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Volkswagen: 100 milhões de carros podem ser desbloqueados

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De acordo com um artigo publicado pelo site de tecnologia Wired, em torno de 100 milhões de carros do grupo Volkswagen podem ser hackeados. Inúmeros modelos da Volkswagen, Audi e Seat, fabricados a partir de 1995, poderiam ser abertos de forma remota através de um dispositivo de rádio bem simples.

O dispositivo – feito de forma artesanal – copia os comandos de abertura e fechamento das portas através de sinais de rádio. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Birmingham, Inglaterra, além da empresa de segurança Kasper & Oswald, sediada na Alemanha.

De acordo com a empresa germânica, existem duas formas de invadir um carro do grupo VW, ambos utilizando dispositivos de rádio bem simples, sendo que o primeiro copia os comandos de abertura das portas e o segundo a criptografia da chave individual, tornando assim possível a partida do veículo.

O processo é tão simples, que a Kasper & Oswald diz que é necessário “escutar somente uma vez”, que qualquer pessoa consegue clonar um dispositivo de rádio para acessar um veículo num radio de 90 metros. O método mais fácil é usando uma placa Arduino de US$ 40 e um laptop.

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Quatro em 100 milhões

Os pesquisadores ingleses e a empresa alemã dizem que a parte mais difícil é cortar os valores fundamentais compartilhados por 100 milhões de carros, sendo que existem apenas quatro combinações! Os tais valores fundamentais não foram divulgados e a Volkswagen foi informada sobre a descoberta.

A K&O diz ter ficado “chocada” com a descoberta de milhões de carros usando a mesma combinação como chave de segurança. Além disso, a empresa diz que tem conhecimento de mais 10 métodos para burlar a proteção de carros de outros fabricantes, mas ainda não divulgou.

No Brasil, já se descobriu alguns métodos parecidos, sendo os dispositivos chamados de “chupa cabra”. Recentemente, em um congresso de tecnologia, um garoto construiu um dispositivo gastando apenas US$ 14 e acessou todos os sistemas de um automóvel moderno de forma remota. Com o aumento da tecnologia embarcada e da conectividade, fica cada vez difícil criar uma proteção eficaz com invasão.

[Fonte: Wired]





  • Rbs

    A vw dedicou mais tempo para cuidar do que sai pelo cano.

  • Por isso eu estou fazendo engenharia da computação e espero ser do setor de T.I. pra proteger os carros (aposto que não têm qualificados funcionários) nesse ramo ainda !

    :-)

    • Iria mais longe. Hoje automóveis possuem muita tecnologia embarcada. mas o ramo imobiliário está indo no mesmo caminho. casas e apartamentos totalmente automatizados já são realidade , onde através do celular você controla função de segurança, climatização, câmeras de vigilância etc. Se invadir um carro e controlar as funções representa um perigo imagina ter acesso a uma residência podendo saber se tem alguém em casa ou não.

      • Sam86

        Assistam Mr. Robot, é uma série americana cujo tema é justamente o universo hacker. O canal USA, que produz a série, é assessorado pelo grupo de hackers Anonymous para garantir que todos os ataques mostrados na série sejam factíveis e passíveis de serem reproduzidos na vida real.

        Na segunda temporada, que está sendo exibida, fizeram exatamente isso que você disse. Invadiram todos os sistemas de uma casa altamente automatizada. Chega a ser engraçado o que fizeram com a dona da casa, mas na vida real não haveria graça nenhuma, claro.

      • Mas eu entendo de computação e gosto de carros…

        Não me vejo trabalhando na automatização de casa que tem um número expressivo muuuito menor que os milhões de carros vulneráveis, hehe.

    • Luis Eduardo Bueno

      Amigo, profissionais qualificados tem em todas as áreas, não seja tão insolente.
      O que falta é “empregadores, fabricantes, etc” investir para que a solução seja a mais adequada/correta.

      Sou da área de TI e já te adianto, a grande maioria dos problemas é falta de investimento, e não de mão de obra. Acredito que seja em todas as áreas.
      Abraços

      • Quis dizer em meu discurso sobre a falta de especializados..

        Não há um ramo específico para isso e só agora estão tomando ciência do problema. Não fui insolente, fui constatador.

