Antigos Clássicos História Volkswagen

VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70

VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70

A Volkswagen revelou à imprensa alguns modelos históricos que estão na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, sendo que alguns deles nunca haviam sido vistos publicamente.


Um deles é o jipe militar chamado VEMP, um projeto feito pela Volkswagen nos anos 70 para atender um requisito do Exército Brasileiro. Era algo secreto na época e é tão raro que a própria montadora, hoje em dia, possui pouca informação sobre o veículo.

VEMP era a sigla para “Veículo Militar Protótipo” e a unidade vista nas fotos foi restaurada somente com base nas fotos que foram encontradas nos arquivos “secretos” da Volkswagen do Brasil, já que não existem documentos que revelem mais detalhes do projeto.

VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70


Segundo o que foi descoberto recentemente pela empresa, o VEMP era descrito como um jipe militar com tração 4×4 e com capacidade para rebocar 500 kg. Estes seriam os requisitos impostos pelo Exército Brasileiro na licitação do começo da década de 1970.

Feito sobre um chassi, o VEMP tinha formas retilíneas para facilitar a manutenção, tendo ainda formato compacto e com ausência de capô na frente, onde na parte superior, levava um estepe. A frente tinha dois faróis circulares com piscas separados e grades para proteção do conjunto ótico.

O para-choque de aço tinha barras de proteção inferiores para proteger parte da suspensão e o diferencial dianteiro. A Volkswagen adicionou rodas da época ao veículo, que rodada com rodas de liga leve dentro da fábrica, quando foi “redescoberto”.

VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70

Com para-brisa dobrável, capota de lona e portilhas de acesso, o VEMP lembra muito o Gurgel X10 Xavante que, provavelmente, foi concorrente do VW na mesma licitação e que caíra no gosto do Exército.

Tendo estribos laterais tubulares, o antigo militar tinha ainda grades para refrigeração nas laterais, lanternas da Kombi Corujinha, pequena tampa de acesso ao motor e um galão extra de combustível, embutido na traseira.

O para-choque tinha um ganho para reboque. Por baixo, o chassi era reforçado o motor boxer da época, que aciona um câmbio com caixa de redução na traseira e um cardã que se conectava ao diferencial dianteiro, sendo este acionado por alavanca ao lado do câmbio.

VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70

O VEMP tinha suspensão dianteira por barras de torção na frente. Sem muita informação, a Volks adicionou ao restaurado bancos do Fox e motor boxer da Kombi, que provavelmente era o usado na época.

Esse carro era utilizado dentro da fábrica para puxar carretinhas de peças e estava totalmente descaracterizado. Antes feito para o Exército, agora o VEMP fará parte permanente do acervo histórico da VW.

VEMP: Volks revela jipe militar feito para o Exército nos anos 70
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • RKK

    Show !
    Iria fazer muito sucesso entre trilheiros hoje.

    • ricmoriah

      provavelmente. seria um concorrente forte para o Gurgel X12 e suas soluções até poderiam ter sido usadas em outros veículos, quem sabe uma Variant II 4×4 anos antes da Belina 4×4?

      • Sato Trebzonte

        Ou uma Kombi.

      • Yuri Lima

        Uma Variant/Brasilia “Adventure” com 4×4 seria uma boa! Com certeza ainda existiriam muitas rodando por ai

  • th!nk.t4nk

    Ahh não, copiaram o design original da Tesla. Processa eles, Musk! /s

  • dnrote

    Para mim parece o jipe JEG. Dacunha.

  • dnrote

    Para mim é o JEG fabricado pela Dacunha (estepe está diferente)

    • ricmoriah

      Provavelmente a abc diesel teve acesso aos planos do VEMP. Era parceira da VW em logística.

  • Luis Burro

    Credo, parece mto com os q ela já tinha antes ma Alemanha ou Inglaterra!

  • Chico Rossi

    pois é amigos, pela historia que ouvi de quem comprei meu jipe volkswagem, esse projeto foi vendido para a Dacunha, e ele se tornou o JEG, fabricado a partir de 1977. Não sei a veracidade disso, mas o meu é 1975, tração 4×2, muito parecido com o VEMP da reportagem. Estava na fazenda do sr. Wolfgang Sauer, ex presidente da volks em Atibaia. A carroceria dele foi feita pela Karman Ghia, e tem o numero 0001. Tentei buscar mais sobre a historia do meu jipe volkswagem, que não é JEG nem Gurgel, mas não consegui. O Detran disse que por ser muito antigo, não tem mais a documentação. Espero ter ajudado um pouco na discussão.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email