Comprando e Vendendo Mercado Populares

Vendas de carros no Brasil, na primeira quinzena de janeiro

chevrolet-classic-2009-oficial-1 Vendas de carros no Brasil, na primeira quinzena de janeiro







Boa noite Eber. Antecipando os dados da Fenabrave, que devem sair na imprensa segunda-feira, fui novamente no site que contém os dados sobre as vendas e, sábado, às 22 horas, os dados eram os seguintes:

* Gol continua na liderança, com 8182 veículos vendidos.
* Corsa Sedan, 6510, voltou às primeiras posições e é o segundo.
* Uno tem 5574, Palio 5072, Celta 3808, Siena 3074, Ka 2838, Civic 2653 e Fox 1922.

Em breve análise, para trazer a discussão para o site, vamos lá:

* Voyage está vendendo pouco mais da metade do Siena, talvez uma versão “Fire” ajudasse a elevar as vendas e torná-lo lider do segmento
* Sandero vende mais que C3, Punto, Polo, 207…
* Corolla ficou para trás, e não tem nem metade dos números do Civic.
* Clio voltou a vender mais, está com mais de 1000 unidades em 16 ou 17 dias.
* Punto está patinando, proporcionalmente, está pior que Dezembro.
* Stilo também está mal das pernas, ou das rodas.
* O Bora, como muitos observaram em Dezembro, vendeu bastante. Continua bem, melhor que mês passado. Em dezembro não eram só para Pessoas Jurídicas, como alguns imaginaram.

Não podemos comparar vendas de carros como PJ ou PF, pois muita gente compra carro por sua empresa. Se olharem os vários relatórios da Fenabrave, Civic, se não me engano, vende mais para empresas que pessoas físicas.

Mesmo que avaliemos um modelo pelas vendas PJ ou PF, o sucesso de um modelo creio que deva ser avaliado sob vários aspectos. No caso do Uno, foi feito para ser econômico e se empresas o compram por este motivo, ótimo, ponto para a FIAT, pois imagino que este é o objetivo.

Não sei em outros centros, mas no ES, vejo muito mais Unos novos de passeio do que frotista, mas é apenas sensação, não é “científico”.

[]`s

Roberto Marconi



  • mig.edu

    Exatamente quanto as vendas pra pessoa física ou jurídica não se pode afirmar q são para uso pessoal ou comercial.
    No mês de dezembro soube de cinco Boras emplacados no mesmo dia, numa cidade do interior, comprados com CNPJs/produtores rurais (q possuem descontos em relação à pessoa física), mas todos serão usados para uso pessoal (por pessoas físicas, sem uso comercial/empresarial).
    Talvez parte dos carros mais básicos sejam comprados para uso das empresas, mas quanto aos mais caros não necessariamente (nesse caso acho q é minoria).
    Quanto ao Voyage, ainda não alcançou o sucesso esperado por muitos (passar o Siena).

  • Antoniokings

    Boa análise, mas acrescentaria mais alguns dados interessantes!

    A GM, no geral (carros de passeio), assumiu a liderança. Fiat colada em segundo e a VW (sem considerar importados) muito atrás em terceiro.
    E ainda, mencionaria a queda estrondosa do Fox.
    Gostaria de perguntar se alguém tem conhecimento de alguma estratégia da VW para desprestigiar o Polo Sedan em vista do Bora. Será que ela está colocando em andamento uma política de vender carros mais caros apenas importados? O próximo seria o Golf?
    Finalizando, na minha opinião, as vendas fracas do Voyage, para os consumidores, apresentam um aspecto negativo pois a FIAT pode se acomodar com o atual Palio.

  • tiago brito

    Ele so esqueceu do fiesta que ta atras do celta :cool:

  • tiago brito

    E a gm hein passou a fiat e a vw quem diria :teeth2: :teeth2:

  • Moriath

    Chevrolet Andando Na Frente !!

