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Veja detalhes dos gastos que um leitor teve ao rodar 36.000 km em dois anos

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Olá amigos do NA, meu nome é João Paullo, tenho 23 anos, moro na cidade de Patos de Minas-MG, e sou leitor assíduo do site. Já vi diversos posts aqui no NA relatando sobre o custo anual de um carro aqui no Brasil, porém a maioria baseado em valores fictícios que tentam se aproximar ao máximo da realidade para expressar o estudo. Pois bem, vim aqui postar meu relato sobre os custos reais que possuo um carro.



Naturalmente, ao se manter um carro, praticamente ninguém analisa todos os fatores de custo de manutenção, normalmente, apenas se analisa os custos referentes a combustível, financiamento (se for o caso), e as manutenções e revisões de praxe. Neste relato, mostro exatamente todos os custos que tive com o meu próprio carro, inclusive despesas com pintura a pequenos riscos, conserto de travas ou vidros que tiveram defeito, além de acessórios que incorporei ao veículo. Para isso farei um breve histórico sobre meu carro.

O carro avaliado para este relato é um VW/ VOYAGE 1.6 COMFORTLINE ano 2009, que possuo atualmente. Adquiri o veículo a exatos dois anos, em novembro de 2011. Especificamente, meu carro é um COMFORTLINE completo, ou seja, além dos itens de série da versão, ainda possui bancos de couro, computador de bordo, rodas de liga leve, ar condicionado. Só peca por não possuir Air Bag e ABS, de resto o carro ainda me agrada bastante. Na época saiu pelo valor de R$34.000,00 e estava com 54.000 km; atualmente está com 90.000 km e custa em torno de R$ 29.000 a R$ 30.000.

Bom, quanto aos custos que tive com este veículo nestes dois anos, não citarei os valores separadamente, visto que praticamente todo mês tive gastos com o carro, ao mínimo que seja. Então, mostrarei os valores divididos em categorias para facilitar a compreensão. As categorias que incluí aqui foram: Combustível, Limpeza e Conservação, Acessórios, Manutenção, Impostos, Depreciação e Pneus.

Na categoria de limpeza e conservação incluí os gastos com lava-jato ou mesmo lavações em postos, além de higienização do ar condicionado, hidratação dos bancos de couro, e proteções de pintura. Quanto aos acessórios, não são muitos, visto que não sou muito fã de personalização de carros, a lista inclui apenas luzes internas e de faróis brancas, gastos com som, alterações nos bancos de couro, etc. Manutenções são todas as avarias tidas no carro, despesas com pintura e lanternagem, bem como as revisões de praxe.

Como sou mais exigente, todas as revisões foram feitas em concessionária, por isso o valor mais alto. Falando particularmente do Voyage, ele apresenta uma série de defeitos que, pelo que levantei, é comum a todos os compactos da VW. Trata-se de defeitos nos vidros e travas elétricas. Os vidros elétricos simplesmente paravam de funcionar e não bastasse isso, do nada caíam e não levantavam mais, se tivesse no meio de uma chuva ou viagem, realmente passaria um grande aperto.

Nas vezes que isso aconteceu a sensação era de muita raiva da marca, o que deu vontade de trocar o veículo naquela hora mesmo, mas passava depois da manutenção. Em razão desta avaria, “passei raiva” quatro vezes, pois no período que tive com o carro, acreditem, troquei os motores do vidro elétrico de todas as portas, além de trocar três travas elétricas que também pararam de funcionar.

Enfim, segue abaixo os custos reais que tive com o veículo no período de novembro de 2011 a outubro de 2013, exatos dois anos.

OBS: Os valores de seguro não foram incluídos, pois não fiz em nenhum desses anos, mas apenas para exemplificar, no meu perfil, para este carro, o seguro ficaria em R$2.700,00 por ano, caso alguém queira incluir nas contas.

COMBUSTÍVEL R$5.646,00
LIMPEZA E CONSERVAÇÃO R$815,00
ACESSÓRIOS R$545,00
MANUTENÇÃO R$4.498,00
IMPOSTOS R$2342,00
PNEUS R$230,00
DEPRECIAÇÃO R$4.000,00

Assim, incluída a depreciação, o gasto total do veículo em dois anos de uso seria R$18.076,00. Este valor dividido pela quantidade de meses daria exatos R$753,16 mensais. Realmente é um valor relevante se se considerar que é apenas um sedan compacto e foi comprado usado.

Com certeza, se aplicássemos esses valores ao mesmo veículo comprado novo, a depreciação seria muito maior e consequentemente também a despesa mensal. Se fizermos uma tabela com veículos de categoria superior, os valores seriam ainda mais assustadores, pois teríamos manutenção mais cara, consumo maior e depreciação maior.

Pois bem, esta foi uma exposição do gasto com carro aqui no Brasil, espero que todos tenham aproveitado e que sirva de base para muitas pessoas. Obrigado.

  • ZEKINHA71

    Definitavamente carro não é pra pobre no Brasil. Se tiver vai ser um que nem trocar lampada queimada troca, imagina o resto, e o Governo apoia isso.

    • HecMC

      Com certeza, carro é para quem pode manter… Não para quem pode comprar.

    • slipsnot

      Infelizmente aqui no interior de sp, esse é o retrato do transito, você ve carros que teoricamente são 2005 pra cima, caindo aos pedaços, motor fumando, por falta de manutenção ou mesmo uma troca de óleo com óleo correto ou na quilometragem certa.
      Devido aos altos preços das revisões nas css, algumas pessoas levam seus carros em postos de combusível que oferecem troca de óleo a R$ 30,00, ae o cidadão pega um carro que tem que usar óleo sintético ( mais caro) e me põe óleo mineral, depois reclama que o carro tá grilando, o motor tá ruim, e simplesmente passam esses carros para frente… por esse motivo por aqui, não compensa de forma alguma comprar usados.

      • Por isso tenho resistência a comprar carro usado, como alguns colegas gostam. Para mim, só se for de procedências, nada de feirões, agências, etc etc etc.

        • Vítor

          R$ 0,50 por km rodado.. caríssimo.. meu carro parei de fazer revisões na concessionária aos 40 mil km.. hj tem 113 mil km.. pq justo na dos 40 mil acompanhei a revisao e vi que nao fazem absolutamente nada além de darem uma lubrificada geral.. só pra dar aquela sensação boa de tudo levinho e sem barulho.. qualquer coisa q necessite trocar te cobram.. entao é melhor vc trocar qdo vê algo errado.. agora só faço em mecanica, peço orçamento e aprovo o necessário.. sem a habitual impurroterapia das ccs.. ;)

    • Carro novo não, mas velho sim… em 2 anos e 40 mil km gastei 12 mil reais com minha SW4 diesel 2001 (isso que dizem que caminhonete é mais caro de manter). Sem falar que paguei 45 mil na época e hoje vendo facilmente por cinquenta. É uma questão de saber escolher e fazer manutenção quando realmente necessário. Como um carro que andou apenas 36 mil km em 2 anos precisa de 5 mil reais em manutenção? Deve ser culpa das revisões programadas… não vale a pena fazer só para manter a garantia… Tem um conhecido meu que comprou um carro exatamente como o meu, já andou 60 mil km desde a compra e só fez manutenção básica, isso que tanto o meu quanto o dele já estão com 300 mil km rodados…

    • CharlesAle

      Isso é para mostrar que carros VW dão manutenção,e não é pouca não!!!meu irmão e meu ex sogro,tiveram muito mais gastos com seus carros VW que os atuais Ford.Meu sogro teve um gol,e agora um fiesta sedan,e meu irmão teve um polo 03(um terror de quebras e $$$ gasto)e agora um ecosport……….

