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Vale a pena $$ ter carro a gás (GNV) hoje??

Vale a pena $$ ter carro a gás (GNV) hoje??

O GNV (Gás Natural Veicular) é um tipo de combustível que pode ser utilizado em quase todos os carros movidos à combustão para gerar uma economia ao bolso do proprietário. Ele é bastante comum em automóveis em circulação no estado do Rio de Janeiro e também na região Nordeste do Brasil.


No ano de 2017, cerca de 130 mil proprietários de automóveis fizeram a conversão para utilizar o GNV. Este número apresentou um crescimento de 45% em relação ao ano de 2016. Tudo isso por conta da alta expressiva de 15% nos preços da gasolina e do etanol no nosso País.

Atualmente, são cerca de 2 milhões de carros que circulam com o GNV.

Ao contrário do que muitos pensam, hoje em dia o sistema de GNV é bastante seguro. Esses modelos devem passar por uma vistoria anual, como forma de verificar o funcionamento de todos os componentes do sistema, garantindo proteção aos ocupantes do veículo e também a terceiros.


Depois da vistoria, caso aprovado, o carro com GNV recebe uma espécie de permissão para ser conduzido pelas ruas. Sem esse documento, o carro é considerado ilegal e pode ser apreendido numa blitz, por exemplo.

Porém, vale lembrar que a conversão do carro para GNV deve ser feita numa oficina autorizada pelo Inmetro. Para saber mais, confira a nossa matéria sobre carros GNV.

Vale a pena $$ ter carro a gás (GNV) hoje??

Vale a pena ter um carro movido a GNV?

Se você está pensando se vale a pena ou não ter um carro movido a GNV, muito provavelmente está pensando nos custos financeiros, certo? Antes de tudo, é importante ressaltar que há um custo um tanto quanto elevado para instalar o equipamento.

Uma boa oficina costuma cobrar entre R$ 5 mil e R$ 6 mil para fazer a conversão para GNV utilizando um equipamento de última geração.

Além disso, alguns outros fatores influenciam nos custos que você passará a ter com um carro convertido para GNV. Entre eles, o seguro especial que conta com uma cobertura extra para garantir a proteção do veículo contra alguns sinistros.

Em média, o seguro especial para carros com o kit GNV custa de 5% a 10% a mais que o seguro de um carro convencional.

Agora, numa comparação do GNV com gasolina ou etanol, o GNV é mais vantajoso. Vamos considerar um cenário com um carro que roda 1.000 km por mês. Com etanol no valor médio de R$ 2,69 o litro e consumo médio de 12 km/l, o custo mensal será de R$ 224. Já com gasolina, com preço médio de R$ 4 e consumo de 15 km/l, o custo será de R$ 266.

Por outro lado, com o GNV com o m³ a R$ 1,89 e consumo médio de 20 km/m³, o gasto mensal será de R$ 94,50 para percorrer os mesmos mil quilômetros. Ou seja, menos da metade.

Transformando essa conversão para 12 meses, caso o carro esteja equipado com o kit GNV, o proprietário terá uma economia de R$ 1.554 em relação ao uso do etanol e, pasmem, R$ 2.058 em comparação com o uso da gasolina.

Ou seja, há uma boa diferença, o que indica a vantagem do GNV frente ao etanol e a gasolina.

Porém, vale ressaltar, novamente, que você deve considerar instalar o kit GNV apenas se houver postos de combustível com GNV na sua cidade. Caso contrário, o uso do gás ficaria inviável.

Vale lembrar também que diversos estados contam com IPVA reduzido para carros com GNV, bem como outros tributos locais. Como exemplo, carros de passeio movidos a etanol, gasolina ou diesel pagam uma porcentagem de 4% sobre o valor venal no Rio de Janeiro. Já os carros com GNV têm alíquota de 1,5%.

Vale a pena $$ ter carro a gás (GNV) hoje??
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Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • EDBSB

    Esse negócio de gás é a maior furada. Começa pela mudança nas características do veículo, que nunca mais será o mesmo, e termina com a perda da mala. Se o camarada quiser viajar com família é só contratar um transporte para as bagagens que tudo estará resolvido.

  • Rapidinho, uma falha minha mas não consegui reconhecer: que carro é esse?

  • Powerbest

    Não é furada não! Pra eu que ando muito aqui no RJ o GNV é uma mão na roda a economia compensa é claro que já foi melhor sim, e sobre espaço pra malas, no meu carro de trabalho eu não tenho problema tenho um escort 2001 1.6 8V zetec rocan, c/ 1 cilindro de 16m3, ainda sobra uma mala maior que a do Palio e Gol por exemplo!! Fui!!

  • LSFP

    E para piorar ainda tem o fanfarrão Evo e seus delírios nacionalistas, com a Bolívia em polvorosa, nunca se sabe o que vai acontecer com o gasoduto Brasil-Bolívia, responsável por 50% do consumo de gás natural no país

  • rodrigoneves

    Ainda vale à pena, claro. GNV custa 1,60 e o carro faz em torno de 12-14m³, contra 10km/l de gasolina que custa uns 2,50.

