagando estacionamento mensal para o meu veículo, compensa demais. Eu vou de Uber e retorno de carona com um amigo. Desço a 2 quadras de casa. Usando um cartão Credicard (sem anuidade) para realizar o pagamento, tenho R$ 20,00 de crédito no Uber a cada dez corridas. O valor médio da corrida até o trabalho é R$ 8,10. O custo do estacionamento, quando ia de carro, era R$ 160,00 por mês. Supondo 22 dias de trabalho no mês, pelos meus cálculos o custo é de R$ 158,20. Mesmo quando eu deixei de usar o carro para ir ao trabalho e passei a voltar de ônibus ainda compensava. Atualmente economizo dinheiro, paciência, rodagem do veículo e, honestamente, simplifiquei minha vida (com exceção da sexta-feira).

    Ademais, mesmo usando o serviço não dá para ficar sem carro. O transporte público no Brasil é uma desgraça e depender somente de serviços como o Uber não é tão confortável.

  • É igual transporte público. É só fazer a coisa direito que o povo vai.

    Meu caso por exemplo. Trajeto casa/escritório (Interlagos – Moema), uso Trem/Metro aqui em São Paulo. Quando preciso de algum deslocamento, fico no Trem/Metro/Uber. Já no Rio de Janeiro, o carro é inevitável o uso.

  • Geraldo Xavier

    Seguro o uber?
    Tá de brincadeira né?
    Tirando avião e metrô os outros meios de transporte nossos sofrem e muito com a falta de segurança.

  • Samuelson

    Uber no meu caso não compensa de jeito nenhum. São 18 reais para ir e voltar, fora que volta e meia o valor triplica se tiver muita demanda naquele horário. Como ando de moto, até Julho pretendo comprar o meu carro se tudo der certo. Nao dá mais para ficar dependendo da moto e de Uber. Transporte publico? Um lixo total. A briga hoje em dia é com os taxistas que estão fazendo a jogada do ‘Taxi compartilhado’, 5 reais a viagem, mas tem que ser o mesmo trajeto do ônibus.

  • Fortuner

    Nós todos estamos cada vez mais individualistas.
    Sem nenhuma dúvida, quando sair esse tal de carro autônomo, vai ser um sucesso total.

    Mantém o status (pois mantém-se a propriedade do bem, “sou DONO”);
    Dispensa o chofer/empregado (redução de custo);
    e retira-se o estresse de dirigir nas grande metrópoles. O melhor dos mundos.

    Mesmo sendo ridículo — do ponto de vista utilitarista — diante de um transporte coletivo (quiçá autônomo também)… mas ninguém quer abrir mão do espaço, da privacidade, do conforto do carro.

    Para as mídias “encantadoras de bobos”, o carro é liberdade. Hahaha…
    Mas na verdade, calcule aí quantos meses nós trabalhamos para comprar o bendito carro. Que liberdade é essa??

    Eu já caí na bobagem de gastar uma fortuna em um carro que atendia meus apetites desejantes de inserção social (leia-se carro de luxo para causar inveja nos outros).
    Que idiotice me acometeu naquele tempo… Abrir mão de curtir com a família, viajar, pra pagar um sobrepreço inútil em “luxo” totalmente dispensável a bordo de uma geladeira ou máquina de lavar roupas, digo, automóvel.

    Em suma, bem ao contrário liberdade, isso me prendeu a um conto de fadas cíclico, que nos faz trabalhar cada vez mais para comprar cada vez mais objetos inúteis e agregados de fatores emocionais (“rectius”, fatores marketeiros), com a finalidade de participar de um determinado grupo de pessoas importantes, superiores, bon vivants…

  • Natanael Garcia

    A vantagem varia muito de pessoa a pessoa. Pra mim por exemplo não compensa ter carro. Faço muita coisa de bike e tambem as vezes uso transporte público mesmo. Meu recorde com uber foi no mes de abril que chegou a 528,09 reais. Mas em média gasto R$150,00 por mês. Meu plano é comprar uma moto no próximo ano. Carro, fora dos planos no momento.

    • klaus

      Pois é, varia mesmo, também uso bike, pra trabalhar (3 + 3 KM), no início do ano comprei uma scooter. Muita economia! O carro tá lá, pra dias de chuva, levar carga, família, viagens…

  • todosal

    Não acredito que ninguém comentou a respeito de ter um carro mais barato!
    Se vou usar somente para deslocamentos na cidade e não vai viajar, pq teria uma eco de 70mil reais? se eu consigo andar de uber então consigo andar ai em um carro 2010/2011, 1.4 ou 1.6, econômico e com ar e direção.. custando ai na casa dos 20mil reais!

