Brasil Europa Tecnologia Veículos Comerciais

Virgin apresenta Hyperloop com frete de caminhão – Brasil ganha centro de pesquisa

dp-word-1024x512

A Virgin Hyperloop One é uma empresa criada pelo grupo do bilionário inglês Richard Bronson para atuar no segmento de transporte com a tecnologia que foi originalmente idealizada por Elon Musk, atual CEO de SpaceX e Tesla. Como se sabe, esse novo tipo de transporte pretende substituir não só automóveis e ônibus nas estradas, como também os aviões, já que se desloca a mais de 1,2 mil km/h e dentro de um tubo metálico com sistema de deslocamento por trilhos magnéticos.


Mas a ideia do Hyperloop não é levar apenas pessoas, mas também carga de todo tipo. No projeto da Virgin – que não é o único – a empresa se junto com a companhia DP World, experiente em logística de cargas e distribuição de encomendas. O objetivo é o chamado DP World Cargospeed, que difere do projeto da Hyperloop Transportation Technologies (foto abaixo) por estar focado no transporte de carga menores e sua distribuição em centros urbanos.

O sistema de entrega de carga ultra-rápida será desenvolvido com base no aumento de vendas do comércio eletrônico, que movimenta bilhões de dólares anualmente em mercadorias que precisam chegar rápido aos clientes, mas com um custo de frete baixo. No Hyperloop One da Virgin, porém, a velocidade dos pods de carga serão limitados a 1.000 km/h, o que ainda não deixa de ser incrivelmente muito rápido.

capsule-hyperloop-1024x594


Segundo nota, a Virgin revelou: “Para enfrentar este desafio, nos juntamos à DP World, um especialista mundial em cadeia logística e comércio, e apresentamos a DP World Cargospeed, uma marca internacional para sistemas que usam o Hyperloop Cargo para apoiar a entrega rápida, sustentável e eficiente. Projetado para fornecer um serviço excepcional para pedidos de alta prioridade, os sistemas do DP World Cargospeed entregarão a carga na velocidade de um avião e mais perto do custo de um caminhão”.

A empresa revelou ainda que os pods do Hyperloop One podem transportar pessoas e carga num mesmo veículo, ampliando a versatilidade. No caso mais específico da DP World Cargospeed, o projeto é integrar o veículo aos modais de transporte tradicionais, sendo eles rodoviário, ferroviário, portuário e aeroviário. Num vídeo, a companhia mostra como funcionará esse novo sistema de transporte, que deve ter um impacto enorme na economia mundial.

hyperloop-brasil-1024x679

Brasil

 

Se o Hyperloop One e a DP World Cargospeed parecem estar bem distantes da realidade brasileira, é melhor revermos essa ideia. Informação anterior dava conta de que a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HTT) teria tido contatos em Brasília e com governos de cinco estados pelo menos, sendo que Minas Gerais era um deles. O sigilo nesse caso era importante, pois o impacto no sistema de transporte nacional será enorme com essa tecnologia.

Agora, o projeto está mais claro e envolve a cidade de Contagem-MG. A HTT anunciou oficialmente a construção de um centro de pesquisas relacionadas com essa tecnologia no município mineiro. Batizado de XO Square, o futuro centro terá um laboratório de aceleração, uma incubadora e uma área de treinamento, com foco em parcerias com universidades e entidades de pesquisa. A ideia é que o centro tenha atuação global e promova pesquisa e desenvolvimento para sistema de transporte de ultra-velocidade, como é o Hyperloop.

A parceria é PPP (Público-Privada) e prevê inicialmente R$ 26 milhões com parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O projeto da HTT não envolve apenas carga, embora tenha sido esse o principal motivo de sua vinda ao Brasil, mas também pessoas. A empresa já fechou um acordo com os Emirados Árabes Unidos para construção do Hyperloop em Abu Dhabi.

