*Destaque Fiat Sedãs Vídeos

Vídeo-teaser revela detalhes do Fiat Cronos

fiat-cronos-teaser-2 Vídeo-teaser revela detalhes do Fiat Cronos

O Fiat Cronos chegará em breve ao mercado brasileiro, com vendas esperadas para o primeiro trimestre de 2018. O sedã compacto da fabricante italiana sediada em Betim, não será brasileiro, vindo da Argentina. Perto do lançamento oficial, o modelo aparece em um vídeo-teaser divulgado pela FCA na internet.

Nele podemos ver claramente a silhueta do Fiat Cronos, que é derivado direto do Argo. O que se vê é um sedã compacto com porte não muito maior que um Grand Siena. O conjunto ótico frontal é semelhante em aspecto ao do hatch compacto, já oferecido no mercado brasileiro com preços a partir de R$ 46.800.

fiat-cronos-teaser-3 Vídeo-teaser revela detalhes do Fiat Cronos

O Fiat Cronos revela também o desenho das portas traseiras, com o devido clareamento da imagem. Há uma pequena elevação na base das janelas traseiras e os retrovisores possuem repetidores de direção. As colunas C deslizam suavemente sobre o porta-malas, que não é muito saliente. A tampa é curta e levemente curvada para ajudar na aerodinâmica. O para-choque dianteiro tem um desenho que parece ser exclusivo com molduras laterais diferentes daquelas vistas no Argo.

 

No vídeo da FCA, o Fiat Cronos revela também suas lanternas, que possuem assinatura em LED e formato triangular, com esse efeito visual contornando a parte externa da lente, que é dividida em duas partes pela tampa do porta-malas. O visual não fica longe do Fiat Argo, mantendo assim sua origem bem definida. A tampa é bem vertical e é até possível ver o nome Cronos estampado na parte inferior.

Nenhuma parte do interior é revelada no vídeo, mas o Fiat Cronos poderá ter muita coisa do Argo, diferenciando-se em termos de acabamento e design de algumas partes, a fim de dar uma identidade própria ao sedã, assim como ocorreu com o Grand Siena em relação ao Novo Palio, embora não compartilhem a mesma plataforma.

fiat-cronos-teaser-4 Vídeo-teaser revela detalhes do Fiat Cronos

O Fiat Cronos chegará ao mercado com motores Firefly 1.3 de até 109 cv e E.torQ Evo 1.8 com até 139 cv. A caixa de câmbio automático Aisin de seis marchas será a opção no motor mais potente, enquanto o mais barato ficará mesmo com o automatizado GSR-Comfort.

Espera-se uma boa oferta de equipamentos. como no Argo, além de alguns itens exclusivos, a fim de agregar mais valor ao produto. Com ele, a Fiat deve reduzir a oferta do Grand Siena e uma versão Fire pode surgir para ser a porta de entrada dos sedãs da marca. Entre-eixos um pouco maior que no Argo (2,53 m) beneficiará o espaço traseiro e o porta-malas, que pode chegar com algo em torno de 500 litros. Confira abaixo o vídeo-teaser da FCA:

  • Alex BH

    Tanto mistério pra mais um Siena? Ainda mais com esse E-Porq…

    • Iran Borges

      Pensei isso também.

    • durango

      Mais para um Línea, acredito

      • th!nk.t4nk

        Quisera fosse. Pelo menos o Linea era um Punto sedã. Já esse aí é derivado do Argos, “desenvolvido especialmente pro mercado brasileiro”.

        • Leandro

          Plataforma do Punto melhorada, ou seja, um ótimo carro.

          • marc west

            A Fiat faz essa salada mista de plataformas que a gente nunca tem certeza de nada. É a do Punto ou é a do Novo Palio modificada?

            • Leandro

              Punto.

            • Whering Alberto

              “Puntalio”.

  • Eduardo Sad

    Dizem que o Virtus vem com maior entre-eixos do que o Polo. Será que a receita se repete no Cronos em relação ao Argo?

    • NaoFaloComBandeirantes

      É uma boa pergunta.

      Entre Palio e Grand Siena há diferença de entre-eixos (2,42m vs. 2,51m).
      Porém, o Argo já tem entre-eixos de Grand Siena (2,52m).

      Portando, também estou curioso se o Cronos terá um maior que o do Argo.
      De toda forma, se repetir o espaço interno do Argo (o que é provável), será excelente.

      Uma coisa bacana do entre-eixos maior no sedan é a possibilidade de maior harmonia no design.
      Porém me agradou a traseira curtinha nessa foto de perfil lateral do Cronos.

      • Raimundo A.

