EUA Segurança Trânsito Vídeos

VÍDEO: Carro faz ultrapassagem irregular e provoca acidente com outros dois

Agradecimentos ao Sergio Quintela.





  • pedro rt

    o melhor foi a musica de ballet russo… kkkkkkkkk

    • Fabio Marquez

      Eu ri demais desse detalhe, o refrão chega na hora que a m* começa.

    • Maycon Farias

      Linda música de fato.

    • kkkkkkkk. No inicio parecia só uma paisagem, ai chega o refrao e está feito a dança. kkkkkk. Muito boa. Mah oeeee!!

      Agora, falando da cena, eu JAMAIS teria batido. Eu ultrapasso pela direita, pela esquerda, por cima, sou daqueles que pilota fazendo minhoca. (nao sou hipocrita). Mas eu nunca pensaria em passar justo no momento que dois carros a minha frente estão grudados. Nossa, isso é tao obvio, ate quando pedala bicicleta isso é obvio. Alem do mais, antes da zona ser feita, é previsivel que o carro prata em algum momento iria para faixa da direita, então para que eu vou querer passar pela faixa da direita? O correto é ficar atras do carro preto, isso sem mencionar que passar pela faixa direita é contra lei.

      Será que o ESP teria salvo?

      • Luis_Zo

        Tem um detalhe sutil LB, passar pela direita não é contra a lei, ultrapassar pela direita que é. Apesar que passar pela direita é um tanto quanto perigoso e a maioria das vezes desnecessário… mas enfim.

        A ultrapassagem é definida por duas mudanças de faixa.

        • Ele estava na faixa da esquerda, e mudou para faixa da direita a fim de passar. Logo se caracteriza ultrapassagem.

          • Gabriel Oliveira

            Isso é passagem, não ultrapassagem

          • Gabriel Oliveira

            CTB Art. 33: movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no
            mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego,
            necessitando sair e retornar à faixa de origem.

            Logo percebe-se que ele não tem necessidade de voltar pra faixa de origem, pode pegar outra faixa e “passar”, quem foi imprudente foi o cara de preto que forçou a ultrapassagem, sendo que o cara tava na mesma faixa que ele ainda.

            • Linkera

              Experimenta “passar” um veículo trocando de faixa da esquerda para a direita perto da Polícia Rodoviária para você ver o que eles entendem por ultrapassagem… certeza que a multinha vai chegar em casa, vai recorrer? Com que provas?

              • Gabriel Oliveira

                qual o problema? fiz isso algumas vezes e nenhuma viatura me seguiu ou me deu multa.

                • Absurdo

                  Depende da situação, tudo depende. Se tu pegar um polícia, ou melhor, um guarda municipal em um dia ruim, já era, ele criará um motivo pra te incomodar.

                  • Gabriel Oliveira

                    Claro que tudo depende, posso ta passando na rua e um policial falar que sou bandido, ai terei que provar que não sou. Isso pode acontecer com qq um mesmo estando certo.

              • Gabriel Oliveira

                Não tem problema, o problema tá em vc não saber da lei ou não saber interpretar ela. Ninguem vai te multar pq vc botou pra direita e foi embora, o conceito de ultrapassagem é diferente desse.

                • Linkera

                  Então continue “passando” pela direita, mas espero que não aconteça com você o mesmo que aconteceu com o cara do vídeo. Boa sorte!

                  • Gabriel Oliveira

                    Eu tenho noção, se eu visse esse carro atrás andando que nem um doente e qrendo passar escorando no Lancer pelo acostamento, lógico que eu tiraria o pé. Mas eu to passando na faixa do lado do cara não me torna culpado, culpado foi o outro que forçou e bateu.

                    • Linkera

                      Sim, as coisas nunca vão acontecer comigo, sempre com os outros.

                      Vou te colocar uma situação: Tem um carro andando a 100kmh na faixa da esquerda, eu venho a 140kmh e já jogo pra faixa da direita para “passar” e, simultaneamente, o carro da frente também joga para a direita para liberar a faixa da esquerda, não deu tempo de eu frear e eu colido! De quem é a culpa?

                    • A culpa é sua por ser nub. kkkkkkkk. Por isso eu sempre falo, pilotar tem que ter bom senso, boa previsibilidade, etc. E se alguem dizer que estou errado, isso não faz os nubs ressuscitarem dos acidentes. Isso me lembra do meu amigo andando tranquilo na faixa esquerda da avenida, e estava vindo um carro a direita dele bem mais rapido. E logo a frente um carro que vinha da outra rua entrou na avenida. Moral da historia, eu diminuiria a velocidade para dar a minha frente ao cara que está vindo em alta velocidade. Mas o meu amigo ignorou, e o carro da direita quase bate nele para nao bater no carro que entrou na avenida. Ai perguntei: “Pq voce nao deixou ele entrar a sua frente?”. Ele respondeu: “Pq eu tenho que freiar para uma cara que está errado, o problema nao é meu”. kkkkkkk. No transito, nao tem essa de quem está errado ou certo, e sim quem tem senso e dirigir na defensiva. Eu dirijo ofensivo, mas com previsibilidade defensiva. Ou seja, sou um fenomenoooo. kkkk

                    • Linkera

                      Justamente! A culpa seria minha! É isso que eu estou tentando explicar para o amigo ali de cima, mas ele insiste em dizer que ele está certo em ultrapassar pela direita se ele não retornar à faixa da esquerda imediatamente.
                      Cada um que eu vejo aqui viu rs

                    • Holandês Louco

                      A culpa seria sua por dois motivos: excesso de velocidade e ultrapassar pela direita.