  • luiz_2008

    kkkk o cara ainda teve a audácia de sugerir uma versão (mais) pelada do Voyage!
    Com portas e bancos opcionais, só se for

  • Rodrigo

    [Comentario #134479 sera citado aqui]

    Na verdade eu pensei que ele sugeriu uma versão do voyage com a cara do gol 4. Assim ele perderia em preço. E o Siena Fire não é pelado, conheço muita gente que compra ele completo. Só que é o modelo antigo, com acabamento antigo e 1.0. Pra quem só pode pagar isso por um carro maior pra familia vale a pena. A VW poderia sim fazer isso. Mas desenvolver outro desenho ppara um G4 sedã sairia caro. Então acho q isso só será possivel quando esse novo gol sofrer uma pequena mudança e o voyage de hj se tornar um voyage city ou coisa parecida.

  • rosti

    Se fossem incluida as motos CG 125 Web, Kansas..
    Os números não estão tão ruins , já que consideram duas semanas, comparados com o anos passado.
    Além dos números tem-se fatores variáveis como redução de IPI, choradeira das fábricas…

  • D.Lobo

    E dá-lhe Classic, esse carro vende muito, tá vendendo cada vez mais.É por isso q as montadoras nunca tiram esse tipo de carro de linha, ele tem projeto antigo
    mas tá vendendo então deixa ele lá

  • DoberMANN

    ´E impressão minha ou nesse ritmo não vão conseguir esvaziar os estoques de carros 2008 ate o fim de janeiro?

  • LFSP2

    O Clio é desova do estoque, tá resistindo forte mas duvido que não saia de linha.
    O Punto saiu arrancando e só perde vendas. O Uno susbstituiu o Palio como o preferido dos frotistas(70% das vendas do Palio são para foristas), nessa confusão para ver qual o Fiat mais vendido, o Classic+Corsa Sedã virou segundo.

  • JBAFilho

    Que reviravolta! Será que é porque está faltando carro no mercado? Semana passada visitei algumas lojas aqui em Salvador e todos os vendedores disseram que estavam sem carros, principalmente os de entrada. De qualquer forma, GM passar na frente é triste, pois ela tem os carros mais ultrapassados atualmente.

    O colega aí em cima falou em Voyage Fire. Deus me livre! É só baixar o preço do modelo mais barato e pronto. Por favor, não caiam nessa conversa das fábricas de que para o carro ficar mais barato ele tem que ser espartano e perder itens de série e ficar mais vagabundo do que já é (e isso não vale só para o Voyage), pois isso é conversa de capitalistas selvagens que só querem lhe assaltar.

  • fr_amaral

    Que eu saiba o Civic vende mais para pessoas Físicas…

  • fr_amaral

    [Comentario #134486 sera citado aqui]

    Eu preferia VW e Fiat na frente do que GM cara, mais só uma coisa, onde está escrita aí que a GM está na frente?

    E eu também to vendo essa de falta de carros, Mille mesmo num tem na FIAT daqui, nem Novo Gol e Gol G4 no VW, e por aí vai…

  • Alfredo_Araujo

    “Não sei em outros centros, mas no ES, vejo muito mais Unos novos de passeio do que frotista, mas é apenas sensação, não é “científico”.”

    Para vcs verem a desconfiança q as pessoas tem em relação a carros usados, e a facilidade de comprar um 0Km…
    Preferem um Uno 0Km a um carro um pouco melhor e mais completo, usado..

  • Rodrigo

    [Comentario #134493 sera citado aqui]

    Claro…carro usado vc não sabe como era o dono, nem se foi batido. As chances de dar problemas é muito maior.

  • tiago

    Eu imagino se Uno Mille, Corsa Classic e Fox fossem vendidos na Europa ou EUA.
    Carros como esses são uma vergonha para as montadoras nacionais. O pior é que vendem bem e nesse ritmo, ficaremos com essas sucatas mais uma década!! Só no Brasil mesmo!!

  • JBAFilho

    [Comentario #134491 sera citado aqui]

    O 2º comentário do colega Antoniokings. Ele disse que, no que se refere aos carros de passeio, a GM assumiu a ponta. Claro, tem que dar uma conferida, mas acho que sim. É triste ver aquela coisa ultrapassada que é o Classic ainda vendendo muito bem. Estamos condenados mesmo. :banana: :down:

  • fr_amaral

    [Comentario #134495 sera citado aqui]

    Cara, hoje as coisas mudaram, carro 0KM não é mais sinonimo de tranquilidade á tempos…

  • IGAUM

    AONDE a Gm assumiu liderança? Não esta na materia e nao tem nada no site da Fenabrave. Só informa q amanha – 19/01/09, é que sai a Lista consolidada de vendas da 1ª. Quinzena de Janeiro/2009.

    Na materia, o colaborador colocou 9 MODELOS, ou seja, falta saber TODOS os outros.

    E nesses 9 modelos:

    FIAT: 13.720 unid.
    Gm: 10.318 unid.
    vw: 10.104 unid.

    Por favor, se puder, postar o link da fonte para podermos ver a Gm em 1º.

    No mais: Como eu sempre dizia, o Ka ia nadar e morrer na praia com essa politica da Ford. E pensar que era pra combater o Celta…

    Outro que vai nadar é o Vovôyage, nao alcança o Siena nem sendo novidade… teve sua chance! Agora…

  • Alter

    Bem eu fiz as contas com todos os carros:

    1o: GM com 22,03% (20776 unidades)
    2o: FIAT com 22,01% (20751 unidades)
    3o: VW com 19,69% (18568 unidades)
    4o: FORD com 12,28% (11577 unidades)

  • Alter

    Um detalhe, Punto morreu, Linea não vende nada e Meriva vende quase o dobro de IDEA, por isso a fiat ficou para tráz.

    Apesar da GM ter desenhos um pouco defasados, ainda tem os melhores modelos comparados com FIAT, VW e Ford.

  • Rodrigo

    [Comentario #134498 sera citado aqui]

    Só se for pra vc….pra mim continua. tenho eles zero e nunca tive problemas. Claro pode ter sim, mas como eu disse. as chances são menores!

  • Ricardo P.

    Galera…a questão de não ter carros no estoque nas concessionárias é óbvia: – pq elas comprariam carros se o mercado esta totalmente mudado, hora vende, hora não vende?

    Acabando o estoque que ela ja tinha antes da crise é normal que ela não compre mais carros para estocar.

    Quanto a esses números…PIADA!!!!
    Brasileiro não aprende mesmo.

    Deixem esses carros pé de boi pra la e façam essas montadores tratar o povo brasileiro com a dignidade e respeito que merecemos!!!

  • eduardo82

    [Comentario #134497 sera citado aqui]

    E não é triste ver palio e uno vendendo muito também? O palio tem a mesma idade do classic e o uno é praticamente o carro dos flintstones…

  • Antoniokings

    [Comentario #134499 sera citado aqui]

    http://www.tela.com.br/dados_mercado/maisvendidos/index_cubo.asp?coditem=13

    A atualização é diária. Normalmente, por volta das 8 horas da manhã, são fornecidos os dados fechados até o dia anterior.

  • Antoniokings

    [Comentario #134518 sera citado aqui]

    Sai assim, com reticências mas é só clicar que chega lá!

  • Antoniokings

    [Comentario #134518 sera citado aqui]

    Sai assim, com reticências, mas é só clicar que chega lá!

  • IGAUM

    [Comentario #134521 sera citado aqui]

    Obrigado!

  • fr_amaral

    [Comentario #134504 sera citado aqui]

    Cara, eu acho mais negócio com 50.000(Por exemplo) pegar um Vectra Elite 2.4 2005/2006 do que umn Elegance básico 0KM(Isso para não fugir da marca)!

    Ah, aqui em casa também são só carros 0KM e nunca deram problemas!

  • marcodoido

    Isso não vale de nada pois a Localiza e outras locadoras irão comprar carros neste inicio do ano então corsa e celta ficaram com as primeiras posições,então não levem em consideração a este inicio de mes,pois é pouco importante. :down:

  • marcodoido

    essa já foi a noticia mais chata que já li neste blog,que porre. :zzz: :zzz: :zzz:

  • Hyago

    GM na liderança!!!!

  • Roberto Marconi

    Galera, não fiz muitas contas não, mas tem que ver se juntando com as vendas de comerciais leves a FIAT não passa a GM. Alias, a FIAT só passa com comerciais leves, e não é de hoje. Mas Strada é carro de passeio. :)

  • Surtado

    [Comentario #134471 sera citado aqui]

    Sabe o que significam 15 dias de venda, no início do ano ainda por cima? NADA.

    Quanto ao seu ódio pela VW, só tenho a responder o seguinte:

    Punto caindo vertiginosamente em vendas, Palio mantendo níveis ridículos, Stilo simplesmente não consegue vender mais que o Golf há mais de um ano (o pior carro do mundo, na sua opinião) e, pra finalizar, Linea consagrado como o mais novo fracasso da FIAT em matéria de sedã. Tá disputando com Novo Focus pra ver quem vende menos.

  • Fernando

    [Comentario #134496 sera citado aqui]

    O Fox ja é vendido na Europa

  • ricardo78scs

    [Comentario #134502 sera citado aqui]

    O comentário do Alter está correto. Mesmo somando os utilitários a GM está na liderança.
    O Classic pode ser um carro defasado mas está sendo vendido a R$23.990, o que é bem razoável. O Celta está atrás pq não é tão vantajoso, um 4p básico sai mais caro que o Classic.
    Outro fator que ajudou a GM é que a Meriva está com um preço abaixo da Idea, por isso disparou na frente desse rival.
    O Vectra, embora atrás do Bora, tb reagiu nas vendas. Ele e o Bora estão próximos do Corolla por exemplo, pq são bem mais baratos.
    Nos médios o Astra se mantém com folga na frente e o Vectra Hatch está um pouco a frente de 307 e Stilo.
    A vantagem só é bem pequena frente a Fiat pq as vendas da Montana estão ridículas, inferiores até a Saveiro, não pq a não aceitação dessa picape, que, ao meu ver, é a melhor opção em pequenas.
    A Fiat está pecando no Punto (que é muito caro) e o Linea, que já está sendo vendido a R$51.990 (preço de lançamento R$59.990) e mesmo assim não sai.
    O Uno com esse esquema de “Economy” (mais psicológico do que qq outra coisa) passou o Palio. Já na Volks o Fox tá despencando nas vendas.
    Vamos ver até o final do mês…

  • vi_recife

    Bem, essa história de não comprar carro é pura bobagem. O que falta é concorrencia. O mercado brasileiro, se comparado ao mexicano, ao chileno e até ao argentino, tem muito menos marcas competindo pelo consumidor.

    Se deixarmos de comprar, as fábricas reduzem sua produção, demitem, e vira aquela bola de neve. Outra coisa errada, impostos elevadissimos.

    A maioria (inclusive eu) aqui acha o preço do carro no Brasil extorsivo mas deixar de comprar achando que os preços vão despencar ( a curto prazo, talvez) e que esse patamar irá se estabelecer é puro engano. O que proporcionou justamente uma melhora (ainda quetimida) na qualidade dos produtos e oferta no mercado nacional foi justamente a demanda crescente dos ultimos anos ( vide a volta da Suzuki).

    Abraço a todos e bons comentarios

  • Antoniokings

    [Comentario #134567 sera citado aqui]

    Não é questão de ódio! Só acho que a VW desrespeita muito o consumidor com carros que são em parte desfasados e, no todo, muito caros para o que oferecem!
    Aproveitando para corrigir. Lógico que queria relacionar no meu comentário, Voyage com Siena.

  • superleo

    Qual o problema do Punto? Não é de hoje que falam que vai mal nas vendas. É o preço? Acho que sim, pois pedir 51 mil num Punto HLX 1.8 com ar/dh/ve/te é demais!

  • dcoelho

    [Comentario #134569 sera citado aqui]

    Ricardo, o Vectra só está vendendo graças aos descontos gigantescos que a GM oferece aos clientes pessoa jurídica. Essa semana fui levar minha Montana para a revisão e comecei a conversar com o vendedor do setor de vendas diretas. Ele me ofereceu 14 mil reais (!!!!!!!!!!!!!!!!!) de desconto num Vectra Elegance básico. Mesmo modelos mais simples, como Corsa 1.4 e Prisma estavam com descontos acima de 4 mil reais pra galera com CNPJ. E como causa própria (meu carro está no nome da empresa de meu pai) digo que muitos veículos vendidos para frotistas são utilizados por particulares. Depois de 6 meses você pode transferir o carro para uma pessoa física.

