Hatches Hyundai Matérias NA Sedãs

Versões especiais de carros da Hyundai

hyundai-hb20-copa-do-mundo-2014

Até o lançamento do HB20, a Hyundai quase não aparecia em matérias sobre edições especiais de seus veículos no mercado brasileiro. Foram pouquíssimas versões dos carros importados da empresa, como o i30 da antiga geração que ganhou uma edição especial somente pela carroceria com pintura na cor azul (já que os carros da empresa eram ofertados tradicionalmente nas tonalidades prata e preto), mas que não foi nem divulgada oficialmente pela marca.


Porém, o lançamento dos modelos Hyundai HB20, Hyundai HB20S e Hyundai HB20X a partir de 2012 mudou parte disso. Os compactos, que inclusive se posicionam na lista dos carros mais vendidos no mercado nacional, já foram ofertados em diversas versões especiais com produção limitada, tendo como referência alguma data especial ou evento, por exemplo. Separamos abaixo as principais edições especiais oferecidas pela Hyundai, sendo todas elas do HB20. Confira:

Copa do Mundo

Hyundai-HB20-Copa-do-Mundo-Fifa-2018-3

O Hyundai HB20 Copa do Mundo foi lançado originalmente em fevereiro de 2014 e ganhou sua segunda edição em abril de 2018. A primeira leva do modelo foi oferecida para o hatch e o sedã HB20S com produção limitada a 8 mil unidades, todas com detalhes visuais exclusivos, central multimídia com TV digital, bancos em couro, logotipos alusivos à Copa e brindes como bola oficial, mochila e chaveiro. O modelo tinha preços entre R$ 41.465 e R$ 53.110 com motor 1.0 com transmissão manual ou 1.6 com câmbio automático.


Já na segunda leva, o HB20 Copa do Mundo também está disponível nas duas carrocerias e com as duas opções de mecânica, com produção limitada a 4,2 mil exemplares. Entre os diferenciais, há visual com toques exclusivos, bancos em couro e tecido com grafismos, tapetes de carpete e equipamentos como central multimídia com Android Auto, Apple CarPlay e TV digital. Ele custa de R$ 49.990 a R$ 65.990, nas cores sólida Branco Polar e metálicas Prata Sand e Prata Metal.

Edição Comemorativa 5 Anos

hb20-5-anos-2

O segundo modelo desta lista é o HB20 Edição Comemorativa 5 Anos, lançado para celebrar os cinco anos de mercado do compacto. Ele chegou em julho de 2017 nas carrocerias hatch e sedã com motor 1.0 manual ou 1.6 automático e detalhes como bandeira do Brasil estilizada, rodas de liga-leve diamantadas, bancos em couro e tecido, painel em preto e cinza e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Os outros equipamentos eram os mesmos da versão Comfort Plus, além de volante ajustável em altura e profundidade, chave canivete com fechamento dos quatro vidros, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Neste caso, os preços variavam de R$ 49.630 a R$ 65.115, nas cores metálicas Prata Sand e Prata Metal, com acréscimo de R$ 650, e a sólida Branco Polar, sem custo adicional.

For You

hyundai-hb20-for-you-2

Anunciado em outubro de 2014, o Hyundai HB20 For You comemorou os dois anos da família HB20 no Brasil – na ocasião, os modelos já tinham emplacado 300 mil exemplares. O modelo nas carrocerias hatch e sedã tinha produção limitada a 5 mil unidades, sendo que todas elas saíram de fábrica tendo como base a versão de acabamento Comfort Plus e com motorização 1.0 litro flex com transmissão manual.

Entre os equipamentos, o modelo oferecia bancos revestidos em couro, volante multifuncional ajustável em altura, repetidores de seta nos retrovisores, emblemas da série especial, acabamento preto moldura nas portas, detalhes internos cromados, sistema de som com MP3 player, entre outros. Os compactos especiais tinham preços entre R$ 35.760 a R$ 45.965 e foram ofertados nas cores sólidas Branco Polar e Preto Onix e a metálica Prata Metal.

Impress

hb20s-impress-1

Outra versão da linha do Hyundai HB20 oferecida aos brasileiros foi a Impress. Ele chegou em maio de 2015 somente para o sedã HB20S, tendo como base a versão Comfort Style com motor 1.6 flex com câmbio manual ou automático e preço inicial de R$ 53.665. O modelo foi ofertado com produção limitada de 3 mil unidades, somente nas cores Preto Onix, Prata Metal e Branco Polar.

Entre os equipamentos, o HB20S Impress trazia bancos revestidos em couro com costuras na cor cinza, retrovisores elétricos com repetidores de seta, faróis com acendimento automático e sensor de estacionamento traseiro. Havia ainda central multimídia com tela de sete polegadas, TV digital, Bluetooth e reprodutor de fotos e vídeos, rodas de liga-leve diamantadas de 15 polegadas e emblemas Impress nas laterais da carroceria.

Ocean

hyundai-hb20-ocean-hb20s-ocean-24

Em julho de 2016, a Hyundai ofereceu aos brasileiros os modelos especiais HB20 Ocean e HB20S Ocean. Limitados a 6 mil unidades, os compactos foram baseados na versão Comfort Plus com motores 1.0 manual e 1.6 automática nas cores sólida Branco Polar, metálicas Prata Sand e Prata Metal e perolizada Azul Sky. O modelo se diferenciava somente por detalhes estéticos e de acabamento, além de uma dose extra de equipamentos.

A série HB20 Ocean trazia grade frontal do tipo malha com borda cromada, emblema alusivo à versão que remete ao encontro das águas e também ao Calçadão de Copacabana, rodas diamantadas de 15 polegadas, faróis e lanternas escurecidos, bancos em couro preto perfurado com costuras e fundo vermelho, detalhes de acabamento cromados, entre outros. Nos equipamentos, o carro oferecia central multimídia blueMedia com câmera de ré integrada.

O HB20 Ocean tinha preços entre R$ 49.755 e R$ 61.055, enquanto o Hyundai HB20S Ocean foi ofertado com preços de R$ 60.185 e R$ 64.685.

R spec Limited

Hyundai-HB20-R-spec-Limited-2018-17

Outra versão especial do Hyundai HB20 que ainda está disponível no mercado brasileiro é a R spec Limited. Trata-se de uma edição baseada na variante pseudo-esportiva R spec, que oferece visual e acabamento interno exclusivos e novos equipamentos. Ele chegou em janeiro de 2018 com preço de R$ 64.990, produção limitada a 600 unidades e as opções de cores sólidas Branco Polar e Preto Onix, a metálica Prata Metal e a perolizada Vermelho Chilli.

No visual, o HB20 R spec Limited traz detalhes em preto brilhante, rodas de liga-leve aro 15 exclusivas, maçanetas cromadas, emblema da versão na tampa do porta-malas, kit aerodinâmico, pinças vermelhas, soleiras de porta com a numeração da unidade, bancos em couro vermelho, entre outros. O motor é o 1.6 flex com câmbio automático de seis marchas.

Spicy

hyundai-hb20-spicy-2

Por fim, a edição especial Spicy do Hyundai HB20 chegou em março de 2015. O modelo teve produção limitada a 3,5 mil unidades, com motores 1.0 ou 1.6 flex e preços entre R$ 44.450 a R$ 53.545, sempre nas cores vermelho, branco ou prata.

O HB20 Spicy trazia faróis com máscara negra, rodas de liga-leve com acabamento grafite, emblemas da versão nos para-lamas, detalhe em preto fosco na região da placa traseira e na moldura das portas, grade frontal em preto brilhante, difusor de ar traseiro na cor preta, saias laterais, entre outros. Havia ainda bancos em couro preto com costura cinza, saídas de ar com moldura cinza e maçanetas cromadas, além de recursos como central multimídia com tela sensível ao toque e TV digital.

COMPARTILHAR:
  • Bruno Leite

    o HB20S 1.0 For You. Também conhecido como HB20S 1.0 Fuc* You. Sedan 1.0 aspirado piada

    • Catucadao

      1.0 em um sedã fica horrível minha mãe tem um voyage assim gasta pakas kkk

      • Unknown

        Realmente, motores 1.0 (exceto turbinados) não são apropriados para carros sedan, mesmo que compactos.

    • Fabão Rocky

      Tem carros sedãs q tem quase o mesmo peso de seus respectivos hatches e na prática tem o mesmo consumo. O Prisma por exemplo, é mais econômico do q o Onix p/ causa da aerodinâmica.

      • Alexandre

        isso é mito mesmo. tem muito carro sedan não tão pesado ou até mais leve que a variante Hatch. claro que são exceções, mas esses casos valem pra mostrar que essa generalização de todo sedan ser pesadão e requerer motor “forte” o injusta.

        • Alexandre

          já peguei um Ka+ 1.0 durante alguns meses e ele tocava muito bem, aliás.

  • Pedro154

    Por falar em versões e em HB20, a quantidade de versões que o compacto coreano tem é um verdadeiro quebra-cabeça… Até o HB20X, que em tese deveria ser uma configuração só, é ramificada em duas. Tomara que na próxima geração definam melhor quem é quem. Comfort, Style e Premium já seria um bom resumo.

  • A série especial For You trazia ainda as rodas de liga leve 15″ da versão Premium.

  • Catucadao

    varias versões

  • ObservadorCWB

    Versões sobre o mesmo tema….. As Spicy e R spec são “brincadeira”…só pode.

  • zeh

    a Hyundai esqueceu de mudar a cara,m parou no tempo???… estamos de novo na copa do mundo e eles com a mesma roupa só criando versões???…o Santa fé já mudou duas vezes…

    • TijucaBH

      Ka lançou em 2012 e até agora nem facelift fez.

      Novo palio nasceu em 2012 e morreu no ultimo natal também sem nenhum facelift.

      Onix foi lançado mais ou menos na mesma epoca e some te teve um facelift igual o hb20 teve.
      O Gol e Fox usam a mesma carroceria a muito tempo e vao sobrevivendo só mudando algumas coisas, mas nada de nova geração.