    Bingo! com custo de 20mil reais e um carro 1.4, gasto muito menos ipva, muito menos seguro, muito menos combustível, muito menor a depreciação do bem por ser antigo e o valor ser baixo (8% de 70mil eh muito maior que 8% de 20mil)….

    enfim, eu tenho o segundo carro somente para vir trabalhar, rodo 450kms no mes, o carro é dentro das especificações que passei acima, e pra mim o uber não compensa! praticamente empata… pensei em vender e pegar somente uber pra ter menos trabalho, e alugar 1 das vagas de garagem que tenho no meu imóvel, mas o complicado é depender desse tipo de transporte em horários de picos… enfim, sigo com 3 veículos aqui por casa (2 carros e 1 moto para viagens)!

    • Guilherme Batista

      Ja ia comentar exatamente isso, pessoal de jornalismo tem mania de pegar valores médios pra fazer notícia mas esquece que o valor médio em si, sem análise, por muitas vezes não diz nada. Não é só porque o ticket médio é de 70 mil que quer dizer que a maioria compra carro de 70 mil, há uma diferença gigantesca.
      Sou capaz de chutar que se tratando somente de carros novos a maioria fica entre 40 e 45 mil o que já faria esa conta diminuir bastante. Se considerar carros usados, aí que a diferença diminui mais ainda.

      • sepchampions

        Pegando o precp médio já se percebe que o carro de 20/40 mil compensa mais que Uber. Pra que fazer calxucál com esses carros?

  • Schack Bauer

    O problema do uber também é que a qualidade anda despencando. O X está cheio de carro detonado e meio sujo.

  • Uber é fantastico, varias pessoas estão sem carro hoje em dia por causa do Serviço. Seguro rapido e barato. Em SP p taxi é caro, nao ligam o ar condicionado e se vc bobear te roubam. O caso de sair a noite para beber é o mais emblematico, tenho carro e prefiro o Uber, quando o Taxi veem que vc bebeu, sempre, mas sempre mesmo ele tenta te dar a volta. Mulheres então é o inferno , depois falam do assedio no Uber. Taxi nunca mais na minha vida.

  • Guilherme Batista

    Existem várias situações em que é melhor utilizar motorista de aplicativo ou taxi e até mesmo alugar carro ao invés de comprar, porém não é isso que essa matéria mostra. Tentou-se mostrar o quão vantajoso é utilizar somente Uber (será que é matéria patrocinada?), mas utilizou uma situação bem forçada e exagerada pra poder provar o argumento.

    O calculo foi feito com valor de ticket médio e não com o valor da maioria o que é algo bem diferente, aliás, quem paga 70 mil num carro e ainda considera andar de Uber? Nessa faixa as pessoas provavelmente não buscam economia e sim maior conforto que os demais. Quem pode andar de SUV não quer ficar andando de Golzinho sem ar ligado no dia a dia não.

    Se considerasse os mesmos calculos da matéria, porém com valor de carro popular, veríamos que o gasto anual iria ficar praticamente o mesmo que o Uber.

    Outra coisa importante lembrar é que o Uber em específico tem tarifa dinâmica, então pra quem faz os translado casa-trabalho e trabalho-casa nos horários de pico, é certo que pegará tarifa dinâmica, o que elevará bastante o preço do Uber.

  • Unknown

    Gostaria de saber como chegaram no valor total de R$27.433,20 para manter o carro. Pelas minhas contas, somando o que foi relatado no texto, deu R$ 21.867,08.

  • O Uber faz muita diferença se você se desloca por locais de difícil (ou caro) estacionamento. Passar um período longo em um shopping próximo custa mais em estacionamento que o Uber, assim como visitar um cliente e perder tempo de estacionamento é ruim além do fato de você em alguns casos produzir algo enquanto está no percurso.

  • Eddie

    Jamais trocaria meu carro por Uber, Taxi ou similar. Enquanto puder bancar os custos do meu carro, sempre terei na garagem um carro pronto pra eu utilizar. Carro limpo, novo e seguro, sou bom motorista e posso ir pra estrada na hora que eu quiser.

  • Sergio

    faltou o computar como custo o rendimento do capital imobilizado

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email