  • Fernando

    Se a GM com carros defasados já é lider imagina quando vier os novos lançamentos.
    Captiva 2.4 por 82.000,00
    Viva uma categoria acima do Corsa com o Econo.Flex
    Traverse 3.6 V6 com injeção direta de combustivel alta tecnologia
    Cruze 1.6 um pouco mais caro que Astra
    Vectra 140 cv e novo interior
    Cadillac CTS a preço de Omega, mas com 300 cv 3.6 V6
    E toda linha de produtos novos até 2011
    Espero que com a crise a GMB se separe da GM americana ja que os lucros estão ficando aqui mesmo

  • João

    Pode falar oque quiser q é defasado mas o Classic é carro de verdade
    sua interna nao é de prastico como os outros carros populares q tem por ai´é confortavel tem portamala de verdade eu trabalho numa concecionaria da chevrolet que fica em Londrina PR Metronorte
    e fiquei sabendo atrazvez de um vendendo que o Classic nao sai antes de 2010 se sair isso ele me disse em 2007 agora colocaram o motor VHCE

  • Edson Pedro

    Olhai…quem diria que a chevrolet começaria na frente…hehe
    1° Lutar 18.051 Chevrolet
    2° Lugar 17.867 Fiat
    3° Lugar 17.363 Volkswagen
    isso é o que a fenabrave ta divulgando…quanto as vendas da primeira quinzena de janeiro de 2009…mais acredito que ela sera superada pela Vw e pela fiat logo logo..no fim do mês ja estaremos com a liderança diferente disso ai…aposto mais na vw e na fiat que a chevrolet se manter…vlw galera!!!

  • tiago brito

    [Comentario #134596 sera citado aqui]

    se antes mesmo de lançar os novos motores vhce(mais potente e economico) no classic e celta ela ja ta na liderança quando lançar então ai vai esquentar mais ainda as vendas desses modelos, vide o que aconteceu com o uno economy ele ate passou a palio, sem falar que a gm tem um otimo pos venda pelo menos aqui na minha cidade(campo grande-ms)enquanto na vw e ford vc paga 139,00 para trocar o oleo e o filtro na concessionaria gm eu pago 50,00 e por ai vai :cool:

  • wotan

    Lamento dizer mas com os números do Linea e do Stilo, acho que o Bravo não virá mais, a Fiat não arriscará outro investimento em um carro acima de 60mil, para ficar encalhado nas revendas. :cavera: :water:

  • Limelight

    As vendas do mês de janeiro são atípicas!
    Não se pode cantar vitória ou fazer comentários tendenciosos a partir destes números. Quem conhece a história do mercado de autos no Brasil, sabe. Nenhuma montadora articula estratégias baseadas nestes números.

  • Paulo Kuster

    Com relação ao Bora, e outros da linha importada da VW (Jetta e Passat), acho que o crescimento verificado não foi somente devido à venda para pessoas jurídicas: A VW fez uma promoção para funcionários e para as revendas autorizadas, dando um grande desconto. Na minha cidade, somente uma revenda VW vendeu uns 20 Boras nestas condições….se somar as do Brasil todo, vai dar um número grande.

  • heliofig

    É… O Bora é o 3ºcolocado entre os sedans médios no acumulado do ano :).

    Mas…

    Como é que o site da Fenabrave consegue registrar uma C20 e uma F1000 em janeiro de 2009??? Seria algum carro com placa amarela até hoje???

  • Rafael

    Mas a GM informa como Corsa Sedan o modelo Classic e o Corsa Sedan mais novo, assim esses números são meio mascarados… Como saber que apenas o Classic vendeu mais do que Uno, Palio ou Celta?

