América Latina Mercado

Venezuela: mercado agoniza com pouco mais de 2 mil veículos vendidos até outubro

dodge-forza-1 Venezuela: mercado agoniza com pouco mais de 2 mil veículos vendidos até outubro

O mercado venezuelano respira por aparelhos. De janeiro a outubro, o país latino conseguiu emplacar apenas 2.076 veículos, incluindo caminhões. No passado, um dos maiores mercados automotivos da América Latina, agora a Venezuela quase não vende mais automóveis, comerciais leves e caminhões. Ônibus já é considerado um tipo de veículo extinto dos emplacamentos.



A crise política e econômica da Venezuela tragou vorazmente as vendas internas. Produzindo muito pouco, a indústria automobilística local agoniza pela falta de capital para tocar as operações. Mesmo nas plantas tomadas pelo governo, a produção é irrisória em comparação com o que era feito há 10 anos atrás.

Apenas 2% da capacidade instalada é utilizada e nas vendas, as poucas empresas que restaram conseguiram importar apenas dois veículos, que são fáceis de identificar quando se observa a discreta lista de emplacamentos do país vizinho. Apenas duas unidades do Audi Q5. Nos produzidos em casa, foram feitos 190 caminhões das marcas Ford e Mack.

A Cámara Automotriz de Venezuela (Cavenez) registrou em 2007 nada menos que 491.899 unidades vendidas, um número bem superior para o mesmo período verificado este ano. Em outubro, apenas 216 veículos foram vendidos, um volume ainda menor que o de 2016, quando apenas 235 haviam sido emplacados. No acumulado, aquele de 2.076 unidades, a Venezuela já registra queda de 20,1% em comparação ao ano passado, quando 2.597 foram vendidos no mesmo período.

Nos importados, as portas do país caribenho realmente se fecharam. As duas unidades do Q5 representam uma queda de 98,5% nas vendas de importados, que até outubro de 2016 eram de 112 veículos. Nesse cenário apocalíptico automotivo, a Toyota lidera o que restou de um dos mais importantes mercados das Américas, tendo vendido apenas 953 unidades esse ano. Em seguida, a Ford aparece com 942 emplacamentos.

A FCA vendeu 127 unidades e a Mack outras 52, de caminhões. Por fim, a Audi com a raspa do tacho. Neste ano de 2017, a Venezuela perdeu a produção da MMC (Mitsubishi e Fuso), bem como da Iveco. A General Motors bateu em retirada. Outros fabricantes, tais como Iran Khodro e Chery, por exemplo, ficaram pela estrada. Nos modelos, cuja lista tem apenas 14 modelos, a Hilux lidera com folga, seguida de Explorer e Fortuner (SW4). No entanto, as posições não são motivo algum de comemoração, infelizmente.

Confira os veículos mais vendidos da Venezuela em 2017:

  1. Toyota Hilux – 528 unidades
  2. Ford Explorer – 394
  3. Toyota Fortuner – 341
  4. Ford F-250 – 187
  5. Ford Fiesta – 115
  6. Jeep Grand Cherokee – 114
  7. Ford EcoSport – 108
  8. Toyota Corolla – 84
  9. Ford F-350 – 63
  10. Ford Cargo 815 – 57
  11. Mack Granite – 52
  12. Ford Cargo 1721 – 18
  13. Dodge Forza (Siena) – 13
  14. Audi Q5 – 2

[Fonte: Guia Motor]

  • Louis

    Isso é mentira, matéria plantada pelo imperialismo do mal. Coisa do Trump!
    Agora é Lula.

    • Deadlock

      kkk. Calma que ainda pode ficar pior, ainda não zerou, mas eles vão chegar lá… Voltando ao tempo das carroças em 3, 2, …

      • Ⓜ️arcelo

        Isso mesmo, na cuba zerou e na venezuela vai zerar também

        • Ricardo

          Coisa parecida também acontece na Best Korea

          • Ⓜ️arcelo

            curioso é que os desgovernantes sabem que o regime é péssimo pois prendem o povo dentro do país caso contrário, fugiriam todos, pois é melhor ser mendigo em qualquer país capitalista do que ser cidadão nestes países comunistas.

            A intenção do regime comunista é realmente esta, empobrecimento total e opressão da população para enriquecimento próprio e fortalecimento do poder na mãos de poucos.

            Aqui no brasil, safamos temporamente, pois ainda tem muita gente que acredita que a esquerda é boazinha com o povo, portanto o perigo é iminente.

    • RBuriti

      Concordo, Venezuela está muito melhor que dizem. Isso é matéria sensacionalista…… Lula é a salvação do país, deram um golpe na Dilma!!!
      Viva a Venezuela, viva!!!

      hahahahahahhahaha

      • Almicre Piovezan

        O Lula é o candidato preferido da Papuda, junto com a corja toda das esquerdas.

