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Vendas de carros automáticos devem superar manuais no Brasil em 2020

Vendas de carros automáticos devem superar manuais no Brasil em 2020

Antigamente, câmbio automático era artigo de luxo, apesar de ter sido oferecido em carros pequenos também. Depois de um tempo, dizia-se que apenas quem tinha problemas físicos deveria ter um, mas hoje isso mudou.


Embora as vendas de PCD se concentrem nos carros com câmbio automático, o comprador brasileiro já se rendeu à transmissão que muda as marchas sozinha. Mais modernas e eficientes, elas atendem a boa parte do mercado que busca mais conforto ao dirigir.

De acordo com pesquisa da Bright Consulting, especializada no setor automotivo, o mercado brasileiro vai virar a mesa em 2020. No próximo ano, a projeção da consultoria é que as vendas de carros com câmbio automáticos ou automatizados superará pela primeira vez os emplacamentos de carros manuais.

A estimativa é que 51% das vendas sejam de veículos que não necessitam de intervenção nas trocas de marchas.


Coincidentemente ou não, as vendas diretas – onde a maioria dos automóveis são automáticos – alcançou 45,23% em novembro e com tendência de alta, já que com comerciais, praticamente dividiu o mercado ao meio no mês passado.

Vendas de carros automáticos devem superar manuais no Brasil em 2020

Dez anos atrás, as vendas de carros manuais representavam 90% dos emplacamentos. O motivo principal, no entanto, não envolve o PCD, mas a percepção do consumidor em optar por um produto de maior valor agregado, o que ajudou a eliminar quase que praticamente os chamados “carros pelados”.

Antes, o comprador se satisfazia apenas com o chamado “kit visibilidade”. Contudo, o tempo passou e conjunto com ar condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas, por exemplo, já era preferência. Hoje, sem multimídia e itens de segurança mais consistentes, como controles de tração e estabilidade com assistente de rampa são mandatórios.

De acordo com a Bright, em busca de maior conforto, os consumidores decidiram apostar apenas em produtos que realmente podem oferecer tais itens e mais o câmbio, que nesse caso desceu do topo – já que apenas importados e modelos caros dispunham desse equipamento há uma década – chegando ao nível “popular”.

[Fonte: Exame]

 

Vendas de carros automáticos devem superar manuais no Brasil em 2020
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • th!nk.t4nk

    Eu não colocaria câmbio automático na mesma categoria evolutiva “geral” em que estão vidros elétricos, air-bags e direção com assistência. A questão do câmbio tem mais a ver com aspectos culturais e com a qualidade do tráfego local. Em dezenas de países desenvolvidos no mundo o câmbio manual continua liderando nas vendas, inclusive. A grande diferença é que nestes lugares o trânsito flui muito melhor. Eu diria que no Brasil o câmbio automático virou uma necessidade, tal como a suspensão elevada, pra poder encarar as condiçoes de tráfego no país. Pessoalmente eu preferia ver mais obras de infra-estrutura pra resolver a raiz do problema, mantendo os dois tipos de câmbio como opções pro consumidor (ao invés de eliminar totalmente a opção do manual, como estão fazendo).

    • Roberto

      Mas se as fabricantes ajudarem e popularizarem o preço do cambio, creio que seria uma opção mesmo com transito bom.
      A GM consegue oferecer Onix Plus Turbo AT por 58 mil, mais barato que o manual com My Link. Ou seja, é possível oferecer versões AT mais em conta… basta querer.
      Renegade PCD, 2008, Cactus, todos estão oferecendo cambio AT desde a versão de entrada.
      Já a Fiat, cobra 10 mil a mais num automatizado para Argo/Cronos, quando cobra apenas 2000 no Mobi. Se cobrasse os mesmos 2000 no Argo GSR, certamente não teríamos muitas escolhas por 1.0 MT… iriam direto para o GSR.

      • th!nk.t4nk

        Concordo, Roberto. Meu primeiro automático foi há quase 10 anos atrás e nunca mais voltei pro manual. Mas eu gostaria de ter a opção de ter um, futuramente, por isso me incomoda ver que as montadoras estão tirando totalmente de linha alguns manuais. É verdade que com a eletromobilidade isso vai ser tornar inevitável em algum momento, mas espero que pelo menos algumas versoes esportivas sejam mantidas com a opção manual até onde for possível.

        • Raul Mafra

          Esses dias precisei pegar um carro emprestado de um amigo o meu estava na revisão e o dele era manual acho que tem mais de 5 anos que nao dirijo um carro manual, meu senhor, parecia que era aprendiz de auto escola, saindo galopando, acelerando mais que devia kkkkk, é complicado depois que voce se acostuma meeeee é gritante ter que voltar a pegar um manual

        • Roberto

          Talvez só versões esportivadas ou de nicho, porque os carros de volume terão cada vez menos opções manual.
          A VW não tinha versão pro TSI, a HMB não tem pro 1.0T, a FCA não tem mais renegade MT, a Toro tentou MT Diesel mas desistiu.

      • MarcosGojira

        Mas a conversa é sobre câmbio automático, não vem falar de GSR aqui… rs

        • Roberto

          kkkkkkkkkkkkkkk
          “a projeção da consultoria é que as vendas de carros com câmbio automáticos ou automatizados superará pela primeira vez os emplacamentos de carros manuais”
          Não sei nem se a FIAT tá vendendo muito GSR, porque não vejo nenhuma oferta no site deles.

    • Antonio_Brust

      Na atual conjuntura do tráfego brasileiro, as únicas soluções de infra-estrutura possíveis para fazer o trânsito fluir melhor absorvendo todo o volume de veículos existentes é desapropriando construções das margens das ruas, avenidas e estradas, para alargamento ou duplicação. Como isso é virtualmente impossível, o investimento é mais voltado para o transporte alternativo, com a colocação de faixas exclusivas para ônibus e construção de ciclovias.

      • cepereira2006

        Passou da hora de fazer trocentas linhas de metrô nas principais cidades. É uma vergonha. Bem que o Bolsonaro ou outro poderiam vender um pedação da Petrobrás e comprar uns 30 tatus de cavar metrô, sair cavando sem dó nem piedade, para o bem da segurança nacional… Sem infra de verdade esse país nunca chegará a lugar nenhum. O futuro é o metrô, não há espaço para todos os carros nas cidades brasileiras. Ônibus é um paliativo. Transporte de grandes massas tem que ser de metrô.

        • th!nk.t4nk

          É isso aí mesmo. Faz como outras cidades pelo mundo: metrôs conectados a estacionamentos gigantes nos bairros fora do centro. O cidadão estaciona lá e já pega o metrô ali mesmo. Em poucos minutos tá no centro, vai sossegado pro trabalho. Podem cobrar um valor combinado (estacionamento + 1 trecho de metrô ida/volta). No exterior chamam isso de “Park and Ride” (P+R), e as tarifas são bem reduzidas pra incentivar o uso do sistema. Pronto, desafoga o centro e melhora a vida de todo mundo.

          • cepereira2006

            Pôxa, isso seria um sonho. Menos tempo de deslocamento ao trabalho é mais qualidade de vida para todos e torna todos mais produtivos. Moro em Floripa e não vejo a hora de descer uma escadinha de metrô e sair lá na praia dos Ingleses ou na lagoa, sem precisar passar por um congestionamento estressante. Só que ninguém nem fala isso, nem discutem. Chegaram a pensar em fazer uma linha de metrô de superfície ao continente, por sobre a ponte Hercílio Luz, mas caiu no esquecimento, enquanto as pontes têm congestionamentos monstruosos, precisando de metrô para ontem. Parece que este país está com os pés acimentados no terceiro mundo sem qualquer possibilidade de evolução.

          • Edinaldo_Tapica

            Intermodal é o cenário ideal msm. Sou arquiteto e há pelo menos uns 15 anos já se fala que a solução ideal era essa. Enquanto isso no Brazil, brincamos de cicłofaixa e faixa exclusiva pra ônibus, porque é mais barato comprar tinta que escavar pra fazer metrô (sem contar o lobby dos donos de frota de ônibus), mas ninguém fala nada, brasileiro e um povo que tendo cachaça no final de semana pode acabar o mundo que não tem problema nenhum!

  • FREDRED

    Guardem meu comentário, daqui a 2 anos carros aspirados de litragem alta (2.0+) e câmbio manual será mais raro que mosca branca de olho azul. Excluindo utilitários/carga.

    • Antonio_Brust

      Graças a Deus.