      Peugeot 208 veio em 2013 e teve um microfeacelift, bem menor que hb20 e onix.

      feiEtios tambem lançou em 2013 e teve um facelift pra deixa-lo menos feio, porque binito nunca vai ser.

      Nissan March tambem foi lançado em 2013 e teve um bom facelift mas nada de carroceria nova, mesmo já tendo mudado por inteiro lá fora.

      Sem querer defender, mas nao foi a Hyundai que parou no tempo, foi nosso mercado que recuou aos numeros de 10 atrás e fez com que as montadoras segurassem um tempo investimentos em alguns segmentos. No segmento de suv, que é mais rentável e está crescendo bastante, os investimentos continuam a pleno vapor!!

      • Unknown

        Desde quando o novo Ka foi lançado em 2012?

        • TijucaBH

          Ops, comi bola mesmo. Lançou em 2014. De qualquer forma, lá se vão 4 anos sem nenhuma mudança…

          • Unknown

            Não acho muito tempo 4 anos, mas de qualquer forma está previsto um facelift em breve…

            • TijucaBH

              Particularmente tambem acho que nao, mas citei isso porque o pessoal ta falando que o Hb20 está cansado, sendo que con 3 anos ele teve um facelift e nao completou nem 6 anos, portanto pra mim nao está cansado

              • Unknown

                Acho o visual do HB20 muito moderno ainda também, mas acredito que terá que ser renovado em, no máximo, 2 anos!

  • Ricardo

    Está na hora de uma geração nova né!

    • O carro não tem seis anos de mercao ainda. Se troca cedo, reclamam, se demora, também. Brasileiro é estranho. Temos o Fox com a mesma geração desde 2002, e apenas 4 facelifts, tivemos o último Palio, que durou de 2011 até 2018, sem um facelift sequer, e no mesmo ano do HB20 tivemos o Onix, e ninguém pede nova geração. A Hyundai está dentro do tempo.

      • Ricardo

        Ônix já mudou e HB20 nem facelift.

        • Alexandre

          como que HB20 não teve facelift?

          • Ricardo

            Teve! Nem percebi! Haha

        • O HB20 já teve facelift também, em 2015, para linha 2016.

          • Ricardo

            Nos mínimos detalhes.

  • mattgearhead

    Séries especiais são apenas uma bela desculpa para despachar lotes que ficaram encalhados no pátio, por ex. quando tem muito carro de cor vermelha sobrando, vão lá e colocam uma roda de liga leve e uns adesivos e vira a série especial “sport”, quando tem uma versão pelada que não vende nada, vão lá e colocam uns apetreichos tecnológicos e direcionam p/ público jovem, isso é uma velha artimanha das montadoras que todo mundo já conhece.

    • A Hyundai não tem pátio. Os carros são produzidos vão direto pros caminhões rumo as concessionárias. Qualquer excedente, ela já exporta para Uruguai e outros países latinos em que a linha é comercializada.

      • Alexandre

        Dimithri, essa estratégia a Hyundai faz global ou só regionalmente? Aliás bem interessante essa curiosidade, sempre bom ver membros aqui agregando conhecimento…

        • No Brasil e nos EUA, sim. Na Coréia do Sul ela tem a maior fábrica de carros do mundo, que atende todo restante do mundo, tendo uma infraestrutura portuária própria e com isso, pátio para deslocamentos. Na Índia, eles possuem possibilidade de estocagem, mas também acabam exportando excendentes, buscando sempre produzir o que irá vender, ajustando a produção para que não se tenha excedentes significativos ou estes nem ocorram.

      • mattgearhead

        Então o que são aqueles mais de 5 mil HB20 no pátio da fábrica em Piracicaba?

        • Não tem nem pátio em Piracicaba, quiçá 5.000 HB20. Só tem área de carga lá.

          • mattgearhead

            Só posso estar cego então. Veja com teus prórpios olhos quando for a Piracidaba, o tamanho do pátio de HB20’s que tem lá. é carro pra dedéu.

            • Deves ter visto quando estavam embarcando unidades para exportação, juntamente com unidades para concessionárias.

  • Dia

    É só pintar a roda de grafite que já é série especial. Quero ver na hora da avaliação.

  • Rafael Curitiba

    Isso é péssimo , depois se precisa de uma peça que só essas versões tem é a coisa mais triste do mundo conseguir , alem de raro ainda fica caro ( rimo kkkk )

    • Todas as séries especiais da linha HB20 são feitas com peças de prateleira da marca, mesclando partes de diversas versões.

  • Daniel dos Santos

    So gambiarra pra recuperar a previsao dw budget que nao sera atingido

  • Maurício Shimada

    Eu tenho um HB20 edição especial 35 anos CAOA, exemplar dos mais raros, possui lanternas dianteiras exclusivas em led, li em algum lugar que foram 285 unidades vendidas no brasil. Podem procurar e fazer um adendo na matéria! Coisa linda!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email