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Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Sedã mais vendido entre os “compactos crescidinhos” no ano de 2019, o Virtus tem boa parte das suas vendas concentrada na configuração Volkswagen Virtus MSI. Este modelo é o mais simples e “barato” da gama, com motor 1.6 flex que chegou por aqui em 2015 nos modelos Gol Rallye e Fox Highline.


O Virtus MSI está disponível com câmbio manual ou automático e tem ainda uma configuração para PcD por menos de R$ 70 mil. Compete mercado com modelos como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Honda City e Toyota Yaris Sedan.

Confira abaixo mais detalhes do Virtus MSI:

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Volkswagen Virtus MSI – detalhes

Como uma alternativa mais em conta ao Virtus TSI, a Volkswagen oferece desde o lançamento do sedã por aqui o Virtus MSI. O modelo equipado com motor 1.6 litro flex, além do motor de concepção mais simples e ainda mais “fraco”, também perde em equipamentos, acabamento e design para ter preços menores. O Virtus MSI automático é quase R$ 8 mil mais em conta que o Virtus Comfortline TSI.

Todavia, ele conserva as boas virtudes (perdão pelo trocadilho) de qualquer versão do carro. Entre elas, o bom espaço interno, fruto das dimensões generosas: ele tem 4,48 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 2,65 m de distância entre-eixos. Ou seja, ele acaba se aproximando mais dos sedãs médios do que dos sedãs compactos.

Além disso, dispõe de um bom porta-malas com capacidade para 521 litros de bagagens, um dos maiores da categoria.

Ao contrário de modelos como HB20S, Yaris Sedan e City, o Virtus já sai de fábrica com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampas desde a variante mais em conta. Além disso, também tem airbags frontais e laterais (quatro, no total) de série.

Ele agrada também pelo conforto, graças ao bom conjunto de suspensão do tipo McPherson na frente e eixo de torção atrás e ainda o bom nível de isolamento acústico. Nesta versão, ele usa pneus de perfil alto (195/65 R15), que ajudam no conforto, mas prejudicam a estabilidade.

Por outro lado, o acabamento é simples para um carro de R$ 70 mil. Há plástico duro por todos os lados, com direito a uma pequena porção de tecido na área de contato com o braço nas portas dianteiras.

Merecia somente um pouco mais de esmero por parte da Volkswagen. O painel, por exemplo, tem plástico preto fosco e sem textura. O volante também é totalmente liso, sem detalhes cromados, em preto brilhante ou revestimento em couro como nas versões TSI. Não há nem moldura cromada nas saídas de ar.

A situação só não é pior porque praticamente todos os concorrentes seguem a mesma linha.

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Volkswagen Virtus MSI – versões

Hoje o Volkswagen Virtus com motor MSI está disponível em três configurações diferentes: 1.6 MSI manual, 1.6 MSI automático e Sense 1.6 MSI automático.

Os dois primeiros são os modelos disponíveis aos consumidores finais, sendo o Virtus 1.6 MSI manual o mais em conta de toda a gama do sedã compacto da Volkswagen.

Já o Volkswagen Virtus Sense 1.6 MSI automático é uma exclusividade para pessoas com deficiência (PcD), com preço que respeita o limite legal de R$ 70 mil, o que dá direito à isenção de IPI, ICMS, IPVA e rodízio na capital de São Paulo.

Volkswagen Virtus MSI – equipamentos

Volkswagen Virtus MSI

Segurança: dois airbags dianteiros com desativação do passageiro e dois airbags laterais dianteiros, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico dos diferenciais, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, sistema Isofix com Top tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, alarme com comando remoto, entre outros.

Conforto: direção elétrica, ar-condicionado manual, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch nos dianteiros, travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível, retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, banco traseiro com encosto rebatível, apoios de cabeça com ajuste de altura, luzes de leitura dianteira e traseiras, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de aço de 15 polegadas com calotas, colunas centrais externas com aplique em preto fosco, retrovisores externos e maçanetas externas pintados na cor da carroceria, bancos revestidos em tecido, iluminação interna, entre outros

Tecnologia: computador de bordo com display multifuncional plus, sistema de som Media Plus com rádio AM/FM, entradas USB, auxiliar e para cartão SD, MP3 player e conexão Bluetooth, volante multifuncional, entre outros.

Volkswagen Virtus Sense MSI

Conforto: ganha sensor de estacionamento traseiro e alavanca de câmbio com revestimento em couro.

Tecnologia: passa a dispor de central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay.

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Volkswagen Virtus MSI – opcionais

Volkswagen Virtus MSI

Pacote Interatividade (R$ 2.965): central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga-leve “Scimitar” de 15 polegadas e sensor de estacionamento traseiro.

Pacote Interatividade II (R$ 1.735): central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, Android Auto e Apple CarPlay e sensor de estacionamento traseiro.

Volkswagen Virtus Sense MSI

Não possui opcionais.

Volkswagen Virtus MSI – preços

Confira abaixo os preços do Virtus MSI 0 km à venda no mercado brasileiro:

  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI manual 2020: R$ 65.450
  • Volkswagen Virtus 1.6 MSI automático 2020: R$ 70.960
  • Volkswagen Virtus Sense 1.6 MSI automático 2020: R$ 68.490

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Volkswagen Virtus MSI – cores

A atual linha Virtus MSI conta com seis opções de cores, sendo três sólidas e outras três metálicas. Entre elas, somente uma não tem custo adicional. Veja a seguir:

  • Preto Ninja (sólida, sem custo extra)
  • Branco Cristal (sólida, por R$ 490 adicionais)
  • Vermelho Tornado (sólida, por R$ 490 adicionais)
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.570 adicionais)
  • Prata Sirius (metálica, por R$ 1.570 adicionais)
  • Prata Tungstênio (metálica, por R$ 1.570 adicionais)

No caso do Virtus Sense MSI, há somente as opções de cores sólidas: Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Tornado. Todas elas não possuem custo adicional.

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Volkswagen Virtus MSI – motor

O motor usado no Virtus MSI também é encontrado no Polo na mesma configuração, além dos compactos Gol e Voyage com câmbio automático e na picape compacta Saveiro Cross. Ele já foi usado também no antigo Fox Highline, este com um câmbio manual de seis velocidades, e no Gol Rallye (também já extinto).

Tal motor 1.6 MSI (Multipoint Sequential Injection) pertence à família EA-211 e deriva do 1.0 litro flex de três cilindros usado pelo up!, Gol e Polo.

Ele tem quatro válvulas por cilindro (duas para admissão e outras duas para escape), bloco de alumínio, duplo comando de válvulas, variação do tempo de abertura das válvulas de admissão, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, duplo circuito de arrefecimento (no bloco e no cabeçote) e sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina.

O 1.6 MSI flex do Virtus consegue desenvolver 110 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 117 cv com etanol, a 5.750 rpm. O torque é de 15,8 kgfm com gasolina e 16,5 kgfm com etanol, entregue a partir de 4.000 giros.

Em sua configuração de entrada, o Virtus MSI usa um câmbio manual de cinco marchas.

Já o modelo mais completo nesta configuração usa uma transmissão automática Tiptronic de seis velocidades (que atende pelo codinome AQ160-6F), dotada de conversor de torque e modo “S” esportivo, que altera o momento das trocas de marchas, além do modo de trocas sequenciais tanto pela alavanca quanto pelas borboletas (ou paddle shifts) instaladas atrás do volante.

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Volkswagen Virtus MSI – consumo

De acordo com os dados do Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Virtus com motor 1.6 MSI e câmbio manual ou automático são os seguintes:

Volkswagen Virtus 1.6 MSI manual

  • Consumo de 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,9 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral do Inmetro.

Volkswagen Virtus 1.6 MSI automático

  • Consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,8 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina;
  • Notas “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral do Inmetro.

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Volkswagen Virtus MSI – desempenho

A Volkswagen divulga os seguintes números de desempenho do Virtus MSI:

Volkswagen Virtus 1.6 MSI manual

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos com etanol;
  • Velocidade máxima de 195 km/h com etanol;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 191 km/h com gasolina.

Volkswagen Virtus 1.6 MSI automático

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos com etanol;
  • Velocidade máxima de 188 km/h com etanol;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 184 km/h com gasolina.

Volkswagen Virtus MSI – concorrentes

Honda City DX 1.5 CVT – R$ 63.600

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Esta configuração do City é a mais em conta da linha do sedã da Honda e também a única com câmbio manual – o modelo automático mais em conta é o LX CVT, que parte de R$ 75.600. Ele tem motor 1.5 flex de até 116 cv e 15,3 kgfm e transmissão manual de cinco marchas.

Sai de fábrica com luzes diurnas em LED, direção elétrica progressiva, rodas de liga-leve de 15 polegadas, vidros, travas e retrovisores elétricos, bancos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth e dois alto-falantes dianteiros, computador de bordo, entre outros.

Chevrolet Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT – R$ 66.290

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Por R$ 840 a mais que o Virtus MSI automático, a Chevrolet oferece o novo Onix Plus em sua versão LTZ. O modelo é equipado com motor 1.0 Turbo flex de três cilindros, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio automático de seis velocidades.

De série, ele oferece seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, piloto automático, volante multifuncional em couro, chave presencial, partida do motor por botão, faróis com acendimento automático, carregador sem fio para celular, câmera de ré, central multimídia MyLink, internet WiFi a bordo, rodas de liga-leve, entre outros.

Hyundai HB20S Vision 1.6 AT – R$ 67.390

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Dono de uma nova geração que estreou recentemente, o HB20S tem preço de R$ 67,4 mil na configuração Vision com o motor 1.6 flex de até 130 cv e 16,5 kgfm, com uma transmissão automática de seis marchas e sistema start/stop.

Dispõe de controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, alarme, direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de smartphones, alarme, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, piloto automático, entre outros.

Fiat Cronos Drive 1.8 AT – R$ 69.990

Virtus MSI 1.6: detalhes, versões, equipamentos, preços e motor

Outro concorrente do Virtus MSI é o Cronos na versão Drive, que usa motor 1.8 litro flex de até 139 cv e 19,3 kgfm e câmbio automático de seis velocidades. Ele é mais caro que o VW com câmbio manual, mas mais em conta que a configuração do alemão com câmbio automático.

Sai equipado de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante multifuncional ajustável em altura, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, alarme, central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

Toyota Yaris Sedan XL Live 1.5 CVT – R$ 69.990

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Há também o Yaris Sedan em sua versão de entrada com motor 1.5 litro flex de 110 cv e 14,9 kgfm e transmissão automática CVT Multidrive que simula sete marchas. O modelo XL Live custa R$ 69.990.

Dispõe de controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, alarme, retrovisores externos elétricos com piscas integrados, ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, banco traseiro rebatível, piloto automático, sistema de som com Bluetooth, entre outros.

Volkswagen Virtus MSI – ficha técnica

Motor

1.6 MSI Flex

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.598

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

110 cv com gasolina e 117 cv com etanol a 5.750 rpm

Torque Máximo

15,8 kgfm com gasolina e 16,5 kgfm com etanol a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas ou automática Tiptronic de 6 marchas com conversor de torque

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.482

Largura (mm)

1.751

Altura (mm)

1.472

Distância entre os eixos (mm)

2.651

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

416

Tanque (litros)

52

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.134

Porta-malas (litros)

521

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,315

Volkswagen Virtus MSI – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

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