    Já foi melhor, mas ainda está bom…

  • [Comentario #102146 sera citado aqui]

    Po, que deslize meu, logo um dos meus carros preferidos! :hahh: pois é, acabo de descobrir que não sou tão fã assim =/

    Por sinal, GNV num Golf é pecado!

  • brunojefferson

    em Porto alegre tem? me mudo pra lá ano que vem, será que vale a pena? um EcoSport por exemplo, isso seria uma boa?

  • Gadernal

    [Comentario #102153 sera citado aqui]

    Realmente…seu olho de tandera está meio desregulado, batí o olho e ví que era um MK4, sem dúvidas.
    GNV em golf é pecado é? e se for em um golf 1.6 é uq?? “autocidio”?? :clown:
    Meu colega de facul tem um, 1.6 com GNV, cruiz credo avi maria!

  • alfredo_araujo

    Para o RJ ainda tem o desconto no IPVA!! Q se nao me engano é de 40%…
    Para mim que rodo 20.000 por ano nao vale a pena..

    E tenham em consideração q um carro a gás demanda cuidados especiais e uma diminuição no ciclo de manutenção preventiva…

  • helmygalindo

    Eu que moro no RN também tenho sofrido com os aumentos sucessivos injustificados.

    O GNV é um produto bruto, não transformado, retirado de bolhas residuais nos poços de petróleo ou da decomposição de produtos orgânicos. Como pode custar o mesmo que o Álcool que precisa de um processo danado pra ser produzido?

    E outra, se jogado no ambiente sem estar queimado, o GNV se torna toxico. Ou seja, de uma forma ou de outra ele precisa ser queimado, então pq os preços tão caros?

    Hoje pago 1.69 por m³ por um GNV “encanado” aqui no meu próprio estado, no município de Guamaré. (que possui uma reserva capaz de tornar o Brasil autosuficiente até 2032!).

    Apesar de caro, o GNV ainda é viável. Pois roda mais que o Etanol e Gasolina por um pouco menos. Ainda sonho em ter meu próprio Biodigestor, como acontece em muitos lares na China e India. Quando eu conseguir isto, só usarei gasolina pra dar partida no carro!

  • Rodrigo joi

    Hoje talvez não seja muito economicamente viável, mas com essas descobertas de petroleo da petrobras isso deve mudar daqui a algum tempo, pois quase sempre onde há uma reserva de pedroleo acimo dela se forma uma reserva de gás, esse gás tem que ser queimado, pois queimado ele polui muito menos que solto livremente no ar, não digo que tenha que ser usado em carros, mas tem que dar um uso (proveito) a ele.
    Não sou contra carro a gás, afinal, niguem é obrigado a usar, tolo aquele que critica, pois é contra a opção … se não gosta, compra outra opção ….

  • heliofig

    Até o Diesel está na berlinda. Na minha cidade, o álcool está R$1,40/l e o diesel, R$2,13/l. Uma S10 Flex, fazendo 7,5km/l, gastará R$0,1867/km, enquanto a diesel, fazendo 12km/l, gastará R$0,1775/km. Isso custando R$30.000,00 mais caro, no mínimo…

  • MarceloAmorim

    Aqui em Natal segue o preço dos combustiveis atualizado:

    Gasolina comum:2.69
    Alcool:1.95
    Diesel:2.05
    GNV:1.99

  • alfredo_araujo

    Em alguns lugares de SP o alcool é 0,99 o litro !!!

  • helmygalindo

    [Comentario #102179 sera citado aqui]

    Rapaz, eu tb moro em Natal…. n me diga uma coisa dessas não agora que tô indo pra o trabalho! P*&$%#@ Mer$#@, Bando de F!@#$% da Pu$%¨%¨%! Atualizaram o preço no fim de semana!

    R$ 1,99 por um m³ de Peid#$!

    Desculpem-me, não aguentei! Precisei desabafar! :espar:

  • anderson

    e furada p quen nao tem carro a gas,eu tenho uma estrada 1,5 que gastava 1200,00 reais ao mes faz dois anos que ta no gas e so gasta 380,00 com a diferenca pago a prestaçao de uma zera 2008.bao de mais… :clapp: :clapp: :clapp:gas em cuiaba 1,59

  • gabrielhpantoja

    Não entendo pq importamos Gás da Bolívia se tínhamos recursos para sermos auto-suficientes por aqui mesmo.

    Só FHC explica! :clown: :clown: :clown: :clown:

  • fredkondo

    é o lula amarelo qdo o evo quiz nacionalizar as uninas de gas na bolivia agora teremos q esperar esse guerra entre governadors eo presidente e os estados unidos e a venazuela ,terminar ,ou o Brasil entra na briga e retoma o controle do preço do gas-natural ou esperar o gas do tupi ou tirar do sal de campos … :evil: :evil2: :down: :banana:

  • Luis.J.R.

