Etc Segurança Tecnologia

Veja quais são os carros mais seguros do Brasil!

citroen-novo-c3-oficial-1 Veja quais são os carros mais seguros do Brasil!







UPDATE: Veja o estudo completo no site do Cesvi

O Cesvi é cada vez mais um ponto de referência em segurança automotiva. O órgão tem a sigla Cesvi, que significa Centro de Experimentação e Segurança Viária. E eles fizeram uma pesquisa interessante para quem se preocupa com a segurança ao comprar um carro novo.

Essa pesquisa é um índice de segurança, e avalia a segurança de automóveis e comerciais leves comercializados atualmente no mercado. O que é analisado é a proteção que o carro oferece para os seus ocupantes, e então é feita uma classificação dos carros de acordo com seu tamanho e o formato de sua carroceria.

As notas podem ir de 0,5 a 5, através de estrelas, assim como é feito em outros tipos de ranking parecidos ao redor do mundo. Quanto maior a nota, mais seguro é o veículo. Os itens de segurança disponíveis de série também contam bons pontos. Por exemplo, a maioria dos veículos com pontuação acima de 3,5 estrelas apresentam equipamentos como airbag e ABS.

Dos mais de 500 carros testados, 69% deles não chega nem mesmo a 3 estrelas. Na categoria Hatch Compacto, que engloba a maioria dos modelos vendidos no País, a pontuação máxima é de três estrelas.

Veja os melhores colocados em cada categoria:

Hatch Compacto
Citroën C3 1.6 16V Exclusive

Hatch Médio
BMW 130i 2.5 6 cilindros
Citroën C4 VTR

Minivan Compacta
Citroën Grand C4 Picasso 2.0
Renault Grand Scénic 2.0 Dynamique

Multivan
Fiat Dobló 1.8 Adventure Locker

Picape Compacta
Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Estendida

Picape Média
Ford Ranger Cab Dupla 3.0 Limited 4×4
Ford Ranger Cab Dupla 3.0 XLT 4×4
Nissan Frontier Vibe 4.0 SE 4×2
Nissan Nova Frontier 2.5 Turbo 4×4
Toyota Hilux Cab Dupla 3.0 T

Sedã Compacto
Renault Clio 1.0 Privilege
Renault Clio 1.6 Privilege

Sedã Médio
Audi A4 3.2
BMW 320i 2.0
BMW 325i 2.5
BMW 335i Spo 3.0
BMW 335i Top 3.0

Sedã Luxo
Audi A6 Saloon 3.2 L
Audi A6 Saloon 2.0 Sport
Audi A6 Saloon 4.2 Quattro

SW
Audi A4 Avant 2.0 T Multitronic
BMW 325i Touring
Mercedes-Benz C200K
Mercedes-Benz C63 AMG

Utilitário
Fiat Ducato 2.8T Multi
Fiat Ducato 2.8T Minibus
Mercedes-Benz Sprinter 313 Family
Mercedes-Benz Sprinter 313 Executive

Utilitário Esportivo
Mercedes-Benz Classe M ML 350 V6
Mercedes-Benz Classe M ML 500 V8
Mercedes-Benz Classe M ML 63 AMG
Audi Q7 4.2 FSI
Porsche Cayenne
BMW X3 2.5 Si Family
BMW X3 2.5 Sport
BMW X3 3.0 Sport
BMW X5 4.8iT

Coupé
Audi R8 4.2 V8 R Tronic
Audi TTS 2.0 T

Roadster
Mercedes-Benz SL500 V8



  • IGAUM

    hahhaha

    Meteram o pau na Strada… tai ela!

    :cool:

  • huahuahua

    Pôô, olha a Fiat ae…. num to acreditando :wha:

  • LSFP

    Com quantas estrelas ficaram Mille, Kombi, Gol G4 e Classicsauro?
    :hauhau: :hauhau: :hauhau:
    Para passar das 3 estrelas, só mesmo com airbag e ABS

  • huahuahua

    aonde eu vejo a classificação completa?

  • huahuahua

    acabei de achar a classificaação completa aqu, e tá estranho demaaais… como que um Fiat Uno consegue ter um índice maior que o de um Sandero? como que o “Novo” Palio “2008” consegue ficar em segundo enquanto o Punto, com uma gaiola mais moderna, maior, e com os mesmos opcionais, consegue ficar em 6°?????

  • Lamb0

    Essa frente do C3 foi inspirada no C2.. aparentando um carro de menor porte
    http://www.diariomotor.com/2008/04/04/citroen-c2-2009-rediseno-y-nuevo-motor-diesel-de-110-cv/

  • huahuahua

    oooutra: como que o Novo Gol, que já tá respondendo a normas de segurança de 2012, ficou em 16°??

    daqui a pouco vai chegar um fiateiro babaaando pelo “novo” Palio que ficou na frente do verdadeiramente novo Gol…

  • LSFP

    [Comentario #98393 sera citado aqui]

    Tem alguma coioisa errada aí, alguém pode me passar o link deste levantamento, porque Uno mais seguro que Sandero e Palio mais seguro que Punto é um tanto estranho

  • Lamb0

    POR FALAR em citroen.. o q v6 acham desse c2 chines?

    http://allworldcars.com/wordpress/?p=3879

  • evotremex

    Vw não ganhou em nada, q coisa feeeeeeeeeeeeeeia xDDDDD

  • [Comentario #98391 sera citado aqui]

    vi se no site do cesvi tem, mas aquele site tá mto desatualizado, só tem coisa do ano passado lá….

  • LSFP

    [Comentario #98406 sera citado aqui]

    Não tem a classidficação por lá, procurei e nada encontrei, realmente está todo desatualizado

  • JoaoV27

    [Comentario #98393 sera citado aqui]

    Até eu, meio volkista, tô achando isso suspeito… :eyess: :eyess:

  • achei a classificação, postei um UPDATE no tópico, com o link!

  • Hypnos

    O teste só leva em conta os itens de segurança, a plataforma é desconsiderada.Absurdo isso.

  • IGAUM

    Agora serio gente!!!

    O CESVI NAO FAZ Crash Test, como o Euro Ncap e o Nhtsa, LOGO concluo que:

    Chegaram a esses dados analisando:

    Distancias de PEITO E CABEÇA do painel, parabrisas e teto, alem de analisarem que modelos vem com cinto com pre-tencionador e air bag melhores…SÓ PODE SER…nao tem outra explicação! Alem do Abs, claro.

    Falta ao Brasil um centro de estudos veiculares COM GRANA E PATROCINADO, pra arremessar carros na parede e uns contra os outros e PUBLICAR esse material, ai sim agente ia ver quem é quem!

    Pessoal se lembra DO MICO DA F-150?????

    ta aqui:
    http://br.youtube.com/watch?v=lB0araA0T_k

    a picape, IMPLODIU! :bate:

  • Guilherme M.V

    [Comentario #98398 sera citado aqui]

    E como que um Citroën C3 Exclusive pode ser mais seguro que o C3 XTR?pelo que sei eles possuem os mesmos itens de segurança :wha:

  • mr.car

    Até agora não caiu a ficha, tou meio assustado com a posição dos FIAT’s no ranking, será que deve leva a sério mesmo? O que também me deixou intrigado e ao mesmo tempo com nenhuma supresa é a possição dos compactos da VW e GM. Lá embaixo, hehehe.

  • ALE

    [Comentario #98437 sera citado aqui]

    exatamente.
    ia falar isso.

  • Metralha

    [Comentario #98383 sera citado aqui]

    A Strada foi citada entre os veículos que melhor se sairam nos testes!
    Entre as maiores do país, o curioso é não termos nenhum VW e GM entre os melhores!!!!!!!
    O que dizer dessas montadoras com respeito a segurança no Brasil?

  • Luis.J.R.

    Nem olhei o link porque já falaram que tá desatualizado?Mais tarde vou ver. :assob:

  • LFSP2

    [Comentario #98437 sera citado aqui]

    Verdade, nada melhor que um crash test para avaliarse o carro tem capacidade, esse da F-150eu não conhecia, já tinha visto um da Tundra, ela teve algumas falhas mas se saiu bem

  • cleyton

    Achei estranho o doblo nesta lista porque eu o acho meio inseguro,por causa de sua carroceria,acho que se bater de lado ele vira,não sei,pode ser somente uma cisma minha :hauhau:e a kombi ficou em que lugar,será em ultimo. :cool: :hauhau:

  • ironfire

    nossa q surpresa ter nessas lista os bmw, mercedes, porsche, audi. Fora o c3 e a strada cade todas as porcarias q se vendem no brasil?? Só falta fazerem a óbvia lista dos mais esportivos no brasil(ferrari, porsche, lotus, pagani, etc). Nao acrescenta em nada pra mim e pra 99% do pais que nao tem a menor condicao de ter um importado realmente seguro e realmente esportivo e realmente de luxo!! paz!!