    • tiago

      O imperialismo não é do mal, não acredito em maniqueísmo, em se tratando de política externa, mas confronte os interesses do imperialismo americano, com uma ideia razoável ou tosca, o resultado será sempre o mesmo – perecimento.

      • yurieu

        Quem em sã consciência iria confrontar o país mais poderoso do planeta Terra? Devemos ser aliados, sempre.

        • carroair30

          O TRUMP esta CERTISSIMO nos BRASILEIROS que devemos tomar VERGONHA NA CARA e começar VOTAR CERTO. Os EUA é o pais mais poderoso e rico do mundo feito com muito trabalho e na sua maioria com politicos competentes ,aqui no BRASIL praticamente um feriado por semana para-se detrabalhar 2 3 4 dias seguidos,3 poderes que deveriam ser harmonicos entre si nao conseguem se entender,eu poderia escrever um livro aqui nos comentarios do NA ,mas nao é o foco,ainda vem gente aqui criticar o TRUMP e os EUA que fazem a “coisa” certa.

          • Fernando

            amigo, discordo do ponto q fala dos feriados. Se esse fosse nosso maior problema, nossa, estariamos muito a frente. O nosso maior problema tem nome: corrupçao na politica.

            Se os politicos trabalhassem direito, mesmo que roubando, só que bem menos do q fazem (porque, sim, há esquema em qq lugar do mundo, inclusive nos EUA), aqui seria melhor a saude, segurança, e qualidade de vida em geral. Mas se o topo da cadeia é a maior corrupta, como melhorar o que esta pra baixo? fica mais dificil…

            mas acredito que a lava jato ira mudar o Brasil pra melhor, mesmo q pouco…

    • Fanjos

      Concordo plenamente, alias vc acredita que o Trump jogou a comida para os peixes tudo de uma vez no Japão?Um verdadeiro monstro.

    • Deadlock

      Mais uma obra esquerdista quase concluída…

      • durango

        Em um certo momento os manés percebem que tentar terminar uma obra ruim é só aumentar a quantidade de entulho a ser removida.

      • João Cagnoni

        Quem disse que deu errado? Para o ditador deles, deu tudo certo.

        • Deadlock

          O que quis dizer é que governo esquerdista sempre leva à miséria da maioria, é o destino inexorável de todos os governos esquerdistas (mas, é claro, existem as dachas e outros privilégios para quem for da alta nomenklatura).

        • Dario Lemos

          Pois é, tudo depende do ponto de vista, rsrsrsr!

    • Felippe2010

      é gorpi, tudo culpa dos golpixtas kkkk

    • ObservadorCWB

      E vamos dobrar a meta ????? É que não há quem perde, nem ganha, porque quem ganha perde e quem perde ganha. No final todos perdem. Mas saudamos mandioca, porque atrás de toda criança tem um cachorro. Porque o problema é do meio ambiente. Que não estoca vento. Sendo que 5 + 7 dão 18 mil btu´s……….. arghhhhh Deu arrepio de observar onde o “projeto do PT nos levaria”. Aqui em Curitiba o Sr. nove dedos degustou vinho de R$ 80.000,00 a garrafa. Mas o dinheiro devia ser da Marisa.

  • Daniel dos Santos

    os 2 Q5 são para a Familia Maduro!!!

  • Default

    Bom mesmo são os EUA. Os carros são ótimos e baratos.
    Mas, não bata nem seja atropelado,porque vai levar uma conta no hospital de mais de US$ 100 mil.

    • Fanjos

      Para isso que existe uma coisa chamada de Seguro Saúde, ai a conta vai para o seguro e não para vc.
      Funciona parecido com os planos de saúde aqui.

    • Jad Bal Ja

      No Brasil a conta do hospital tbm vai dar uns 100 mil, a diferença é que no Brasil essa conta será cobrada lá no seu contracheque adiantado e vc tendo sofrido o acidente ou não. Como é fácil enganar brasileiro que acredita mesmo na lenda de que “não paga” as coisas que consome, é só tirar a conta da frente dele e meter no rabo.

    • Wendel Cerutti

      O pior de tudo é que eles conseguem pagar …..

      • Jad Bal Ja

        No Brasil vc tbm paga, só que não vê que ta pagando. É descontado adiantado todo mês no seu salario…

        • Wendel Cerutti

          Claro .

    • Louis

      Por isso que lá tem muito menos acidentes. Praticamente não tem manolo colando na traseira, moto tirando fina, etc. As pessoas são responsabilizadas pelos seus atos.
      E se não tiver dinheiro para pagar o estrago no patrimônio alheio, pode ir preso.