    • PEDRO_HAWK

      Mais ou menos por aí. Estou me desiludindo de carro. Tenho dois em casa, mas penso em ficar só com um pra cortar estas despesas (infelizmente não posso ficar sem um). Só hoje paguei R$ 155 de licenciamento e seguro obrigatório, sendo que na sexta enchi o tanque por R$ 110 e hoje completei com R$ 90.

      Não que eu não esteja conseguindo pagar estes custos, Graças a Deus não é isto, mas o fato é que minha mente está em outra, que é viajar o mundo. Daí estou optando por diminuir o "luxo" aqui pra passar melhor por aí afora.

      Até porque nessas viagens poderei dirigir carros (alugando) que aqui nem alugando conseguiria. Ê país não recomendado para quem gosta de carro esse Brasil…

  • A placa do carro saiu na imagem.

    Tudo ok, NA?
    Verifiquem ai a postagem.
    Vlw

    • A foto do Voyage colocada na matéria é de uma avaliação da Auto Press, não do carro do leitor.

  • Filipe Augustus

    "Assim, incluída a depreciação, o gasto total do veículo em dois anos de uso seria R$18.076,00. Este valor dividido pela quantidade de meses daria exatos R$753,16 mensais. Realmente é um valor relevante se se considerar que é apenas um sedan compacto e foi comprado usado."

    Falaram que eu gastei muito com o Vectra em 2 anos, que gastei só com manutenção 6 mil reais( um pouco menos) , + 2 IPVA 1 de 495 reais e o outro de 290 reais, e agora está isento, apenas seguro obrigatório que é 115 reais,quando eu comprei meu carro ( a 3 anos) paguei 11 mil reais, de tabela ele vale 13,900 reais, como é raro, está valorizando, já encontrei Vectra automáticos por 20 mil reais 1995 na internet pra vender, o meu é raro e de cor única e 1993, acho que não perdi nada comparado a quem compra um carro novo, vendo por esse lado, estou me sentindo satisfeito com o negócio que fiz =D

    • Zergling

      Pois é… É 6 mil em um Vectra, e é normal 18 mil em um Voyage… Vai entender a cabeça de quem critica…

      • Johnny Hoffman

        Pois é q absurdo, um voyage q anda com gasolina, onde ja se viu?

        Se tivesse comprado um vectra q possui tecnologia q roda sem combustivel teria economizado muito mais!!!

    • thales_sr

      Quantos KM você rodou com o Vectra? Você usa ele diariamente pra trabalhar/estudar?

      • Filipe Augustus

        Rodei 32 mil quilômetros com ele, embora isso tenha levado quase 1 ano a mais pra acontecer do que nos 2 anos que ele rodou 36 mil com o Voyage.

        • Edson Roberto

          Interessante. Meu gasto com um ano de Xsara foi exatos metade do que vc gastou com o Vectra. E infelizmente, agora voltou a apresentar umamudança de temperatura no marcador que insiste em variar com facilidade.

    • josenun

      achei mt divergente, pois aqui em casa tem um gol power do mesmo ano, que é equivalente ao confortiline…
      Não se teve gastos como leitor disse, único problema que foi considerável foi um problema no sistema de velas/injeção que simplesmente queimou os cabos de vela fazendo motor variar o funcionamento dos cilindros, ruim que foi no meio de uma viagem, tudo por culpa do combustível mt batizado, enfim, qualquer hora faço um relato sobre ele, bem interessante.

  • Franco

    Tenho um Fiesta Sedan Rocam 1.6 e é claro que os valores não chegam a tanto, mas mesmo assim são muito alto por se tratar de veiculo de porte pequeno.

    • schettino90

      Tenho um Fiesta tambem… em 3 anos, 56 mil km rodados, fazendo revisões em oficinas de confiança (e não nas concessionárias que metem a faca), não gastei nem metade disso…
      Acontece que o povo "esperto" do Brasil adora falar mal de Ford e comprar Volkswagen…

      • mjprio

        Mas meu amigo estou padecendo do mal ford com meu Fiesta. Tudo bem que as revisões tem saído até com desconto, mas o serviço é péssimo ( conseguiu ser pior que o da GM) e o carro me esfaqueia no consumo

  • FelipeLange

    "Como sou mais exigente, todas as revisões foram feitas em concessionária, por isso o valor mais alto.[…]"

    Assim como temos mecânicos ruins, também temos concessionárias e redes autorizadas ruins, mas o pior é que cobram bem mais caro e muita gente acha que é toda aquela maravilha.

    • Pois é… nem sempre o serviço da css é melhor que o mecânico de confiança. Aqui em POA, a VW cobra 200 reais a hora de mão de obra, acredita?

      • PedroTelles

        Que isso? absurdo!

        Aqui no RJ as revisoes começam em 220 reais, um preço que não é muito salgado.

    • PauloNJR

      Enquanto a troca de óleo do meu Fiat Palio na concessionaria custa R$ 169,00 (Óleo Selenia 5W30 + Filtro) em um auto center com o óleo da mesma marca e filtro de óleo da Bosh o valor fica em R$ 92,00… Tem muitas coisas que da para fazer tranquilamente fora da autorizada e utilizando peças e marcas genuínas por um valor bem inferior…

      • FelipeLange

        Não sei se acredito, mas quando se trata de concessionária e serviços de manutenção, acho que não é novidade…

        • PauloNJR

          Itens inclusos na revisão: Lubrificante Selènia**, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível, Filtro de Ar, Mão de Obra Gratuita:
          4x R$43,00/mês sem juros
          vlr. Total – R$172,00
          à vista R$172,00
          Isso na autorizada Fiat.

          Fora da autorizada com os mesmo itens fica em:
          Filtro de combustível é R$ 13,90
          Filtro de Ar R$ 11,50
          Óleo + Filtro R$ 92,00
          Mão de obra gratuita
          Total: R$ 117,40

          • Edson Roberto

            Nesse caso, mesmo a diferença de preço, não achei abusiva. Tem carros que se pagam mais de R$400 para fazer esse mesmo serviço.

            • PauloNJR

              Edson nessa parte eu concordo contigo, a diferença maior é para as trocas das correias, realizando no mecânico de confiança em um auto center, com troca de óleo, filtro, troca da correia Poly-V, Sincronizadora, DH não passa de 600 reais, na Fiat o valor pula para R$ 981,00 ai nesse caso vemos a grande diferença.

              • Edson Roberto

                Mesmo assim, o preço é bom.

                Para se ter ideia, a Citroen me pediu no C3 para trocar as correias do alternador e dentada, mais tensores R$1800. Essa diferença de preço é boa.

