*Destaque Ford

Versões especiais de carros da Ford

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

Seguindo a mesma estratégia usada por diversas outras montadoras, a Ford oferecia e ainda oferece uma série de versões especiais para seus modelos no mercado brasileiro. Esses modelos exclusivos começaram a ser ofertados décadas atrás, sendo que diversos deles fizeram tanto sucesso que a marca resolveu mante-los em linha como uma versão produzida em série.



Selecionamos abaixo 10 das melhores versões especiais oferecidas pela Ford no Brasil. Confira:

Camaleão

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

Automóvel mais popular e barato da Ford no mercado nacional, o Ka ganhou no ano de 2005 a série especial Camaleão. Ao contrário do que o nome sugere, o compacto não contava com pintura exótica para combinar com o bicho que muda de cor. Ele fazia referência ao bloco Camaleão, o mais famoso do Carnaval de Salvador na época.

O Ka Camaleão era oferecido em qualquer cor e trazia emblema com a pata do Camaleão, marca registrada e assinatura do bloco, na tampa do porta-malas e no painel, além de revestimentos nas colunas, tapetes exclusivos, soleiras de porta e capas do encosto de cabeça. A série foi ofertada somente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Cinco Estrelas

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

Os modelos Corcel e Belina eram dois dos automóveis mais refinados comercializados na época no mercado brasileiro. E para aprimorar ainda mais o refinamento dos veículos, a Ford lançou no ano de 1982 uma série especial tanto para o Corcel II como para a Belina. Batizada de “Cinco Estrelas”, a versão se diferenciava pela carroceria com pintura em dourado metálico, rodas com desenho esportivo, painel de instrumentos com conta-giros e relógio digital posicionado no painel.

A série voltou a ser comercializada em 1984 e contava com alguns diferenciais, como um tom metálico exclusivo para a carroceria, adesivos laterais diferenciados e um bagageiro de teto para a Belina. As rodas esportivas, que foram aclamadas pelos consumidores, acabaram sendo mantidas na reedição.

MP3

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

Outra série especial do Ford Ka que também chegou ao mercado em 2005 foi a MP3. O modelo era ofertado com motores 1.0 e 1.6, com preço inicial de R$ 29.990, e se diferenciava, obviamente, pelo sistema de som com sistema de armazenamento de músicas MP3, além de CD player.

Havia ainda detalhes em cinza metálico nos retrovisores, maçanetas das portas e da tampa do porta-malas, para-choques e grade frontal, rodas com calotas exclusivas, aplique em alumínio na coluna das portas, lanternas traseiras escurecidas, logotipo MP3, entre outros. O Ford Ka MP3 teve produção limitada a 800 unidades.

Roadstar

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

A saudosa Ford Pampa também tem seu espaço por aqui. A marca anunciou no ano de 1986 a chegada da série especial RoadStar da picape. Como diferencial, o modelo usava para-choque dianteiro, molduras e maçanetas com pinturas na cor preta, nova dianteira com detalhes na cor grafite e faixas laterais decorativas. O interior trazia relógio digital montado no teto e bancos reclináveis com acabamento em tecido especial.

A Ford Pampa RoadStar era equipada com motor CHT, com tração 4×2 ou 4×4.

Sport

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

A série especial Sport foi ofertada na linha de diversos carros da Ford. Entre eles, o Ka de segunda geração, o New Fiesta e a antiga geração da picape Ranger. O primeiro modelo realmente trazia em 2011 um apelo esportivo, com kit aerodinâmico, rodas de liga-leve exclusivas, adesivos na carroceria, novos bancos com apoios laterais e novo grafismo do painel de instrumentos. O destaque, porém, era o motor 1.6 de 107 cv, que levava o Ka Sport aos 100 km/h em 11 segundos.

Já o New Fiesta Sport nada mais era que uma configuração com visual mais “ousado”. Ele chegou em 2015 com faróis e lanternas escurecidos, rodas aro 16 na cor preta, spoilers, saias laterais, aerofólio traseiro, capa dos retrovisores em preto brilhante e adesivo “Sport” na tampa do porta-malas. O motor, porém, era o mesmo 1.6 flex de 130 cv, com câmbio manual.

Por fim, a Ranger Sport foi anunciada em 2010 e trazia novos detalhes plásticos na cor cinza, novas rodas de liga-leve herdados do modelo Limited e adesivos laterais com o nome da versão. O painel também oferecia detalhes em cinza e quadro de instrumentos diferenciado. O motor da picape era o 2.3 a gasolina de 150 cv.

Sportrac

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

A Ford Ranger retorna nesta lista com a série especial Sportrac, que chegou em agosto de 2017 e segue sendo vendida por R$ 165.860, com cabine dupla, motor 2.2 turbodiesel de 160 cv, transmissão automática e tração 4×4. O modelo traz uma série de adereços no visual e também no acabamento interno.

Há adesivos nas laterais da carroceria que imitam as marcas de um pneu, rodas de liga-leve escurecidas com rodas aro 17, santoantônio exclusivo, estribos, soleiras, detalhes na cor cinza e o nome da versão na base das portas dianteiras. O interior ostenta encostos de cabeça personalizados com o nome da variante.

Storm

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

O modelo especial mais recente da Ford é o EcoSport Storm, que foi anunciado em janeiro de 2018. A série exclusiva do crossover compacto é a única da linha do modelo a dispor de sistema de tração nas quatro rodas, combinado a um motor 2.0 litros flex de até 176 cv e transmissão automática de seis marchas. Ele custa R$ 99.990 e traz também visual e interior exclusivos.

Por fora, há molduras plásticas nas caixas de roda, adesivos decorativos, grade dianteira com o nome da versão (lembrando a F-150 Raptor), detalhes na cor cinza, capa do estepe traseiro com desenho exclusivo, novas rodas de liga-leve aro 17, entre outros. O interior tem volante e bancos em couro preto e painel com detalhes alaranjados. A lista de equipamentos é a mesma do topo de linha Titanium.

A Ford Ranger de antiga geração também contou com a série Storm. O modelo chegou em 2008 com produção limitada a 500 unidades, todas com pintura na cor preta, molduras nos pára-lamas, estribo e santantônio exclusivos na cor cinza, rodas de aço de 16 polegadas com pneus off road com letras bancas, capota marítima e adesivos Storm 4×4.

Street e FreeStyle

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

Embora seja bastante comum entre os Ford Fiesta mais antigos, a versão Street foi lançada originalmente como série especial em 2011 e, mais tarde, passou a ser produzido em série. O Fiesta Street era bastante simples (com lista de equipamentos mais enxuta), tanto é que figurava como a opção mais em conta da gama.

O mesmo aconteceu com o Ford EcoSport FreeStyle. A versão foi anunciada pela marca no ano de 2005 como um modelo especial, com detalhes estéticos diferenciados e alguns itens a mais no interior. Ele fez tanto sucesso na época que virou um modelo de série e segue fazendo parte da linha do EcoSport até hoje.

Trail

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

A série especial Trail é outro exemplo de modelo que chegou como uma série especial e depois foi mantida na linha. O modelo com a versão em questão é o Ford Fiesta da geração anterior. Até 2007 o Trail era um pacote de equipamentos, mas em 2008 virou uma versão topo de linha do hatch. Havia para-choque com detalhes plásticos na cor cinza (ou tubular no pacote), estribos laterais, rack de teto e adesivos exclusivos, além de bancos em neoprene, pedaleias esportivas, soleiras personalizadas e manopla de câmbio diferenciada.

O Ford Ka atual também leva o sobrenome Trail em uma de suas versões. Entretanto, neste caso, o Ka Trail chegou já como uma versão produzida em série, com penduricalhos visuais para passar a impressão de se tratar de um carro aventureiro, além de decoração interna exclusiva.

XR3 Pace Car

Ford-EcoSport-Freestyle-2005-2 Versões especiais de carros da Ford

O Ford Escort XR3 Pace Car pode ser considerado um dos carros mais raros da marca no mercado brasileiro de usados. O motivo? O modelo foi introduzido no ano de 1984 com produção limitada a somente 350 unidades. Ele era o carro-madrinha do GP Brasil de Fórmula 1. Entre os diferenciais, havia carroceria com pintura na cor branca, rodas na mesma tonalidade da lataria, adesivos laterais alusivos à competição e até uma plaqueta no cofre do motor.