                    • Gabriel Oliveira

                      Se vc ja tinha mudado de faixa e ele invadiu a sua p mudar a culpa eh dele. Mas acima da permitida capaz de vc pagar o pato

                    • Linkera

                      Não cara, se vc mudar para a faixa da direita para fazer a ultrapassagem a culpa é sua independente de estar dentro ou fora do limite de velocidade.
                      Está no CTB, ultrapassagens devem ser feitas à esquerda, e quando eu digo ultrapassagem é indiferente você retornar à faixa ou não, o ato de trocar de faixa e passar o carro da frente se caracteriza como ultrapassagem.
                      Mas se você não tem inteligência o suficiente para entender o CTB, sinto muito, não sou eu que vou te ensinar.
                      Recomendo fortemente você voltar ao CFC porque se você faz ultrapassagens à direita por achar que se trata de “passagem” eu não quero nem imaginar o que você faz mais no transito utilizando do seu próprio achismo e convicção.

                    • Rafael Oliveira

                      Eu digo que 80% dos acidentes poderiam ser evitados se motoristas soubessem usar a SETA!!!! no video nem o carro preto e nem o prata usaram a seta.. E tenho quase certeza que o cara que filmou tudo também não usou!

              • Piloto

                Linkera, é isso mesmo!
                Meu sogro levou uma multa assim. Ele “passou” uma viatura da policia rodoviária que estava lenta na pista esquerda, e passou pela direita. Resultado: multinha no mês seguinte.

                sacanagem né ? kkkkkk

                • Linkera

                  Finalmente um exemplo rsrs

                  E não pára por ai… caso o seu sogro se sentisse injustiçado, como ele recorreria? Como ele provaria sua inocencia? É impossível pois as multas são aplicadas baseando-se na fé pública, ou seja, acreditando cegamente no agente… cabe ao réu, no caso o motorista, provar a sua inocência e não ao estudo provar a sua culpa…

                  Complicado, por isto quanto menos motivos dermos, melhor

          • Luis_Zo

            Gabriel já respondeu, mas não custa reforçar:

            Ultrapassagem, segundo o dicionário:

            substantivo feminino

            ato ou efeito de passar à frente de pessoa ou veículo indo no mesmo sentido.

            “passar à frente (com crase)”.

        • Se me lembro bem das aulas de legislação, a única possibilidade de passagem pela direita permitida pelo CTB é quando o veículo que está a frente vai convergir a esquerda.

          Pelo menos foi isso que me ensinaram.

          • Luis_Zo

            art 199 CTB

            ULTRAPASSAR pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que vai entrar à esquerda.

            Ultrapassagem, segundo o Anexo I do CTB, é o “movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem”.

            Somente comete a infração do artigo 199 o condutor que sai de trás de um veículo, passa por ele utilizando a faixa da direita e retorna à sua frente, de maneira sequencial, não sendo considerada irregular, pelos conceitos do Código de Trânsito, a mera PASSAGEM por outro veículo (“movimento de passagem à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade, mas em faixas distintas da via”) ou a transposição de faixas (“passagem de um veículo de uma faixa demarcada para outra”), a qual pode ser realizada tanto pela esquerda quanto pela direita, de acordo com o artigo 29, § 1º, do CTB.

            É sutil a diferença entre passagem e ultrapassagem.

            • Mas ele estava na esquerda, e só nao completou a ultrapassagem por ter batido. O que voce diz ser normal, é a zona que se ve na marginal tiete. Todo mundo passando por voce de todos os lados e cruzando a sua frente. Quem vem de fora (do país) fica abismado.

              • Luis_Zo

                Calma lá LB, não julguei a situação como “normal” em nenhum momento. Meu ponto até agora é a diferença entre passagem e ultrapassagem, sendo essa ultima pela direita prevista como infração.

                Mas agora sim, julgando os três motoristas do video, são três motoristas ruins. Um em velocidade de cruzeiro, na pista da esquerda quando tinha pleno espaço na da direita, distraído (pois demorou a ver o outro carro chegando). Outro em alta velocidade, da a vez pra um em mais alta velocidade ainda passar. Depois não percebe a mda que ta acontecendo e continua acelerando seu carro. Por ultimo o carro que ultrapassa “inventando espaço”. Se existisse uma escala de coisa errada, esse seria o com a pior nota, entretanto os três “estão errados”.

                • Eu nao concordo com essa interpretação da lei, porem concordo que os tres estao errados. Mas o verdadeiro nub é o que bateu, pois se voce ve um cavalo no acostamento, a primeira coisa a fazer é diminuir a velocidade ou ficar bemmmm experto. Nao adianta depois por a culpa no cavalo, já que isso era previsivel. Nenhum dos dois carros a frente se chocou, o nub foi o carro filmador que nao previu. Na lei o culpado e causador é o carro preto, mas na pratica o nubao é o filmador.

                  • Rafael Oliveira

                    Será mesmo, se ele fosse tão NUB não teria tirado o carro a tempo. Uma coisa te garanto o carro dele não tem ESP. Se tivesse a trajetória teria sido corrigida.

                    • Donde que tirou o carro a tempo? Ele bateu.

                    • Rafael Oliveira

                      O Primeiro desvio com sucesso, aos 43 segundos, já aos 46 ele perde o controle por não ter ESP ou ele tão te agido como esperado, aos 48 existe a colisão.

              • Rafael Oliveira

                O carro preto está totalmente errado, não havia espaço suficiente para ele realizar a manobra.

                Pela quantidade de carro se passam pela tiete, pode-se considerar que tem até um numero baixo de acidentes.

                • Eu nao disse que o carro preto estava certo, mas o nub foi o filmador. Quantidade de carro significa baixo numero de acidentes? Vixe, então as vias de 6 faixas nos states seria walking dead. SQN. kkkkk. E olha que os taxistas lá correm mais que o Vin Diesel.

            • Rafael Oliveira

              Desenhando,
              Ultrapassagem, usar outra faixa para passar um veiculo e depois voltar.
              passar.
              Passagem estar localizado em uma faixa diversa da do veiculo mais lento, e passar por ele se mantendo sempre em faixas distintas

        • leandro

          Se vc quiser ultrapassar pela direita (ou passar como vc diz) pode, mas ta errado..
          Então se quiser fazer errado vc pode, mas reza bastante

          • Luis_Zo

            Leandro, são duas coisas diferentes, passar e ultrapassar, e não, passar pela direita não esta errado de acordo com o CBT. Ultrapassar sim. Veja a resposta que eu dei pro Sam86 mais acima.