                Eu pelo menos não vejo esse tipo de serviço em diversos outras fabricantes, se encontra acima de R$1000. Apenas a Chevrolet (tirando a empurroterapia) se encontra em preços proximos a esse citado.

      • DougSampaNA

        troquei agora do Fit, 4 lts de sintético 5w30 + filtro ólro…tudo 115 em 3 vezes…
        descobri que lá fora, em outros países, honda Fit só usava óleo sintético desde 2005…e a Honda nos pondo nariz de palhaço no Brasil..Falta de respeito dos infernos!

      • hal_cwb

        Paguei a troca de óleo do meu Punto R$ 185,00 (óleo e filtro) na css, mas tenho que fazer lá pois ele está com 6 meses e dizem que se colocar em outro lugar perde a garantia. Depois que passa a garantia o ideal é pegar a especificação do óleo e trocar em outro lugar mesmo.

    • schettino90

      Putz… quase R$ 5 mil em 2 anos? E depois o povo vem me falar que a manutenção da Ford que é cara…
      No meu fiesta, em 3 anos, 56 mil km rodados, não gastei nem metade disso… mas faço em mecânico de confiança, e não nas concessionárias que furam os olhos…
      E outra coisa… no Brasil deveria ter uma lei como em outros países: se você não pode pagar o seguro, não pode ter carro… O cara dá dinheiro de graça para as concessionárias que metem a faca mas não faz seguro do carro… não dá pra entender!!!

    • O_Corsario

      Minha opinião de dono de VW: as peças originais custam muito mais caro mas são muito melhores. A mão-de-obra é a mesma coisa.

  • BlueGopher

    João Paullo, segundo informado acima, você rodou 36.000 km (90.000 km-54.000 km), e gastou R$ 5.646,00 de combustível.
    Supondo que fosse gasolina, a um custo de R$ 3,00 por litro, daria um consumo de 1.882 litros.
    A média de consumo seria então: 36.000 / 1.882 = 19,13 km/l.
    Não há algo errado?
    Abs!

    • rpasini1

      A conta pode estar certa, conforme o local do Brasil que ele mora, preço da gasolina custa bem menos que 3 reais. E como são 3 anos, o combustível custava menos a 3 anos do que custa agora.

      • Sr_Andante

        Em Patos na maioria dos postos custa quase 3, diferença de décimos de centavos.

        • Angelo

          E o etanol? Custa quanto?

          • Sr_Andante

            De 2,08 à 2,10

        • Sigma7

          Até meados deste ano o litro da gasolina custava R$ 2,49 em Fortaleza-CE.

          • PEDRO_HAWK

            Uma dica: está rolando uma "pequena" contenda entre dois postos da Shell que ficam exatamente um de frente ao outro na Dedé Brasil, perto da UECE. Antes só tinha um posto lá, mas sexta foi inaugurado o segundo e colocou o preço pra R$ 2,630 daí o outro baixou de R$ 2,660 para o mesmo preço. Hoje enchi o tanque com o litro da V-Power a R$ 2,639.

            Só não quero que o cabaré pegue fogo porque são combustíveis!!

      • Alex Marques

        se foi mais barato a 2 anos.. ai que a conta esta super errada mesmo.. a Km/L sobe.. eh obvio isso.

        • fausto

          Como diriam na escolinha do Professor Raimundo, "e o salário, ó!"…

        • Justo e Correto

          Fii, antes de falar groselha, faz a conta aí!!

          Com combustível mais barato, se compra mais combustível com o mesmo valor, o que reduz a KmL.

          Ex: 2,00/L de Combustível.

          5646,00 / 2,00 = 2823 Litros.

          36000 Km / 2823 Litros = 12,75 Km/L.

          Dito isso, é possível que o gasto esteja correto e com toda a certeza o senhor Alex Marques faltou das aulas de Matemática, obviamente.

    • João Paullo

      Caro, BlueGopher
      Neste relato incluí apenas os gastos mensais do dia-a-dia, excluindo aí os gastos de combustível em viagens e neste período fiz muitas viagens com o carro. Não incluí esses gastos, pois os considero como gastos da VIAGEM e por isso não tenho o valor exato do referente ao combustível.
      Mas de qualquer forma, o carro é muito econômico ,este particularmente consegue médias de até 17 km/l na estrada, com gasolina, andando a 120 km/h. Na cidade, com gasolina, em torno de 10 km/l.
      Abs.

  • FSaccon

    Ou seja, se tivesse feito seguro se aproximaria de R$1.000,00 mensais. Por morar no interior, não teve despesa com estacionamento, o que ainda somaria entre R$100 a 200/mês na conta.

    • zeuslinux

      Pois é, o custo de manter um automóvel numa capital ou cidade grande é muito maior. Quando a pessoa não paga estacionamento mensal para guardar o carro, paga bem mais caro pelo imóvel ter garagem e ainda paga o estacionamento na rua, nos shoppings, etc. E o seguro costuma ser mais caro também.

  • leopbrito

    Gostaria de saber como gastou-se 4500 reais de manutenção. Não é possível que tenha sido apenas revisões programadas e troca de peças de desgaste como amortecedores, pneus, filtros…

    • Louis

      Amortecedores ultimamente estão os olhos da cara! Faz tempo que não pesquiso, mas creio que só com suspensão dá pra gastar uns R$ 2 mil em carro popular sim…

      • Louis

        A ultima vez que tive um orçamento acho que foi uns 2 anos atrás, ia ficar uns R$ 1.600, considerando troca de 4 amortecedores + buchas + alinhamento + balanceamento….

        • _Adriano__

          muito relativo isso, o meu me cobraram 2 mil tbm, fui na loja comprei os amortecedores por 250 reais cada + 100 de mao de obra e 200 nos kits. = 1300, nao é barato, porem se pesquisar acha mais em conta

          • gcarlos

            que carro é o seu, que o amortecedor custa 250,00 cada?

            • Sigma7

              Provavelmente é o genérico. Ué, eu poderia comprar por R$ 280,00 um amortecedor para o Civic 2004-2006 para não durar nem 6 meses segundo alguns mecânicos. No entanto optei por pagar quase R$ 600 e obter um produtor original e de qualidade.

              • Sr_Andante

                Fato comprovado. Comprei por 230,00, não durou os seis meses. Paguei os quase 600,00 em cada original e os barulhos se foram. Civic 7ª – 2006.

              • _Adriano__

                O original é 350, peguei monroe por 250 e 2 anos de garantia, não vejo problema em compra de outra marca se ela te de garantia não tem o que temer, não é pq é original que ele se torna melhor que outros, com esse pensamento não damos margem a outras marcas e sofremos com preços exorbitantes.

            • _Adriano__

              Focus 07

      • riccorreasp

        Cruze?

      • teles

        isso de amortecedor he relativo o lugar q andas… as ruas de salvador por exemplo sao uma bela de uma porcaria e com 40 mil ja tem amortecedor indo pro espaço

      • Andre Dias

        Os valores de amortecedores variam muito de carro para carro e de fabricante para fabricante. Em um mesmo segmento, há carros cujos amortecedores custam 200 ou 1500.

