Mercado

Vendas voltam a aumentar e estoque cai para menos de um mês

Vendas voltam a aumentar e estoque cai para menos de um mês

Apesar de julho ter fechado com queda de 29,77% em relação ao mesmo mês de 2019 e o Brasil registrar queda de 37,45% no acumulado do ano, as vendas voltaram a subir depois da quarentena mais dura, fechando em 32,84% acima do mês de junho.


Com a indústria parada por três meses, tendo ainda algumas montadoras alcançando um mês adicional, os estoques começaram a diminuir por causa do retorno das vendas ainda com as linhas de montagem paralisadas pelo coronavírus.

Como a produção não volta 100% de uma hora para outra e ainda é necessário adaptação no retorno dos funcionários às linhas, o volume inicial está bem abaixo do normal, mas as vendas estão em ritmo melhor.

Assim, o estoque que, em junho, era de 27 dias de vendas, caiu para 24 em julho. Esse é um volume muito baixo para o mercado, onde as montadoras trabalham geralmente com média de 30 a 45 dias. O aumento das vendas em relação à produção foi de 73% em junho.

Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, disse: “No acumulado do ano a queda na produção foi significativa comparado com mesmo período de 2009 por conta da paralisação em março e abril e o retorno gradativo das fábricas em maio, junho e julho. Porém o ritmo está mais baixo por conta dos cuidados com a saúde. Muitas voltaram em um turno só e outras voltaram em dois, mas com menos pessoas na linha de produção”.

Isso significa que o se o ritmo das fábricas não se adequar à demanda, provavelmente o estoque das montadoras e revendas entrará em colapso nos próximos meses. Como apontado por Moraes, a questão é a segurança sanitária para evitar o contágio entre os empregados nas instalações.

Enquanto isso, com a reabertura dos mercados estaduais, as revendas voltaram à operação “quase” normal, ao passo que os clientes que se sentem seguros financeiramente, retornam.

[Fonte: Estadão]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

        Quem somos

        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

        Notícias por email