Chevrolet Hatches Sedãs

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

A terceira geração do Vectra no Brasil, que chegou ao mercado em 2005, tinha uma versão intermediária chamada Vectra Elegance.

O modelo, que teve uma passagem curta em nosso país ainda é lembrado como um sedan elegante e de linhas sóbrias.


Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

Vectra Elegance: 2005 a 2009

A terceira geração do Chevrolet Vectra foi apresentado ao público em outubro de 2005 e foi apelidada de Novo Vectra.

Além do Vectra Elegance, tínhamos nesta época uma versão topo de linha chamada Vectra Elite.

Com linhas inspiradas no recente Opel Astra H, o nosso Vectra era basicamente um Astra sedan com o logo dourado da Chevrolet.

Mas para poder afastar um pouco da alcunha europeia a GM nacional investiu pesado no modelo que tinha um design bem elegante e sisudo.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

O exterior do Vectra Elegance vinha com belas rodas de aro 16 de 6 raios, repetidor de seta na lateral da carroceria e frisos laterais na cor da carroceria.

Também contava com ar condicionado digital, com saídas direcionadas para o banco traseiro – item inédito na versão – além de itens de conforto como direção hidráulica, trio elétrico e opcional, a transmissão automática de quatro velocidades.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

O Vectra Elegance era construído na mesma plataforma da Chevrolet Zafira e tinha alguns elementos da plataforma do Astra, isso proporcionou ao modelo um entre eixos de 2,70 metros e um bom espaço interno, principalmente para os ocupantes do banco traseiro que se beneficiavam da plataforma maior.

Com mais de 4,60 metros de comprimento o Vectra Elegance conseguiu tirar o reinado absoluto de modelos de mais prestígio como o Toyota Corolla e Honda Civic.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

No quesito motorização, o Vectra Elegance vinha equipado com o já conhecido motor da família I, os 2.0 litros de 8 válvulas e flexível com 121 cavalos na gasolina e 128 cavalos quando abastecido com álcool.

O torque do Vectra Elegance era de 19,6 kgfm quando abastecido com álcool e 18,3 kgfm quando abastecido com gasolina a 2600 rpm.

O câmbio da versão Elegance era o manual de 5 velocidades ou automático de 4 velocidades.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

No interior, as linhas gerais do painel do Vectra Elegance seguiam a mesma identidade do Opel Astra H, com linhas retas, sóbrias e elegantes.

O painel era bicolor com a parte de cima em preto dividido por uma barra cinza claro. Ao centro ficava a “central multimídia” de 2005, que era basicamente composta por uma disqueteira para 6 discos, controles do ar condicionado e do sistema de som e do rádio.

O painel de instrumentos do Vectra Elegance era bem completo e contava com uma iluminação amarelada com boa visualização.

Os bancos eram forrados de tecido, mas também era possível encontrar a opção de couro. O espaço para os ocupantes do banco traseiro era bem generoso graças aos 2,70 metros de entre eixos herdados da Chevrolet Zafira.

O modelo ainda dispunha de ar digital e computador de bordo – itens interessantes que hoje são padrão para qualquer modelo de qualquer categoria.

Vectra Elegance: 2009 a 2011

O Vectra de terceira geração ganha um facelift que o deixa mais parecido com o Opel Astra H, com a troca dos para choques dianteiros e novos faróis que ficaram levemente maiores e contavam agora com novas lentes do tipo BlueVision, que segundo a GM garantiam uma iluminação cerca de 50% melhor que as lâmpadas convencionais.

Novas rodas eram inseridas no Vectra Elegance, que agora contava também com outras opções de cores, como por exemplo um tom de verde escuro.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

O Vectra Elegance ganhou a mesma motorização do Vectra Elite – a 2.0 litros com 140 cavalos com álcool e 133 cavalos quando abastecido com gasolina e torque de 19,68 kgfm para o álcool e 18,86 kgfm para gasolina.

