Mercado

Vendas crescem 15,56% na primeira quinzena do mês!

vendas-crescem-15-56-na-primeira-quinzena-do-mes Vendas crescem 15,56% na primeira quinzena do mês!

Parece que a crise está perdendo força no Brasil. Pelo menos é o que as vendas de automóveis e comerciais leves mostram nesta primeira quinzena de Fevereiro.

As vendas subiram 15,56% se comparadas à Janeiro, mostrando um boa recuperação do mercado. Em relação ao período de 2008, as vendas cresceram 7,4%!

Ai cabe salientar que no ano passado, nesta época, não havia nenhuma desconfiança em termos de crise no setor automotivo. No ranking das marcas, a VW liderou com 27,35% o segmento de automóveis, devido principalmente ao líder Gol.

Já no de comerciais leves, a Fiat apostou na Strada e por isso liderou o segmento com 22,26%. No total, foram 109.260 unidades vendidas até agora, neste mês.

Caso continue assim, poderemos ter um Fevereiro muito bom, com mais de 218 mil unidades vendidas internamente!

Fonte: Fenabrave.

  • tiago

    Putz, então se alguém tinha esperança de o governo estender o prazo do corte de IPI; era uma vez!! Como estão as revendedoras de usados, que o que interessa? NÃO COMPRO CARRO NOVO!! preços irreais e total falta de respeito com o consumidor brasileiro. Pelo jeito o boicote não surtiu nenhum efeito.

  • Rodrigo

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #143366 sera citado aqui]

    Boicote? Só se for andar de onibus! E essa não é a opção da maioria. Comprar carro usado? Imagina se os novos são carroças, envelheça elas ai por uns 5 anos, contando buracos de estrada, batidas e adicione problemas eletricos entre outro. E ai está. Se quero isso pra mim? Não amigão….obrigado. Agora não é boicote e sim compre um produto pelo custo beneficio, temos carros no mercado com preços razoaveis e que oferecem mais que a maioria. E não vá a compra para impressionar o vizinho, pq tá na moda, pq é lançamento ou pq o preço da revenda é bom. Compre usando a cabeça. E boicote não é usar a cabeça!

  • Robison

    Eu acho que esse negócio de separar automóveis e comerciais leves é pura jogada de marketing, embora a FIAT esteja em primeiro lugar, insistem em separar para que a VW “fique” em primeiro.
    A FIAT não se mantem apenas em 1 carro, ou 2, como gol e fox da VW por exemplo, mas sim em 4 modelos que estao entre os 10 mais vendidos. Mille, Palio, Siena e Strada.

  • Rodrigo_Xavier

    [Comentario #143395 sera citado aqui]

    Cuidado que o Voyage ta chegando em :)

  • Peuooo

    Seja educado nos seus comentarios.

    Voyage naun tah xegando… mais já ultrapassou as vendas do siena!

    não vejo a hora de lançar a nova saveiro pra ver a briga de perto mesmo!

  • joey_

    tem que dividir sim pq só em aotomoveis a vw é lider.

    a vw tem tres carros enter os dez : gol, fox e voyage dados site da fenabrave,
    e tem o 2° hacth médio mais vendido do pais o golf atras do astra e falta ainda a chegada da nova saveiro(arena) mas o ano só esta começando a vw tem mais cartas na manga …bem pelo menos eu acho(nova saveiro(arena),nova familia fox e robust…) , a briga vai ser boa!

  • Surtado

    Como era de se esperar, o Focus já começa a perder fôlego. Este mês mal consegue se distanciar do Golf, o carro mais odiado pelas pessoas deste blog. Eu já tinha uma boa imagem do Golf, mas o fato dele vender tanto mesmo com o péssimo custo-benefício que todo mundo fala realmente me faz pensar se este carro é realmente uma porcaria ou se é uma boa opção.