    • d59

      Rapaz, bom mesmo é aqui no Brasil que temos o maravilhoso SUS. Eu mesmo quase todo dia tenho vontade de bater ou ser atropelado aqui só para usar o ótimo e barato SUS. #pas

    • yurieu

      Por isso que os Estados Unidos têm montanhas de cadáveres espalhados pelas ruas de pessoas que não puderam comprar um paracetamol de 50 mil dólares. Comunista não para de bater na mesma tecla, impressionante.

  • Hugo Leonardo

    Pelas categorias dos carros vendidos, só quem tá comprando é funcionário do governo.

    • Fabio Marquez

      Isso também que veio na minha cabeça. Lembro de um vídeo onde o Maduro andava em uma SW4 durante protestos que fecharam o comercio no meio do ano. Diz ele que o povo estava trabalhando, quando na verdade apenas vagavam…

      • Retrato do Papai

        quase um the walking dead

      • Djalma

        Não, o governo importa carros da China e do Irã para vender aos taxistas com subsídios; devem ser esses os licenciados.

  • Léo Dalzochio

    Que belíssimo país para os “intelectuais”, classe artística, 90% da imprensa e os vermelhos que habitam os 3 poderes irem morar. Será que estão esperando o quê? Ah sim, socialismo no cú de quem trabalha é refresco.

    • yurieu

      Esses intelectuais estão bem contentes em seus Land Rovers e tal. Eu não sou contra o Cateano Veloso ter um estacionamento de Lamborghinis. Só não dê mau exemplo de esquerdismo.

      • Djalma

        Dá vontade de vomitar vendo aquelas reuniões do Lula na casa do Chico Buarque, com “intequituais” , para ouvir o Molusco e discutir o Brasil, segundo ele. Acho que se reunem para discutir quanto podem conseguir da Lei Roaunet;

  • zekinha71

    Se já não tem mais onibus, os carros estão zerando, logo o povo vai estar andando tudo a pé e de preferência descalço, pois sapato é coisa do imperialismo americano.
    E pensar que tinha um parente que morava lá e quando ele vinha pra cá, jogava reais pela janela do carro, pois falava que nosso dinheiro não valia nada. Nem sei se essa figura ainda está viva, se estiver deve estar passando fome e comendo rato.

    • Retrato do Papai

      vai voltar pra catar os valiosos reais que jogou pela janela HUEHUEHUE

    • Djalma

      Cara, acompanho a situação da Venezuela diariamente; aquilo lá tá um barril de pólvora. Toda a guarda pessoal de Maduro e serviços de inteligência são comandados por cubanos. Pior que se o povo conseguir encurralar o Maduro e ele estiver ameaçado de cair, Cuba vai intervir, aí advinha o que nosso amigo Trump vai ter que fazer.

      • Ernesto

        Dou total apoio ao Trump acabar com esses vagabundos.

  • Fanjos

    O socialismo foi plenamente aplicado e esta totalmente funcional na Venezuela, mais um paraíso socialista foi criado com sucesso!
    Parabéns aos envolvidos e apoiadores!

    • Diego Sampaio

      Mas a resposta sempre está na ponta da língua: “Deturparam Marx!”

  • 2 mil veículos vendidos durante o ano todo até agora? LOL!
    Não sei então o que os esquerdinhas do Brasil estão esperando para se mudarem para esse país tão maravilhoso que é a Venezuela!

    • Louis

      Olha só que patético, conheço gente que defende PT, PCdoB, e está indo passar férias na Disney… KKKK ridículo.

      • JP_SP

        Pimenta no C* dos outros é refresco kkk

      • Djalma

        Felizmente toda a cúpula do chavismo já não pode fazer isso; estão todos proibidos de pisar nos EUA.

      • mjprio

        Ue eles so fazem isso… senao nao seria PTebas

      • Ernesto

        São a esquerda caviar.

    • Djalma

      Com a palavra os caras da CUT que querem implantar a mesma coisa aqui.

  • Marcos Pastori

    Nosso mercado automotivo está à meio caminho de virar uma Venezuela. A hora de escolher é agora nas eleições de 2018.

    Votem sabiamente, ou viramos uma Argentina ou uma Venezuela. Está nas nossas mãos.

    • Jose Maria Cunha

      E vamos viver só de carros. Hahahaha

    • Cyro

      Argentina já mudou de rumo.
      Só precisa de tempo agora… pq conseguiram estragar lá mais do que o pt aqui.

    • Gran RS 78

      A Argentina está melhor que nós.