[Fonte: DCI / Foro Coches Eléctricos]

 

 

COMPARTILHAR:
  • th!nk.t4nk

    Notícia excelente, parabéns aos envolvidos e tomara que tudo o que foi anunciado se concretize. Mas voltando a colocar os pés no chão, vou deixar pra comemorar quando tudo estiver funcionando a pleno vapor. Já vimos esse filme antes e o histórico do país em honrar sua parte nesse tipo de parceria nao é bom, mas ainda assim anima o fato de que empresas inovadoras possam estar interessadas no Brasil, apesar de tudo. Vamos acompanhar.

    • Louis

      E o trem-bala da tia Diuma? KKKK

      • truco

        noticia de 2012 https://oglobo.globo.com/economia/governo-cria-estatal-para-trem-bala-5224763

        nao tem trem bala.. mas a estatal criada esta la ATÉ hoje. ACESSA ai. http://www.epl.gov.br

      • RRodrigo Souza

        que tem bala, cade o Aero-trem kkk

        • delvane sousa

          Esse ai é com o Levir Fidelix kkkkkk

          • RRodrigo Souza

            isso mesmo, nem isso quem ganhou tentou roubar dele esse projeto, aki em guarulhos SP fizeram um trem que só ajudar que for de SP e vai para o aeroporto,quem mora em guarulhos não serve basicamente para nada

      • ObservadorCWB

        Em Curitiba a DiLLma inaugurou nosso metrô…DUAS VEZES…. sem que nem meio metro cúbico tenha sido escavado.

        • Deadlock

          Então é trem-bala de festim…

        • Luis Burro

          Coisa mais idiota fazer metrô.Faz por elevado,poderia fazer por cima dos corredores dos ônibus,muito mais barato e mais rápido.
          Poderia até já ter inaugurado e estar funcionando faz tempo.

  • Tochio

    Escolheu o estado mais enrolado do Brasil pra fazer suas pesquisas !! (sou mineiro )

    • Amós Pereira da Costa

      Calma. Anastasia está voltando.

      • Tiago Mascarenhas

        Pra onde?
        Anastasia não ganha nem pra síndico.
        Querer o PSDB em qualquer cargo executivo do país é pedir pra chora.
        Espero que não ganhe ninguém do psdb.

        • Amós Pereira da Costa

          Na minha opinião ele ganha. Não possuímos um nome de destaque para fazer frente a ele. Sou funcionário público em Minas.

          • Tiago Mascarenhas

            Problema é exatamente esse, as pessoas votam em caricaturas, sabe que Anastasia não presta, mas vota nele porque não tem alguém conhecido. Não entendo isso, se eu sei que não presta eu voto em qualquer um menos nele, mas parece que o povo não entende isso, parece sofrer da síndrome de Estocolmo.

            • Amós Pereira da Costa

              Vc é mineiro Tiago?

              • Tiago Mascarenhas

                Sou baiano.
                Minha noiva é mineira.
                Moramos em Brasília tem um ano.

            • Amós Pereira da Costa

              As pessoas votam em quem elas acham que vai ser melhor para elas. Acho isso natural. A soma destas pessoas que compartilham do mesmo pensamento é que definirá quem ganha a eleição. Ainda não vi nada que desabonasse o Anastasia como governador de Minas. O que sei e que sofro as consequencias disso é que o governo Pimentel está em colapso.

              • matheusguila

                Cara, também sou de Minas. Longe de mim defender o Pimentel, mas todo esse problema enfrentado hoje pelo estado, em grande parte, é culpa dos governos do PSDB. Vejo pessoas defendendo Aécio/Anastásia porque eles pagavam salário em dia, mas e o resto?! A mercedes em Juiz de Fora tinha tudo para produzir os carros da marca, mas a dupla de político safados conseguiu perder a produção para São Paulo. Os professores durante o mandato do PSDB ficaram implorando pelo piso salarial e nada. Pimentel também prometeu e cumpriu por apenas um ano e mesmo assim sem pagar o retroativos dos meses anteriores. Enfim, como cara o disse acima, só porque não temos um candidato decente, não significa que temos que votar nessa corja.