    Já tinha falado isso, mas a massa vem logo apedrejando: Focus é o carro que todo mundo recomenda, mas na hora de gastar o próprio dinheiro ninguém tá afim… Alguma coisa tá errada com todas essas recomendações…

    Resultado: Super Focus daqui a pouco não tá vendendo nada, como é rotina. Com a palavra, os fordistas de plantão com suas desculpas de sempre:

    – Produção foi reduzida
    – É porque não tem o flex
    – Não tem marketing suficiente
    – Brasileiro não sabe comprar carro
    – Alguém jogou praga

  • Fernando

    .[Comentario #143447 sera citado aqui]

    É na verdade todo mundo fala que Golf não presta mais ta todo mundo comprando.
    Falam que o Focus é o bicho mas ninguim ta arriscando seu dinheiro nele, não importa se o VW tem só 120cv ele é confiavel isso é o que importa

  • Vitor

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #143390 sera citado aqui]

    Olha, compro carro usado a 4 anos, e não tenho problema algum, carro é o trato que se da ele, se o cara sabe comprar um bom carro usado, vai ser muito mais feliz que um carro 1.0 de 30mil reais…

  • runner

    CONFORME PREVISTO, TA CHEGANDO A HORA:

    9º VW/VOYAGE 2.940

    10º FIAT/SIENA 2.628

    AHUAHAUAHUAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAU

  • RUNNER

    O MAIS INTERESSANTE: SIENA NÃO É UM SÓ.

    TEM SIENA FIRE, ECONOMY, COM CARROCERIA DE 1999 E PAINEL DE 1996, CARROCERIA DE 2003 E PAINEL DE 2000……………..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    EITA BAGUNÇA, E NEM ASSIM VAI FICAR NA FRENTE?????

    O VOYAGE É MUITO MAIS CARRO!

  • Márcio

    [Comentario #143453 sera citado aqui]

    Runner, vc digitou errado no final… o certo é “o Voyage é muito mais caro”, com um “r” só mesmo… ha ha ha… Meio de condução com desenho sem graça, interior pobre e preço nas alturas… Tem carro e tem carroça mesmo

  • João

    Seja educado nos seus comentarios.

    Até hoje eu ainda nao consegui… mas acho q to cada vez mai perto de chegar a conclusao do pq desse mont d mulek ficar defendendo marca…

    Só pode ser coisa de criança q nao tem dinheiro nem pra andar de onibus direito…

    Onde ja se viu isso:
    [Comentario #143452 sera citado aqui]

    [Comentario #143453 sera citado aqui]

    dentre diversos outros…

    Chego a pensar se esse pessoal nao esta ganhando carro novo por ficar torcendo pra certa marca….

    É por isso q brasileiro so anda de carroça, sao dezenas d modelos com muito mais qualidade q essas carroças que a VW oferece, e ninguem v isso.
    O povo nao le revista…

    Me falem um modelo da VW q foi campeao de alguma eleição de satisfação do cliente ?
    Alguem pode me dizer um ?
    Gol ? Golf ? saveiro ?

    Nunca, nunca chegaram nem perto de serem campeoes de satisfação, e ainda tem gente que defende com unhas e dentes o modelos dizendo que é o melhor e bla bla bla…

    Continuem assim… Desse jeito suas adoradas marcas vao continuar so atendendo suas vontades de andar de carroça…

    Nao me lembro o site, mas vi a reportagem ontem, deve ter sido no terra ou no uol, falando do preço de cada carro basico quando se coloca acessorios… (coisa q todo mundo ja sabe tb)

    Gol 1.6 completo saia a 47mil 0.o ? Da pra comprar um Hatch médio praticamente, modelo d entrada q com certeza ja virá com tudo q o golzinho traz.

    Parati completa a 52mil. sendo q a megane grand tur custa 56mil, tem 3 anos d garantia, mais tecnologia, conforto, status… tudo melhor…

    São coisas do tipo q fazem o brasileiro andar sempre de carroça.
    Olha o preço do sentra.
    Sedã médio 49mil reais… Com cambio CVT q é um dos melhores tipos de cambio automatico, ta saindo 53mil.

    Ai vem gente comprando Gol completo, golf por muito mais do q outros carros de mais qualidade, mais garantia, mais confiabilidade…

    Por isso nao adianta falar pra baixar imposto e tudo mais, q o problema é o brasil e bla bla bla…

    O problema sao so brasileiros q nao sabe comprar carro, olha na europa se eles mantem modelos extremamente ultrapassados como aqui no brasil…
    Olha la se um europeu aceita comprar carroça q nem aqui…
    Por isso ainda temos esses projetos ultrapassados e as montadoras rindo da nossa cara…

  • Osprey

    Pois é, a grande surpresa foi o voyage passar o siena em vendas. E se bobear vai passar o fiesta hatch também. Essa do voyage foi um soco no meio da cara da fiat, ninguem esperava. E dizem que só não estão emplacando mais porque não estão dando conta dos pedidos. Com certeza (e não concerteza) foi uma bela tacada da VW, temos q admitir!

  • WOTAN

    Só há uma solução para o nosso mercado: IMPORTAÇÃO TOTAL E IRRESTRITA, só assim nos livraremos dessas carroças caras, que as montadoras enfiam no mercado. Mas o governo nao vai deixar, com a desculpa esfarrapada de preservar a industria de carroça nacional.

  • Jeff Brown

    Eu acho que ainda não dá para cantar vitória com relação ao desempenho do Voyage.
    Espero sim que ele fique a frente, assim a FIAT voltará a oferecer o modelo com bons preços como fazia antes, o que tornou o carro uma preferência no segmento.

    Mas vale lembrar que faltou carro no fim de Janeiro e agora em Fevereiro.

    Então, pela Fenabrave acho que números consistente e que devem variar pouco, seriam:

    A queda absurda do Bora, com o aumento do preço( O Vectra também mas deve por causa do modelo 2010);
    Queda do Civic e aumento proporcional do Corolla, esperado depois do fim dos descontos;
    Fox acordou de novo, mas pode ter sido a falta de modelos mais baratos para entrega imediata;

  • Antoniokings

    O mercado está muito confuso. Basta ver as notícias de fila de espera. E também, a participação de 27% do mercado da VW. Totalmente atípica. Ela deve ter dado um freio menor na produção e está aproveitando. Loja da marca VW, aqui na ZN do Rio, está lotada de Voyage no pátio. Já na Fiat, muitos modelos nem tem previsão de entrega. O mesmo com GM. Assim, é inútil analisar participação de mercado.
    Obs. Até a loja da Hyundai aqui perto (Tijuca – ZN do Rio), até semana passada, estava vazia.

  • Antoniokings

    complementando.
    Loja vazia, quase sem carros para vender mesmo.

  • Márcio

    Um amigo meu que é gerente de vendas de uma revenda Fiat me disse que eles não estão tendo carros para entregar (Mille, Palio, Siena e Strada). Com certeza foi um erro estratégico da Fiat que reduzir a produção esperando uma diminuição da demanda devido a crise. Se vc for ver os números friamente, vai perceber que não foi o Voyage que subiu muito, foi o Siena que caiu bastante. Sou capaz de apostar que é pq a Fiat não tem veículo disponível para entregar. Então sugiro a alguns cautela e esperar as vendas de março antes de abrir o champagne….

  • EDBSB

    Cada país tem o povo e os governantes que merece. Tá aí o resultado.
    Fiquei impressionado com o comentário do FIATEIRO lá de cima..UNO, PALIO, SIENA E ESTRADA..É SÓ FILÉ, pelo amor de DEUS.
    Enquanto existirem torcedores de montadoras no BRASILSIL nos vamos continuar recebendo esse tratamento especial por parte delas.
    A cegueira das torcidas por futebol daqui a pouco vai invadir o ramo automobilístico.
    Vamos acordar…êta povinho!
    BRASIL UM PAÍS DE MUITOS TOLOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Alex

    Porra de conversa de quem vende mais e quem vende menos… É que brasileiro é assim, reduz 0,01% do IPI e já tão saindo comprando que nem doido, antes que aumente o preço de novo…

  • clairton

    tenho um voyage o carrinho é bom , desenho limpo sem papagaiada e charmoso painel de facil leitura e facil acesso, motor e cambio fora do sério da até pra passar com o “dedinho” otimo torque…

    mas tb tem uns negativozinhos afinal nem tudo são flores:
    o pino das travas das portas poderiam ter deixado como o g3
    Pecou tbm em não colocar o botão no painel que abre o porta malas, nas versões com a chave canivete…

    mas no resto um SHOW de carro!!!