    • yurieu

      Votar não adianta nada. quem manda neste país se chama PT e PSDB.

      • Ernesto

        Diria que é mais PMDB.

  • FrankTesl

    desejo de muitos para o Brasil, infelizmente.
    Pelos menos uns 30 milhões declaram voto em quem defende o mesmo para o triste Brasil.

    • mjprio

      Esses 30 milhoes sao inocentes uteis que vendem seu voto por um prato de comida, sindicalistas desocupados, comissionados, mamadores de lei Rouanet e os concursados em cargos que ja deveriam ha muito serem guarnecidos pela iniciativa privada.
      O trabalhador que vive tomando no r..bo que ainda vota nesses infelizes so pode estar maluco

  • Delto Sampaio

    Aiii como eu queria que fosse aqui no Brasil isso, duvido se os preços não iriam baixar (Me referindo a boicotagem de compras de carros novos)…

    • Djalma

      Para passar o que os caras estão passando prefiro pagar o dobro do preço nos carros aqui.

  • durango

    O País é a nova Cuba. Daqui a uns cinquenta anos poderemos passear por lá para ver como era o mundo em 2017.
    Uma pequena elite terá tudo lá, sequestrou a renda do país, o povo, fome.

  • Cyro

    Pode ter certeza, essas unidades foram vendidas apenas para o alto escalão do “governo”

  • yurieu

    Ainda sim o mercado mais bonito que o brasileiro. Pelo menos temos o Equinox.

  • marcosCAR

    Quando um país vizinho vai mal, todos pagam… E criticar de longe é fácil.

    • cepereira2006

      O problema é que o destino deles estava traçado. Não é de hoje que vemos as notícias daquele país apavorados e tudo que os nossos governantes (Lula e depois Dilma) fizeram foi aplaudir e apertar a mão daqueles dois ditadores, Chávez e Maduro. No fundo aquilo tudo é o que queriam para o Brasil mas não tiveram coragem de fazê-lo. Sorte nossa. Mas se o 13 voltar em 2018, não sei não se o caldo não entorna.

      • marcosCAR

        Sabia que só poderia ser culpa do Lula e da Dilma hehe… Me desculpe mas meio sem nexo seu comentário.

        • cepereira2006

          Sem nexo é o seu. Mais um esquerdopata retardado. Vai estudar interpretação de texto que você ganha mais.

          • marcosCAR

            Você deve ter estudado tanto…

  • Leonardo azevedo

    Pelo menos eles tem Ford Explorer bota carrão, sonho de consumo

    • yurieu

      E olha que já tivemos ele e o Taurus. O Explorer é vendido em vários países, inclusive na China, onde vendem Escape, Explorer, Everest, um Edge gigante e inclusive um Taurus exclusivo.

    • Ernesto

      E aqui temos Porsche, Ferrari, Lamborghini, Land Rover, Jaguar, entre tantos outros.

  • REDDINGTON

    Q5…Do companheiro Maduro, listo!!!

  • Jad Bal Ja

    Enquanto isso na Venezuela…
    O menino voltou para casa vindo do supermercado.
    – Mãe no supermercado não tinha comida…. por que a gente não come o papagaio com arroz?
    A mãe responde:
    – Por que não tem arroz…
    O menino:
    – Então vamos comer o papagaio frito!
    Mãe:
    – Não tem óleo…
    Menino:
    – Vamos então comer assado!!
    Mãe:
    – Não tem gás….
    O papagaio grita:
    – Viva a revolução!!!

    • durango

      Dá para ir lá fazer um destes Reality’s de sobrevivência!

  • Até na Venezuela a Toyota tem destaque nas vendas kkkk.

  • Deadlock

    E o risco de bater ou ser atropelado é muitas vezes maior aqui do que lá.

    • David Diniz

      Se eu fosse depender do SUS para fazer um procedimento ciurgico a coisa de 20 dias atrás eu estaria lascado fiz pelo convênio sem problema nenhum e não precisei fazer 2 filhos.

  • Benjamin Machado

    E o pt parabenizando a frande democracia do maduro,preste atençao na hora de votar ano que vem!!!

    • Gran RS 78

      Verdade. Sou Bolsonaro em 2018!

  • Flight_Falcon

    Hilux deve ser da polícia ou exército…

  • Fabão Rocky

    Eu ainda gostaria de ver as vendas dos carros assim no Brasil. P/ ver se as montadoras tomam vergonha na cara e baixam os preços estratosféricos dos carros.

    • Ernesto

      É só votar no Lula ano que vem. Quem sabe seu desejo se torna realidade.

      • Fabão Rocky

        O q tem a ver o c* c/ as calças?

        • Ernesto

          Fabinho, é só pensar um pouco.