            Pessoalmente eu evito passar pela direita e nunca ultrapasso pela direita, pois sei que é algo arriscado pra mim e pro resto do transito.

            Mas sem hipocrisia, faço sim as vezes passagem pela direita. Não, não estou errado como você diz. Tenho a consciência tranqüila que não estou fazendo nada de errado.

            E não rezo, pois sou ateu.

            • leandro

              Eu li a discussão toda, vi que não há consenso, qdo digo que está errado não falo em legislação e sim em costumes.. A reação de golpe é pra direita, então passe ali por sua conta e risco..
              Assim como usei rezar como forma de expressão, a mim não importa o credo das pessoas

          • Rafael Oliveira

            Leandro se você na bandeirante entre Jundiai e São Paulo com 5 faixas, e tem um carro a 90km/h na faixa da esquerda. Ninguem que estiver nas outras faixas poderão ter uma velocidade superior a ele, pois se fizeram deveriam ser multadas, é isso que você disse?

            Alias como já foi citado está no CTB.

            • leandro

              Artigo 30 do CTB

              Capítulo III – DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
              Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:

              I – se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

              II – se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

              Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança

            • leandro

              Já que você gosta de exemplos, se vc estiver na BR 040 próximo a Itabirito/MG (rodovia do minério), que é pista dupla sem canteiro central e em região de serra sem nenhuma reta, e uma carreta bi-trem de 21m de comprimento e carregada com 45t de minério estiver a 60km/h na pista central vc tem coragem de ultrapassa-la pela direita??? Arriscaria sua vida numa ultrapassagem?

      • Duda Haddad

        Isso não parece ser no brasil.. e tem em países que não é proibido. Agora, no restante concordo com você, o cara que estava filmando foi muito burro de querer passar.

        • Rodrigo Alves Buriti

          E não é mesmo, o carro preto é um Mazda 3 e a placa do Mit não é daqui.

      • Malvino Jose Moreira Junior

        Isso ai lucro! O artigo 30 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que todo condutor, ao perceber que outro motorista que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá, se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha. O parágrafo único complementa: os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

        Infração

        De acordo com artigo 198, deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitada é uma infração média, penalizada com multa. O artigo 219 completa: transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita, é infração média.

        Em resumo, se um carro aproxima do seu e pede passagem, pode ser que ele seja um apressadinho, sim, que apenas quer chegar mais rápido ao seu destino. No entanto, não cabe ao motorista da frente decidir a velocidade que o outro deve trafegar, mesmo que esteja cometendo um excesso de velocidade. Isso deve ser considerado pelo simples fato de, quando um veículo pedir passagem, você não pode julgar se ele estará certo ou errado. Pode ser uma situação de emergência. O automóvel em alta velocidade pode estar deslocando algum ferido, uma gestante, enfim, alguém com necessidades urgentes.

        • Malvino Jose Moreira Junior

          Lembrando que isso é para o Brasil não sei lá fora.

      • 1945_DE

        ESP não salva jumento na direção. E esses 3 são quadrupedes. Tinham que estar puxando carroça. Faço a mesma coisa não tem lado para passar. O meu recorde está em 5 carros ultrapassados em uma única ultrapassagem costurando em avenida lotada. Tem hora que a paciência fica curta.

    • Sergio

      pra quem gostou da musica, joga no youtubis:

      Edvard Grieg – Peer Gynt Suites realmente mto bonita.

      edit: ah, e viva o soundhound hehe

      • Sergio

        essa suite é mto boa, a segunda parte é igualmente boa, toca acho que em desenhos animados, acho que ja vi no do tom e jerry :)

        youtu. be/O2gDFJWhXp8?t=818

    • Mizeravi Acertô

      Errou feio parça. Peer Gynt foi uma peça teatral musicada por Edvard Grieg. Ele era norueguês. Não tem nada de russo nessa parada.

      • Sergio

        Acho que ele quis dizer que é a musica é ‘do tipo ballet russo’.

    • Antonio Sergio

      Trata-se na verdade, de uma composição de Edvard Grieg (1843-1907), compositor norueguês do período romântico, denominada “Amanhecer”, prelúdio do 4º ato da obra Peer Gynt. É belíssima e para quem tem a necessária sensibilidade “sente” o amanhecer acontecendo.

  • Blessa

    Que merda.

  • Cyro

    Não justifica, mas pq o lancer não saiu da frente? a pista da direita estava totalmente livre.

    • Linkera

      Pode ser que ele nao tenha visto o cara vindo rápido atrás dele, ninguem é obrigado a dirigir olhando par ao retrovisor o tempo todo.

      • Gu.

        Não se sabe se o motorista tava olhando no retrovisor, ou não, mas é fato que ele tinha a opção de mudar de faixa, por precaução, uma vez que, aparentemente no trecho do vídeo as condições da rodovia eram boas em todas as faixas. Acredito que estar alerta ao que acontece ao redor nunca é demais.

        • Gu.

          Aproveitando, o carro que tava atrás gravando poderia ter reduzido quando viu o outro fazendo uma ultrapassagem irregular, mas continuou proximo aos dois veículos da frente.

          • Edson Fernandes

            Complicado, mas para mim, a imprudencia do cara que foi a direita dar uma de espertão sequer percebeu isso. Deve ter visto depois que viu o video de autoria propria.

            Isso que demonstra no video é um verdadeiro exemplo de egoismo de todos eles:
            – Um forçando ultrapassagem
            – Um rodando na esquerda sem necessidade
            – Um forçando ultrapassagem irregular a direita

      • Walter Augusto

        Mas é obrigado a andar na pista da direita

        • Stéfano

          Não é obrigado não, é obrigado a dar passagem e foi o que ele fez no susto, mas tinha outra anta cortando pela direita

          • Angelo_RSF

            A pista da esquerda é para ultrapassagens. Trafegar constantemente pela faixa da esquerda em rodovias com mais de uma faixa é passível de multa.

            • Stéfano

              Viaja não man kkkk

              • Edson Fernandes

                Ele está certo quanto a esquerda viu. Vc pode tomar multa a 180 e estar errado qto a isso, mas só porque o outro esta no limite da via, não o torna dono dele e é passivel sim de multa.

                • Stéfano

                  Você está errado. O CTB define que o veículo que transitar na esquerda e não der passagem, leva multa. Define também que veículos lentos e de carga devem permanecer à direita, passível também de multa ponto. Nada consta quanto a andar na esquerda, a não ser que você queira entrar na discussão filosófica de conceito de veiculo lento.

                  • Edson Fernandes

                    Mas é justamente isso que quis dizer.

                    Se vc estiver a 180 na esquerda querendo passar alguem a 120, essa pessoa deve dar passagem por mais que pela velocidade vc esteja errado.

                • Stéfano

                  O que o amigo disse foi que o simples fato de andar na esquerda sem transito leva multa e é isso que eu refutei

                  • Edson Fernandes

                    Entendi. Nesse caso não toma mesmo.

          • Rafael Oliveira

            Anta foi ele de mudar de faixa sem olhar no retrovisor!

            • Stéfano

              Só um detalhe: ele foi empurado. Ele é o menos errado na situação. Foi lezado, admito, mas ainda assim não dá pra culpá-lo

        • Linkera

          Engraçado, não me lembro o código de transito que obriga os carros a andarem na pista da direita.

          • Holandês Louco

            ei-lo: art. 185, II do CTB prescreve como infração de trânsito deixar de conservar “nas faixas da direita” (no plural) os veículos lentos e de maior porte; enquanto isto, o art. 198 do mesmo Codex determina que é infração “deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado”.

            • Stéfano

              Procure melhor a definição de veículo lento, espertalhao. Povo aqui parece advogado, procurando nas entrelinhas alguma brecha kkk

              • Holandês Louco

                Cara, você viajou na maionese.
                Não entendeu nem o contexto.
                Eu respondi ao comentário dele sobre lei obrigar à andar na esquerda, não ao vídeo.
                Te faltou esperteza para não ter percebido.

            • Stéfano

              Veículo lento é um veículo que mesmo se quisesse, não acompanharia a velocidade da via.

              • Holandês Louco

                Onde está esta definição no CTB?
                Isso que você escreveu é a sua definição.

          • Alexandre Maciel

            CTB.

            Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

            IV – quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

            Se a pessoa está dirigindo tranquilamente, apreciando a paisagem, tem obrigação de ficar à direita. Aliás, esse é um dos grandes problemas do trânsito brasileiro. Não é incomum encontrar dois motoristas “tranquilos” desfilando lado a lado, obstruindo a passagem de quem quer andar na velocidade regulamentada para a via.

      • !Marcelo Surf!

        A faixa da esquerda é exclusiva para ultrapassagem, se você faz uso dele tem que ser com responsabilidade e tem olhar no retrovisor constantemente, aliás olhar no retrovisor constante é obrigação para quem tem cnh.
        Contudo, o maior erro ao meu ver é do motorista que faz o vídeo, que estava ultrapassando pela faixa da direita, mesmo sabendo que o motorista do carro preto estava forçando a ultrapassagem, ou seja, uma situação de risco total pois o lancer a qualquer momento poderia mudar de faixa como o fez. Ou seja, quis dar uma de esperto e levou a pior.
        Os três estão errados, pois o carro preto não devia ter forçado a ultrapassagem, se o lancer não saiu da frente por desatenção a obrigação dele é sinalizar e esperar ele sair e não fungar no cangote do empata foda.

        • Linkera

          Equivoco seu. A faixa da esquerda é uma faixa de rolagem como qualquer outra, a diferença é que qualquer ultrapassagem tem que ser feita à faixa imediatamente à sua esquerda.

          • Michel Soares Pintor

            “O artigo 30, inciso I, contempla justamente a única situação em que um veículo deve deixar livre a faixa da esquerda: quando existir outro que o segue, com o propósito de ultrapassá-lo; exigência que se aplica inclusive quando o veículo (a ser ultrapassado) já se encontra no limite de velocidade da via, sob pena de cometimento da infração de trânsito de natureza média, prevista no artigo 198 do CTB.”

            • Linkera

              “quando existir outro que o segue”

              Há a obrigatoriedade de deixar passar, mas a faixa não é “exclusiva” para ultrapassagem, logo é uma faixa de rolagem como qualquer outra.
              Seguindo seu raciocínio, ninguém poderia rodar na faixa da esquerda,somente para ultrapassagens, e logo depois da ultrapassagem este teria que voltar à faixa da direita, o que não é factível.

              • Michel Soares Pintor

                Esse é um artigo do CTB.

                • Linkera

                  Sim, mas você não está sabendo interpretar o mesmo. Só há a obrigatoriedade de liberação da faixa QUANDO houver veículo querendo ultrapassagem.

                  Logo, quando NÃO HOUVER veículo querendo ultrapassar você pode trafegar por ela normalmente pois é uma faixa de rolagem como qualquer outra.

                  • Michel Soares Pintor

                    Eu não estou interpretando nada, apenas citei o artigo!

                  • Sergio

                    Em direito publico, o que não é permitido, é proibido. Que é o contrário do direito privado, se não é proibido, é permitido. É nesse vácuo inclusive que atua o Uber.
                    Mas neste quesito, acho que quem manda nesta questão é o artigo 29 mesmo.