    • Verdades sobre o mercado

      Creio que já seja uma realidade

    • Dudu Pimentel

      Só vai estar nos modelos subcompactos, compactos de entrada, picapes compactas de entrada e esportivos.

    • Bandit

      Creio que ainda vai sobrar bastante, corolla e civic vendem mais que a concorrencia turbo.

    • Bruno Alves

      Mas hoje em dia mesmo, se excluir jipes, picapes, vans e utilitários esportivos, se não me engano, os únicos carros novos que oferecem cambio manual no mercado brasileiro, com motor igual ou maior que 2.0 são o Subaru WRX 2.0 e 2.5, o Sandero RS 2.0 e o Porsche 911 Carrera T 3.0.

  • Vitor Pamplona

    Os puristas, inclusive eu, teremos que nos acostumar com a evolução. Consumidor comum prefere conforto! Acredito em em menos de 20 anos dirigir será só para autódromo, pois a próxima revolução é o elétrico 100% autônomo.

    • Bandit

      O jeito vai ser moldar os carros a nosso gosto, instalando uma caixa manual ou um motor diferente e etc.

      • Marcelo Martins

        Impossível isso, o custo seria altíssimo !! tem que se fazer ajustes para casar câmbio, motor, suspensão, fazer inúmeros testes e etc.. etc .. não é só combinar componentes como um lego !!!

        • Cromo

          Não seria altíssimo não caro Marcelo. Posso, por exemplo, trocar o câmbio de um Cruze pelo de um Cruze argentino e revendê-lo na Argentina como automático, por um valor até maior. Temos muitos casos de adaptações de motores de um em outra carroceria.

          • Marcelo Martins

            Na postagem do amigo ele diz ” escolher, câmbio, motor e etc .. ou seja, vc mudar o carro do jeito que vc quiser, não uma simples adaptação de câmbio !!! e outra a fábrica perde o volume de produção que gera custo !! já pensou eu quero um 1.0 e outro 1.6, outro 1.8, outro um turbo 1.4 um com AT outo MT, as coisas tem que se sincronizar não dá para fazer isso em uma produção de alto volume !! motores com mais potência exigem mudanças na suspensão, câmbios tem seus limites para o torque e etc e etc ..

        • Bandit

          Não é impossível, dependendo do carro é muito fácil, se o mesmo tiver versão manual vendida em outros mercados é bem simples, basta conseguir os pedais , cabos e fazer as configurações, já vi gente pondo cambio manual de vectra em captiva e foi super de boa e mais barato que concertar a original automatica, mas se não existir versões manuais também não é impossível, hoje existem muitas ferramentas para esses fins, pode se fabricar suportes , buchas e barras sob medida.

          • Marcelo Martins

            Na postagem do amigo ele diz ” escolher, câmbio, motor e etc .. ou seja, vc mudar o carro do jeito que vc quiser, não uma simples adaptação de câmbio !!! e outra a fábrica perde o volume de produção que gera custo !

            • Bandit

              Sim eu sei disso tudo, mas essas modificações que me referi seriam feita por conta propria em oficina especializada e não por montadoras, eu detesto o rumo que os carros estão tomando, mas não posso mudar o mercado, por tanto tenho 2 opções, ficar reclamando na internet ( o que não vai resolver nada ) ou procurar meios de moldar os novos carros ao meu jeito, logicamente não seria carro de dia dia e sim de fim de semana.

              • Marcelo Martins

                Sim por conta própria dá !! eu tb não gosto desse rumo, adiei ao máximo a compra de um AT mas não teve jeito faz 2 anos que estou com um e acabei me adaptando, mas comprei um 408 THP para não perder totalmente a emoção.
                Pior vai ser a ascensão dos elétricos e totalmente autônomos, os poucos sistemas atuais já me incomodam !! mas ainda bem que para o nosso país isso deve demorar muito para virar padrão, acho que já nem estarei mais vivo qdo acontecer !! rsrsrs

    • Cromo

      Vai chegar um momento em que dirigir vai ser proibido, só carros autônomos. Teremos saudades destes nossos tempos.

    • Toyo_Highlander fan

      O custo para isso no futuro vai ser altíssimo. E mesmo que vc tomasse esse projeto hoje pensando no futuro, mais para frente, mesmo com o projeto pronto, mantê-lo será quase que uma luta pois, nunca se sabe a disposição de peças para isso.

  • Porto Velho

    Só tá faltando 1.0 automático pra acabar com os manuais. Difícil encontrar quem aceite pagar mais de R$60.000 em um manual. Acima desse valor já é nicho.

    • Antonio_Brust

      E é curioso como a diferença de valores entre o mesmo modelo manual para automático supera as vezes 5 mil reais.

      • Porto Velho

        Mas quase nunca é só o câmbio que muda. Maioria adiciona muitas outras coisas.

    • Aristeu Junior

      já tem o onix

      • Porto Velho

        Onix não tem auromatico no 1.0 ASPIRADO (achei que isso tivesse ficado subentendido)

    • disturbed591

      O Onix Plus é automatico 1.0 turbo…

      • Porto Velho

        Aspirado.

        • É turbo. Não tem Onix Plus aspirado.

          • Porto Velho

            O que tô dizendo é que o Onix só tem automático no turbo. O “1.0” a qual eu me referia era aspirado. Automático não domina tudo porque não existe tanta opção em 1.0 ASPIRADO. Basicamente só o Mobi GSR e o Picanto AT4 tem essa opção.

            PS: tem Onix Plus aspirado também. Foi lançado junto com o hatch a umas semanas atrás.

            • Não foi lançado Onix Plus aspirado. O Onix Plus mais barato segue sendo o sem nomenclatura, 1.0 Turbo e automático por R$ 58.690.

              • Porto Velho

                Óbvio que foi.. R$54.990. Vai lá no site da Chevrolet e comprova. Ele foi lançado junto com o hatch na semana passada.

                • No configurador não existe, mas de fato vi matéria sobre o mesmo no Motor 1. Então, tens razão.

                  • Porto Velho

                    Tá no hotsite do Onix Plus. Não posto o link aqui porque vai pra moderação, mas é só entrar lá.

          • Tem e será lançado em breve(isso se já não foi lançado)

            • Porto Velho

              Já foi. Lançaram junto com o hatch na semana passada.

    • Mobi e o Picanto são dois que oferecem AT em motores 1.0 aspirados. Mas em motor 1.0 aspirado acho que vale somente automatizado por causa da perda de energia causada pelo câmbio automático de conversor de torque.

      • Marcelo Martins

        Mobi é automatizado .. acho que hoje em dia o AT já rouba menos potência e pode-se colocar um CVT tb ..

      • Bruno Alves

        Picanto não é mais vendido no Brasil. Sobrou só o Mobi mesmo, que é automatizado. O Up 1.0 I-Motion também já foi pro saco.

    • Onix,Polo e HB20 são 1,0T Automático…

      • Porto Velho

        Acho que vou ter que editar, porque NINGUEM tá entendendo kkkkk

        Eu tô dizendo que não existem muitos carros com motores 1.0 ASPIRADOS, com câmbio automático. Pensei que isso ficasse sub-entendido.

  • Carlos AM

    O que ocorrerá agora é que muitas pessoas terão seu primeiro veículo com câmbio automático e se não souberem usá-lo adequedamento o número de manutenções crescerá exponencialmente.

    Dou como exemplo alguns comentários que vejo por ai, de pessoas que colocam em N ao pararem no semáforo; puxarem o freio de mão enquanto em D e só depois mudar para P e assim por diante.

    • Marcelo Martins

      E pq não pode puxar o freio de mão qdo em D ?

      • Carlos AM

        Senão faz com que o câmbio segure todo o peso do carro.
        Ao longo do tempo pode ocasionar desgaste do sistema.

        • Marcelo Martins

          Eu puxo o freio de mão com os freios acionados pelo dedal e só depois coloco em P. acho que vc está se referindo qdo for estacionar em uma ladeira que falam para colocar em N puxar o freio de mão soltar o pedal do freio, acionar o pedal novamente e clocar em P.

      • Rodrigo Ultramari

        claro que pode. é até melhor, na verdade, “freiar” o carro antes de engatar P, do que jogar em P, soltar o freio usando o cambio como freio com carga constante, pra então, puxar o freio de estacionamento.

        • Marcelo Martins

          Sim é o que eu acho !! E faço isso, com o carro totalmente parado e com o pé no freio, puxo o freio de mão e só depois coloco em P

          • MauroRF

            Eu faço isso mesmo. Pé no freio, coloca em N, puxa freio de mão, solta o pé do freio e depois coloca em P.

    • th!nk.t4nk

      Fiquei pensando aqui: “mas como, se o carro não aceita acionar o freio de estacionamento em D!”. Aí lembrei da bendita alavanca que ainda colocam nos carros brasileiros!

      • E que é uma pena não termos em grande maioria os freio de mãos eletricos. Usei num Renegade onde era um relento ao parar no semaforo e deixar o sistema imobilizar o veiculo e só sair do lugar ao acelerar.

        No meu proximo carro ainda talvez não consigo ter tal recurso, mas depois deste é mto provavel que eu faça.

    • Eu dirijo carro automático a 10 anos e SEMPRE coloquei em N quando estou parado no semáforo(fora as caixas que colocam em Neutro de forma automática mesmo com a alavanca em D) e nunca tive problemas.

      • Marcelo Martins

        Uns falam que danifica e outros falam que não e todos continuam com a dúvida !!! eu não coloco em N nos semáforos pois para mim não faz sentido estar em um carro automático e ficar a toda hora acionado alavanca de câmbio !! as caixas que colocam automaticamente em N são projetadas para isso então acredito que não vai dar problema.
        Qto tempo vc ficou com cada carro nesses 10 anos colocando em N ? Pode ser que vc tenha razão e não dê problema mas tb pode ser que algum dano tenha aparecido mais tarde com um futuro dono.

  • Bandit

    Acho que seja devido as pessoas cada vez mais morarem em grandes centros, transito pesado, engarrafamentos … aí realmente se torna necessidade, mas na Argentina onde só existem planícies e muitas provincias país a fora, a preferencia é por manual, até corolla 2.0 terá versão manual por lá.

  • RPM

    Carro com câmbio manual eu nem considero mais comprar….igual à um fusca Itamar que tive….rsrsr,mas cada um com seu cada um…

    • Eduardo 1981

      É isso aí kilowatt !

      • RPM

        Hahahaha

  • Fábio A.

    É uma tendência clara. Quem compra o primeiro automático, dificilmente volta a comprar manual. Digo isso porque defendia os manuais, até ter meu primeiro automático. Não voltaria a comprar um carro manual para o meu dia dia.

    • MarcBH

      Exatamente. Já estou nos automáticos há quase uma década. Não volto para manuais. E sou uma pessoa que gosta de carros e de dirigir. Mês passado eu viajei e aluguei um carro manual e fiquei com ele 10 dias. Nos últimos dias já estava morrendo de saudades do câmbio automático… rsrs.

  • Cromo

    O carro manual é quase sempre mais rápido e mais econômico, sempre é mais barato e mais leve. Eu prefiro o manual, não tenho preguiça, gosto de dirigir e da sensação de segurança de ter controle do carro. Sim, é escolha totalmente pessoal, o que deveria é existir opção para todos os gostos. Carros como Civic e outros só vendiam suas versões manuais nas versões mais baratas, dando impressão que manual é coisa de pobre, o que não é verdade, é escolha pessoal. Hoje se quiser comprar um Virtus manual, por exemplo tenho q me contentar com um motor mais fraco. Muito da prevalência em vendas dos automáticos é porque simplesmente só há poucas ou nenhuma versão manual, pois as montadoras ganham mais dinheiro com o automático.

  • Alguns dizem que é coisa de preguiçoso até o dia que por algum problema de saúde (meu exemplo: Joelho) e isso começar a te impossibilitar de usar o cambio manual num transito pesado.

    Mas confesso que no dia a dia, é mto bom vc evitar as passagens de marcha. Entretanto para uso na estrada eu acho extremamente prazeroso usar o cambio manual, ainda que na maioria do tempo ele fique apenas em uma marcha.

    Mas imagino que as proprias fabricantes em um ponto poderão optar pela opção automatica , que servirá no uso do dia a dia, mais seguro de como explorar o motor, pena serão os que não cuidam adequadamente da transmissão.

    • MauroRF

      Pior que com câmbio automático, a gente fica mal acostumado. Ainda mais quando se dirige em grandes centros. E se for por questão de saúde então, aí que justifica ainda mais o uso de câmbio AT.

      • Exatamente. Queria eu só ser o costume.

        Tanto que morando no interior, cogito a possibilidade de talvez considerar outro carro manual. Ainda não está certo pq os itens que ogstaria num produto estão sempre no automatico. Mas cogito mesmo perdendo itens pelo meu tipo de uso atual.

        Ainda estou pensando, mas confesso que cogito a possibilidade.

  • Ricardo Silva

    Tomara, pegar transito aqui em SP com carro manual é complicado, se você tiver mais idade ou algum problema na perna então …

  • Rogério R.

    O Autos Segredos noticiou que a Hyundai homologou o HB20 1.0 turbo com câmbio manual e que a VW estuda lançar Polo e Virtus turbo com câmbio manual. A GM lançou Onix e Onix Plux com câmbio manual em todas as versões. Eu quando leio esse tipo de notícia que citei comemoro muito, pois ainda sou fã do câmbio manual.

  • Pai Nosso

    80% dos motoristas brasileiros aprenderam a manejar veículos mas não sabem dirigir, isto é, manejar de forma correta. O câmbio automático facilitou a locomoção dessas pessoas, uma das razões para sua disseminação. O mesmo fenômeno explica a popularidade desses mecanismos quando lançados nos EUA, na década de 40. Pessoalmente prefiro transmissão manual, embora já tenha dirigido e possuído carros automáticos desde os anos 50; penso que o manuseio da caixa estimula a motricidade de pessoas idosas.

  • Helder Quintino Maia

    Agora os pilotos de teclado daqui vão chorar! KKKKKKKKKK – Manual NUNCA mais!

  • Toyo_Highlander fan

    Já nem digo muito sobre os automatizados pois, muita gente já começa a torcer o nariz para esse tipo de câmbio. Pior de tudo é que há fabricantes que continuam a apostar nesse tipo de câmbio, mesmo sabendo dos problemas. Uma delas é a recém montadora instalada CAOA-CHERY que resolveu equipar a Tigoo 5x com esse câmbio que nada mais é que a versão “melhorada” do Powershift da Ford. Outro câmbio automatizado que está equipando a maioria dos modelos é o AT6 da AISIN que equipa os VW, Fiat e Peugeot e Ford-GM que equipa a linha Ônix e outros da GM e Ka e Ecosport da Ford.

    • Marcelo Martins

      Esse automatizado da CAOA tb equipa o Tiggo7 e o AT 6 da AISIN tb está nos Citroen …

      • Toyo_Highlander fan

        Verdade! O Tiggo 2 usa o mesmo câmbio do Etios, isso denota também consumo mais alto.

      • Porto Velho

        Câmbio dos Tiggo 5x e 7 é de dupla embreagem. O que o pessoal não confia é o monoembreagem.

    • João Senff

      AT6 aisin é automático conversor de torque e não automatizado .

      • Toyo_Highlander fan

        Eu não afirmei que o câmbio AT6 AISIN é automatizado, apenas mencionei somente os automatizados acima que são principalmente os de dupla embreagem.

      • Toyo_Highlander fan

        Consertei acima o meu comentário. Esqueci de mencioná-los como automaticos e não automatizados.

        • João Senff

          Isso que eu iria te avisar . Você colocou automatizado Aisin AT6.

          • Toyo_Highlander fan

            Como eu disse, já corrigi.

    • Porto Velho

      Câmbio automatizado de dupla embreagem é largamente utilizado em todo canto. Problema são os de única embreagem.

  • Natán Barreto

    Finalmente estamos saindo da pré história

  • por mim seria tudo automatico, até os 1.0

  • Thiago

    Sabíamos que esse dia iria chegar. Pra que câmbio manual com o tráfego do dia a dia e poucas pessoas realmente precisam do câmbio manual. Além do mais, carro 1.0 com manual ou não n deveria existir. Hoje qualquer 1.4 ou 1.6 consome a mesma coisa com essa nossa gasolina horrorosa e motores flex ineficientes. Diria que manual só serve para o jovem aprender a dirigir melhor e o câmbio força ele a não usar o telefone já que troca as marchas …

  • RicardoVW

    Mais um triste resultado do mimimi que impera atualmente!

  • RicardoVW

    Manuais deveriam ser mantidos, nem se sob encomenda e mais caro!

  • afonso200

    AT sempre…… falta colocar AT nos carros 1.0 ou o CVT é claro

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