Comprando e Vendendo GM Mercado Toyota

Vendas globais: Toyota vende mais que GM no 1o semestre de 2008

gm_logo Vendas globais: Toyota vende mais que GM no 1o semestre de 2008







E a batalha continua! Toyota e GM continuam brigando por centésimos de segundo, ou melhor, por alguns milhares de carros, para ver quem vende mais mundialmente. Afinal, o título de montadora que mais vende no mundo não é pouca coisa não!

Em termos de 1o semestre de 2008, a Toyota largou na frente, e conseguiu uma boa vantagem, chegando a 4,8 milhões de carros vendidos, contra 4,5 milhões de carros para a GM. Vendas impressionantes da Toyota, que tem uma grande vantagem, por vender carros menores, mais econômicos, mais eficientes, etc. Boa parte das vendas da GM são feitas graças a muita gente nos EUA, que tem um patriotismo forte, que prefere sempre comprar um carro americano, que tenha sido feito em solo americano, etc.

Só que mesmo vencendo a primeira batalha do ano, a Toyota ainda está um pouco longe do seu alvo para 2008, que era de vender 9,85 milhões de carros. Tanto nos EUA quanto no Japão as vendas da Toyota caíram um pouco, e este tem sido o principal problema da montadora japonesa.

Já a GM conseguiu vendas recordes em mercados emergentes, como Ásia, América Latina e alguns países da Europa, mas mesmo assim teve uma queda geral de 3% nas vendas. O principal problema da GM são as vendas nos EUA, que tiveram queda enorme de 16% em relação ao ano passado.

Pois é, a GM poderá finalmente perder o título depois de 77 anos. Como as coisas mudam, não??

[Fonte: Reuters]



  • Jassa Murtab

    O problema da GM está perdendo vendas globais frente a Toyota é justamente o fato de nos EUA a Toyota vender mais que a GM e isso não se deve o fato de ser patriota. Os americanos foram tomados de um preconceito ridiculo com seus produtos devido a problemas de cunho histórico onde os carros da marca eram bons mas inviavelmente econômicos. Hoje a GM constroi novos carros com tecnologia semelhante em questões de motorização, segurança e praticidade mas mesmo assim a antipatia com as marcas locais já chegou a cabeça dos americanos. Na minha opinião não acredito que mesmo a GM como a Ford e Chrysler construindo carros mais eficientes, melhores e mais bonitos que os japoneses vá atrair de novo os americanos a consumir estes carros. A Toyota acredito já tirou os consumidores das americanas para sempre. :water:

  • Hodney Souza

    [Comentario #92851 sera citado aqui]

    Também acho. A Toyota está bem assim devido os EUA. Ouvi falar que na Europa e na Asia com excessão do Japão e Tailandia esta marca não é a mais vendida. Fico feliz com a aceleração do crescimento também da Volkswagen que já passou a Ford e está encostando na GM e acredito que os planos do presidente mundial da VW que até 2012 a VW chegue a dar muito trabalho a Toyota e até ultrapasse a nipônica. Os alemães quando querem se destacar eles conseguem.
    Os EUA é um mercado importante e promissor. Mesmo em crise econômica o PIB dos EUA chega a ser maior que das três principais economias do mundo que são o Japão, Inglaterra e Alemanha. Pelo visto são eles que ditam as regras da economia mundial.

  • Carlos Medeiros

    Não acredito que a toyota “tenha tomado” os americanos não. Eu acho que tanto a Ford como a GM são muito dependentes de suas pick ups e suvs no mercado norte americano, não tendo muita opção em sedans coisa que o japones só tem. Acredito que quando a Ford e a GM começarem a levar pros EUA seus compactos e sedans europeus a coisa vai começar a vender. A toyota na europa não é a que vende mais. Na europa as marcas mais vendidas são VW, GM e Ford e sendo que a diferença entre elas nao são grandes. E nesse semestre de 2008 a Ford já vendeu mais de 1 milhão de carros entre os 19 principais mercados europeus. Acredito que a Ford e a GM em pouco tempo voltem ao topo de vendas como sempre foram.

  • Rafael FM

    TOYOTA NO COMANDO .. :banana: :banana: :clapp: :clapp: :clapp:

  • washington

    Isso tem que acontecer aqui no Brasil também!
    Só assim teremos carros melhores com preços melhores!
    A Fiat anunciou ontem o maior faturamento de sua história alavancado pelas operações brasileiras, e nós consumidores pagamos muito por nada!

    Não sou a favor de nenhuma marca, principalmente dessas que tem três modelos de entrada só para sugar o último dos menos informados. Nunca entendi por que de Uno, Palio e novo Palio, Celta, Classic e corsa, Gol, novo Gol e Fox (que entraria na faixa de preço do Ka). Não seria melhor pra montadora e pro consumidor ter apenas um modelo digno dos preços que são cobrados?

    Acho que a que oferece produtos mais justos é a Ford, mas como ela quer ser sempre a última, que venha a Renault que quer estar entre as primeiras e cresceu 91,83!!!

    Quando as quatro nojentas (vi isso num comentário deste site! hehe) forem ameassadas, a situação vai mudar!!

    Tenho simpatia pelas asiáticas também, Toyota, honda, Hyundai etc… Por oferecerem produtos melhores, mas os preços tem que melhorar também!

    Abç :green:

  • Giovanni

    A GM não volta nunca mais a liderar esse ranking, pode apostar. E mesmo que alguns acreditem que os carros americanos sejam tão bons quanto os japoneses, eles não são. Há inúmeros comparativos na imprensa americana entre modelos japoneses e americanos, e adivinhem só: na imensa maioria os japas vencem de lavada. Até mesmo em pick-ups os americanos perdem em qualidade. Quem duvida, é só ler as revistas americanas pra constatar :cool:

  • Jassa Murtab

    [Comentario #92898 sera citado aqui]

    Pode se recuperar sim. Uma empresa que por muitos anos conseguiu ser a maior do mundo pode, se quiser, tomar seu posto de volta. Quanto as montadoras japonesas meu amigo, discordo totalmente de você. Devido a exigência do mercado americano as montadoras locais já produzem produtos incomparavelmente melhores que há quatro ou cinco anos justamente para concorrer com os adversários japoneses. Outro tópico é em relação as pickups. Os americanos estão mesmo deixando aos poucos de adquiri-las mas mesmo sendo as japonesas que nunca foram tão bem aceitas no mercado lá tiveram quedas expressivas em detrimento de automóveis menores e SUVs hibridas. Quanto também as revistas acesse o site das mais conceituadas como Motortrend, Microsoft Carpoint e Car And Drive e lá eles mostram como os carros norte americanos estão bem evoluídos e não perdem em nada em eficiência e qualidade para as asiáticas com excessão das pickups e banheiras como o Town Car e Mercury Grand Marquis.

  • mister m

    Quem já estudou administração e conhece o Sistema Toyota, com métodos como Kanban, Lead-time, Just-in-time, TPM, 5 S, etc, entende o porque dessa supremacia japonesa. Além de ter um custo baixíssimo de produção, os japoneses exigem o máximo de qualidade, e isso pode ser notado quando analisamos o método Poka-yoke, por exemplo. Portanto, a Toyota revolucionou os sistemas produtivos com suas criações, e inclusive serviu de grande inspiração e espelho para todas as Organizações. A Toyota não é uma aventureira, tudo o que conseguiu foi conquistado as custas de muita inovação e uma pitada de empowerment. Creio que seja muito pouco provável que a GM consiga destroná-la. Talvez, a única capaz disso seja a holding Hyundai, pois sempre soube seguir os princípios do toyotismo.

  • Carlos Medeiros

    [Comentario #92898 sera citado aqui]

    Me desculpa mas isso que vc disse é um dos mais absurdos da história automobilistica. Primeiro os carros americanos são superiores sim em qualidade aos japoneses. A diferença é que a toyota possui um serviço de manutenção mais barato, fazendo com que o consumidor não vá a oficinas comuns e sim nas proprias autorizadas. Enfim…. lógico que os carros atualmente estão muito parelho em tecnologia. Mas os carros da Ford e GM são melhores do que honda e toyota. Veja que não estou falando de ka ou fiesta brasileiro. Estou falando de Fusion americano x accord ou mesmo camry. O que acontece é que a Ford é altamente conceituada no segmento de pick ups, nos EUA e no mundo ninguem fabrica pick ups de qualidade igual a Ford, nem mesmo a GM. Essa sua revista é furada, até porque revista de carro vc tem que muito desconfiar porque a avaliação da pessoa nunca é imparcial sendo inclusive muita das vezes vendida por montadoras.
    A Ford lidera nos segmentos pick ups. A GM e a Ford vão voltar ao topo sim, aliás elas continuam no topo a toyota é que vai sair da liderença em breve, pois essa liderança da toyota é feita no mercado americano porque na europa ela é 4 ou 5 colocada em vendas.
    Enfim, eu particularmente gosto dos carros americanos e europeus em especial carros Ford aos quais possuem sempre uma excelente motorização e otimo acabamento interno.
    A Ford europa esculacha e tem lançados modelos lindos atras de modelos lindo. A fOrd vem tbm com motores menos poluentes, ela vai lançar no mercado americano um v6 mais potente que V8 e menos poluidor e mais economico.
    Aguardem, pois a GM e a Ford vão em breve voltar a ficarem na liderança mundial.

  • mister m

    Eu sempre tive enorme respeito pela GM, mas, aos poucos, estou perdendo-o completamente. Sinceramente, talvez a GM não volte a ser nem a primeira, nem a segunda, nem mesmo a décima, pois, muitos dizem que o mercado americano não é capaz de levá-la a falência, porém, basta analisarmos que as ações da GM valem hoje menos de 1/4 do que valiam em outubro de 2007. Cada ação valia US$ 40,00, hoje está próximo a US$ 9,00. Ou a GM acorda nos EUA, ou então creio que ela não chegue até 2012, não. O Insignia, substituto do Vectra na Europa, pode ajudá-la a se alavancar, mas devemos lembrar que os prejuízos de uma empresa em um determinado continente pode levá-la a bancarrota, ainda mais dada a importância que o mercado americano sempre teve para a GM em termos de faturamento e lucratividade.

  • tiago brito

    [Comentario #92853 sera citado aqui]

    nossa da onde vc tirou essa besteira a vw passou a ford? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, da uma olhada ai no ranking. http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not6103.shtml

  • mister m

    [Comentario #92995 sera citado aqui]

    Meu caro, não concordo com o que foi dito por eles, mas numa coisa o Hodney está certo, a Volkswagen realmente passou a Ford. Quanto a seu link, repare na data, os dados são de 2006.


Send this to a friend