              • Pior que no Japao é assim. Os apressados (acima do limite) ficam na faixa de ultrapassagem. Ou seja, os normais tem que voltar pra faixa lenta assim que fazer a ultrapassagem. Mas no Brasil eu nao saio da faixa esquerda de jeito nenhum, pois já estou no limite de velocidade da via, e não tenho obrigação de ficar dando passagem para bandidos. MAS, agora que li esse “novo” texto do CTB Digital, vejo que tenho que dar pssagem, mesmo que eu já estou no limite da velocidade. Eu nao concordo com essa lei, pois toda vez que eu alterar de faixa é motivo para possivel acidente. Mas se está na lei, agora vou ter que andar como mocinha, na direitinha. kkkk

        • Sergio

          Palavras do Bob Sharp, do AE:

          O Código de Trânsito Brasileiro estabelece no Art. 29, Inciso IV que “quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior
          porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.

          Por outro lado, como deixar de dar passagem pela esquerda quando solicitado é tipificado no Art. 198 do CTB como infração média (4 pontos na CNH e multa de R$ 85,12), é sinal de bom senso e, sobretudo, inteligência, não permanecer na últma faixa da esquerda caso se possa utilizar a penúltima. Até
          como postura de segurança, pois faixa da esquerda e da direita livres (ou o acostamento numa rodovia de duas faixas apenas) deixa espaço para manobra em caso de algum imprevisto.

          Importante salientar que mesmo trafegando no limite de velocidade da rodovia, quem estiver ocupando a última faixa da esquerda é obrigado a dar passagem. Mesmo que esteja a 250 km/h esse motorista é obrigado a dar passagem
          pela esquerda para um carro que esteja mais rápido.

      • Adriano

        Quando está na esquerda, sua obrigação é olhar no retrovisor o tempo todo, principalmente em estrada.

        • Linkera

          Isso segundo quem?

          Eu posso tranquilamente rodar na faixa da esquerda e dar espaço para ultrapassagens sem ter que ficar o “tempo todo” medindo no retrovisor se o carro que está vindo lá atrás está numa velocidade maior do que a minha ou não. Se ele estiver perto, a responsabilidade de sinalizar a ultrapassagem é dele (seta à esquerda) e a minha responsabilidade é passar para a faixa da direita tb sinalizando.

          • th!nk.t4nk

            Tá no código de transito cara. A esquerda é só pra ultrapassagem.

            • Linkera

              Não, a faixa da esquerda é PARA ultrapassagem e não SÓ para ultrapassagem.

              Como exemplo, uma faixa exclusiva de ônibus é SÓ para ônibus. Enquanto isso não é aplicável à faixa da esquerda, que é uma faixa de rolagem normal. Não há a exclusividade de ultrapassagem, mas há, sim, a obrigatoriedade da liberação da faixa QUANDO houver veículo querendo ultrapassar.

          • Zoran Borut

            Você não precisa olhar o tempo todo no retrovisor. Não precisa dirigir defensivamente. Nem chorar as pétalas quando um caminhão desgovernado atropelar seu carro num declive a 140 km/h. A vida é feita de escolhas, eu escolhi esperar (o momento certo para ultrapassar, bem entendido hehehe).

            • Linkera

              Se o caminhão estiver desgovernado não há escolhas.

              • Zoran Borut

                Em descidas e com dezenas de toneladas no lombo, eu prefiro não confiar nos freios de caminhão velho. Já perdi amigos de infância em situações assim.

                • Linkera

                  Justamente, por isso que quando eu vejo um veículo vindo mais rápido na faixa da esquerda eu cedo passagem.
                  Meu ponto é: não sou obrigado a olhar de 10s em 10s no retrovisor para ver se vem uma ferrari a 280kmh ou um caminhão velho.

          • Adriano

            É mesmo? Ele sinaliza, vc não olha retrovisor, da no mesmo, a responsabilidade de olhar continua sendo sua

      • Angelo_RSF

        Desculpe mas o motorista deve dirigir atento ao retrovisor sim. Ao menos deveria ter notado pela visão periférica que tinha uma “mancha preta” nos retrovisores.

        • Sergio

          o linkera falou groselha, se vc está na esquerda, tem que olhar sim, talvez se vc estiver no seu lugar, na direita, até nao precisa ficar tanto de olho. mas é tipico dos alugadores da esquerda, eles ficam lá e o espelho é enfeite.

          • Linkera

            Veja que eu disse que ninguem é obrigado a dirigir olhando o tempo todo para o retrovisor, mas concordo que quando é percebido que um carro quer ultrapassar temos a obrigação de ceder a faixa.

            • Sergio

              é, é mto relativo o que seria esse ‘o tempo todo’. depende da intensidade do trafego tb. sei lá, olhar uma vez a cada 1min, 30s, sei lá… :) eu já vou pra esquerda pra nao ter que ficar olhando, ou se estou na direita, ando mais rapido. o problema tb é que a via da esquerda costuma ser pior, que é onde os caminhoes trafegam

              • Linkera

                Você inverteu os lados no seu comentário mas eu entendi o que quis dizer.
                Concordo que 1m30s é um tempo bem regular, mas é suficiente para um carro que vem a 50% a mais da sua velocidade colar em você (principalmente em estradas sinuosas ou com grandes aclives e declives) colar na sua traseira e você só perceber quando ele estiver te dando farol, seta.

                • Sergio

                  ah eh, inverti mesmo :)
                  (vou editar para melhor compreensao)
                  qto ao tempo, quis dizer a cada 30s ou a cada 1min. enfim, o que manda mesmo é o bom senso.

                  • Linkera

                    Sim. Vale mencionar que não sou puritano, eu dirijo rápido em estradas e acho normal eu ter que reduzir quando o carro da frente não percebeu que eu estou vindo mais rápido atrás. O que me deixa p. é quando o cara já me viu e ainda assim não dá passagem.

                    O mesmo é valido para mim, eu sempre dou passagem quando percebo que um carro está vindo mais rápido.

                    O ponto que abordei é que ninguém é obrigado a olhar pra trás o tempo todo, mas tem que olhar com certa regularidade sim.

                    Mesmo este tempo de 1 em 1 minuto, pode ser o suficiente para um carro colar em você e você só perceber quando estiver em cima.

                    Este é meu ponto, mas se você continua achando que eu falei groselha, é um direito seu. Abçs

                    • Sergio

                      ah, eu gosto de sair a tempo pro cara nao perder o embalo, mas acho que isso é reflexo de qdo eu tinha carro 1.0 e eu sei que é dose recuperar o embalo hehehe

    • Gabriel Oliveira

      O cara não dá sinal de luz, nem buzina, já chega metendo do lado do outro (que já tava numa velocidade boa). Ele tava pedindo era pra bater mesmo. O cara do lancer nem do q tavam gravando n tem culpa de nada

      • Wellington Myph13

        Não da pra ver se o cara não deu sinal de luz…
        Mas mesmo assim, se esta na esquerda, ao menos fique atento, pois você esta usando a única pista de ultrapassagem, e alguém pode estar querendo andar mais que você…
        E infelizmente, quem tem “culpa” é quem esta filmando, pois viu a situação do apressadinho e devia ter ficado pra trás, esperando o Lancer sair e depois ultrapassar pela esquerda também, mas não, ele foi pela direita e aposto que passou na cabeça dele “Agora eu passo o apressadinho aqui pela direita, só pra ele ver, kkkk”

        • Gabriel Oliveira

          Quem tem culpa é quem ta filmando? Tu viu onde o cara de preto meteu o carro pra passar o Lancer? O cara que tava filmando tava apenas passando, o conceito de passar e ultrapassar são diferentes. O cara de preto que deveria ter planejado melhor a ultrapassagem.

          • Wellington Myph13

            Eu vi onde o Mustang se enfiou, e foi exatamente por isso que ele é culpado. Tanto quanto o Apressadinho…
            Pode notar pelo vídeo que ele VIU a arte que o cara estava fazendo, estava na cara que o Lancer ia assustar e tirar pra outra pista, e mesmo assim ele não baixou a velocidade e continuou passando pela direita. E APOSTO que passou na cabeça dele aquilo que falei…

    • Racer

      E porque o outro animal forçou por fora?

      • Absurdo

        Verdade, não sei se nesta rodovia existe limite de velocidade, mas o que estava correndo, é que estava errado, não adianta.

        E outra, no momento em que a mãe bate o ponto na zona, todos podem ficar despreocupados, ela não irá entrar em outro desafio, ela irá aguardar seu filho ir busca-la, então, sem pressa, tá me entendendo?

  • Pior que o culpado nem parou. Acho que ultrapassagem irregular numa rodovia com três pistas deve ser o cúmulo da irresponsabilidade.

    • Linkera

      2 pistas, a outra era acostamento.

  • Rodrigo

    O carro que estava filmando era um Sonic.

    • Ricardo

      Muito rápido para ser!

      • Rodrigo

        Parece ser nos EUA, não se esqueça que lá a motorização é 1.8 Ecotec (como o do Cruze) ou 1.4 Ecotec Turbo.
        Reconheci pela porção visível do Painel.

        • Lukoh

          Pelas placas não foi nos EUA, mas Rússia ou algum país do leste europeu…

          • Rodrigo

            Whatever… Pode ser na Russia, na Bulgaria, na China, no inferno… Isso pouco importa.
            O fato é que o carro que estava filmando é um Sonic.

        • celso

          Nos EUA ninguém faz isso.

          • Rodrigo

            Tem certeza? Já vi cada orelhada lá… Não me espantaria se fosse lá.

            • celso

              Tem razão. Nos EUA também há esse tipo de gente.
              Mas o vídeo parece ter sido feito na Rússia. Lá praticamente todo mundo roda com uma câmera de vídeo no carro.
              Uns 10% do conteúdo do Youtube são de vídeos de barbeiragens e acidentes nas estradas russas.

  • Fabio Marquez

    Engraçado, mas não era para o sistema ESP ter uma ação maior nesse caso?

    • Gabriel Oliveira

      ESP é pra ajudar em um provável erro do motorista. Ai foi uma rodada provocada por 3º, não tem ESP que ajude.

      • Rafael Oliveira

        Como assim o cara virou muito o volante ai perdeu o carro e não conseguiu recuperar..

    • Wellington Myph13

      E o carro de quem esta filmando tem ESP? Ou esta falando do Lancer?
      Acho difícil aquele Lancer ter ESP também, já que a dona Miti só poe no GT AWD de 100mil reais…
      E Ao contrario do que o amigo ali disse, não é pra ajudar em um provável erro do motorista, e sim um provável obstaculo indevido no caminho, onde o motorista sem a ajuda do ESP jamais conseguiria colocar o carro de volta na pista.
      De qualquer forma a velocidade era alta e tinha um veiculo no caminho pra “acertar” e o Lancer que foi acertado, mesmo com ESP, acho que a pancada veio meio forte pro sistema poder fazer alguma coisa… talvez rodopiar menos, mas não impedir tudo…

      • Fabio Marquez

        Falo do carro que está filmando. Mas preste atenção que o video rola no EUA, onde é um equipamento obrigatório.

        • Wellington Myph13

          Sim, depois que notei…
          Mas o ESP acho que não ajudou muito ali ou pela falta dele, até porque pode ser um carro antes do obrigatório, e também porque ele pegou uma boa parte da areia ali na faixa de acostamento, pode ver o pózão que levanta, e junta com a possível virada brusca do volante pra voltar pra pista e não pra tentar endireitar o carro na pista de acostamento, deu nisso…

          • Rafael Oliveira

            o ESP teria que ter agido no primeiro desvido

            • Wellington Myph13

              Mas o primeiro desvio foi “normal” era como o condutor ir pra pista de acostamento, apenas mais rapido, ele não derrapou nesse momento.
              Ele derrapou depois que chegou naquela parte cheia de areia e virou o volante com tudo – Imagino eu que tenha feito isso, pq se ele tivesse apenas tentado endireitar o carro na pista de acostamento, não teria rodado. Apenas acho…

              • Rafael Oliveira

                Nessa ele já perdeu a traseira, e para corrigir fez movimento brusco onde ele bateu, no lancer e só depois ele faz mais o terceiro movimento com a finalidade de evitar a outra pista onde ele chegou no canteiro central

              • Rafael Oliveira

                Não estou considerando o posicionamento para a ultrapassagem, quando ele viu que o lancer iria mudar de faixa ele faz um movimento de desvio ai nesse ponto que ele perdeu o controle

        • Rafael Oliveira

          Só se eles mudaram o idioma nos EUA, pause e veja as placas..

      • Rodrigo

        Acho que não é bem assim, do contrário nunca mais veríamos acidentes envolvendo carros com ESP, o que não é verdade.
        No meu parco conhecimento, o sistema funciona detectando perda de tração em uma ou mais rodas e corrigindo isso através do corte de potência do motor, podendo também acionar um dos freios para tentar corrigir a trajetória e evitar a derrapagem.
        No caso do vídeo, o carro que estava filmando foi abalroado pelo Lancer e rodou. Ou seja, houve um agente externo que provocou a derrapagem. Talvez (fica a dúvida) o ESP tenha até ajudado no sentido de frear o veículo após o acidente, o que o impediu de atingir a pista oposta. Mas a tarefa de ter evitado o acidente era do motorita do carro com a câmera, que foi bastante imprudente ou imperito.

        • Wellington Myph13

          Exato, como mandei agora pouco ali, talvez nem tivesse ESP, ou se teve, não tinha como fazer milagre com o cara pegando uma boa porção de areia na pista de acostamento, veja pelo pózão que levanta, e com certeza o cara desesperou e ao invés de tentar alinhar o carro na pista de acostamento, já virou o volante com tudo pra pista…

          • Rafael Oliveira

            A terra sobre quando ele chega no canteiro central, o ESP deveria ter agido no primeiro movimento do carro que filmou..

            Mas não é de negar que novas tecnologias como frenagem auxiliar e identificador de objetos no ponto cego evitariam tal acidente isso é fato.

    • Lukoh

      Sim… mas perceba que a roda que inicialmente teria sido acionada pelo ESP nessa derrapagem foi justamente aquela que praticamente ergueu (traseira direita) com a batida…

      Sem contato com o solo, a atuaçao do ESP naquela roda se torna inócua.

  • Jackson

    Por isso eu sempre ando na direita deixando os apressados pela esquerda. Mesmo quando vou para a esquerda, depois volto para a direita. Já escapei de uma batida frontal andando na direita.

  • Ricardo

    Q FDP!

  • Mauro Schramm

    Junte 3 patetas ao volante e a lambança está feita!

  • Rodrigo

    Isso é o que dá ser “apressadinho”…
    Tá com pressa? Acordasse mais cedo!

    • Louis

      O pior é que o mais apressadinho escapou…

      • Pior por que?

        Ele é o único certo da história!

        Errados são o lesma songomongo do Lancer e o “esperto” que tentou ultrapassar pela direita.

        Espero que tenham aprendido a lição.

        • Portuga Goleta

          Certo?
          Não tem NENHUM certo, principalmente ele que forçou tudo isso.
          Todos estavam errados, mas o erro dele causou tudo isso.

        • Louis

          Certo não, você viu que ele forçou a passagem? Não havia espaço pra ele, enfio o carro e o outro se assustou e jogou para o lado, causando tudo. Neste caso, todos estavam errados.

        • MMM

          Ele não está certo. O fato do outro estar errado não lhe dá o direito de forçar passagem pelo acostamento.

        • EuMeSmObYmYsElF

          certo??? forçar a ultrapassagem POR FORA DA PISTA é certo agora??

          nem faz tanto tempo que saí do brasil e já mudou tanto assim???

  • Renan Lorenci

    A pista da esquerda deve ser utilizada somente para ultrapassagem, oque é muito difícil de alguns entender.

    • Absurdo

      Só para ultrapassagem? Olha, eu vejo desta forma, a pista da esquerda, é para você manter uma velocidade constante, no limite permitido pela pista. Lógico que se vem algum apressadinho acima da velocidade nesta pista, eu permito a ultrapassagem, porém, com calma e segurança.

      • Renan Lorenci

        É por esse tipo de pensamento que somos subdesenvolvidos e não lhe culpo, a nossa sinalização está errada, exemplo:
        Placa no brasil: veículos lentos mantenham a faixa da direita.(quem quer ser taxado de lento?)

        Placa Nova Zelândia: pista da esquerda somente para ultrapassagem.

        É um detalhe pequeno, mas a diferença é enorme

        • MMM

          Não é assim q funciona. Temos várias estradas com 2 pistas e a direita tomada por caminhões. Não é correto é nem seguro ficar mudando toda hora. O ideal nesse caso é trafegar pela esquerda e dar passagem quando for necessário e possível.

          • Renan Lorenci

            Falou um brasileiro que dirige errado na alemanha.

            • O Japao é como voce falou, mas eu penso igual como MMM. Mudar toda hora de faixa, sabendo que vai precisar denovo ir para faixa rapida, é melhor e mais seguro para TODOS que eu mantenha na faixa rapida.

            • MMM

              Falou alguém que não sabe:
              1- que não sou brasileiro
              2- que não moro na Alemanha
              3- que não sabe como eu dirijo.

  • Mr. Car

    Confiar em outro motorista me valeu um p*ta esporro do meu pai na primeira vez que ele me deixou dirigir um pouco na estada, logo depois de eu tirar minha CNH, he, he! Fiz uma m*rda das grandes: um caminhão à minha frente me deu seta sinalizando que eu podia ultrapassar, e eu fui com tudo. Realmente dava, mas podia não dar, e aí o velho deu um escândalo: NUNCA MAIS FAÇA ISTO!!! E SE O CARA ESTIVESSE A FIM DE TE MATAR? Não me pareceu lógico que o sujeito quisesse me matar por nada, mas por muitas outras razões, podia ter avaliado mal a situação, e aí, já era.

    • Louis

      O caminhão também pode estar sinalizando que vai encostar ou pegar uma via à direita, eu também não confio nem f….