        O Linea e o Bravo tem entre-eixos de 2,60m, enquanto o Tipo tem 2,62m salvo engano. Como o Tipo deverá ser ofertado na Argentina usando o 1.6 AT6 e o Cronos será produzido e vendido neste país e outros como aqui, bem como o Cronos não foi feito para ficar no mesmo patamar do Tipo, o entre-eixos deste pode crescer, mas não deve chegar aos 2,60m.

        Eu estimaria um entre-eixos no Cronos entre 2,55m e 2,57m por estar abaixo do Tipo, mas não acho que deixariam 5cm maior que o Argo porque comparado ao Grand Siena, se for maior, é pouco.

        Na prática, o Cronos, se tiver, terá entre-eixos pouco maior que o Polo e menor que o Virtus.

        • Paulo Lustosa

          Tipo tem 2,64

    • Raimundo A.

      Pelo tamanho do entre-eixos do Polo e flagras do Virtus, o sedã pode ter sua medida até 2,61m ao meu ver. O Jetta já tem um entre-eixos por volta dos 2,65m e a nova geração, talvez com aumentando, mude para 2,67m.

      • Lauro Agrizzi

        putz que fora.

        • Lauro Agrizzi

          Não seguiria seu palpite na Mega sena nem se fosse aposta paga.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    1.0 e 1.3 modernos a fiat tem e já acertou nesses motores, câmbio AT6 também, agora falta só um motor turbo pra tirar esse e-torq de linha. Ainda acho que o 2.0 tigershark cairia bem até a chegada de um motor turbo.

    • afonso200

      mas dai paga mais imposto

      • Alessandro

        nao paga, so paga acima de 2.0 e esse motor tem 1995cm3 fica dentro

    • th!nk.t4nk

      O Tigershark é “ok” pro mercado americano, mas muito beberrão pro Brasil. Pra um carro do porte desse Cronos, um 1.0 turbo estaria bom demais pro top de linha (deixando o 1.3 pras versoes de entrada e intermediária).

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        sim, é beberrão, mas como o carro é mais leve, daria para recalibrar baixando a potência pra uns 145 cv que seriam suficientes

        • Leandro

          O motor é importado. Mais barato usar o etorq, que pra um sedan desse porte tá bom d+

          • Hugo Leonardo Dos Santos

            ah tá explicado, não sabia que era importado, em todo caso o jeito é ficar com esse motor até vir um turbo mesmo, de preferência o 1.3, 1.0 não acho necessário

    • Marcelo Cordeiro

      A saída será o 1.3 Firefly turbo, amigo. Inclusive, o Argo hatchback jamais deveria ter sido lançado com este 1.8 jurássico. Enfim, coisas da FIAT…

    • Malvino Jose Moreira Junior
  • afonso200

    tirem esse Dualogic

    • ViniciusVS

      Automatizado de uma embreagem deveria ser exclusivo em 1.0 e subcompactos

  • Iran Borges

    Parece que vai ser mais um carro de mau gosto da fiat. Um argo com porta malas. Grande coisa.

    • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

      Mãe Diná já tem os números da Mega da Virada ?

      • Iran Borges

        Não. Eu tenho só olhos mesmo. E o meu gosto pessoal.

    • leomix leo

      Fico indignado quando vejo um Punto e um Argo lado a lado. Foi um retrocesso. Mais tem quem goste de trabalho.

      • Iran Borges

        Totalmente de acordo.

  • marc west

    Me lembrou um Jac 3 Turin com a traseira mais curta. O Virtus parece mesmo ter um perfil mais equilibrado.

    • Mauro Moraes

      O que vai matar o Virtus é a cara de Gol/Voyage. Muitos fãs do antigo Polo estão se decepcionando, esperavam mais, principalmente do acabamento. Em algumas análises mais imparciais e realistas, comentam que o Novo Polo desceu um degrau em relação ao antigo, mas ainda é um bom carro.

      • th!nk.t4nk

        O curioso é que o novo Polo na Europa foi muito elogiado por ser justamente um degrau acima do antigo. Pena que no Brasil caparam tanto o carro, infelizmente. Mas ainda é um veículo seguro e de melhor comportamento dinâmico frente ao Argo, aspectos que teoricamente deveriam ser os mais importantes (mas que pro brasileiro médio contam menos que o visual e itens de série).

        • Emanuel Schott

          O Up tá aí pra provar. De nada adianta ter mecânica e segurança se o design e o acabamento deixam a desejar.

          Alem disso, o Pólo tá com consumo muito alto, mesmo o TSi. Em testes até o 1.8 do Argo tá consumindo menos. Isso é outra coisa que deve ser levado em conta.

          • Raimundo A.

            Consumo alto no Polo TSI? Vai depender do pé de quem conduz, meu caro. Tem gente que o testou e conseguiu fazer mais de 15km/L em rodovia. O Argo 1.8 não chega fácil a isso e este se sai melhor em trecho urbano por ter o Start/Stop que a VW não o colocou no Polo. Tem gente que aprova a ausência porque a bateria é muito mais cara, há o problema da climatização, etc, como se não pudesse desativar o recurso.

            Analisando os dados, o que a Fiat fez no 1.8 EVO 4 tem seus méritos mesmo não tendo nada de sofisticado. O maior problema é os veículos que usam este motor serem pesados mesmo usando plataformas novas ou reformuladas. A Fiat cita redução de peso no Argo e maior resistência comparado ao Punto, mas continua mais pesado em relação a veículos com plataformas mais modernas.

            • Paulo Lustosa

              Problema do 1.8 que não foi adotado o câmbio C510 do Punto e Linea, que possuem relações curtas e engates precisos

        • dallebu

          Bom, tudo que eu li a respeito do Polo no exterior relata uma simplificação do acabamento em relação ao antigo Polo. No que ele ganhou mesmo foi em segurança, qualidade de rodagem e assistência eletrônica de segurança, como radares etc.

          • Jose Silva

            Esse negócio de peso do carro varia de muita coisa. Você olha o acabamento do polo é tudo plástico leve e duro, já o argo tem um acabamento plastico duro só que mais refinado. A porta do argo é bem mais grossa que do polo e bem mais pesada também. O painel é maior e mais refinado… Enfim esse acabamento extra deve deixar o carro uns 50 a 100kg mais pesado. Hoje em dia a manha é depenar o acabamento fazer de um plástico leve e duro para deixar o veículo cada vez mais leve

            • Matthew

              Uma coisa que eu tenho reparado nos lançamentos mais recentes é o volume dos bancos, cada vez menores. No Pólo e no Cruze é algo bastante visível, sobretudo o assento do banco traseiro. Eles cortam as “quinas” das extremidades, e a beirada fica bem rente ao carpete. Dá uma sensação de maior espaço interno e provavelmente deve ajudar a reduzir peso.

            • dallebu

              Eu também reparei isso no Argo, parece que os plásticos são mais grossos e robustos, assim como o carro todo passa uma sensação de ser robusto quando você pega nas peças. Mesma coisa que senti no Renegade, que também é gordinho. Parece que são carros feitos pra durar mais, mesmo sacrificando o peso.

          • Ganhou nos itens obrigatórios para perder nos opcionais – que o povo adora. Logo, vai patinar nas vendas.

  • Maycon Farias

    Gostei muito das lanternas traseiras, me lembrou mais as novas lanternas de led da Audi do que a do próprio Argo. Provavelmente vai agradar bastante, o Argo bem ou mal mantem o 8º posição esse mês.

    • NaoFaloComBandeirantes

      Eu já ía comentar exatamente a mesma coisa sobre as lanternas traseiras.
      Pelo pouco que deu pra ver, tive a mesma lembrança das lanternas da Audi (o que é bom).

  • Hoffmann

    Sei não, estou com a impressão de que vai ser mais um daqueles sedãs pequenos que parecem o modelo hatch com um porta-malas encaixado, bem desarmônico. Ainda aposto que o Virtus vai ser mais equilibrado no design assim como o Polo é em relação ao Argo.

    • Mauro Moraes

      Não será! Pelos fragas nota-se que a partir da coluna B é um novo carro. As portas traseiras e o caimento da coluna C são diferentes. Os para choques dianteiros serão outros. O carro parece ser mais “classudo” com lanternas em led e faróis com luzes diurnas de posição, coisas que o rival Virtus não vai ter.

  • Nicolas_RS

    Motor vai ser opcional, de serie vai vir dois pedais de bicicleta.

    • th!nk.t4nk

      Ah o 1.3 não é tão ruim assim. Pro porte do carro e proposta (sedã compacto de baixo custo) tá excelente, bem dimensionado.

  • zekinha71

    Nos vídeos desse tipo fica lindo, quando se vê ao vivo na rua, rola um: opa é só isso!

  • Ygor Soares

    Fiat Cronos, o atrasado chegou!

  • Leandro

    Não estava dando muita bola pra esse sedan em termos de estilo…mas esses teasers mostraram que a Fiat está vindo com um carro muito bonito! Olhe aquela linha de cintura na porta traseira que se estende ao porta-malas… As lanternas tbm parecem ser mto bonitas. Se for tudo isso mesmo, vai dar trabalho.

  • Marcelo Cordeiro

    A FIAT bem que já poderia lançar este modelo com o 1.3 Firefly turbo, né? Mas insiste neste 1.8 defasado e beberrão. Putz!!!!

  • Em tamanho já perdeu para o Virtus!!! Heheheh!!!

  • Davi Millan

    Duvido que a lanterna traseira seja em LED.

  • beto

    Quanta especulação e mimimi nestes comentários de algo que ninguém viu ainda.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend