Virtus Comfortline 2024: Visual renovado lhe deu fôlego, interior ainda tem muito plástico

Virtus Comfortline 2024 (1)

O Vitus é o Sedan Compacto da VW, derivado do Polo, tem boa procura no mercado, com motorização consolidada e nível de equipamentos bom.

Briga com o Onix Plus, Yaris, City e Versa no segmento, e tem alguns prós e contras quando comparados.

No nosso texto de hoje vamos falar tudo sobre a versão Comfortline, que já vem bem recheada de opcionais:

Acima da versão TSI (que é dividida em manual ou automática) está a Comfortline, ainda posicionada abaixo da Highline e da Exclusive, ela custa (no site) R$ 128.990,00 e nela vêm:

Piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, 6 airbags, 6 alto-falantes, ar-condicionado digital, carregamento de celular por indução, ABS, controle de tração e estabilidade, câmera traseira, direção elétrica, faróis de LED com DRL integrado, faróis de neblina, lanternas traseiras parcialmente em LED, cluster digital de 8”, rodas aro 16” em liga, acesso ao veículo sem chave e partida no botão, bancos em couro, multimidia “VW Play” tela de 10,1″ com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional com shift-paddle para troca de marchas no modo manual.

Vamos aos demais detalhes da versão:

Bom desempenho para a proposta

vw polo tsi avaliacao na 38

O motor 1.0 TSI quase dispensa apresentações, já foi novidade no mercado, mas hoje está consolidado e tem boa fama.

Ele tem 128 cv e 20,4 kgfm de torque no etanol, 116 cv e os mesmos 20,4 kgfm de torque na gasolina.
O Virtus pesa 1.213 kg, e com o câmbio automático de 6 velocidades, acelera de 0 a 100 km/h em 9,9s, com velocidade máxima de 194 km/h.

O Onix Plus tem desempenho similar, enquanto o Versa 1.6 e City 1.5 aceleram menos, com 0 a 100 km/h na casa dos 11s.

Faz cerca de 8,3 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina, na cidade e 10,5 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina na rodovia.

O Onix Turbo leva vantagem nesse caso, principalmente na rodovia, fazendo 12,2 km/l com etanol e 16,8 km/l com gasolina.

No quesito desempenho só é vencido facilmente pela versão Exclusive, que tem o motor 1.4 TSI, com 0 a 100 km/h em 8,5s e velocidade máxima que ultrapassa os 200 km/h.

Visual renovado deu fôlego pro modelo

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O Virtus estava com o visual um pouco “cansado” e recebeu um Facelift em 2023, que revigorou o modelo, colocando-o um patamar acima, inclusive.

Os faróis em LED com DRL integrado, são levemente angulados no sentido do logotipo da VW, deixando a frente com um ar de agressividade.

A grade com formato reto, e linhas internas igualmente retas, remetem à identidade visual da VW, lembram vagamente o formato das do Passat, claro que com menos detalhes e refinamento.

O para-choque tem uma porção generosa de plástico preto na grade inferior, com recortes retos e que terminam nos faróis de neblina, que fecham  conjunto, com o topo levemente angulado para dentro.

Eles ficam abrigados pelo final da grade, que é deslocada para dentro do para-choque, com um ar de esportividade.

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De lado, as rodas passam um ar de sofisticação, sendo de 16” e diamantadas, lembra até um “mini-Jetta”, o teto tem uma caída considerável, que é bonita mas atrapalha um pouco os passageiros do banco de trás.

Todas as peças, com exceção da coluna B, são pintadas na cor do veículo, característica essa que aumenta a impressão de refinamento e sofisticação.

A tampa do porta-malas não se estende muito, o carro acaba quase que com o final do para-brisa traseiro, dando continuidade ao teto.

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São visíveis ainda as pontas das lanternas e a saia traseira do para-choque.

Indo para elas, tem as bordas predominantemente escuras e o centro em LED e vermelhas, com um ar bem moderno e sofisticado.

A saia traseira do para-choque é preta, mas tem um filete prateado, não deixando o plástico preto dominar a porção inferior.

No parte central inferior da tampa há a grafia “Virtus” e na ponta direita “200 TSI”.

Interior moderno, mas ainda tem muito plástico

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O interior do Virtus lembra o do polo, porém é mais refinado, com predominância da cor preta, tem o painel voltado ao motorista.

A central multimídia não é exageradamente grande e se encaixa no meio do painel, sem necessidade de saltar para fora, como é visto em outros modelos.

O volante não tem toque esportivo, mas tem boa empunhadura, teclas multifuncionais bem ao alcance dos dedos e aro prateado que dá o acabamento.

A manopla do câmbio tem a tampa preta brilhante e logo à frente dela está o botão de partida sem chave.

Acima dele está o acionamento do ar-condicionado, que é digital e discreto.

O console Central é simples, e o apoio de braço relativamente pequeno.

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Os bancos abraçam bem os ocupantes, tem desenho agradável e material bom, em couro sintético, com costuras e detalhes de bom gosto.

O cluster digital é um ponto alto, apresenta diversos recursos, além de ser visualmente moderno e tecnológico, facilita bem a vida do motorista, com informações à mostra.

A forração de porta não tem grandes detalhes que chamem a atenção.

No banco de trás os passageiros vão um pouco apertados, mas nada que seja insuportável.

O porta-malas de 521l é espaçoso e ganha de diversos SUVs que se dizem espaçosos.

Boa pedida, mas não vende tanto

virtus 2024 x versa 2024

O Virtus emplacou 27.094 unidades em 2023, enquanto o Onix Plus 74.887, uma diferença gritante.
Yaris fecha o pódio com 20.571, enquanto City emplacou 11.841 e Versa 8.858.

O Virtus tem ótimas qualidades, porém é um pouco caro, sendo que o Onix tem versões até R$ 10.000,00 mais baratas que o VW.

Isso explica em grande parte a venda maior do rival da Chevrolet.

O acabamento do Onix agrada mais uma parcela do mercado, isso também é um fator a favor da GM, visto que VW ficou com a fama de carro de plástico e barulhento.

O Virtus já melhorou muito nesse quesito, mas claro que pode ficar melhor.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.