  • Vattt

    Não é por nada, mas a curiosidade matou o gato! O carro branco só chegar mais perto, pra ver o imprudente do carro preto e no fim das contas atrapalhou o espaço de fuga do carro prata!!!

  • Wellington Myph13

    O Sujeito filmando é tão culpado quanto o Apressadinho…
    Viu que o Apressadinho ficou “preso” atrás do Lancer, e ao invés de ficar na dele, não, ele pensou “Vou passar ele aqui pela direita só pra ele ver, kkkk” e deu no que deu…
    O mais infeliz de todos foi o Lancer, que apesar de estar na faixa “errada” sem ao menos ficar de olho se ninguém queria ultrapassar ele (Afinal ele estava numa faixa de ultrapassagem), levou na cabeça por que pode apenas ter se distraído, e ainda se assustou…

  • Lukoh

    Os 3 erraram:

    – Lancer trancando passagem;
    – Preto forçou onde não podia;
    – Camera ultrapassando pela direita;

  • Zé Mundico

    O título do filme já diz tudo. Nunca confie no outro motorista nem “ache” que ele vai fazer isso ou aquilo.
    Não dá para dirigir “adivinhando” o que vai acontecer.
    Quem “acha” já perdeu.

  • Daniel

    Além do Lancer, que carro é o preto?

    • Israel Lucio

      parece que é Mazda, mas nao sei qual é o modelo certo.

    • Rodrigo

      Mazda 3 antes de 2014.

  • Nessas horas o controle de estabilidade faz uma diferença…

  • Bruno Brasil

    PQP, mas q merda esses 2 fizeram e fuderam com a vida do cara do lancer, brincadeira..

  • Adriano

    Isso se chama OtariousDasEsquerdas, aqueles caras que andam na esquerda sem olhar pra nada e não dão passagem, acho que agora ele aprendeu a sair da frente.

    • gustavo

      Por que o carro preto vazou ? por que não e Homem !! fugiu igual a um rato !!

      • Zoran Borut

        Ele simplesmente tratou de não ferir os próprios bolsos e deixar que os outros pagassem o preju. Mais ou menos como fazem grandes empresas (ou bancos) que se socorrem com dinheiro público (dos outros) em momentos de preju.

      • Zé Mundico

        Tá, se você você ficaria lá?

        • gustavo

          se você você ? isso(carro) ai e coisa de vagabundo,bandido.!!!

  • Pablo Alves

    Um idiota, parece no Brasil, pra que o cara ultrapassar desse jeito, e ainda sai de boa.

    • Zoran Borut

      Achei que fosse dizer que parece no Brasil pelo fato de os carros serem preto, prata e branco hehehe.

  • Michel Soares Pintor

    O costume de ficar dormindo na faixa da esquerda quando não tem ninguém na direita, pelo visto, não é somente dos Brasileiros!

    • th!nk.t4nk

      No fim os 3 estavam errados. Os 2 da ultrapassagem mais errados ainda, claro, mas o tiozao na esquerda deu muita bobeira também.

  • Angelo_RSF

    Três imbecís:
    Um por não dar passagem ao veículo que vem mais rápido na faixa da esquerda.
    O Segundo por forçar a ultrapassagem de maneira perigosa
    E o terceiro que vendo tudo isso e estando nítido que a coisa podia não acabar bem, vem com tudo pra perto dos dois manés em situação de risco.

    Pena que o motorista do carro preto saiu livre…deveria ter ficado com umas “cicatrizes” também…

  • Daniel

    Isso não é ultrapassagem irregular, é crime.

    • gustavo

      Falou com atitude !!

  • Mumm Rá

    Se existisse pena de morte para quem causar acidente no trânsito com mortes esse tipo de situação entre outros diminuiria e muito

  • PEDAORM

    Ri demais com a música, só pode ter sido colacada depois, não é possível!

  • EuMeSmObYmYsElF

    todo o mundo falando do Lancer “trancando” a faixa da esquerda mas ninguém falando da desgraça do Mazda preto forçando POR FORA DA PISTA!!!… na moral, vocês perderam a noção ..

    • Gabriel Oliveira

      eu falei isso aqui, falei o conceito de ultrapassagem e passagem do que tá filmando, mas o pessoal fez vista grossa pro carro preto, se ele não existisse na história, a gente nem tava aqui falando…

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Quase um GTA….

  • shdn2010

    Cade os retardad*s que dizem que somente quem anda de moto faz cagadas nas rodovias?

  • Mauricio

    O encontro de três jumentos kkkkk

  • Murilo Rodrigues

    95% do erro pra mim é do Lancer ficar segurando a faixa da esquerda o tempo todo e 5% do cidadão que estava gravando o onboard que dava tempo tempo de pisar um pouco mais no freio.

  • CÁSSIO

    nossa que barbeiragem , impressão minha ou o amortecedor dos 2 veículos estavam detonados os mesmos estavam saltitando d+ .

  • MMM

    Teoria muito interessante SE os veículos lentos deixassem o espaço necessário para isso. Além de não acontecer, nunca vi alguém ser multado por isso.

    A realidade é a seguinte: vc pega uma estrada com 2 pistas cheia de caminhões a 60 km/h. Vc vai na esquerda a 100km/h e se vier alguém a 120km/h você deixa passar quando for possível e seguro.

    Isso é bem simples. Quando vou ultrapassar nessas condições sempre aguardo o carro mais lento na minha frente ter condições de ir para a direita em segurança.

    • Renan Lorenci

      Cara você é tipo petista,
      Não adianta mostrar o certo, mostrar que há uma lei pra isso o seu jeito é o correto e acabou.

  • Lukoh

    Os americanos odeiam quem faz “tailgating” (andar colado)…

  • Mayck Colares

    Nossa, não querendo apontar quem tá errado e tal…mas só os 3 envolvidos estão!

  • Alessandro Dimon

    A culpa foi do Uber… sqn…



Send this to friend