                • Amós Pereira da Costa

                  Legal. Mas como eu disse: “As pessoas votam em quem elas acham que vai ser melhor para elas. Acho isso natural.”. Trabalho na arrecadação e te digo que para NOSSA CATEGORIA a Administração Anastasia foi a melhor que já tivemos no estado.

                  • matheusguila

                    Esse é o problema. Não estou te julgando, vou falar no geral mesmo. O problema da política é que as pessoas são egoístas e pensam apenas em si mesmas. Fodasse o resto. Se meu salário estiver atualizado e na conta, não estou nem ai para o resto. Tanto PT quanto PSDB foram péssimos para o estado. Educação sofre com estagnação, a malha rodoviaria do estado acabando cada vez mais, sem contar a perda de atratividade do estado em relação aos demais.

                    • Amós Pereira da Costa

                      Ok. Discordo apenas no que vc disse sobre a Educação e o caso “Mercedes”. Na Educação, apesar da má gestão em praticamente todo o país, acredito que o problema seja mais com o modelo educacional imposto a nós, totalmente fora de nossa realidade e regionalidade.
                      Já sobre a questão de montadoras sou totalmente contra a política de subsídio para instalação e operação. Os “cara” já sabem onde será melhor investir. E fica essa guerrinha aí de quem dará mais benefícios para a montadora.

                  • Luis Burro

                    Tá,mas o arrecadado foi destinado da maneira como deveria?

                  • Luis Burro

                    Principal problema das administrações são as prioridades.
                    Tem q arrecadar e usar tudo,com foco na manutenção dos serviços básicos mantendo a sociedade homogeneamente.
                    Sobrando algum,usar seguindo a urgência.

                  • Léo

                    Não só para a sua categorias, para muitas outras também foi muito “bom”, como para a PM. Na verdade foi “bom” até demais. Deu aumentos a torto e direito, acabou com as contas públicas e largou para o próximo o pepino. Hoje o estado paga muito bem, e o povo sofre para manter o resultado da “boa” gestão do Anastasia.

                • Luis Burro

                  Mas não é fácil administrar.Uma q apesar de o montante parecer gigantesco tem tanto pepino q no final as vzs até falta.
                  O ruim é q não importa qnto o governante faça um bom trabalho,sempre ficamos desconfiados q algum foi desviado,pq de alguma maneira sempre rola uma festinha ou comemoração subsidiada com verba q deveria ser usada pra outro fim.

              • Léo

                Que isso rapaz. Anastasia quebrou o estado, deu uma mascarada nos gastos e largou para o Pimentel que por sua vez não fez nada para melhorar. O PSDB quebrou o estado e ainda se enrolou em uma porrada de escândalos de corrupção, só olhar o que o MP divulga sobre esquemas no mineirão, na cidade administrativa e não sei onde mais. Anastasia é cria do Aécio, votar nele é votar no menino do Leblon. Votei nele uma vez para nunca mais. Vamoa deixar o PSDB e PT bem longe do governo

            • Bahia esta na msm. Tudo do msm.

              • Tiago Mascarenhas

                Nem de longe.
                Procure ver as obras e benfeitorias feitas pelo estado como um todo.
                Em 4 anos de gestão do atual governador o metro saiu da mão da prefeitura e foi concluída a 1ª linha e a 2ª linha já foi inaugurada até o aeroporto, restando apenas mais um estação, isso em 4 anos, sem contar outras diversas obras pelo estado.

                • Dps de uma enxurrada de grana ter abastecido os bolsos durante vários anos dos sangue sugas. E nesses últimos 4, vc acha que não rolou mais $$$$ pra isso sair? Toda obra publica uma família politica fica mais rica.

            • Luis Burro

              Mas vai acreditar em qm,pq de concreto quase nenhum teve um projeto q realmente fez ou faz diferença q possa deixar qlqr um confiante pra q seja a solução como representante!

              • Luis Burro

                Pode ver.A maioria tem trocentos projetos meia boca, mas q não dá aquela certeza q fará algo qndo estiver a frente no cargo.

    • André Ismerim

      É porque você não mora no RJ. kkkkkk (Não sei se é pra rir ou pra chorar)

    • delvane sousa

      A diuma ta querendo se candidatar a senadora por aqui. Minas tem muitas montanhas, bom pra estocar vento…

      • Léo

        Kkk, sacanagem!!!!

  • Schack Bauer

    Aposto que esse tal “centro de pesquisa” deve ser só pra pegar algum tipo de dinheiro do contribuinte.

    • cepereira2006

      Serve para estruturar o propinoduto.

  • Pedro Alves

    Pessoal do NA, gostei muito da reportagem… só uma coisinha, o nome certo é Richard Branson.

    Obrigado :)

  • octavio cesar godoy

    Não acredito em nada disso, um país onde a corrupção impera, sem tecnologia nenhuma, lob de transporte, lob de todo jeito para complicar a nossa vida, eu duvido. Até pode ser, tomara que de certo como o uber deu certo, mas vai ser dificil

  • afonso200

    e os VLT pra copa de 2014, kkkkkkkkkkk e todas outras obras pra COPA 2014,,,,,

  • ALMANAKUT BRASIL

    Introducing DP World Cargospeed

    Virgin Hyperloop One

    https://www.youtube.com/watch?v=dQIihCOrvZY

  • Cromo

    HÁ VÁCUO NO TÚNEL, ENTÃO O TREM PRECISA SER PRESSURIZADO (COMO NOS AVIÕES) PARA AS PESSOAS RESPIRAREM E NÃO EXPLODIREM DENTRO DO TREM. MAS SE FOR SÓ PARA CARGAS, ACREDITO QUE A MAIORIA DAS CARGAS NÃO PRECISA DE PRESSURIZAÇÃO, PODEM VIAJAR NO VÁCUO MESMO, DIMINUINDO OS CUSTOS DESTES TRENS.

    • Uau!

      CAPSLOCK TE FAZ GRITAR COMO UMA BUZINA DE TREM!!!

  • Cromo

    A RIGOR NÃO É NECESSÁRIO A LEVITAÇÃO MAGNÉTICA, MAS AÍ, COM USO DE RODAS DE AÇO E TRILHOS, AS VELOCIDADES DEVEM SER + LIMITADAS.
    SE FOSSE NA LUA, NÃO PRECISARIA DE TÚNEL ALGUM.

    • th!nk.t4nk

      Pra que escrever com tudo em maiúsculas?

  • pedro

    “XO Square”, lembrei do PlayStation. Só faltou o triângulo.

  • zekinha71

    Seria bom já trocar o nome dessa empresa, pois aqui já sabemos o que acontece com as empresas X, sugam uma grana enorme e não passam de um X no papel.

  • Luis Burro

    Bronson!!!Me lembra Desejo de Matar.
    Tenho q ler mais a respeito deste projeto,mas ontem vendo uma matéria sobre as ferrovias no Brasil,mostraram o Eurotrem e como poderia estar o país se tivesse investido no setor.Acabei lembrando do hyperloop pq apesar de já ter maglevs ainda existe a resistência do ar como empecilho.
    Vão realmente usar o vácuo ou o mais próximo dele,ou tentarão outro meio?

    • sepchampions

      Vão partir pra teletransporte.

      • Luis Burro

        Nunca será!

  • FocusMan

    Muito fácil implementar isso em locais cheio de planícies como o lugar onde estou….

  • Pablo Cesar

    Ninguém conseguiu explicar ainda como essa tecnologia irá funcionar. Como produzir vácuo num tubo tão longo, como evitar a dilatação destes tubos sob o sol e mantendo vácuo dentro (necessário ao deslocamento dos pods nesta velocidade)… Enfim, muito se fala, pouco se explica, e os testes até hoje não mostraram algo realmente funcional. Sem respostas pra isso, tudo parece um blá blá blá pra enganar investidores ávidos por bolhas no mercado de ações…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email