  • danix

    [Comentario #143390 sera citado aqui]

    cara, meu twingo 2000 que peguei em 2004. veio perfeitinho.. depende do carro que você pegar.. se for por exemplo um gol.. realmente acho q deve ser um cavalo* típico brasileiro q ferrou com ele, e ainda tme valor alto de revenda.. so nesse buraco mesmo.. so mais renault.. e se o novo ford ka fosse economico ou o clio campus tivesse airbag ao menos como opinional na versão top.. acho q teria uma opção de carro zero.. do contrário.. brasil sil..

  • tfa

    [Comentario #143466 sera citado aqui]

    huahuahuahua!!
    Muito boa, Márcio. Esse Runner deve ser um daqueles bonequinhos de lata do Mágico de Oz que faz propaganda do conto de fadas ops, quer dizer, da fantástica fábrica da volkswagen…

  • tfa

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #143449 sera citado aqui]
    Falou e disse!!

  • danix

    [Comentario #143467 sera citado aqui]

    falaste o que eu penso.. brasileiro tá muito acostumado a comprar “das 4” e isso é horrível.. mas também tem que nem falam muito desse cambio cvt que é excelente.. mas cara.. é bem isso ai.. tristesa total.. no chile os carros são muuuuuito melhores..

  • JBAFilho

    Já fui muito fanático pela Volkswagen.
    Mas, ainda bem que acordei para essa bobagem de ficar torcendo para montadora como se fosse time de futebol. Que coisa mais boba!
    E daí que o Voyage passou o Siena?
    E daí qua a Strada vende mais que o dobro das outras?
    Que benefício isso trouxe para nós? Nenhum. Continuamos tendo as mesmas carroças de sempre. Aliás, estão cada vez piores. Sinceramente, pagar 30 mil em carro popular pelado é assumir que é otário.

    Assim como o Vitor e o tfa, também só compro usado. Meu último carro zero foi comprado em 1999. Depois disso só comprei usado. E NUNCA tive problemas.

  • macarrone

    Pois é, algumas considerações a fazer…tem algumas montadoras que até tentam fabricar aqui, carros com maior sofisticação, mas são ‘malhadas’ pela imprensa e pelos ‘entendidos de plantão’…estou falando da Fiat, que apesar de suas deficiências, lança modelos mais sofisticados ( para o mercado Brasileiro)….mas não serve!!! Tem que ser gol e agora voyage, né? Muito bem…a VW está importando os modelos mais sofisticados, porque não compensa fazer aqui “boras”( se é que o Bora é sofisticado..)….o mais sofisticados que ela faz é o golf, e olha lá, hein!! Por falar em Bora, ninguém vai dizer quantos foram vendidos em fevereiro??? Vai ver quem compraria o Bora optou pelo Voyage…pode ser!!! Enfim, pelo esforço da Fiat,Honda e Toyota em oferecer ‘carroças mais sofisticadas’ é que acho que merecem uma confiança.

    Dá-lhe FIAT!!!

  • alessandro_170

    [Comentario #143366 sera citado aqui]

    Antigamente também não comprava carro novo mas…

    Trabalho como professor de Matemática em colégios, cursinhos e tals… aki em Goiânia.

    Muitas vezes, indo para o trabalho, com meus carros de luxo com 6 ou 7 anos de uso, eles pifavam no caminho. E eram peças que nem sempre dava para se fazer uma previsão. Às vezes se perde emprego por isso. Na hora H, voçê não chega.

    A aula começa, e na rede particular não há tanta paciência assim.

    Por isso, só compro carro novo, por enquanto, mais básicos, na casa dos 30k.

  • macarrone

    Pra quem quer saber, o Bora vendeu pouco mais que 240 unidades em fevereiro…de duas uma, ou acabou o estoque(promoção), ou optaram pelo voyage..

  • Wotan

    [Comentario #143525 sera citado aqui]

    NUNCA ví um dono de fiat ou chevrolet, dar um depoimento assim sobre seus carros, PARABÉNS, quanto aos “negativinhos” que vc mencionou, tudo bem ainda não existe carro perfeito.
    Tenho um Golf 1997 o cambio dele é MARAVILHOSO, motor é SHOW (100mil KM e onze anos de pura alegria), como é um modelo tipo “export”, o acabamento é primoroso, quando pego o palio fire 2008 da frota da empresa, eu penso: Nunca trocaria meu golf por uma coisa dessas nem 0KM, cambio horrível, pedal da embreagem duro, acabamento horrível, e olha que faz todas as revisoes na revenda, o carro é cheio de defeitos e tem menos de um ano de uso.

    Me desculpem os fieteiros e os GManiacos.

  • tfa

    [Comentario #143573 sera citado aqui]

    Amigo, realmente seu comentário só reforça o que está sendo dito, e desabona ainda mais a política da VW, de vender carros quase na lata de tão pelados.
    Seu Golf 1997, nas suas próprias palavras, é um “modelo tipo ‘export'”. Veio pra essas bandas quase por engano; e realmente tem um acabamento bem acima do palio, mas também a anos-luz do “padrão VW”. Faça a mesma coisa que vc disse que fez em relação ao palio: entre no seu golf e depois entre no voyage que o nosso amigo mencionou. Compare o acabamento dos dois e você chegará a mesma conclusão: não vai trocar seu golf por aquele carro com acabamento horrível, etc,etc,etc.
    Você comparar seu Golf “tipo export” com um palio fire pra desabonar a Fiat não tem nada a ver.
    Veja bem, não sou Fieteiro, GManiaco ou qualquer coisa que o valha. Se fosse comprar um carro hoje, sem dúvida seria o Focus. Só que o comparativo que você fez pra falar mal do palio não faz sentido. E quando entro num gol pé de boi e num palio pé de boi, sinceramente prefiro o acabamento do palio. Aliás, não prefiro nenhum.

  • Loul

    Lol vendendo muito em e agora vai subir os juros de todos como carros 0 km e usados vai aumenta 1,0% ao mes se o juro era 0,99 % ao mes com 50% de entrada agora vai ser 1,99% ta pra ser aprovado ate fim de abril vai cai muito isso so por causa que o governo americano ta liberando dinhero pras montatodas amaericanas po isso vai subir os juros pra o governo recupera no cachas amaericano

  • Renato Mendes

    Seja educado nos seus comentarios.

    É acho que nós estamos ferrados mesmo.

    Ontem estive em uma concessionaria Fiat aqui em BH a Automax e fiquei nada mais nada menos que 20 minutos olhando o Linea no show room e pasmem, nenhum vendedor veio me abordar sobre o carro.

    Bom diante disso vou comprar um Civic, pois lá na Banzai mal entrei e um vendedor veio me abordar sobre que carro eu gostaria de ver.

    Depois reclamam que os asiaticos estão tomando mercado.

    Pau …… da Fiat.

  • Wotan

    [Comentario #143587 sera citado aqui]
    Tudo bem concordo, mas sou da opinião que o governo deveria liberar as importações para forçar nossa industria parar de fazer carroças, se vc pegar um PICANTO, da kia o carro é minusculo, mas é melhor que muito carro de luxo feito no brasil, semn as taxas de importação ele sairia pelo menos uns 35% mais barato, quando comprei o Golf ele custava o mesmo que um vectra GL 1.8 peladao.Cerca de 18mil reais, e hoje?

  • ice

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #143467 sera citado aqui]

    Bidu Bidu Bidu Bidu vc sabe comprar carro? Fala qual vc tem que vou correndo comprar.

  • macarrone

    [Comentario #143573 sera citado aqui]

    Caríssimo fusqueiro, realmente se você comprou o golf 97(?) e manteve até hoje, é porque o carro é bom! Vamos analisar….Vc diz que o carro tem 100mil Km em 11 anos, quer dizer que anda cerca de 750km/mês…uma ‘barbaridade’….neste caso, você pode mantê-lo por mais 11 anos que ele estará ‘novinho’…Eu tenho um palio elx 2005 com 180 mil Km, ainda dá no couro!! Tenho também um Punto Sporting 2008 com 32 mil Km…quer dizer, eu sou um trouxa que ando demais, certo?!! Bom, por enquanto vou andando de Fiat mesmo, quando cansar, compro um outro Fiat zerinho da silva!!
    Por favor, não venha comparar golf com palio fire..sdd.

