Chery EUA Mercado SUVs

Vantas é a aposta da chinesa Chery no mercado americano

Vantas é a aposta da chinesa Chery no mercado americano

Lembra da Exeed? Trata-se de uma submarca de luxo da Chery, que o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA), prometeu para o mercado brasileiro. Embora ainda não tenha chegado por aqui, parece que os planos da montadora chinesa para essa bandeira são mais ambiciosos e recentemente atendem pelo nome Vantas.


A Chery sempre alimentou o sonho de vender seus carros nos EUA, desde que Malcolm Bricklin com sua Visionary Vehicles, quis colocar produtos de Wuhu no mercado americano, financiando parte do portfólio da marca em 2007, um negócio que não deu certo e gerou rusgas com o bilionário americano.

Vantas é a aposta da chinesa Chery no mercado americano

Agora, através da empresa HAAH Automotive Holdings, localizada na Califórnia, a Chery quer novamente tentar a sorte na “América” e para isso apostará em sua marca premium Exeed, porém, com outro nome: Vantas. Essa companhia, que pretende ainda ter veículos da Zotye, aquela que ainda não decolou no Brasil, já dá seus primeiros movimentos nos EUA.

A HAAH declarou: “Os veículos VANTAS estarão na plataforma Exeed, que foi desenvolvida com recursos e tecnologias globais voltados especificamente para os consumidores dos Estados Unidos e do Canadá”. Citando o Exeed TXL como produto similar ao que chegará aos EUA, a empresa diz que as atividades já estão em curso.

Vantas é a aposta da chinesa Chery no mercado americano

“O modelo específico e outros detalhes ainda não foram anunciados. O desenvolvimento de engenharia para homologação no mercado dos EUA já começou”, diz a HAAH, que pretende ter uma rede de 100 concessionários nos EUA a partir de 2021 para atender tanto a Vantas quanto a Zotye.

Ela explica que sua estrutura já está montada nos EUA: “A HAAH Automotive Holdings é uma holding realmente projetada para lidar com serviços compartilhados; portanto, TI, jurídico, financeiro, RH, distribuição de peças, esse tipo de coisa está alojado na HAAH Holdings. Essa sempre foi a visão”.

Vantas é a aposta da chinesa Chery no mercado americano

Apesar da proposta, a HAAH terá de lidar com a recepção do público americano, ainda mais num contexto de guerra comercial que vire e mexe afeta a relação entre EUA e China. O Exeed TXL é um irmão maior do TX, já vendido na China e com espaço para sete pessoas. Seu motor é um 1.6 TGDI com 197 cavalos e 29,5 kgfm, que deve equipar aqui o Tiggo 8.

Na China, a Exxed ainda conta com o menor LX e o maior VX, que tem cinco metros de comprimento. Toda a arquitetura pertence à Chery e é baseada nos motores 1.5 e 1.6 turbinados, o que não será um problema para o mercado americano atualmente.

[Fonte: TTAC]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Toyo_Highlander fan

    É inegável que os carros são aparentemente belos e com interior caprichado. Mas a questão é que será que o consumidor americano vai aceitar agora adquirir um modelo chinês?

    • Tosca16

      Talvez a resistência seja mais por questões políticas, apesar que me recordo que os japoneses também sofreram no passado, e não pelo preconceito em si, mas pelo protecionismo americano a suas marcas locais.

    • Sino Weibo

      De vender nos EUA eles sabem que foi homologado, então é seguro. Nao conseguiriam vender nada la sem ser bem completo. Entao eles terão modelos modernos, completíssimos e provavelmente bem baratos. Mesmo que o consumidor americano não queira, existem muitos latinos e imigrantes de todas as partes que compram.

  • Tosca16

    EXEED creio ser um nome comercialmente bom, e a CHERY poderia tentar junto a sua parceira JLR vender seus produtos como opções mais baratas a estas marcas.

    • Vantas é uma marca do grupo americano. Eles preferiram usar sua própria marca para a Exeed, sei lá por qual motivo.

      • Tosca16

        Sim, só acho que o nome EXEED é comercialmente bom, pra marca Chery; mas como será vide uma parceira local, o nome será outro.

  • Cesar

    O bichão é invocado.

  • th!nk.t4nk

    Esse carro seria perfeito pro Brasil, onde as pessoas consideram o visual acima de tudo.

    • Dudu Pimentel

      Seria se não fosse chinês…e como aqui há esse preconceito por parte de muitos brasileiros que até acham que chinês é sempre muito mais barato que os de grandes marcas…
      Eu não sou mais de julgar pela aparência…se fosse o tipo de carro que procuro, faria um test-drive, se gostasse, entraria como um candidato para compra e se fosse oq mais me agradasse, fecharia a compra.

    • Willie Cicci

      Os Chery estão muito interessantes, se você comparar o T-Cross com o Tiggo5x quem aprece Chinês é o VW.

      • th!nk.t4nk

        Exatamente meu ponto. Visual. O brasileiro vê o design + itens de série. Se parecer bom, ele julga que o carro é bom.

  • Zé Mundico

    Pessoal ainda acha que basta encher o carro de itens, conveniências, acessórios e outras regalias eletrônicas para se ter um bom carro. O problema continua sendo a qualidade (e aí entra resistência, durabilidade, etc) do que é oferecido, bem como a manutenção e reposição dessa parafernália toda.
    O mercado americano é disputado na ponta da foice e o consumidor médio americano, além de preço e condições de pagamento, preza muito pela qualidade e confiabilidade do carro que usa. Se quebrar uma peça, ele tem que achar no mesmo dia e ninguém por lá consegue admitir esperar 5, 10 ou mais dias por uma peça.
    Enfim, parece que os chineses ainda não desenvolveram essa capacidade de suprimento de peças e assistência.

    • Jr

      Fala isso para os donos dos teslas, não acham peças de reposição de jeito nenhum e quando acham o preço é um absurdo

    • Paulo Lustosa

      Fala isso pra dono de Tesla e certos Ford

  • Poxa, faltou fotos da traseira dele.

    • Jr

      A traseira é muito parecida com a do tiggo 8

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email