Internamente o modelo recebeu melhorias no acabamento e novas tonalidades de cor para o interior.

A motorização 2.4 litros de 16 válvulas que equipava o Vectra Elite desde 2005 foi descontinuada por conta de suas altas taxas de consumo de combustível, fazendo com que todas as versões do modelo tivessem o mesmo motor 2.0.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

Outro destaque para o Vectra Elegance ficava por conta da troca de logotipos, sai de cena o logo da Chevrolet dentro do aro redondo e vazado e entra a gravata dourada sustentada por uma barra da cor da carroceria, outra alteração estética fica por conta da saída do repetidor de seta da lateral do modelo que agora foram para os espelhos retrovisores.

Um detalhe curioso é que as rodas do Vectra Elegance mesmo sendo de 16 polegadas tem apenas 4 furos, enquanto que as do Elite tem 5 furos.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

A linha Vectra teve seu fim decretado em 2011 com direito a uma linha especial chamada Vectra Collection, que foi limitada a 2000 unidades numeradas e comercializadas na cor metálica Verde Lotus, com direito a bancos de couro com a inscrição da versão.

Ele também tinha adesivos alusivos a versão nas laterais e manual do proprietário com acabamento em couro.

O modelo deu lugar ao global Cruze que é vendido atualmente e está em sua segunda geração.

Além do Vectra Elegance: Elite e Expression

As demais versões do modelo mais querido da Chevrolet eram as seguintes:

Elite – que trazia de inicio um motor 2.4 litros 16 válvulas e 146 cavalos com gasolina e 150 cavalos com álcool e câmbio automático de 4 velocidades e mais luxos como opção de teto solar e rodas de 17 polegadas.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

E Expression, que vinha com o tradicional motor 2.0 litros 8 válvulas flexível com 121 cavalos na gasolina e 128 cavalos quando abastecido com álcool.

Com menos luxo que o Vectra Elegance e o Vectra Elite, a versão Expression vinha com calotas de aro 15 e não tinha ar condicionado digital por exemplo, e vinha com câmbio de 5 velocidades.

O acabamento era mais simples que o Vectra Elegance por exemplo e o modelo era mais destinado a frotistas e empresas que precisavam de um sedan espaçoso e barato.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

Fora essas versões o Vectra ainda teve uma versão hatchback que por aqui ficou conhecida como Vectra GT e Vectra GTX. O hatch não era chamado de Vectra Elegance ou Vectra Elite, tinha suas versões próprias.

O modelo nada mais era que a versão hatchback com os logos trocados do Opel Astra hatchback, o único senão ficava por conta da falta do modelo de duas portas para o Vectra, e uma versão mais apimentada como no caso do Opel Astra OPC.

As versões hatchback usavam o mesmo conjunto mecânico dos sedans e opções de câmbio também eram as mesmas.

Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes Vectra Elegance (2005 a 2011): motor, equipamentos e detalhes

Sem dúvida quem hoje tem um Vectra Elegance em bom estado aprecia muito o modelo.

Ficha Técnica – Vectra Elegance 2.0 2006

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.998 cm3 de cilindrada, que gera 121 cv a 5.200 rpm (gasolina) e 127,6 cv a 5.200 rpm (álcool) e torque máximo de 18,3 kgfm a 2.600 rpm (gasolina) e de 19,6 kgfm a 2.400 rpm (álcool)
TRANSMISSÃO
Câmbio man de 5 marchas; tração dianteira
SUSPENSÃO
DianteiraIndependente, do tipo McPherson, com braço de controle ligado ao subchassi e barra de torção ligada à haste tensora
TraseiraSemi-independente, com viga de torção soldada com dois braços fundidos de controle
RODAS / PNEUS
6,5J x 16 pol (em liga leve) / 205/55 R 16
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
52 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
526 litros
PESO
1.275 kg
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Sistema de alarme com controle remoto; alarme sonoro de faróis acesos e chave na ignição; chapa de proteção para cárter e motor; terceira luz de freio; cinto traseiro de três pontos para o passageiro do meio; destravamento automático das portas em caso de acidente; faróis de neblina; regulagem elétrica de altura dos faróis; trava de portas e vidros, alarme e vidros com acionamento elétrico; sistema de alerta de velocidade; travamento automático das portas acima de 15 km/h; rodas de liga leve; ar-condicionado eletrônico digital; coluna de direção regulável em altura e profundidade; controle automático de velocidade; banco do motorista com regulagem de altura e lombar; rodas aro 16; bancos traseiros rebatíveis; luzes de leitura dianteira e
traseiras; pára-sol com iluminação; volante com detalhes cromados e porta-óculos.
OPCIONAIS