  • Márcio

    Putz, tem cara aqui não vê mesmo a realidade… só vê o quer ele “torce” pra que aconteça. Por exemplo: estão decretando a morte do Línea. Se for assim, o Voyage já nasceu morto. Se não, vamos ver os números: o Línea deve manter vendas próximas de 1.000 por mês. A projeção da Fiat eram 1.500 (antes da crise). Então tá vendendo uns 35% menos. A VW previa vender 7.500 por mês mas projetando a primeira quinzena de janeiro, não deve passar de 3.500. Ou seja, 50% menos que o esperado (lembrando que as projeções foram antes da crise). E aí? Quem está pior na história. E antes que falem que sou um torcedor da Fiat, comprei um C4, que acho muito mais carro que o línea.

  • thiaguito

    kkkkkkkkkkk tem que rir com esses comentarios !!!!!!!!!!!!

    o que vende HOJE É PROPAGANDA SÓ TO VENDO APELAÇAO DIRETO DA FIAT COM LINEAR NO BBB A GM TB TA TODA HORA NA TELA DIVULGANDO FEIRÃO E DESCONTOS NO VECTRA…

    AGORA NÃO VEJO MAS DA VW…VAMOS VOLKSWAGEN HOJE O NEGOCIO É PROPAGANDA PRA VCS VER O VOYAGE(VE UM COMPLETO UM DIA DESSES NA RUA PRATA TAVA MUITO LINDO)É O MELHOR ENTRE OS SEDAN PEQUENOS, E PQ TA ATRAS DO SIENA??PQ??

    VOU TE DAR UMA DICA VW:PPPRROOPPAAGGAANNDDAA!!!SÓ ISSO
    VCS SUMIRAMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

  • cordigital

    na boa, que liderança mané!
    15 dias e já estão comemorando uma liderança?
    Aí alocaliza compra 5mil palios muda tudo.
    E tem muito carro que sempre vende mais na segunda quinzena.
    LIDERANÇA NADA!!!!
    Esperem terminar o mês!
    E corsa SEDAN NADA, corsa classic!

  • superleo

    [Comentario #134590 sera citado aqui]

    Você já viu o puxador das portas do Classic?

    Mas justiça seja feita, o estofamento é melhor do que de carros mais caros…

  • fr_amaral

    [Comentario #134569 sera citado aqui]

    Linea por 51.900?
    Aonde, na Lua? hehehehehehe…

  • fr_amaral

    [Comentario #134579 sera citado aqui]

    Aqui tá 45k um Punto 1.8 HLX e 49k o Sporting!

    [Comentario #134623 sera citado aqui]

    O pior é que registraram até 2 Santanas!

    [Comentario #134655 sera citado aqui]

    Aprende a escrever com o CAPS LOCK desligado para depois vim comentar aqui!

  • joel

    viva o classic 2009

  • ricardo78scs

    [Comentario #134725 sera citado aqui]

    Sr. fr_amaral… Procurei melhor e achei por R$51.300, Linea 1.9 16v 08/09 cor Magma… nem assim vende. E se quer saber tá caro ainda.

  • Jango

    Classic em 2º lugar ?

    Por isso que brasileiro vai andar eternamente em carroça!

  • fr_amaral

    [Comentario #134797 sera citado aqui]

    Caro?
    Pois eu compraria de olhos fechados!
    E ainda colocaria o Kit Essence!

    Aonde achou isso?
    Em que cidade?
    Que concessionaria?

    Que nas Concessionárias de BH e aqui de MOC tá 57k o Básico!

  • fr_amaral

    [Comentario #134809 sera citado aqui]

    X2!

  • Fernando

    [Comentario #134828 sera citado aqui]

    Se Gol G4, Uno e Kombi vendem tanto porque não o Classic

  • ricardo78scs

    [Comentario #134827 sera citado aqui]

    Se acha barato… boa sorte:

    http://carsale.uol.com.br/carsaledll/carsale.dll/seuveiculo?Key=VNT1541&tipo=o&IDSession=59_0E1FC8009B98&ID=-1&

    Daqui um ano não vale nem 40k…

  • duhs2dany

    Na minha cidade o bora chegou a vender mais q o próprio gol em um saldão.

    46.990 mec.

    Agora qnt ao uno… o estado aqui comprou muitos.

    MAS MUITOS!

    ps: WAY!


Send this to a friend