  • Angel

    Das 4 grandes a Fiat é a numero 1 em segurança, incrível. :clapp:

  • [Comentario #98469 sera citado aqui]

    Calma, cara, no link tem a classificação compelta, de BMW a Kombi!

    Agora, como um outro falou aí em cima, realmente acho bem falha essa classificação, porque pelo resultado parece que a classificação foi feita de acordo com a presença de itens de segurança de série OU opcionais, descartando por exemplo a modernidade do projeto ou mesmo o resultado de um crash test. O Palio 1.8r tirou uma nota alta, por exemplo, porque ele tinha como opcional o airbag lateral, coisa que o novo gol e o polo, por exemplo, não tem (na verdade nem o palio mais, com a chegada do hsd esse item deixou de ser oferecido na família Palio). Agora, muito estranho ver o Renault Sandero 1.0 atrás do FIAT Mille. Até onde eu sei eles “não” tem os mesmos equipamentos que Gol, Celta, Classic, etc. como opcionais. Ainda assim, um mínimo de bom senso de colocar o Sandero acima do Mille não faria mal também

  • R2

    Cara, tem algo de stranho nisso. Com pode um carro so por ser automatico ter meia estrela a menos???
    Como pode honda fit com ABS ser menos ou tao seguro quando um kia picanto minusculo e sem ABS!?????

    Bom, gostaria q esse site foce mais divulgado, pq o mercado só vai mudar quando os consumidores brasileiros mudarem.
    Enquanto pessoal achar mais importante um aerofolio e lanterna cromada do um airbag, a coisa continua na mesma.

  • J0hnHGT

    E o pessoal que sempre desceu o cano no FIAT Mille sobre a questão de segurança pode verificar que o projeto do carro não é tão mal quanto se imaginava… :OoO:

  • J0hnHGT

    PS: Tendo em vista que há um pior que ele… :pao:

  • Giovanni

    [Comentario #98553 sera citado aqui]

    Mau? No EuroNCap o Siena teve meia estrela a menos que o nosso Golf atual. E olha que são carros de categorias bem distintas. A família Palio é bem superior em segurança a Celta, Gol, Ka, Classic, entre outros. Mesmo sendo antigo, nota-se a superioridade do projeto da família Palio frente aos concorrentes em segurança. Que outro compacto de entrada oferece 4 air-bags, me diz? :blink:

  • huahuahua

    [Comentario #98567 sera citado aqui]

    O EuroNCAP testou o siena?? nunca tinha visto, manda o link?

  • Alter

    [Comentario #98567 sera citado aqui]

    Meu caro amigo, eu já vi inúmeros testes de carros da fiat (Ao vivo) e garanto que são poucos que se salvam (apenas Stilo), a família palio (brasileira) por exemplo é péssima em desempenho de segurança.

    Agora esta classificação da cesvi não serve para nada!! Um carro com ABS ou Airbag não quer dizer que necessáriamente é um carro bom de impacto.

    Se fosse assim os carros chineses seriam os mais seguros do mundo, pois todos vem com airbag de série, mais a qualidade do carro influencia muito do seu desempenho de segurança.

    O único índice útil que a cesvi fornece é o índice de reparabilidade do carro, pois ela realmente executa um impacto frontal e um traseiro a 16Km/h.

  • huahuahua

    [Comentario #98571 sera citado aqui]

    tu deve ter falado do Punto europeu, que é quase o nosso Palio, a diferença é que o deles tem airbag em tudo que é espaço, cinto que não se rasga na batida…

  • huahuahua

    [Comentario #98553 sera citado aqui]

    éééé pô… te baseia no Cesvi, que fala que Punto é pior que Palio…

  • VTR2008

    Parabéns Citroën…sempre entre os primeiros lugares em segurança…tem seus defeitos…mas segurança tem que vir em primeiro lugar

  • Hypnos

    Gente, esse teste da forma que foi realizado não tem valor algum, parem de tirar conclusões precipitadas.

  • Leacs

    Esse crashtest que o iguaun postou eh da f-150 de 96.
    do modelo 2004 e adiante eh esse: http://www.youtube.com/watch?v=1LkAzt_0qIg


Send this to a friend