Air bags frontais e laterais para motorista e passageiro; freios ABS com EBD; CD Player com comandos no volante; sensor de chuva; controle automático de velocidade; freios ABS; rádio com controle no volante; transmissão automática e pintura metálica.

POTÊNCIA
(CV) 121 (GAS.) E 127,6 (álc.) 147 136 130
Dimensões (AxB)
(m) (*) 4,62×1,73 4,44×1,70 x 4,53×1,71 4,43×1,69
(CxDxE)(m) *) 1,46×2,70×1,96 1,45×2,62×1,90 1,48×2,60×1,91 1,44×2,62×1,99
Porta-malas
(litros) 526 490 437 402
Velocidade máxima 196 (gas.)
(km/h) (**) e 198 (álc.) 207 190 195
Aceleração de 0 a 10,5 (gas.)
100 km/h (**) e 10 (álc.) 9,8 12,4 11,1
Consumo cidade 10,1 (gas.)
(km/l) (**) e 7,1 (álc.) 11,2 11,1 11,1
Consumo estrada 15,1 (gas.)
(km/l) (**) e 10,7 (álc.) 16,2 16,9 18,1
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes

Fonte: Fabricante

Ficha Técnica – Vectra Elegance 2.0 2010

MOTOR
ModeloN20XF dianteiro, transversal, 2.0 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; flexpower
Número de válvulas por cilindro2; SOHC (comando simples no cabeçote); comando de válvulas roletado – de baixo atrito (LFVT – Low Friction Valvetrain)
Diâmetro x curso86,0 x 86,0 mm
Cilindrada1.998 cm3
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585)133 cv (98 kW/131 HP) / 5.600 rpm (gasolina)
140 cv (103 kW/138 HP) / 5.600 rpm (álcool)
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484/ISO 1585)18,9 kgfm (185 Nm) / 2.600 rpm (gasolina)
19,7 kgfm (193 Nm) / 2.600 rpm (álcool)
Taxa de compressão11,5
Combustível recomendadoGasolina comum e/ou álcool hidratado
Rotação máxima do motor6.400 rpm
Sistema de alimentaçãoInjeção eletrônica multiponto sequencial Bosch (S.F.I – Sequential Multi Injection)
TRANSMISSÃO
ModeloF17-5 Plus WR; Câmbio de 5 marchas à frente sincronizadas; tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha – 3,731
2a marcha – 1,961
3a marcha – 1,321
4a marcha – 0,951
5a marcha – 0,761
Ré – 3,311
Redução do diferencial3,94
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Redução17,0
Número de voltas (batente a batente); 3,2
Diâmetro de giro10,85 m
SUSPENSÃO
DianteiraIndependente tipo McPherson com braço de controle ligado ao sub-chassi, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra de torção ligada à haste tensora
TraseiraSemi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
FREIOS
Sistemaauxiliar a vácuo, duplo circuito hidráulico, válvula equalizadora de frenagem
À disco nas quatro rodas com ABS (sistema eletrônico da força de frenagem) versão 8.0 com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
Dianteirosdiscos ventilados (280 mm de diâmetro x 25 mm de espessura)
Traseirosdiscos sólidos (270 mm de diâmetro x 10 mm de espessura)
RODAS E PNEUS
Rodas6,5J x 16″ em liga leve (sobressalente de aço estampado 6J x 15)
Pneus205/55 R16 (sobressalente
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
58 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
526 litros (com banco na posição normal)
906 litros (com banco traseiro rebatido)
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento4.587 mm
Largura (carroceria)1.728 mm