  • macarrone

    Cadê o Bora????

  • Impreza

    Cadê o BOICOTE??????????

    Mesmo com os valores Absurdos e qualidade no chinelo…

    Esse povo merece mesmo!

  • Robison

    Como eu disse: só separando pra ser líder.
    hauhauhaahuahuah

    E da-lhe PVC nas portas, painel, e se o voyage ficar muito tempo no sol, pode derreter as partes plásticas, que nao sao poucas…

    Siena tem um design muito mais moderno a acabamento.
    Design do voyage, nada a ver hauhauhauhauah

    Tem fila pra siena nas concessionárias, a VW se preparou para o lançamento para nao faltar carros, consequentemente vende mais, pq entrega mais.

    Abraços

    Fui educado nos meus comentarios.

  • Rogério

    Tudo bem que o Voyage tem ótima mecânica.
    Mas o Siena possui acabamento superior e porta malas 500 L com ótimo custo benefício.
    E para 2010 aguardem motores tritec e câmbio dualogic. Aí sim vamos ver boas brigas pelo mercado.

  • WOTAN

    [Comentario #143658 sera citado aqui]
    Nossa que fieteiro mais meticuloso, fez ate os calculos de quanto eu rodava, tudo bem, veja vc mesmo, quantos fiats com mais de 10anos, estão em boas condiçoes? fiat nao tem durabilidade, quanto a minha comparaçao vou ser mais explicito: Um VW com tecnologia de mais de uma decada atras, consegue ser melhor que um atual (independente de potencia) , ora como um carro de dez anos tem um cambio de engates macios e precisos e um carro atual 0KM tem um cambio pavoroso? ORA era para o palio que é atual ter no mínimo um cambio e uma embregem dignos de conforto, nao acha?

  • Márcio

    [Comentario #143819 sera citado aqui]

    Wotan, vários e vários Fiats tem mais de 10 anos. Por exemplo, mesmo o Fiat 147, que é malhado desde que foi lançado, vejo de monte nas ruas. Isso em contar Unos e Palios primeira geração. Pra falar a verdade, aqui na minha região (sudoeste goiano) tem mais Fiat 147 que Gol BX. Agora, não venha me comparar Golf com Palio, ainda mais sendo carro de frota. Carro de frota a galera esbagaça mesmo. Queria ver se esse seu Golf fosse de frota, como ele estaria hoje…

  • macarrone

    [Comentario #143819 sera citado aqui]

    Wotan, fusqueiro!!! Do jeito que Vc usa seu super-golf, ele vai durar mais uns 200 anos…pra andar 750km/mês, não precisa de carro..compra uma bike.Outra coisa, o que você gasta de seguro desse seu super-golf, dá pra eu trocar todo ano de palio…aliás, esse super-golf deve valer uns 15k…ou menos? Esse papo de que comprar carro velho é bom, é pra quem não tem o $$…

  • wotan

    [Comentario #143832 sera citado aqui]

    CA******, vcs nao entendem mesmo né, EU NAO TO COMPARANDO GOLF COM PALIO, ESTOU COMPARANDO TECNOLOGIAS, UM CARRO DE DEZ ANOS, OBSOLETO CONSEGUE SER MELHOR QUE UM COM TECNOLOGIA ATUAL.

  • wotan

    Tudo bem o carro é de frota, MAS TEM MENOS DE UM ANO DE USO, E 12MILkm, e apenas 4 pessoas dirigem o carro (claro que nao ao mesmo tempo), e desde zero o cambio e a embreagem sao uma droga, e nao é defeito,é assim mesmo.

  • Luiz-fran

    Seja educado nos seus comentarios.
    O Wotan nao esquenta a cabeça os fieteiros estao se fazendo de desententidos, eles nao admitem, afinal quem compra carros da **** nao deve ser muito inteligente mesmo.

Send this to a friend