      • DougSampaNA

        1 par dos amort DI do old fit, colocados, no mecanico..1060,00; os trazeiros 680 colocados…e se ferrar bobinas???
        400 reais cada..são 8..legal né?

        • Nasckar

          Vixi,semana passada troquei 4 bobinas do Honda Fit aqui de casa, achei por 160,00 cada, original Hitachi. As antigas estavam só o pó, rsrsrs Fit 2004 AT, estava falhando absurdo.

      • Sigma7

        Esse é preço do genérico, certo? Tenho um Civic 2004:
        Amortecedor dianteiro genérico: R$ 280,00 (1 unidade)
        Amortecedor dianteiro original Honda: R$ 590,00 (1 unidade)

    • FSaccon

      Ele citou que foram incluídas despesas de pintura e lanternagem nesse tópico.

      • FelipeLange

        Talvez seja porque ele fez nas concessionárias, e sabemos que elas cobram um absurdo por mão-de-obra e peças,

        É mais barato fazer manutenção de um 307 em oficina independente do que um Fox numa concessionária.

  • MecanicoDigital

    Excelente texto!

  • FSaccon

    Outra estatística é a de que ele teve um gasto de aproximadamente R$0,50 por quilômetro rodado nesses 2 anos. Dessa despesa de R$4.500 com manutenção, o escritor teria como dizer quanto foi de manutenção mecânica e quanto foi de pintura e lanternagem?

  • Louis

    Dá quase pra criar um filho com estas despesas !

    • visanpai

      Mas um carro, em termos de despesas, preocupações e alegrias, é como um filho mesmo!

      • slipsnot

        É como dizem, manter um carro, é como manter uma família.
        E os problemas também são bem parecidos, meu filho é alcoolatra kkk

        Outra coisa, eu fico indignado com algumas pessoas que eu conheço, que estao casando, e em vez de comprar uma casa ou terreno, simplesmente compram ou trocam de carro.
        Quando me casei, a casa veio em primeiro lugar, somente depois comprei meu 1' zero…
        A despesa com um carro, tanto novo quando usado é muito alta para não ser levada a sério….

        • janduir

          Verdade amigo, isso acontece muito. Quando casei (a 15 anos atras-hj tenho 37 anos), andei 5 anos num Caravan Diplomata 1986 com gnv e rodei 100.000km. Os parentes e amigos riam, diziam que andava de carro velho, ainda usando gnv, coisa de pobre (se bem que quando viajávamos – eu ia com com meu ar condicionado ligado e amigos compravam seus carros zero pelados, sofriam com calor) Enquanto muitos parentes trocavam seus carrões novos, com carnês que pareciam uma Biblia, fui guardando dinheiro (sou autônomo). Hoje tenho 2 Imóveis e os parentes que não tinha casa, continuam sem casa…

          • visanpai

            Também não entendo essa imaturidade louca e busca por status!
            Este ano vendi meu carro e fiquei só com a moto, rapei a poupança (que poderia ter usado para trocá-lo e a moto também) e comprei um imóvel. Quem tem me visto na parada de ônibus nos dias de chuva fica assustado pensando que eu quebrei e pergunta do carrão, eu falo que vendi pq precisava da grana e por dentro fico só rindo de felicidades…hehe Humildade sempre!

            • mjprio

              É eu também vejo isso. Vejo meus colegas andando de carrão, mas botando gasolina batizada e pneu remold,; e morando com a mamãe . Enquanto sempre andei de carros simples mas tirados zero da css, com revisões em dia, peças de primeira e ainda tenho um apartamento quitado e comprado novo. Sem sacrifício não dá mesmo!

      • Leandro1978

        A diferença é que de um, se começar a encher muito, dá para se livrar… kkk…

    • CharlesAle

      Pode ter certeza que hoje em dia,pelo menos maiorzinho,filho é muito mais problemático que o pior carro q existe…..

  • Rodrigo

    O cara gasta quase R$4,5 mil de manutenção na concessionária e fica com dó de pagar R$2,7 mil ao ano de seguro.
    Eu faria exatamente o oposto: pagaria pelo seguro e faria manutenção numa mecânica qualquer. Mesmo porque a manutenção de um Voyajão desse não é nenhum "rcoket science", qualquer mecânico mexe e por preços bem abaixo das autorizadas.

    • schettino90

      Concordo!
      Se o cara não tem dinheiro para dar manutenção e pagar o seguro, é melhor usar o transporte coletivo…

      • Rodrigo

        Não seria tão extremo. Mas no lugar dele teria mais preferência pelo seguro do que pela manutenção na CSS. Ainda mais sendo um VW, marca visada por excelência.
        Pelo menos um bom rastreador eu instalaria caso não tivesse mesmo grana pra contratar o seguro.

  • Pqp !!! 800 dilmas de limpeza…….lava em casa ou deixa sujo mesmo ta louco….minha saveiro 2010 cs ja esta com 62k e até hoje de manutenção foram pastilhas + oleo + correia dentada + velas, somando 1450…..que monte de manutenção é essa ? Uso o carro pra trabalho e socando a porrada nele….

    • rpasini1

      800 reais de limpeza em 3 anos é pouco.
      Eu uso o carro diariamente, e pago 25 reais por lavada 1x por semana. Logo por baixo 100 reais por mês só com lavagem.
      100 x 12 x 3 = 3600 em 3 anos só com limpeza.
      Fora polimento e espelhamento que eu faço uma vez a cada 2 anos.

    • thales_sr

      800 reais em 2 anos, 400 reais por ano, não dá nem 40 reais por mês. É tão caro assim?

      Por outro lado, é isso aí, carro não é barato. Se o cara tiver que contar moedas pra fazer sobrar dinheiro no fim do mês, carro é a última coisa que ele deve pensar em ter.

    • Barneyatomico

      Bom, o uso que ambos fazem do carro é diferente, mas…
      Vê a estado de conservação do carro dele, e compara com o seu. Garanto que haverá diferenças.

      • paulluis

        Depende, acho que tem que ter bom censo, não acredito que lavar o carro mais que o necessário seja bom pra pintura, principalmente sem saber que tipo de produtos de limpeza estão usando, já vi carros que não eram lavados frequentemente com a pintura mais conservada e brilhante que um carro mais novo.

  • Eu comprei a exatos 2 anos um Honda Fit 2004 com cambio CVT (hoje com 100.000 km), durante este periodo, troquei oleo, filtros, os 4 pneus e pastilhas de freio; não fiz seguro nem contra terceiros. Faz em média 12 km/litro na cidade.
    Tinha até dinheiro na época para comprar um 1.0 pelado; hoje me sinto satisfeito com o carro e nem penso entrocar por hora.
    O Relato acima mostra o quanto somos manipulados por mídia e empresas que só tem fome de lucro.

    • janduir

      Carro japonês é outro nível de qualidade, mas torça para não dar pau no cambio, pois meu cunhado deu pau no CVT dele e o conserto ficou quase 10 conto…. Por isso é importante trocar o óleo do cambio CVT a cada 40.000km (troca parcial) ou 80.000km se fizer a total com máquina.

      • Essa dica do oleo eu ja sabia pois entrei num forum sobre o Fit e me indicaram isso, realmente é caro a troca das polias.
        Grande abraço.

  • teles

    carro sempre sera uma familia a parte..he algo muito bom vc sentar-se apenas e ir onde quer … mas existe um preço..a MANUTEÇÃO!

  • pedrin

    MANUTENÇÃO R$4.498,00
    Diz que teve mais defeitos além dos vidros, diz… Se você pagou 4.5k só pra consertar vidro e trava em concessionária, você foi roubado.

    Lendo esses números fico muito feliz com meu Polo, em 3 anos que estou com o carro (ele é 2005) o maior gasto que tive foi com uma bateria nova e dois amortecedores traseiros. Polo é um tanque!

    • thales_sr

      Isso aí é manutenção preventiva e corretiva. Adicione aí o custo de 4 (ou 5) revisões, possivelmente uma troca de correia…

  • Allan

    É isso ai mesmo, tenho um Focus Sedan 2012 e o carro consome fácil 20% da minha renda líquida ano.

  • Zé colméia

    1) Por isso que eu nao compro mais VW (pelo menos os nacionais). Tudo quebra. E os tolos ainda acham que o carro não dá manutençao.
    2) Du-vi-do que ele consiga vender o carro hoje só com 4 mil de depreciação. A nao ser que ele espere muito para vender e tenha muita sorte, vai perder mais ou menos 8-10k.

    • thales_sr

      É, VW é um lixo, quebra toda hora. Os concorrentes, pelo contrário, são todos uns tanques.

      • Zé colméia

        Se voce acha isso…….
        Eu só conheço 2 marcas que QUASE nunca dão problemas.

        • thales_sr

          Não rapaz, você tem razão. Eu passei 4 anos com um VW temendo que ele não ligasse a cada dia….

          • Zé colméia

            O meu polo 2006 era um carro de dirigibilidade ótima……….. mas quebrava interruptor do freio, interruptor do acelerador, sensor de porta……… o que eu gastei de dinheiro com plugs/interruptores/sensores não está no script.
            Sem contar o nivel do radiador que baixava sozinho e nenhum mecanico achava o furo.

            • teles

              k coisa não…tenho um polo sedan 2006 … nunca quebrou nenhum interruptor não…inclusive um dos melhores vw fabricados no bra zil zil … bem tenho um amigo q tem um fit he esta um mamão, ja consertou um monte d coisa, um colega tem um corolla 2003 e ja mandou fazer o motor…então compra um new uno fio pra vc ver.

              • Zé colméia

                Ja eu só tenho experiencias ótimas com os toyota e honda da minha familia. vai da sorte de cada um

            • CharlesAle

              O polo 03 do meu irmão teve vários problemas,um deles foi o nível do radiador(baixando direto),e também ninguém achava,e descobriu por acaso,era a tampa do expansão vazando pressão(vapor) quando muito quente,e só descobriu porquê escutou um leve "sssssssssss"saindo da tampa…..

              • Zé colméia

                Eu troquei a tampa mas nao resolveu…………. eu posso ter comprado outra bichada tb

    • Diens_mg

      Eu tb duvido que alguém pague 30 mil nesse voyage 2009. Com muito pouco mais você leva um médio desse mesmo ano pra casa.

      • Alec_T

        O meu astra 2011 vale 26.

        Eu nunca daria 30 num voyage 2009.

  • aleneo2

    a ultima conta que fiz do meu carro que custou 37 mil novo, incluindo depreciação dava em torno de 12 mil por ano incluindo seguro combustiveis, oleo, pneu, etc.

    só achei o gasto com combustivel dele muito baixo, se ele abastecer em bh que ta a 2,59 o carro tem que dar mais de 16km/L

  • jeff_saints

    Mas R$18.076,00 em 2 anos dá é R$376,48 mensais, não?

    • RAFAEL

      HAHAHAHAHAHA

    • jeff_saints

      Ops, errei feio na matematica. rsrs

      • Pedro_Rocha

        Só Guido Mantega tem permissão para errar dessa forma.

        =D

        • Zé colméia

          Essa foi excelente!! kkkkkkkkkkkkkkk

        • CharlesAle

          KKKKKé verdade,tá igual as contas do MantegaKKK

        • mjprio

          show de bola

  • João Cagnoni

    Ficou faltando o custo de eventuais batidas, multas de trânsito e o valor/hora do seu trabalho enquanto ficava parado na concessionária resolvendo esses problemas. Pode custar 50 mil por ano, ainda assim nunca vai valer o risco que corremos de perder a vida ao rodar com esses carros (que por sinal pagamos muito caro).

  • ac_martins

    Meu New Fit gastei em 40 mil km 2000 reais em manutenção, incluindo aí dois pneus de 390 reais.

    No Honda há a vantagem de que velas só se troca com 120~160 mil km, e não há correia dentada.

    Um parênteses para as velas e regulagem de válvulas: as velas são de irídio, o manual recomenda troca em prazo pouco maior das velas comuns; o ajuste das válvulas nos outros mercados não é a cada 40 mil km, mas somente se necessário, principal sintoma é ruído. Dois casos ou de erro de traduções; ou má fé para as concessionárias lucrarem mais.

    • Carlsson

      Com certeza não é erro de tradução
      Eu fiz o ajuste da folga das válvulas aos 50.000km, por prevenção (ignorei os 40mil do manual)
      Quero só ver se vão tentar me empurrar velas novas aos 60.000km

    • mjprio

      caramba velas só com 120 mil, mesmo com a nossa mijolina. Não é a toa que Honda tem a fama de carro inquebrável!

      • ac_martins

        Mas isso vale pra qualquer vela íridio. As de platina (inferior à irídio) que a Nissan usa no Versa/March 1,6, são pra 100 mil km conforme o manual. Vela irídio na verdade é pra 100 mil milhas, 160 mil km. Tem uns videos da Oficina High Torque que mostra vela de Civic irídio com mais de 110 mil km, e foram inspecionadas e voltaram pro carro, roda mais 50 mil km na boa.

  • Diegorji

    Vou colocar o meu relato com meu antigo Ford Focus 2003:

    Valor pago: 17 mil
    combustivel com 1 ano e 8 meses – 7345 Reais
    manutenção – 4288 Reais
    seguro anual – 1200 Reais

    Km rodados 42,398

  • Sr_Andante

    "…além de trocar três travas elétricas que também pararam de funcionar." Trocou três travas ou trocou três vezes a mesma trava ?

    • João Paullo

      Caro Sr_Andante,
      Troquei três travas do veículo, ou seja, de três portas, todas diferentes. Tô esperando quebrar a quarta pra fazer jus à má fama. kk

  • Rodrigo_Galera

    Como é possível um problema crônico feito esse dos vidros elétricos não ter sido sanado pela VW AINDA? Um primo e uma tia, além do problema com o motor VHT, TAMBÉM tiveram problemas com o vidro elétrico! Cara, a VW consegue bater recordes e ultrapassar a GM e a Fiat em problemas!