Largura total (espelho a espelho)2.040 mm
Altura1.458 mm
Distância entre eixos2.703 mm
Bitola dianteira1.480 mm
Bitola traseira1.477 mm
Altura mínima do solo104 mm
DESEMPENHO
Velocidade máxima193 km/h (gasolina)
198 km/h (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h10,5 s (gasolina)
10,2 s (álcool)
Aceleração de 0 a 400 m18,2 s (gasolina)
17,6 s (álcool)
Aceleração de 0 a 1.000 m32,5 s (gasolina)
31,6 s (álcool)
Retomada de 40 a 100 km/h17,2 s (gasolina) (4a marcha)
16,6 s (álcool) (4a marcha)
Retomada de 80 a 120 km/h16,6 s (gasolina) (5a marcha)
15,6 s (álcool) (5a marcha)
CONSUMO CIDADE / ESTRADA / MÉDIO (KM/L) (NBR 7024)
10,8 / 16,1 / 12,7 (gasolina)
7,6 / 11,2 / 8,9 (álcool)
CARGA ÚTIL
515 kg
PESO (EM ORDEM DE MARCHA)
1.308 kg
DISTRIBUIÇÃO DE PESO (% dianteira / traseira)61 / 39
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria12V, 55 Ah
Alternador120 A
CONTEÚDO DA VERSÃO
SEGURANÇA
* ACIONAMENTO PELA CHAVE POR RÁDIO FREQUÊNCIA – “KEYLESS ENTRY SYSTEM” – DOS SISTEMAS
da central de travas elétricas, do alarme antifurto (quando disponível) e do fechamento automático dos vidros das portas ST
* Alarme antifurto com ultrassom ST
* Aviso de cinto de segurança do motorista destravado ST
* Aviso de portas abertas ST
* Barras de proteção contra impactos laterais nas portas ST
* Bolsas de ar infláveis (air bag) frontais para motorista e passageiro ST
* Bolsas de ar infláveis (air bag) frontais e laterais para motorista e passageiro ND
* Chapa de proteção para motor e cárter ST
* Cinto de segurança traseiro central subabdominal ND
pré-tensionador ST
* Cintos de segurança traseiro central – 3 pontos ST
* Cintos de segurança traseiros laterais retráteis – 3 pontos ST
* Destravamento automático das portas em caso de acidente – “crash sensor” ST
* Direção com sistema de proteção contra impactos (direção telescópica) ST
* Espelhos retrovisores externos com pisca incorporado ST
* Faróis com refletores de superfície complexa e lâmpadas alógenas de brilho intenso
“Blue Vision®”, lentes transparentes e lanternas indicadoras de direção integradas ao
conjunto óptico ST
* Faróis de neblina no para-choque dianteiro ST
* Ganchos para reboque – dianteiro e traseiro ST
* Luz auxiliar de freio – “brake light” LED System ST
* Luz de neblina acoplada à lanterna traseira – lado do motorista ST
* Pedais desarmáveis em caso de colisão ST
* Sistema central travas elétricas das portas, tampa traseira e tampa de acesso ao bocal
de abastecimento c/ acionamento por botão no console ou “Keyless Entry System” ST
* Sistema de alarme de ultrapassagem da velocidade pré-programada ST
* Sistema de freios anti-blocante (ABS) com freios traseiros a disco sólido e sistema de distribuição eletrônico de frenagem (função EBD) Elegance 14″ / Elite 15″ OP
* Sistema de imobilização do motor por chave eletrônica (Immobilizer System) ST
* Sistema de proteção contra descarga de bateria ST
* Trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças) ST
* Travamento automático das portas ao atingir 15 Km/h ST

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