O Escort XR3 Pace Car era equipado com um motor 1.6 CHT com carburação dupla e 82 cv. A versão para as pistas, porém, recebeu turbocompressor e entregava um desempenho digno de nota.

COMPARTILHAR:
  • Maycon Farias

    Esse Fiesta Trail me lembrou da época dos populares com para-choques sem pintura para baratear. Tempos sombrios foram esses.

    • Lucas086

      Mesma coisa o Celta Off Road

      • Hoffmann

        E o pior, o primeiro Fiesta Trail e o Celta Off-Road eram pacotes que podiam ser instalados em qualquer versão dos dois mesmo depois da compra. Então quem optava por instalar o kit pagava bem caro para trocar os para-choques pintados do Fiesta ou dos Celtas mais completos por um de plástico preto fosco. Acho que não pegou, nunca vi um Celta Off-Road ou um Fiesta Trail desses primeiros na rua (quando a Trail virou versão eu via bastante).
        A GM não aprendeu e lançou anos mais tarde o kit Geo para a Meriva, na tentativa de competir com a Idea Adventure…da uma pesquisada em “Meriva Geo” no Google e se assuste.

        • Lucas086

          Fiesta trail meu vizinho tinha um, mas foi o unico que eu via… celta até se vê uns, mas essa meriva nunca vi, também que negócio horrível kkkkkkk

          • Fabão Rocky

            E bote horrível nisso! Parecia até aqueles body kit xuning da TG Poli q vende no mercado livre.

      • Robinho

        Mas recentemente tivemos o Etios Cross porém todos uma aberração principalmente o Etios que conseguiram deixar mais feio o que já é…

        • Lucas086

          O etios cross de longe é o carro mais feio do brasil

  • Lucas086

    E o Ka Tecno? E o Xr?

    • CharlesAle

      Escort Benneton…Verona S..Pampa S..Fiesta Sport..Fiesta Action..Escort Laser….Escort XR3 75 anos..Escort Racer.. Escort Guarujá..Escort Fórmula..E, muito raro, escort LX do começo dos anos 90..

      • th!nk.t4nk

        Eram interessante os Guia também. Nunca entendi por que a Ford matou essa versão de seu portfólio.

        • Cmenusi

          Acabou virando Titanium

        • fschulz84

          Pelo que tenho informação, o que ocorreu foi que em 2011, a Ford e o estúdio Ghia não renovaram o contrato, então a Ford não teria mais esta versão.

          A partir de então, as versões de topo sempre levam o nome de Titanium

          Pelo que soube, isso foi global, não somente no Brasil.

      • Ma-Mutt : O Cãozinho Eterno

        Esse Escort Fórmula era ” doidera ” pois possuia Amortecedores Eletrônicos

      • Ricardo

        Aí algumas são versões normais e outras especiais.

      • MauroRF

        O Guarujá vendeu bem, eu via muito em 1992. No meu caso, tive um GL 1.6 92 (que comprei usado em 98) do qual nunca esqueço, rs. Era “completo” para a época, com rádio/toca-fitas com código (e antena elétrica, rs), ar quente, limpador e desembaçador traseiro e vidros e travas elétricos. Tinha relógio analógico no painel. Como o meu era dourado, ele tinha acabamento marrom em vez de preto no painel, e os bancos eram na cor creme. Vendi com 150 mil km rodados em 2003 com tudo funcionando perfeitamente.

      • NaoFaloComBandeirantes

        Sua lista está (MUITO) melhor que a do Noticias Automotivas!

  • Dick Buck

    Pelo menos algumas séries antigas traziam algo de diferente ou interessante, hoje são praticamente só adesivos…

    • Basil Sandhurst

      Cara, me diz o que o XR3 tinha de motor diferente do Guia?

      • Ricardo

        Deve ter alguma coisa mexida no carburador que dá 2cv a mais.