    • Carlsson

      Já foi sanado! Com o lançamento do Novo Gol ("G6")

  • gnloch

    Tenho um gol power 2009 desde 08/2012, e percebi que as máquinas de vidro são realmente ruins. Gastei 140 reais para trocar a máquina da porta do motorista. Além disso, foi necessário "resetar" as máquinas das portas de trás duas vezes: uma quando o carro ficou sem bateria, e outra quando a bateria foi trocada.

    • thales_sr

      "resetar" as máquinas é um procedimento que não é incomum quando se tira a bateria…

      • gnloch

        Sim, fiquei sabendo. Mas quando aconteceu a primeira vez eu não sabia, e fiquei um mês com um vidro encrencando. Por causa disso, a máquina não funcionava e o alarme não conseguia perceber que o vidro tava fechado. Quando a bateria arriou de vez, que eu comentei com o mecânico do problema, e ele me cobrou mais 30 reais para resetar a máquina.

  • Julio

    Por isso que prefiro um carro mais velho (mais barato) pois com a diferença de valor de um mais novo, posso fazer a manutenção. Se eu comprasse um carro mais novo, tipo 2005 mais ou menos, o custo de manutenção seria o mesmo, pois as pessoas não trocam nem o óleo. Fluído de freio, pra lá de bagdá.
    Brasileiro é muito relaxado com carro, por isso que compra ZERO, pois pode rodar muitos KM sem ir na oficina.

    • Zé colméia

      O complicado é voce conseguir o usado em boas condiçoes. Se conseguir, geralmente é só alegria mesmo.

      • Julio

        Realmente!
        O lance é pegar um usado com boa lata e interior 100%, a mecânica vai arrumando aos poucos, só não pegar com motor fumando ou regaçado. E lógico um carro com manutenção simples.

        Eu comprei meu carro com interior e lata intacto, porém embreagem, suspensão, caixa de direção, tudo zoado!

        Se o cidadão comprar um Marea ou algo do tipo e não ter condição nem de trocar o óleo, aí é triste.

      • Louis

        O melhor usado é aquele que está com você!

  • Marcos

    tive um gol g5 2009 1.6 , e o classifico como o pior carro q ja tive ! fazia de pe leve 6,5km/l na GASOLINA em cidade e no maximo 9,5 na estrada (se não passase de 100km/h) . vendi depois de 1 ano e diversos problemas , um verdadeiro lixo de carro . Só tenho pena do povo q compra vw novo e bate no peito dizendo que gol é gol ! isso era uma maxima q só valeu ate o g3 ( 2000) não sei porque depois disso o gol virou um lixo car , uma veradeira maquina de problemas . vw nacional NUNCA MAIS ( só se for tiguan / tuareg … ou até o golf alemão …)

    • Julio

      VW é só Santana, Gol caixa e bola, algo mais novo que isso, SÓ ZICA.

      • mgbalbo

        Ta serto.

    • teles

      1.6 fazer 6.5km/l??? you ta de brication in the me? … tem coisa muito errado nisso…. aqui em casa tem um polo sedan 1.6 e um fox 1.6…nem com pé d ferro faz isso. esse comentario esta muito zica!!!

      • Marcos

        pois é levei ele umas 6 vezes ( por esse problema ) e depois de passar por todos os check´ups eles insistiam em dizer que esse era o comsumo normal !!! se andace com pé de chumbo nele ele não fazia nem 5km/l ! obvio que tinha defeito e tb obvio que as ccs não TEM capacidade para resolver problemas deste tipo minnha unica saida seria ir as vias judiciais mais preferi vender esse entojo de carro …e se tiver andando a pé e tiver uma ccs da vw no meu caminho ate atravesso a calçada de tanto nojo que peguei dessa marca !

    • gnloch

      O meu gol power 2009 faz 13.6 na estrada andando a 120km/h. Na cidade tá fazendo 9-10 km/l. Tudo usando gasolina, que aqui em floripa é mais vantajosa.

    • RNT

      Impossível essa média amigo meu g5 e Voyage 1.0 faziam muito 14 a 16.7 na rodovia

  • Franco

    Voyage é um lixo mesmo hein, teria que chamar carro manutenção.

  • O cara tem um carro da VW sem seguro?

    • Zé colméia

      seguro da VW é caro! O risco também! A bandidagem gosta de roubar um VW

      • Corvo

        Depende qual carro. Gol e Voyage são caros. Eu tenho um Fox 1.6 2013 e no meu perfil custa R$ 1800 por ano (com bonus 4), contra todo risco, inclusive vidros, espelhos e faróis. Acho um preço bem razoável….

        • Herbet23

          Pago 1600 no meu Linea T-Jet 2008… Mesmo bônus…

          • Corvo

            Pois é. Depende o carro. Os T-Jet são considerados esportivos pelas seguradoras, mas o Linea não é visado para roubo, por isso o valor de seu seguro é muito bom.
            Já o Punto T-Jet o seguro fica bem salgado !
            O que eu quero dizer na linha VW é que nem todos os seguros são caros, depende o carro. Muitos generalizam por isso.
            Na empresa que trabalho por ex, os seguros dos Gol 1.0 2013 ficam em torno a R$ 4 mil, ou seja, mais do dobro que o Fox

  • Antonio Js

    já se foi o tempo em que bastava ter uma correia sobressalente, e um pedaço de aramep ara não ter problemas comum carro (FUSCA).
    Nossos populares tem muito a evoluir, pois, o custo de manutenção e o período das revisões não aumentou muito.
    Um popular acima de tudo tem de ser barato de se manter e ter simplicidade de manutenção.

  • Renato_Dantas

    Depois da garantia de fábrica manter as manutenções do carro em concessionárias não é ser exigente e sim jogar dinheiro fora, como ele disse "Como sou mais exigente, todas as revisões foram feitas em concessionária", tendo um mecânico de confiança o gasto com manutenção seria bem menor, um bom eletricista de automóvel daria jeito na primeira vez que deu defeito nos vidros, as concessionárias (já trabalhei em ccs), fazem gambiarra para você voltar.

    • João Paullo

      Caro Sr_Andante,
      Vidros, travas e serviços de pintura e lanternagem não foram feitas em ccs. Meus gastos foram cerca de R$100,00 para cada vidro elétrico e R$50,00 cada trava elétrica.

  • leoab

    Há 2 anos comprei um carro antigo 96,96, que era de um colecionador que tinha todo o historico de manutenção do carro desde zero km. Nestes 2 anos, continuei com o historico e gastei cerca de 4000 reais em despesas, considerando que paguei 14000 no carro e hoje venderia por 12 ,acho que foi a melhor escolha para um cara duro rss. Andar de carro velho tem suas vantangens, não paga ipva, não é roubado e ninguem te pede dinheiro na rua…

    • Salgado2013

      não é sequestrado! não paga seguro!!!

    • mjprio

      O que vc chama de carro velho? Eu já vi carro de dois anos de uso "velho". Um amigo meu tem uma Belina 88 1.8 AP. que comprou em 91 e está com ela até hoje. Tem que ver o carro. Inteirinho. Anda bem e não dá manutenção. Toda original. Portanto, se seu carro tá inteirinho, com manutenção em dia lataria OK, chame ele de carro antigo rsrsrsrsrs

  • Area 51

    Pois e, todo mundo acha so que so VW tem problema, e impressionante, o pessoal nao aprendeu ainda que carro, claro a marca ajuda ou afunda mas tb e sorte. Meus carros todos foram VW, o primeiro um gol 85 que ficou comigo até 92. Depois foram 5 gols, um golf e 02 fox. Meu ultimo fox extreme ficou 5 anos comigo e nunca deu problema, vendido com 48.000 com a boa saude mecanica do motor VHT, e sem barulho ou vazamentno algum. . Em quase 25 anos que sou cliente da marca so tive 2 vezes problemas. Mudei pra fiat há dois meses, gostei do muito do punto 1.8. Quero ver o que a lider tem que os outros não tem.

  • Carlsson

    Pô, o cara compra o carro com 54.000km e quer que seja perfeito igual zero km?
    O meu Civic com 51.000km já tem parachoque dianteiro repintado, barulho na embreagem (infelizmente defeito crônico), grilos no painel, parabrisa trincado por pedra, ou seja, são defeitos mínimos, mas surgem com o uso.
    __
    Quanto à pane elétrica no Voyage, esse problema era crônico na VW. Felizmente, sumiu com a linha "G6" e adoção da nova rede "CanBus". Mas isso é geral, tive um Celta que deu muita dor de cabeça com os vidros e travas elétricos, e também com o injetor de gasolina nas partidas a frio. Carro popular é isso aí. Custa caro porque nós somos todos pobres, mas era pra custar R$ 14 a 16 mil um desses, tendo em vista o mercado norteamericano, por exemplo.

  • Sergius

    Um carro com mais de 60.000 km rodados, você pode dividir os custos assim:
    1. 30% manutenção geral 2. 40% combustível 3. 30% depreciação, seguros, impostos e taxas.
    A vantagem do novo é o baixo custo de manutenção, em compensação, a depreciação é assustadoramente maior.
    A vantagem do velho é o preço de aquisição, em compensação, se não for muito bem comprado, a manutenção será escandalosamente alta.
    A opção básica, portanto, ainda é o seminovo pouco rodado e bem conservado.

  • André

    Tenho um golf mk4 em quase dois anos e 25 mil km troquei a bateria e o cebolinha do óleo que nem estava estragado, apenas frouxo, mas já tinha comprado e troquei. Deutsch auto é outra catiguria!

  • tonimaroni1

    Meu Peugeot 207 XS Aut 2008/2009, sem contar com combustivel pois nunca anotei, deu despesa de quase 5000 mil em 18 meses + 4000 de depreciação. Gasto de 200 á 300 mes com combustivel. Foram 28milkm. 0,51 cents por km contando que gasto o teto de 3000 reais de combustivel por mes. Acho que não tem como fugir teriamos um faixa de 0,45 á 0,55 por km rodado com carros populares. Mas meu carroé um brinco, não deixa nada quebrado, já gastei mais de 700 com cristalizacao e tirar barulhos das portas por exemplo, um gasto que uma pessoa normal nao teria. A revisão de 60mil km ficou em 650 reais. Esse ano ainda vou fazer uma limpeza no ar condicionado 120,00. Por exemplo ao trocar o oleo tb uso o sintetico ao inves de semi o que aumentou o gasto nas 3 trocasem mais uns 30%. E quando comprei mesmo o dono tendo falado que tava tudo novo, troquei oleo, limpei radiador, etc etc ai ja foram uns 600. Entao enfim, carro da gasto, poderia ter comprado um mais caro, mas como sou enjoado com carro, tenho que ter uma barato para mande-lo legal.

  • Rodrigo Moura

    Pra que relatar gasto com combustível, gasto com acessórios, gasto com limpeza????

    Então vamos colocar bônus também, finalizou a mulher no carro ( -R$ 80,00) , deixou de pegar táxi ( – R$ 50,00)

    Gasto com carro é manutenção, IPVA e seguro isso e valido como parâmetro pra todos o resto e palhaçada!!!!

    Coisa de maluco!!!

    • O_Corsario

      Tbm acho, inclusive acho que deveria tirar a "depreciação", que não é um "gasto".

  • Dj_Vicro

    Também tenho um Voyage 08/09 (retirei 0Km) e quanto ao problema dos vidros comigo aconteceu duas vezes, um do lado do motorista e o outro foi do passageiro, o cabo de aço quebra pois é bem fraquinho, mas achei normal isso afinal no meu caso o carro já tem 5 anos e mais de 60.000Km rodados.

  • PEDRO_HAWK

    Interessante esta dos vidros caírem. Dois colegas de trabalho com seus Gols GV tiveram o mesmo problema.

    Mas recall nem pensar, né VW?

  • PEDRO_HAWK

    Aproveitando o embalo, criei coragem pra levantar aproximadamente o que eu já desembolsei pra manter um Novo Focus Sedan 2.0 AT 09/09, que comprei em dezembro do ano passado (ou seja, apenas 11 meses de uso).

    R$ 38.500,00 adquiri o carro
    R$ 300,00 burocracia de transferência
    R$ 1.800,00 seguro
    R$ 200,00 pneus
    R$ 800,00 ipva
    R$ 300,00 primeira revisão (só preventiva, nenhum problema – troca de óleo e filtro do motor apenas)
    R$ 1.400,00 segunda revisão (só preventiva, nenhum problema – pastilhas, filtros, líquidos)
    R$ 1.200,00 colisão (só amassou o capô – optei por colocar um novo)
    R$ 80,00 retrovisores (franquia do seguro de dois retrovisores danificados)
    R$ 2.300,00 gasolina (rodei 8.000 km nesse tempo, numa média de consumo de 9 km/l e preço de R$ 2,60 o litro)
    R$ 300,00 higiene (uma cristalizada de R$ 100 e algumas lavagens fora pois eu mesmo lavo toda semana)
    R$ 100,00 estacionamento
    R$ 2.000,00 depreciação (isso se eu vendesse pela FIPE)

    Total: aproximadamente R$ 50.000,00. Mas duvido de mim mesmo que eu teria esse dinheiro hoje caso não tivesse comprado o carro… Efetivamente gastei em 11 meses R$ 14.000,00 com o carro, o que dá uma média mensal de R$ 1.270,00.

  • Rs, é tive o mesmo problema com o vidro em um Fox 2012/2013.
    Que afinal, paguei IPVA os dois em torno de R$ 2.700,
    Revisão de 10mil, 20mil e 30 mil juntos gastei R$1.500
    Gasolina-R$ 6.000
    Seguro-R$ 5.000

    enfim comprei o carro em julho de 2012 e semana passada vendi, fiz a burrada de comprar 0km pagando 32.900 em 1.0 e me ofereceram 24.000 na mesma VW 1 ano e meio depois, vendi por fora e agora estou com Astra 2011 2.0 mais economico que meu ex fox 1.0.