        Ao terminar de me formar em 2 anos poderei mostrar meu potencial e assim o salário será de acordo com minha capacidade de mostrar ou não minha eficiência.

        Qualquer área que mostre produtividade e números no verde a empresa investe, se possível.

        • Luis Eduardo Bueno

          Essa visão romântica dos mais novos é linda…
          Amigo, só toma cuidado pra qdo cair no mundão não se decepcionar muito, ok?

          Abraços e boa sorte na jornada

  • zekinha71

    Pelo jeito os vagabundos do huezil já sabem disso faz muito tempo.
    Só pela quantidade de Golfs e família Gol roubados aqui, dá pra perceber isso.
    Meu irmão teve duas Saveiros roubadas na maior facilidade, uma ele simplesmente desceu, fechou o carro e olhou pra trás e já viu o carro indo embora. nem deu tempo de guardar a chave no bolso.

    • Andrew B.

      Já ouvi vários relatos deste que você mencionou.
      Comprou carro semi novo?Recebeu só uma chave?Uma 2a chave por aí,nas mãos de desconhecidos dá problema.

      • Cristian_Dorneles

        Nem assim, sempre pode-se ter cópias.

        • Andrew B.

          Modificar os cilindros ou apagar da memória da central.
          De acordo com a matéria,não será a solução.Porém,ajuda.

    • Hugo Leonardo

      Você falando isso lembrei de um “arrastão” que teve no meu prédio há alguns anos, onde só arrombaram os VW. Tinha dois Gols, um Fox e um Golf, fizeram uma limpeza por dentro. Nenhum carro de outra marca foi nem tocado.

    • carroair30

      A Historia é ciclica todo IMPERIO DESMORONA quem viver verà!!!!

  • Mumm Rá

    Das Fraud não cansa de passar vergonha KKKKKKKKKKKKKKKK

    E fanboys dizendo : a marca mais fodássica e campêa de vendas

    Pois é né ………………………………………………………………………………

    • Hofflingc

      Isso é matéria paga colega……TODAS as fabricantes hoje possuem alguma vulnerabilidade em seu sistema. Recentemente um hacker invadiu um Jeep e fez o carro bater….depois declarou que TODOS veículos FCA possuem o problema….

      • Mumm Rá

        Sei que não existem santos no mundo automotivo porém entre tantos podres é melhor ficar com o menos podre e o menos podre com certeza não é a Das Fraud ( basta citarmos o escândalo Dieselgate que embora possua semelhantes em outras marcas nenhuma foi tão ” na cara dura ” quanto a Das Fraud )

  • CanalhaRS

    Bicho, fizeram macumba na matriz da VW, só pode…só aparece cagada de lá…hehehehehehe!!!

    • Franco da Silva

      Não é bem assim. Essa matéria tem uma semana e, observando os sites de fora, todos foram tendenciosos, mas o brasileiros foram piores.
      Nos sites dos EUA, as manchetes citam só VW, mas as matérias completas falam que foi em dezenas de marcas (praticamente todas). Aqui, pelo visto, as manchetes e as matérias ficaram só na VW. Tem que ver isso daí…

    • Pacheco

      Colocaram o nome dela na Boca do Sapo.

      Vai ter que procurar um Pai bom pra tirar essa zica viu.

    • ‘Eduardo Oliveira

      Meu Gol tem uma chave igual da foto, original de fábrica.#MEDO

  • Eduardo Alves

    Quando fui assaltado o ladrão usou um dispositivo muito antigo mas muito util para a ocasião. Um tal de revólver 38

  • francis

    Essa palhaçada de ficar fechando propaganda da Renault pelo site já esta um s***…

    • Tyrion Lannister

      Instala o ABP, aqui não está aparecendo.

  • Nicolas97

    Só escolheram o carro errado para ilustrar, o Golf MK7 da foto não tem esse problema pois usa um novo sistema de códigos que mudam constantemente. A informação está no mesmo artigo da Wired.

    • Franco da Silva

      E lá na Wired (e outros), citam só VW nas manchetes mas as matérias falam que foi em dezenas de marcas. Aqui, os sites resolveram ficara só na VW. Não sei pq…

    • Hofflingc

      Não adianta…é matéria tendenciosa….isso deve fazer parte de um pacote que a midia vem distribuindo batendo na alemã…..brigad e mercado….

      • carroair30

        A Historia é ciclica TODO IMPERIO DEMORONA quem viver vera !!!!

  • Marcelo Alves

    Melhor não usar o controle remoto, simplesmente trancar e destrancar o carro colocando a chave na porta, rsrsrs

    • Pacheco

      Em breve vamos voltar a encontrar aquelas travas de volante para venda. KKKK

      • Renato Duarte

        eu uso essa tranca de volante, e ainda instalei freio carneiro e o famoso botãozinho secreto. Ainda fico com medo quando deixo meu Golzinho na rua. kkkkkkk

        • Thiago

          Eu também, no golf que tinha, usava a trava de volante e mais a de cambio, pois não tinha seguro, agora no corolla, uso a de mesma de volante… Mas isso não é de hj, os VW sempre tinha esses problemas, de facilidade de se roubar, ainda na época dos quebra ventos, meu padrinho teve duas kombis roubadas (quando eu era pequeno)

          • Renato Duarte

            minha irmã teve um gol bola roubado ha uns 2 anos,,, tivemos acesso às imagens da camera , mas infelizmente não encontramos o carro,, o mais incrivel no vídeo foi justamente a facilidade e a rapidez com que o ladrão conseguiu abrir a porta do carro.

      • radiobrasil

        Mas um ladrão, se tem 2 carros semelhantes na ocasião com certeza vai optar pelo mais fácil.. então trava de volante pode fazer ele perder alguns segundos/minutos…

  • konnyaro

    Putz, no futuro, além de ter que pagar a licença do antivírus (Kaspersky) para meus computadores, vou ter que comprar para meu carro também.
    Aposto que estes hackers são pagos pelas empresas que vendem os antivírus.

  • jjmarcio2

    Isso é problema geral como ela mesmo disse “Além disso, a empresa diz que tem conhecimento de mais 10 métodos para burlar a proteção de carros de outros fabricantes, mas ainda não divulgou.” esse negocio de tecnologia da nisso.

    • Franco da Silva

      Lá fora, as manchetes falam da VW mas as matérias completas falam que foi em dezenas de marcas.

  • PCPartsFan

    Que curioso ! Desde 1995 que essas falhas existem e somente agora essas bombas são soltas a conta gotas começando pelo “Dieselgate”, bem na horinha hein ?
    Vamos ver se nova lista dessa Kasper & Oswald teremos a companhia de algumas montadoras americanas ou se esse torpedo é direcionado somente para as “não americanas”.
    Eu não estou dizendo que essas falhas não existem mas existe um certo ditador chamado barack hussein obama e sua gangue que tem feito uso político desses problemas.

    • Franco da Silva

      Tem a Chrysler, pegando o tempo que era americana. Mas, como hoje não é mais…
      Nota-se que a “pesquisa” é tendenciosa pq saiu basicamente nos veículos americanos e sempre citando a VW nas manchetes. Lendo as reportagens via-se o nome de muitas outras, mas quem lê matérias inteiras hoje, né… o pessoal gosta é de colar manchete no Facebook.

      • jjmarcio2

        Verdade, é o que a noticias automotivas esta fazendo ultimamente, Ctrl+c mas Ctrl+V nas reportagens, principalmente da Volkswagen

  • Anderson Moraes

    No BR nego já rouba carro usando essa tecnologia há tempos!

  • Tem algumas modelos de alarme que não são difíceis de burlar o sistema, eu mesmo vivia burlando do meu algumas vezes que a trava “pirava” a travava, e precisei descobrir meios de “abrir” meu próprio carro sem a chave, e sem deixar marcas. Demorei uns dias, conversas em instaladoras de alarmes e travas, e várias tentativas até aperfeiçoar. Depois de um tempo, você pega o jeito. Se eu que sou leigo consegui, imagina um “profissional”.

  • Pedro Cunha

    quero ver um esmartefone hackear uma tranca de ferro e uma corrente com cadeado.
    O desafio está lançado.

    • Dp Som

      um Smartphone não, mas um nokia 5120 consegue kkkk

      • Pedro Cunha

        ….mas um nokia 5120 já é apelação. É como levar uma .50 em briga de faca.



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