  • João Cagnoni

    Lembrando que os EUA é capitalista e a China é comunista. Não é só o sistema econômico que dita o sucesso de um país. Não adianta pegar um exemplo pra dizer que o comunismo está totalmente equivocado, vamos lembrar que os países da África do norte são capitalistas e tão miseráveis quanto Cuba e Venezuela. Em pleno 2017 eu acho que nenhum país deu certo, pois países capitalistas são desiguais e comunistas tendem ao fracasso econômico. Precisamos mudar as pessoas e não os países.

    • Wendel Cerutti

      China é comunista na politica , na economia digo que é a mais capitalista do mundo .

      • FrankTesl

        Trump é mais popular na China que nas faculdades dos EUA, só para ter uma idéia

        • Wendel Cerutti

          Principalmente em San Diego , presumo .

      • João Cagnoni

        Explique melhor o seu raciocínio, isso não faz o menor sentido.

        • Wendel Cerutti

          Quantos partidos tem na China ? Como vc abre um negocio la ?

        • Wendel Cerutti

          Politica de filho unico , partido unico no comando do governo , ser socio do governo ao abrir uma empresa , etc, etc …

          • Não existe mais a política de filho único, e o Governo não precisa mais ser sócio da empresa, mas sim uma empresa chinesa, seja privada ou pública é que tem que ser sócia. São capitalistas de estado, onde recebem e utilizam bem todo capital estrangeiro, todavia, o estado, embora não atribua uma violenta carga tributária (China tem uma das melhores alíquotas tributárias do mundo), mantém controle restrito do acesso a concorrentes e etc.

            Chineses comunistas? Ninguém mais do que eles “deturparam” Marx (para o bem, diga-se de passagem) e ao menos, após anos sofrendo na miséria tentando implementar o comunismo raíz, aprenderam que ele não funciona na prática e se adaptaram a realidade do mundo.

            • Wendel Cerutti

              Explicou mas voltou a mesma coisa , comunistas na politica , capitalistas na economia sim .

        • Junoba

          Só existe um partido na China, o PCC ( Partido Comunista da China ), eles governam o país desde 1949.

    • Jad Bal Ja

      Deixa de ser cego! Em que a China ainda é o comunista?! A unica coisa que ainda tem de comunismo lá é a ditadura. Vc pelo visto nem sabe o que é comunismo, acha que é só um nome. E os aonde que os países do norte da Africa são capitalistas?? As pessoas SEMPRE serão desiguais, pois sempre terão condições diferentes! Não existe economia ou forma de fazer os diferentes serem iguais. Isso só existe na cabeça de gente que não tem a minima ideia de como a economia funciona.

      • Louis

        Calma, calma, respira…. rsrsrsrs
        A China na verdade é um misto de comunismo e capitalismo.
        E concordo que desigualdade sempre vai haver. Se há muita desigualdade social, é porque há muita desigualdade de inteligência. Tem gente que é burra mesmo, não evolui nem no tranco. Esses são os que mais gostam do comunismo.

        • Jad Bal Ja

          A China não é nenhum misto de Capitalismo com Comunismo. O que existe hoje na China é um capitalismo estatal mantido por um governo autoritário com altas doses de Keynesiasmo na veia. Não existe mais nenhum principio econômico comunista sendo aplicado e as chances de tudo desmoronar de uma hora pra outra é altíssima.
          As diferenças sociais não ocorrem só por causa da diferença de inteligência (embora isso ocorra), mas principalmente por que alguns grupos não tem controle sobre produtos de alta demanda. O cara pode ser o mais inteligente do mundo se a unica coisa que ele tiver para comercializar for areia vai ser difícil ele enriquecer.

        • Dario Lemos

          As pessoas tem que entender que desigualdades social e financeira sempre existiram (e sempre existirá) e é isso que faz a economia girar.

      • João Cagnoni

        Seu comentário é mais um da série “eu vou negar até o final quem discorda de mim, e não preciso de argumentos pra isso!”. Na China, todos os seus bens são “emprestados” pelo estado e ele pode por lei obtê-los de volta assim que quiser. Isso não é comunismo? A questão da desigualdade é muito relativa. Os EUA é um país rico mas existe sim muita desigualdade (mais que o Brasil? existem várias discussões, pesquise sobre), já países “mais pobres” da Europa possuem índices baixíssimos de desigualdade.

        • Jad Bal Ja

          Não, não é. Isso ocorre em qualquer governo autoritário.
          Qual o problema da desigualdade? O que preocupa vc? A pobreza absoluta ou a relativa? O objetivo é acabar com a pobreza ou acabar com a riqueza? Se acabarmos com a riqueza, acabamos com as desigualdades, ta bom assim?