  • Clauluis

    Em 3 anos de uso com meu Sandero 2010
    Gastei:
    3500, troca de óleo e afins… a cada 10.000 km (sempre no mecânico do bairro).
    2400, em 8 pneus.
    800, correia dentada, troca com 120.000 km, e ainda estava nova.
    3600 de seguro, somando os 3 anos.
    29.000 de combustível, mas uso o carro a trabalho.
    Paguei 32.000 e vendi a um mês por 16.000.
    Detalhe: acho que só por andar na estrada, os amortecedores e suspensão estavam boas na avaliação, quando fui vender.

    Pelo menos o meu Sandero, nunca quebrou nada!
    Agora estou com um New Fiesta s 1.5. vamos ver como vai ser

  • ismajunior

    25 reais por dia.

    Não está tão ruim assim, para um 1.6.

  • CARECA

    Assim arde muito.

  • RNT

    Em 1 ano de L200 sport 2005 gastei:
    R$ 3.650,00 Seguro
    R$ 1.800,00 IPVA
    R$ 2.333,00 Manutenção
    R$ 6270,00 Diesel

    Depreciação não houve pelo contrário, valorizou mais de R$ 1.00,00.

  • Alexandre

    Depois falam que VW não dá muita manutenção e quando dá problema é barato de resolver.
    Prefiro o meu Peugeot 207 comprei ele zero em 2010 completinho com tudo airbag e abs.
    Antes de comprar o que eu paguei no 207 só dava para comprar prisma modelo antigo pelado , voyage pelado,
    siena pelado. Fui de Peugeot e não me arrependo o carro já está com 87mil Km nada de dor de cabeça, só manutenção básica. A buraqueira da cidade onde eu moro é que me dá prejuizo, sempre quando mandou balancear as rodas sempre têm uma roda empenada. Só estou esperando 2014 para pegar outra 207 zero com um bom preço, devido a sua idade a marca deverá retirar de linha e vai acabar sendo um otimo custo beneficio para quem não se importa ter um modelo já defasado na garagem.

  • Otoniel Medrado

    Olá! Posso dar minha humilde opinião? Ok! Realmente carro no Brasil é carro, novo ou semi novo somos o país com maiores taxas de imposto e somos roubados em tudo e todo dia. Porém, não considero a conta efetuada muito correta. Matemáticamente o gasto em dois anos foi R$18.076,00. Até aí tudo bem. Mas vamos recalcular o mesmo carro para um cidadão casado 28 anos, trabalhando ele e a esposa? Ok? Vamos colocar o salário dele 1600,00/ mês e dela 1200,00/ mês? ok. Vamos analisar os ítens: COMBUSTÍVEL R$5.646,00 dividido por 24 meses dá em torno de 235,25 por mês, rodando em média 1500 km por dia. Bom, considerando que os dois trabalham não muito longe do trabalho e o marido leva a esposa no trabalho e depois vai trabalhar, esquecemos que eles ganham condução para isso? Ou às vezes auxílio gasolina? Ok, hoje em SP, 3,80 por passagem = 15,20 pelo casal por dia x 26 dias de trabalho = R$ 395,20 por mês. Entenderam? E o lazer? Bem, vamos ser sensatos, pobre não pode abusar da quilometragem, então eles não vão muito longe no fim de semana ok? A diferença de 159,95 é justamente para isso. LIMPEZA E CONSERVAÇÃO R$815,00, pelo amor de Deus, mais de 60% dos brasileiros lavam seus próprios carros, uma vez no mês talvez façam uma geral, todos sabem disso. Vamos então diminuir para 115,00 reais nos dois anos ok?. ACESSÓRIOS R$545,00, conforme ele mesmo disse, até que não colocou muita coisa de acessórios. Vamos considerar que o casal gastou metade disso ok? R$ 272,50 em dois anos. “eu tenho um cunhado que tem um gol, está 2 anos com o gol, tem acessórios com defeito, porém ainda não trocou, vai esperar o décimo para isso”, ou seja, o carro ainda anda mesmo com o carpete rasgado, entendem? ok!
    MANUTENÇÃO R$4.498,00, não sou tolo, apesar de muitos brasileiros atrasarem essa parte do carro, é por falta de planejamento, vamos manter esse valor ok? IMPOSTOS R$2342,00, não tem como fugir dessa né? kkkk, continuemos kk. PNEUS R$230,00, bom o tempo certo é 4 anos, mas vamos manter também ok? DEPRECIAÇÃO R$4.000,00, gente agora é sério, usar a depreciação para calcular o valor gasto? Entendo que a depreciação serve para você saber o quanto você perdeu de dinheiro, mas esse gasto não deve ser adicionado aqui. Alias você não paga por mês 166,66 de depreciação né, “Ai meu Deus! Esqueci de pagar a depreciação do meu carro”. Retiremos esse valor daqui. E Pronto vamos aos cálculos?
    **********************************************************************

    COMBUSTÍVEL R$5.646,00 = Retirado! Considerando que quem tem carro é trabalhador e ganha vale combustível.

    LIMPEZA E CONSERVAÇÃO = 115,00 Diminuido!

    ACESSÓRIOS= 272,50 ou zero se você for mão de vaca…Retirado!
    MANUTENÇÃO R$4.498,00 ok
    IMPOSTOS R$2342,00 ok
    PNEUS R$230,00 ok
    DEPRECIAÇÃO R$4.000,00 Retirado!

    Total = 115,00 + R$4.498,00 + R$2342,00 + R$230,00 = R$ 7185 em dois anos / 2 = 3592,5 em um ano.

    3592,5 dividido por 12 meses = R$ 299,375, isso mesmo. Se o casal colocar na poupança 300,00 reais por mês, no fim do mês eles teram R$ 3600,00 reais para cuidar do carrro e pagar os impostos. Lembrando que nessa conta poderá ainda ser retirado os pneus, se ainda estiverem conservados. Vamos fazer outra conta? Vamos retirar LIMPEZA E CONSERVAÇÃO; PNEUS; ACESSÓRIOS e diminuir a MANUTENÇÃO para um carro mais barato, tipo celta ou gol ok? Lembrando, lave você mesmo seu carro!!!

    ACESSÓRIOS= 272,50 ou zero se você for mão de vaca…Retirado!
    MANUTENÇÃO R$2.249,00 ok
    IMPOSTOS R$2342,00 ok

    Total = 4863,50 / 2 anos = 2431,75 por ano / por mês = 202,64 por mês!!!

    Viram, é assim que uma família simples consegue manter um carro, basta esforço, inteligência e planejamento. Há, e o seguro, bem vamos adicionar o seguro do celtinha 100,00 reais por mês!!!

    202,64 + 100 = 302,64 por mês!!!

    Infelizmente o cidadão brasileiro não faz planejamento, e acaba torrando o décimdo terceiro com o carro, outros nem isso fazem, e depois querem passar o seminovo para um terceiro, sendo que o carro está todo com problemas por falta de troca de óleo, suspensão. entre outros.

    Minha dica é, junte por mês e no fim do ano pegue a reserva e cuido do seu BEM que é o seu carro. Quanto a depreciação, isso todos já sabemos e não vamos chorar em leite já derramado né? Compramos por 20000 e vendemos por 18000 isso é a vida dos carros!!! Xau

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