        • Basil Sandhurst

          Amigo, o motor CHT tinha problemas desde sua origem por causa da usinagem. Se vc pegasse vários motores , em cada um deles, a resposta não era a mesma.
          O XR3 tinha um carburador corpo duplo, ao invés dos outros modelos que tinham um corpo simples.
          Abs

  • Dp Som

    Sport tb teve fiesta e courier, e storm ja teve ranger no BR tb.

    • pedro

      Não sei se eles editaram depois, mas está escrito isso lá.

      • Dp Som

        Editaram depois.

        • Tibúrcio

          Editaram mas a informação da Ranger não está correta.
          A versão Storm da Ranger começou em 2004, não em 2008.

          • Dp Som

            Ateh pq 2008 já era a com farol com refletor redondo e lente lisa, e a Storm saiu no modelo com pisca abaixo do farol.

  • Ricardo

    Massa um XR3 turbo.

  • Ma-Mutt : O Cãozinho Eterno

    Ford Pampa : essa picape deixou saudades

    • Robinho

      na minha opnião a melhor picape pequena para trabalho ja feita…

      • pedro

        Talvez a Courier esteja pau a pau com ela. Essa também era heroica.

  • Que sensacional esse XR3 Pace Car!

  • Alvaro

    Essa versão MP3 é interessante que mostra como coisas banais hoje em dia era novidade na época. Me lembrou também do GM Agile que tinha série especial “Wi-fi” (com direito a adesivo a la “temos wifi” na coluna rs rs) que nada mais era o carro equipado com roteador.

    • Alexandre Volpi

      Se não me engano a Fiat tinha uma versão especial para os primeiros Stilo equipado com Bluetooth.

      • Alvaro

        É verdade! era Stilo Connect. E da mesma forma, era última novidade na época, enquanto que hoje em dia, qualquer som paralelo vem com bluetooth.

  • Ricardo

    Têm versões que viram clássicos e outras viram micos!

  • Daniel

    O Escort XR3 Formula não deveria entrar nessa lista? Ou não foi uma versão especial?

  • Fabiano Navas

    Novamente, uma matéria incompleta, em que faltam diversas séries especiais de modelos, alguns muito especiais:
    Ka Black (1.0 e 1.6), Del Rey Ghia 250 mil, Escort XR3 Conversível 75 anos, Escort XR3 1.8 S Benetton, Corcel II Hobby 1.6, Focus Hatch XR, dentre outros!

  • MauroRF

    Houve também o Fiesta Street como versão básica de série, lançada em 2001, na carroceria antiga. Quando veio o Fiesta novo, a carroceria antiga ficou apenas com a Street. Em 2003, dava para comprar desde um basicão até um com ar. De 2004 para frente, o Street era vendido apenas “completo”. Eu tirei um zero em 2004 que já vinha de fábrica com ar, vidros e travas elétricos, limpador e desembaçador traseiro, mas vinha sem DH. Entre 2005 e 2007, houve duas versões completas: uma com tudo isso, menos DH (como a que tive em 2004) e uma que tinha DH no lugar do ar. Na época, paguei 19900 e tinha bom custo-benefício.

  • Brasileiro

    Faltou alguns carros como por exemplo o Focus XR

  • Dudu Pimentel

    Faltou o Fiesta e Focus ST, Focus e Ka XR3, Ranger Sport (custava 49.990 reais quando foi lançada), Ka Tecno, Escort Racer 2.0i, Escort XR3 2.0, Escort XR3 Fórmula.

  • Dudu Pimentel

    O Eco Storm vem de série, com:
    – Freios a disco traseiro;
    – Assistente de partida em rampas;
    – Vidros elétricos com função um toque;
    – Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e crepuscular com acendimento automático;
    – Câmera de ré;
    – Cintos de segurança de 3 pontos e apoio de cabeça do tipo vírgula para todos;
    – Airbags laterais;
    – Isofix;
    – Câmbio automático de 6 marchas;
    – Volante regulável em altura e distância;
    – Ajuste elétrico dos retrovisores e bancos;
    – Alerta de colisão e de ponto-cego;
    – Park Assist?

    Por 100 mil reais, é uma falha imperdoável não ter algum desses equipamentos!

  • Filipe Augustus

    Esse Ka MP3 tem dois na minha rua e os dois 1.6! Estão os dois tbm impecáveis e quase não saem da garagem!!!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email