    Meu irmão tem um astra a gás e tá gostando?E não quer trocar o carro tão cedo!Bom diz ele que fale a pena, ainda mais que roda em sp? :cool:

  • junior

    tenho um santana no gnv, será que devo usar gasolina frequentemente ou só de vez em quando? Instalei um relê na bomba para desligar quando está no gás, aja visto que o tanque está toda vida vazio e luz de reserva sempre acesa. será que devo abastecer e usar um pouco de gasolina nem que seja pelo menos de manhã cedo uns 2km por dia?

  • moraes

    olá pessoal, li alguns

  • moraes

    ola pessoal li alguns comentarios a respeito, e venho dizer que aqui na baixada santista, é um absurdo o que eles fizeram, a um ano atras o gas custava 1,49 hoje vc nao encontra por menos de 2,30, quer dizer quebrou td mundo aqui, tem comerciantes que tem frota de kombi com mais de 30 veiculos e todos a gas, imagina o investimento feito, para agora acontecer isso, aqui eu tenho dois fiorinos a gas, no começo era muito bom agora, ta valendo mais a pena o alcool.
    obrigado pela atençao ai pessoal um abrax

  • MOISE DE BH

    :shii: ola tenho uma grand cherokee V8 moro em belo horizonte, gasolina 2:22 e gnv 1:75. :?: :??: :wha: :eyess: será que vale a pena instalar o gnv e usar os dois combustíveis ???????? URGENTE…

    obrigado pela atenção

  • JKD

    [Comentario #102143 sera citado aqui]
    Essa é para o EDBSB: O problema não tá no gás, você é que não sabe comprar carro.

  • adami

    Ola boa noite a todos em bauru sp o gas gnv custa 2,59 o alcool 0,85 nao da para encarar o gnv

  • Rogério

    Tive um gol (CHT o motor do escort, que uma grande parcela diz que não presta) e ficou 17 anos no gas…vendi e ainda continua no gás…NUNCA tive problemas…motor tem cuidar e é simples….água + aditivo + troca de óleo no tempo certo com óleo de boa qualidade + troca de filtro de óleo…e NUCA…NUNCA COMPLETAR OLEO…NUNCA "RALAR" O MOTOR, pq nenhum motor aguenta…

    • Sergio

      Esse Motor CHT tb me surpreendeu de bom. o meu já está com 160 mil km e com torque ok no GNV e alcool. O grande problema do GNV é TEMPERATURA DA QUEIMA. Ele queima muito mais quente que gasolina e até do alcool. Então é preciso adaptar o motor para isso, afrouxando válvulas em 0,5mm além do padrão de fabrica (vide manual Landi Renzo Italiano). Isso faz baixar temp de funcionamento do cabeçote e em tese diminui rendimento no combustível normal, mas não senti a diferença. O que a massa diz que o gás "seca o motor por dentro", é pq j[a está tão quente que vaporiza o óleo. E só se diz isso pq abriu o motor. E pq abriu o motor?? Porque já fritou tudo.
      Agora, quem souber como alterar abertura de válvula em tucho hidráulico, por favor me avise.
      PS: rodo com GNV desde ano 2000.

  • Antonio Xavier Lima

    GNV, é uma roubada, no ínicio ele parece até economico, parece que se faz economia, más um ano depois ele terá 'detonado' todo o seu sistema de injeção eletrônica, e valor para o concerto é de R$3.500,00 meu gol teve todo o sistema avariado pelo gás, casa conversora disse que me avisou, e que eu assinei termo de responsábilida e que não é da alçada deles, eu tenho que assumir prejuizo sozinho. gás nunca más

  • magaly

    tenho uma caravan clyser 3.3 6c gostaria te colocar gas o que mim diz a respeito de motor e economia

  • Sergio

    1º GNV queima muito mais quente e nenhum cabeçote foi projetado para isso. Solução: Regular valvulas 0,5mm mais abertas que a medida de fábrica. Não sei como fazer em tucho hidráulico. Até no motor AP, pode-se trocar as pastilhas (em retífica séria). 2º Regule GNV em eletronica e "nunca mais mexa no regulador". Se ficar afogado perde potencia. Se ficar pobre superaquece cabeçote e queima velas, válvulas e até junta do cabeçote. Começou a falhar? Limpe ou troque velas e troque filtro de ar. Mais nada! As velas duram menos mesmo. Há, use 0,65 ou 0,6 só de abertura dos eletrodos da velas. Tenho 13 anos de GNV. Tudo isso vide manual da Landi Renzo Italia. Depois de 2 cabeçotes queimados, aprendi e nunca mais houve problemas, rodando mais de 4.500 Km/mes em estrada e transito. 3º Uso GNV desde ano 2000.

  • beto

    Bom economiza no bolso e no tanque combustivel tenho toyota 1.8 16v com 25 reais completa

    o botijão e ando com carro 250km bom de mais.

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