Matérias NA Mercado Veículos Comerciais

Vans: elas transportam muito volume em pouco espaço

vans-no-brasil-1-620x420 Vans: elas transportam muito volume em pouco espaço

As vans comerciais se tornaram uma alternativa viável para quem precisa entregar encomendas consideráveis, mas que não pode utilizar um VUC ou caminhão maior. Mas elas também não levam somente mercadorias, sendo muito utilizadas em fretamento, turismo ou transporte executivo.



Muitos anos atrás, os negócios de transporte de encomendas e de passageiros eram iniciados pela robusta Volkswagen Kombi. No entanto, depois de algumas adaptações de fabricantes nacionais em chassis de picape e caminhão, chegaram as vans européias voltadas ao segmento.

Mercedes-Benz, Renault, Peugeot, Fiat, Iveco e Citroën iniciaram a exploração do mercado nacional após a reabertura das importações. Até mesmo a Agrale entrou no segmento com vans derivadas de caminhões leves.

vans-no-brasil-8-620x465 Vans: elas transportam muito volume em pouco espaço

Mais recentemente a Ford entrou neste mercado. As coreanas Ásia Motors, Kia Motors e Hyundai também se aventuraram, mas com veículos de entre eixos menor, mas de boa aceitação no mercado. Hoje em dia a Jinbei (CN Auto) é a única representante desse tipo de veículo, embora a Chery (Rely) já prepare sua chegada.

Versáteis, possuem plataforma rebaixada para oferecer o máximo de volume interno possível para o transporte de carga, além de oferecer conforto e comodidade para o transporte de passageiros. Isso sem contar a possibilitar de introdução de uma caçamba de aço, madeira ou baú fechado nas versões com cabine e chassi exposto.

Com tração dianteira ou traseira, motores diesel de tamanho compacto e vários itens de conforto e segurança, transformam as vans em veículos apropriados para o meio urbano. As vans comerciais se tornaram uma alternativa viável para quem precisa entregar encomendas consideráveis, mas que não pode utilizar um VUC ou caminhão maior. Mas elas também não levam somente mercadorias, sendo muito utilizadas em fretamento, turismo ou transporte executivo.

vans-no-brasil-2-620x408 Vans: elas transportam muito volume em pouco espaço

Muitos anos atrás, os negócios de transporte de encomendas e de passageiros eram iniciados pela robusta Volkswagen Kombi. No entanto, depois de algumas adaptações de fabricantes nacionais em chassis de picape e caminhão, chegaram as vans européias voltadas ao segmento.

Mercedes-Benz, Renault, Peugeot, Fiat, Iveco e Citroën iniciaram a exploração do mercado nacional após a reabertura das importações. Até mesmo a Agrale entrou no segmento com vans derivadas de caminhões leves.

Mais recentemente a Ford entrou neste mercado. As coreanas Ásia Motors, Kia Motors e Hyundai também se aventuraram, mas com veículos de entre eixos menor, mas de boa aceitação no mercado. Hoje em dia a Jinbei (CN Auto) é a única representante desse tipo de veículo, embora a Chery (Rely) já prepare sua chegada.

vans-no-brasil-7-620x450 Vans: elas transportam muito volume em pouco espaço

Versáteis, possuem plataforma rebaixada para oferecer o máximo de volume interno possível para o transporte de carga, além de oferecer conforto e comodidade para o transporte de passageiros. Isso sem contar a possibilitar de introdução de uma caçamba de aço, madeira ou baú fechado nas versões com cabine e chassi exposto.

Com tração dianteira ou traseira, motores diesel de tamanho compacto e vários itens de conforto e segurança, transformam as vans em veículos apropriados para o meio urbano.

A Mercedes conta com a famosa Sprinter. A PSA e Fiat compartilham o mesmo projeto nos modelos Jumper, Boxer e Ducato, enquanto a francesa Renault vai de Master. A Ford tem a clássica (lá fora) Transit. A Iveco tem um veículo mais robusto chamado Daily e o robusto Vetrato. Embora somente com gasolina, a CN Auto tem a Jinbei Topic.

vans-no-brasil-9-620x465 Vans: elas transportam muito volume em pouco espaço

Todos os modelos apresentam variações de distância entre eixos, capacidade carga, rodado traseiro simples ou duplos, furgão com teto alto ou baixo, opção de janelas, poltronas simples ou executivas, além de opções de potência ou motor.

A Mercedes-Benz Sprinter foi a pioneira. Ela tem tração traseira, motores diesel com 114 cv, 129 cv e 146 cv. Ela tem versão com rodado duplo (4 pneus no eixo traseiro). Outro com características semelhantes é o Iveco Daily, que tem motores com 146 cv ou 165 cv. A marca ainda tem um veículo maior chamado Vetrato, que tem motor com 170 cv.

A Peugeot Boxer tem motor 2.3 de 127 cv, o mesmo da Citroën Jumper e da Fiat Ducato. A Renault Master tem um de 2.5 litros com 115 cv. Por fim, a Ford Transit conta com bloco 2.2 de 125 cv. A Topic tem motor a gasolina com 127.

Enfim, versáteis e prontas para o trabalho, as vans comerciais vendidas no Brasil custam em média a partir de R$ 80.000 e possui inúmeras opções, cada qual adequada à necessidade das empresas.

Galeria de fotos das vans vendidas no Brasil:

  • Long_life_tobigcars

    A Topic da CN vc encontra até por R$ 60 mil.

  • RodrigoXavier01

    Topic é uns 45k

  • Rafael_rec

    Se as vans das marcas não chinesas fossem mais baratas a Kombi já estaria morta faz tempo.

    • icarothomas

      Nesse caso também entra a questão da tradição e confiança. A Kombi é um projeto bem antigo, mas até hoje é funcional, e é isso que importa.

      • MyFault!

        Carro pra trabalho tem q ser simples e barato de manter e nisso a Kombi é imbatível – até pq se bater…

    • Sias

      Duvido muito. Se a Besta e Topic não conseguiram, estas vans chinesas ainda não te cacife pra isto.

  • yuri calmon

    Precisamos de Vans intermediárias !!! para 8/9 pessoas para assumir o lugar da kombi !!!:)

  • icarothomas

    Uma vez vi uma reportagem numa revista sobre empresas que locam vans de luxo pra transportar executivos, celebridades e tal. Ainda abro uma companhia dessas.

  • Sias

    Tem um erro na matéria sobre a primeira van da MB, não foi a Sprinter mas sim a MB180 e que tinha tração dianteira.

    Das atuais ficaria com a Ducato ou a Iveco. Meu pai já trabalhou com uma Ducato e disse que sobra motor. Já lá no trabalho compraram este ano uma Iveco….baita van, espaçosa e muito bonita.

  • Fabio D.

    Que medo que tenho da Topic… Jesus, salva essa alma!!! hahahahah

  • Herumor_

    oloco porque a kombi nao ta na lista ae ehauehaueha

  • Hoosier 559

    Essa Topic é assustadora…

  • oliveirajc

    Pena que nenhuma tem versão de dois pedais, apenas a Mercedes, mas a que preço…

  • Jason

    São boas em espaço, mas também bastante caras.. Lembro na empresa em que trabalhei, tinha uma Sprinter velha, mas não tava dando conta de levar os equipamentos de um lugar pro outro, compraram um caminhão Mb 608 e resolvido o problema…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend