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Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

O Versa 2014 foi o último ano-modelo do sedã compacto da Nissan, quando ainda era importado do México. Produzido em Aguascalientes, o modelo veio como um sucessor natural do Nissan Tiida.


Tendo sido lançado como Nissan Latio originalmente em 2011, o Versa se tornou um carro produzido em vários lugares do mundo, atendendo ainda por nomes como Sunny, Almera e Scala, sendo que nesse caso, era vendido como um Renault.

Desde sempre, o Versa chamou atenção por seu tamanho. Medindo 4,455 m de comprimento, o sedã compacto tem 2,600 m de entre eixos, o que lhe confere excelente espaço atrás.

Além do México, o Nissan Versa 2014 foi ou ainda é produzido no Egito, China, Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e também no Brasil, quando passou por uma atualização visual e ganhou motor 1.0, além de câmbio CVT X-Tronic no 1.6.

Isso se deu a partir de 2015, quando a fábrica de Resende-RJ foi dimensionada para sua produção, assim como do hatch Nissan March, com o qual compartilha a plataforma.

O próprio Tiida foi vendido como Versa no mercado norte-americano entre 2006 e 2012, sendo assim o antecessor de fato do sedã compacto ainda produzido. Lá, ele era oferecido com carroceria sedã apenas.

Mas, o nome Versa continuou a ser usado nos EUA por outro carro, mesmo quando este sedã da matéria já ocupara o lugar do antigo Tiida. Era o monovolume Versa Note, um rival direto do Honda Fit e que nunca fora vendido no Brasil.

Com isso, o nome do Versa foi utilizado em diversos carros bem diferentes, sendo alguns de plataforma diferente, fazendo uma ligação estranha com o Almera antigo, que por sua vez acabou ligado ao Nissan Sylphy e Sunny.

Dotado de linha fluidas, o Versa 2014 apela para uma carroceria volumosa e com traseira proeminente, tendo como ponto negativo o porta-malas de 460 litros, quando os concorrentes estavam na casa de 500 litros.

Ainda assim, de bom acabamento, o Nissan Versa 2014 é um sedã compacto com suspensão equilibrada e direção bem leve e direta, tendo assistência elétrica. Outro ponto interessante do carro é a motorização 1.6 HR16DE.

O propulsor chegou com tecnologia flex e ainda trazia a mesma potência e torque para álcool e gasolina, entregando 111 cavalos e 15,1 kgfm. O câmbio era manual de cinco marchas, porém, aqui não oferecia a caixa automática.

Nos EUA, o Versa 2014 chegou a ter a estranha oferta de câmbio automático de 4 marchas ao mesmo tempo em que dispunha do CVT X-Tronic. Aqui, a Nissan decidiu segurar a opção CVT que só chegou no segundo ano da versão atualizada.

Disponível apenas nas versões S, SV e SL,. o Versa mexicano tinha um design mais fluido e equilibrado que a atualização, que empregou faróis enormes e desestabilizou visualmente a frente.

Na linha 2014, o sedã ganhou freios ABS em toda a linha por conta da obrigatoriedade imposta pela legislação ao final de 2013. O conteúdo das versões também foi melhorado.

Depois do Versa 2014, a Nissan lançou o modelo atualizou que ficou no mercado por sete anos, quando foi rebatizado de V-Drive, nome de uma versão do modelo que existia no México.

A mudança se deu por causa da chegada da nova geração, que assim como esta versão do Versa, chegou importada do México, mas com motor 1.6 mais potente e câmbio CVT X-Tronic.

Um dos carros mais populares do mercado mexicano, o Versa 2014 virou sucesso também aqui no Brasil, mesmo que sem câmbio automático e com uma oferta reduzida de versões.

Dotado de suspensão dianteira McPherson e eixo de torção atrás, o Nissan Versa é um carro de baixo custo que também tem um bom consumo, apesar do pequeno tanque de 41 litros, que dá uma autonomia reduzida ao compacto.

Versa 2014 – detalhes

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

O Nissan Versa 2014 tinha uma carroceria bem fluida, que chamava atenção na traseira, que integrava a curvatura do teto às colunas C, que morriam sobre a prolongada tampa do porta-malas.

A frente tinha a grade V-Motion com molduras cromadas e grelha com frisos pretos, enquanto os faróis eram em forma de gota de lágrima com piscas e lanternas comuns, assim como lente monoparabola.

O para-choque tinha entrada de ar retangular na parte inferior, enquanto as molduras laterais tinham faróis de neblina. Nas laterais, as maçanetas eram na cor do carro ou cromadas, enquanto os retrovisores tinham pintura do carro também.

Na traseira, as lanternas eram em formato triangular, com tampa pronunciada e dotada de moldura na cor do carro ou cromada sobre a placa, além de choque liso e sem detalhes, como o restante do carro.

O Versa 2014, por dentro, era um carro muito simples também. Seu painel preto tinha formas arredondadas, sendo o mesmo presente no March. Tem difusores de ar circulares, com os centrais prateados.

O cluster tinha conta-giros e velocímetro central, além de display digital com nível de combustível e funções de hodômetro, contudo, na versão SL, a instrumentação é diferente, tendo dois mostradores grandes e circulares.

O display do computador de bordo fica na parte central, tendo ainda um grafismo mais elaborado e visível. Na parte central, o sistema de rádio é envolvido por uma máscara prateada.

Esse dispositivo apresentava CD player, MP3 e USB, sendo que na versão SL, tinha Bluetooth. O rádio era 2din. Nesta versão topo de linha, o volante com acabamento prateado tinha ainda comandos de mídia e telefonia.

O Nissan Versa 2014 pecava por não dispor de piloto automático, bem como transmissão automática. Era bastante simples, com ar condicionado manual dotado de botões prateados, além de bom porta-luvas.

Dentro do Versa 2014 também havia porta-copos bem posicionados e bancos em tecido, não havendo opção de couro, nem na SL. O sistema de som tinha quatro alto-falantes. Já os vidros eram elétricos nas quatro portas, exceto na versão S.

Os retrovisores tinham controle próximos dos botões dos vidros, mas na versão S, eles eram manuais com acionamento por alavancas nas colunas A. O banco do motorista tinha ajuste em altura, enquanto o traseiro era bipartido apenas na SL.

A segurança do Nissan Versa em seu habitáculo compreendia cintos de 3 pontos para todos os ocupantes, mesmo que o quinto passageiro não tivesse apoio de cabeça. Os dianteiros tinham ajuste em altura.

O teto tinha ainda luz de leitura frontal e luz interna, além de espelhos nos para-sois. Já o porta-malas era longo e tinha 460 litros, tendo ainda iluminação e abertura interna.

O Nissan Versa tinha ainda rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 185/65 R15, mas na versão SL, havia rodas de liga leve. Além disso, trazia freios com ABS e EDB, assim como airbag duplo.

A direção era de assistência elétrica e havia Isofix para fixação de cadeiras especiais para crianças, através de travas posicionadas entre o assento e o encosto do banco traseiro, nos dois lados.

Versa 2014 – versões

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

O Versa 2014 tinha poucas versões, já que era importado do México, tendo assim apenas as S, SV e SL, embora todas fossem pouco equipadas, tendo ausências importantes, como controle de cruzeiro e câmbio automático.

No ano seguinte ao modelo citado, o Versa nacional trouxe mais opções, como Conforto 1.0 e SV Plus 1.0 ou 1.6, entre outras. Até uma versão mais “luxuosa” chamada Unique foi apresentada nos anos seguintes.

  • Nissan Versa 1.6 S
  • Nissan Versa 1.6 SV
  • Nissan Versa 1.6 SL

Equipamentos

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

Bem fraco em equipamentos, o Versa 2014 era um carro simples e funcional, sem dispositivos extras para valorizar o produto, que já tinha um preço alto na realidade do mercado nacional, embora ainda competitivo diante dos rivais.

Nissan Versa 1.6 S – Motor 1.6 e câmbio manual de cinco marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, vidros dianteiros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores externos com controle interno, retrovisor interno dia e noite, luz no porta-malas, luz de leitura, espelhos nos para-sois, rodas de aço aro 15 polegadas com calotas, pneus 185/65 R15, fonte 12V, desembaçador traseiro, 4 alto-falantes, sistema de som com CD/MP3/USB, abertura interna do bocal do tanque, freios com ABS e EDB, airbag duplo, abertura interna do porta-malas, banco traseiro rebatível, Isofix, banco do motorista com ajuste de altura, apoios de cabeça, cintos de segurança de 3 pontos, entre outros.

Nissan Versa 1.6 SV – Itens acima, mais retrovisores na cor do carro, vidros elétricos nas portas traseiras, retrovisores externos com controle elétrico, computador de bordo, maçanetas cromadas e cluster com visual diferente.

Nissan Versa 1.6 SL – Itens acima, mais espelhos iluminados nos para-sois, faróis de neblina, rodas de liga leve, Bluetooth, volante multifuncional, banco traseiro bipartido, entre outros.

Preços

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

Os preços do Versa 2014 eram bem competitivos, ficando até abaixo de alguns concorrentes nacionais. A versão S era bem simples, mas o acréscimo de equipamentos na SV não compensava a diferença de preço, bem alta entre elas.

Assim, a melhor versão era o topo de linha SL, visto que o Versa tinha uma baixa quantidade de equipamentos e mesmo detalhes estéticos. O problema é que o preço ia alto, passando até pelo Chevrolet Cobalt LTZ.

Com essa faixa de preço, o Nissan Versa conseguiu ter boas vendas, mas ainda abaixo do que a marca esperava, visto que a demanda pelo modelo no México e EUA reduzia os volumes, ainda limitados por cotas de importação.

Assim, ficava mais distante em números dos demais rivais da marca, já que não podia dispor de volume. O problema só foi solucionado no ano seguinte, quando a fábrica de Resende passou a operar e a fazer o Versa nacionalizado e atualizado.

  • Nissan Versa 1.6 S – R$ 37.390
  • Nissan Versa 1.6 SV – R$ 42.190
  • Nissan Versa 1.6 SL – R$ 44.890

Versa 2014- motor

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

Construído em alumínio, o HR16DE é o motor de quatro cilindros que o Versa 2014 usou e o atual ainda utiliza. Mesmo a nova geração do sedã, que ainda nem chegou ao Brasil, terá esse propulsor.

Surgido em meados dos anos 2000/2010, o HR16DE tem cabeçote de 16V com duplo comando de válvulas com variação de abertura e fechamento nas válvulas de admissão.

Dotado de injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex, o Nissan Versa exigia a adição de gasolina num tanquinho localizado junto ao cofre do motor. Porém, o acesso era externo, sendo feito por uma moldura preta junto ao para-brisa.

Isso era comum nos carros da Nissan, tendo começado com a minivan Livina. O propulsor 1.6 tem 1.598 cm3 e taxa de compressão de 9,8:1, entregando 111 cavalos a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm.

Tanto potência quanto torque eram os mesmos na gasolina ou no etanol, o que eliminava qualquer vantagem energética do álcool, ficando mesmo apenas seu preço menor em relação à gasolina.

Sem esse acréscimo, o Versa 2014 1.6 era um dos poucos carros flex da época que unificavam os números com combustíveis diferentes. Hoje isso ainda é vigente na Nissan e em alguns carros com motor turbinado.

O motor HR16DE foi modificado pela Renault e passou a ser usado também nos Logan, Sandero, Duster, Duster Oroch e Captur, sendo chamado de H4M e mantendo o mesmo torque nos dois combustíveis, uma herança do motor da Nissan.

O Versa contava apenas com câmbio manual de cinco marchas com embreagem de acionamento hidráulico. Apenas na linha 2016, o sedã – já atualizado e produzido na fábrica da Nissan no estado do Rio de Janeiro – passou a dispor de CVT.

Desempenho

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

No desempenho, o Versa 2014 tinha um bom resultado. O motivo era que o motor 1.6 HR16DE tinha um bom torque em baixa e respostas boas ao acelerador, aliado ao baixo peso do sedã compacto, que ia de 1.052 a 1.068 kg.

Assim, o sedã conseguia ir até os 100 km/h em menos de 11 segundos e tinha uma velocidade máxima de quase 190 km/h. Com CVT cairia mais esses números, tal se tivesse o câmbio automático de 4 marchas visto nos EUA e que era o do Tiida.

  • Nissan Versa 1.6 MT – Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,7 segundos
  • Nissan Versa 1.6 MT – Velocidade máxima – 189 km/h

Consumo

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

No consumo, o Versa 2014 o consumo com álcool estava na média do mercado. Como era um carro leve com motor mediano, podia beber menos. Na cidade chegava a quase 8 km/l, enquanto na estrada passava dos 9 km/l.

Já na gasolina, ele era mais frugal, fazendo quase 12 km/l na cidade e quase 14 km/l na estrada, sendo esse um bom rendimento, especialmente no ciclo misto entre urbano e rodoviário.

  • Nissan Versa 1.6 MT – cidade/estrada com etanol – 7,8/9,3 km/l
  • Nissan Versa 1.6 MT – cidade/estrada com gasolina – 11,7/13,9 km/l

Versa 2014 – manutenção e revisão

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

No plano de manutenção da Nissan, o Versa 2014 tem os seguintes valores abaixo, atualizados em julho de 2020. Diferente de outras marcas, a japonesa especifica valores para cada ano/modelo.

Assim, os valores abaixo para as revisões até 60.000 km alcançam a cifra de R$ 3.342, um valor que ainda está na média do mercado, contudo poucos conseguirão fazer as primeiras revisões, servindo então os valores das mais longas.

As paradas são feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, tendo o serviço incluído inspeção de diversos itens do veículo, com indicação de possíveis problemas e defeitos, necessitando de troca ou correção local por intervenção eletrônica ou técnica.

Há também a substituição de itens previstos nas revisões, como óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, velas, fluído de freio, correia em V, entre outros.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.6R$ 412,00R$ 702,00R$ 412,00R$ 702,00R$ 412,00R$ 702,00R$ 3.342,00

Versa 2014 – ficha técnica

Versa 2014: fotos, preços, motor, ficha técnica, consumo, detalhes

O projeto do Versa 2014 foi baseado na plataforma V da Nissan, uma base que foi usada nas gerações anteriores de vários compactos da marca, como Nissan Note, March, Kicks e outros modelos da japonesa e também da Renault.

Bastante leve em relação aos carros equivalentes, essa plataforma feita em Aguascalientes e aqui em Resende, além de outros lugares, possui um bom nível de segurança estrutural, com deformidade programada, mantendo a célula principal.

O Versa possui suspensão dianteira McPherson com barra estabilizadora e amortecedores telescópicos com molas helicoidais no topo. Na traseira, o conjunto tem eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores separados.

A arquitetura previa desde o início emprego de direção de assistência elétrica, que reduz o consumo de combustível. Outro ponto foi a integração de um tanque de plástico pequeno por causa da eficiência energética pretendida.

Assim, ele ficou com apenas 41 litros, sendo o menor do mercado, com exceção de híbridos. O volume era o mesmo dos Volkswagen a ar do passado, por exemplo. Isso limitava bastante a autonomia do Versa 2014.

Assim, ele alcançava de 320 km na cidade, usando etanol, até 570 km na estrada, mas devidamente abastecido com gasolina. Com 2,60 m de entre-eixos, permite um amplo espaço interno. O March, por exemplo, tem a base mais curta.

Usando ações leves e de alta resistência apenas nas vigas da célula de sobrevivência, o Versa pôde reduzir o peso de sua carroceria longa. O Kicks, por exemplo, que utiliza a mesma plataforma V do sedã, pesa apenas 1.142 kg.

Tipo1.6
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31598
Válvulas16
Taxa de compressão9,8:1
Injeção eletrônicaIndireta Flex
Potência máxima111 cv a 5.600 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo15,1 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 5 marchas ou CVT
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga leve, aro 15 polegadas
Pneus185/65 R15
Dimensões
Comprimento (mm)4.455
Largura (mm)1.695
Altura (mm)1.514
Entre eixos (mm)2.600
Capacidades
Porta-malas (L)460
Tanque de combustível (L)41
Carga (Kg)ND
Peso em ordem de marcha (Kg)1.068
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,31

Versa 2014 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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