        • Jad Bal Ja

          Ah e eu acabei de mostrar um argumento, índice de liberdade econômica, medido por uma organização seria e não uma mera opinião.

        • cepereira2006

          E você preferiria viver e trabalhar na China ou nos EUA, só por curiosidade?

          • João Cagnoni

            Na Europa que não pertence a nenhum extremo.

        • cepereira2006

          Sempre vai haver desigualdades entre as pessoas. Enquanto uns estudam e tentam focar em melhorar suas vidas e de suas famílias e comunidade, outros ficam buscando festas e cachaça 24 horas por dia. As pessoas são diferentes por natureza e nivelá-las por baixo não é justo.

          • marc west

            Claro que as desigualdades sempre existirão, mas nos países mais desenvolvidos essa desigualdade não é tão enorme quanto nos países mais pobres. Vivo na Europa e na escola pública da cidade onde moro estudam desde os filhos da moça da limpeza aos filhos do prefeito da cidade. Quem quiser estudar, vai ter chance. Quem quiser cachaça 24 horas, vai poder escolher isso. Pelo menos tiveram a oportunidade de escolher.

        • A China já mudou a política de bens faz uns vinte anos, onde há o direito a propriedade plena privada, vide o caso da Lifan, que é 100% de capital privado chinês. O que existe lá é: se algo vem de encontro com os interesses do país e está sendo realizado lá, não permitem que você se adone daquilo, tal qual ocorrem com patentes.

    • Gran RS 78

      A China é só comunista no papel, pois depois que ela aderiu ao capitalismo é que o país começou a crescer o tanto quanto cresce hj em dia.

      • João Cagnoni

        A China não aderiu ao capitalismo, ela é um dos maiores exemplos de países comunistas. Desde 1949 ela é governada exclusivamente pelo Partido Comunista. Lembrando que eu não estou em defesa do comunismo, estou dizendo que quem faz um país bom é o seu povo (preciso explicar pois aqui cada um entende aquilo que quer). O Brasil não vai melhorar mudando o seu sistema de governo, nem com Jesus no governo. A Coréia do Sul conseguiu se tornar um país com altos índices de IDH investindo fortemente em educação por dezenas de anos, não conheço outra receita mágica. A Coréia sempre teve o mercado bastante aberto, mas o que mudou o país de fato foram os investimentos em educação.

        • Ducar Carros

          Na Coreia do Sul, bem como no Japão, o Estado participou ativamente do desenvolvimento, estimulando os setores identificados como mais importantes e os campeões nacionais (chaebols e zaibatsus), daí vem a teoria desenvolvimentista que o PT tentou usar aqui. Não foi só investir em educação (embora isso tenha feito toda a diferença, e foi deixado de lado aqui).

          • Djalma

            Você ainda acredita que o PT tentou usar uma teoria desenvolvimentista, ao fortalecer grandes grupos econômicos? Estão todos pindurados na Lava JATO, todos, sem excessão; Eike Batista; Irmãos Batista dos frigoríficos, etc. Essas empresas foram fortalecidas para suprir o partido com uma enxurrada de recursos.

            • Ducar Carros

              Sim, o PT usou a teoria desenvolvimentista, que, como no Japão, e principalmente na Coreia, dá margem à corrupção, devido à proximidade do governo com as empresas (vide o esquema da Samsung que derrubou a presidente de lá). Isso, atrelado a um sistema eleitoral multipartidário em que o dinheiro define quem é ou não eleito, e é imprescindível para a compor maioria no congresso, fez o desastre que ocorreu aqui.

              Fora a corrupção, aqui, o PT, principalmente no Governo Dilma, passou a achar que o dinheiro dá em árvores, que podia gastar sem limite, agradando a todos, estourou as contas públicas. Esqueceram do princípio básico da governança, “Governar é definir prioridades”. Quando tudo é prioridade, para não desagradar ninguém, nada é prioridade.

              Não foi só a corrupção que derrubou a Dilma, mas também a incompetência econômica e política.

              • mjprio

                No governo PT a incompetência e a corrupção andou de maos dadas com o clientelismo e com o aparelhamento do Estado

        • Djalma

          A China é uma ditadura comunista, todos os meios de comunicação são do governo ou controlador por ele. Você só ve na Internet e na televisão o que o governo permite. A economia é mais fechada do que parece; você só abre uma empresa de grande porte se se associar ao governo ou essa for controlada por uma empresa chinesa; empresas pequenas individuais são permitidas , inclusive para estrangeiros. A saúde, transportes e educação é toda estatal; a terra é toda do governo, mas permite arrendamento a pequenos agricultores, enfim,poderia se chamar de capitalismo de estado.

    • Jad Bal Ja

      Talvez vc se choque ao descobrir que conforme a maioria dos índices de liberdade econômica a China esta a frente do Brasil. Conforme o índice da “Economic Freedom of the World” a China estaria em 84º (e subindo) e o Brasil em 89º (e caindo), ou seja o Brasil tem uma economia mais fechada ao capitalismo do que a China. Somos mais “comunistas” do que a China Comunista.

      E se vc prestar atenção verá que a lista de países mais abertos economicamente tem muito em comum com a de países mais desenvolvidos, olha só os 40 primeiros lugares.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Economic_Freedom_of_the_World

      • João Cagnoni

        Estamos abaixo de dezenas de países mais pobres que o nosso. Vamos lembrar que “apesar dos apesares” ainda somos a 9ª maior economia mundial.

        • Jad Bal Ja

          Isso só ocorre por causa do tamanho do Brasil, o que importa mesmo é o PIB per capta e ai meu amigo estamos lá na 70ª posição, alias ao lado da China.

          • KOWALSKI

            Só lembrando que não existe economia estatal. E que comunismo não é um sistema econômico e sim uma cultura de perpetuação do poder. Não confundam ”livre” mercado chinês com capitalismo.

    • yurieu

      Lá na China você pode escolher carros mais sofisticados que nos EUA, basta entrar no site da Chevrolet, por exemplo. Tem vários carros diferentes.

    • Djalma

      Que raio de comunismo é esse onde se vende 2 milhões de BMW, AUDI e MERCEDES por ano?
      Aquilo lá é capitalismo de Estado, ditadura ferrenha, onde os detentores do poder não entregam a rapadura para não perder privilégios.

  • Wendel Cerutti

    Era pra ser os Emirados Arabes da America do Sul …… Deu no que deu .

  • Luiz Pereira

    Vale lembrar que boa parte das minguadas vendas é feita para o próprio governo.

  • Ricardo

    Com exceção das pessoas que fazem 18 anos e querem um carro ou novas empresas que precisam comprar carros, ninguém mais necessita obrigatoriamente comprar carros 0 km.

  • Erick

    Viva a “revolução”! “Mula 2018” para o Brasil se tornar uma Cuba ou Venezuela! kkkk

  • Paulo Roberto Steindoff

    A esquerda sonha com governo socialista. Os intervencionistas sonham com governo militar. Aí você lembra que Chaves era socialista e MILITAR.

    • Jad Bal Ja

      O pessoal fala em ditadura militar no Brasil, como se em algum lugar do mundo tivesse existido uma ditadura “civil”. Toda ditadura é militar! Ninguem fica no poder a força sem o apoio das forças armadas. Não é a toa que Fidel Castro estava sempre de uniforme e Kim Jong-un esta sempre cercado por homens de verde oliva…

      • Dario Lemos

        Caso assine a Net/Sky, procure ver o programa “Guia Politicamente Incorreto”, no History Channel (ao menos por curiosidade). A nossa “ditadura”, comparada a de vários países, foi muito branda e não se esqueça que só o presidente era militar, todo o resto, congresso, governadores, prefeitos e câmaras eram compostas por civis. Talvez se tivéssemos tido uma ditadura militar de verdade, quem sabe estaríamos numa situação um pouco melhor (ou não).

  • marc west

    leomix, esse é o problema: o SUS não funciona porque NÓS deixamos que não funcione. E quando digo nós, é o POVO brasileiro. Olha quem colocamos lá em Brasília de 4 em 4 anos: os mesmos Aecios, Temers, Geddels, Lindbergs, Cunhas e etc. Tem como algo funcionar bem assim?

    Por que não podemos ter um sistema de saúde como o da maioria de países europeus? Lá tb há um “SUS”, mas esse funciona. Vc acha que um sueco está preocupado se ocorrer um acidente e ele ficar sem poder trabalhar durante um tempo? Claro que não. Vai um americano ficar doente e não poder pagar mais seu seguro de saúde. Nem um SUS ruim ele vai ter.

    Vejo essa polarização na nossa sociedade: ou é direita ou esquerda. Ou bem ou mal. E nem sempre é assim. Há coisas boas dos dois lados e são as coisas boas que devem ser estimuladas.

    PS: Ditadura, seja ela de direita ou esquerda, centro ou o diabo que seja, sempre vai dar nisso: o povo se f*de e os mandatários mais ricos a cada dia.

    • Ducar Carros

      A Europa é rica e pode pagar caro para manter um SUS. Aqui, além da corrupção que multiplica os gastos, há todo um sistema privado (hospitais, planos de saúde) que querem que o sistema público não funcione, para que continuem a lucrar. A saúde, municipalizada no Brasil, não funciona, tem de ser pelo menos estadual, com fiscalização pelos municípios.

      Nos EUA, o custo é menor, mas as operadoras de saúde também restringem o atendimento a doenças pré-existentes e limitam o que é coberto. O Obamacare tentou corrigir isso, colocando todo mundo no sistema em planos padronizados, e diluindo os custos dos doentes pré-existentes na população, mas sobrecarregou o sistema com gente que, antes, estava fora. E está inviabilizando pequenos planos de saúde, com atuação local, pois pode haver desequilíbrios entre pré-existentes e saudáveis, comprometendo o lucro (afinal, são para dar lucro, lucro esse que tem de ser agregado ao custo do sistema). O Trump, ao invés de consertar as falhas desse sistema, quer restaurar o sistema anterior, em que só tem direito à saúde quem pagar por ela (e por isso não passa de jeito nenhum, mesmo tendo maioria no congresso).

      Como estamos no meio do caminho entre os dois sistemas, talvez valesse a pena uma avaliação entre os sistemas para ver qual o mais adequado ao Brasil.

      • marc west

        Ducar, volto a dizer: o problema não é o sistema, e sim quem o controla.

        Estamos falando de países (europeus, EUA) mais ricos, onde a desigualdade não é tão abismal quanto no Brasil. Nos EUA, por ex., o trabalho tem valor $. Se vc trabalha mais, ganha mais. Na nossa cultura, se vc demonstra aptidão para o trabalho, de duas uma: ou vão te oferecer o mesmo salário de quem não quer nada ou vão dar o trabalho daquele que não quer nada para vc cumprir, sem que vc receba um centavo a mais.

        Se nos EUA já há pressão para acabar com o Obamacare, vc imagina os planos de saúde tomando conta da saúde geral do Brasil? Poucas pessoas poderiam pagar, mesmo sendo criados planos populares.

        Nós, como os europeus, pagamos caro para manter o SUS; a diferença é que aqui os políticos não permitem que funcione, nem saúde, nem educação…

        E valeu pela troca de ideias, sem insultos e falta de educação, tão comuns hj em dia.

        • Ducar Carros

          Marc, também acho que um SUS que funcione é a melhor opção, só que essa opção pode ser cara demais para nós. O sistema americano, que, como apontei, tem muitos defeitos, pode ser uma opção mais barata, mas teria de ver se é viável.

          Creio ser preciso um debate público para se definir qual o melhor sistema para o Brasil, que pode ser até mesmo híbrido, como atualmente. A cobrança de procedimentos pela rede pública por quem tem plano ou renda suficiente pode ser um caminho.

          Também creio que a troca de ideias não precisa vir acompanhada de falta de educação, obrigado pela menção.

  • yurieu

    Falou tudo. E quem paga um seguro saúde não aceita pagar 50% de imposto de tudo que paga para viver.

  • Natán Barreto

    Pelos modelos de carros vendidos, vemos claramente que só os ricos têm comprado carros. Nessa lista só Fiesta, Ecosport e Siena não são de “luxo”.

  • Antonio Carlos Costa

    Venezuela é onde o marxismo foi integralmente implantado. Aqui em terra ‘brasilis’, uns 15% da população acéfala quer ser escravo do Estado para receber ‘migalhas’ e continua a votar nesta corja de comunistas!

  • ELI HELL

    O mais interessante é a mídia Brasileira dizendo “mercado automotivo venezuelano agoniza”….

    Agoniza? Ele está em coma, vegetando.

  • Djalma

    E ainda tem os esquerdopatas aqui que ainda defendem esses narco bolivarianos. A própria toupeira de 9 dedos não cansava de dizer que era o governo mais democrático do mundo tal a quantidade de eleições que tinha. Só se esqueceu de um detalhe; todas manipuladas!

    • Jad Bal Ja

      Se cansava? Ele ainda esta dizendo isso agora em plena campanha! E a mídia podre não diz nadinha…. Todo o jornalismo brasileira passa a mão na cabeça do Lula, ele pode dizer o que bem entender. Agora basta um comentarista de direita dizer uma idiotice e ele é massacrado.

      • mjprio

        Entre no globo.com e veja eles chamando o Kin jon da quantas de “líder “

  • Wanderson Bonifacio

    Que inveja da Venezuela! Quem dera se o Brasil tivesse um ranking desse.

  • Guily

    Pessoal, dscp a ignorancia, masessa baixa venda é devido a consumidor consciente freando sua compra, ou é devido a governo? Porque se fosse o consumidor consciente, o Brasil devia fazer o mesmo!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend