_Destaque Lançamentos Pickups Salões do Automóvel Volkswagen

Volkswagen Amarok 2017 estreia para o Salão do Automóvel; motor V6 fica para depois

volkswagen-amarok-2017-15 Volkswagen Amarok 2017 estreia para o Salão do Automóvel; motor V6 fica para depois

Depois das veteranas Chevrolet S10 e Toyota Hilux, além da Ford Ranger e da Mitsubishi L200 Triton, agora é a vez da Volkswagen Amarok se renovar para acirrar ainda mais a disputa no segmento de picapes médias. A montadora alemã anunciou nesta terça-feira, 1, a linha 2017 do utilitário como atração para o Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público entre os dias 10 e 20 de novembro. Entre as novidades, o modelo ganhou visual atualizado, novos detalhes de acabamento interno e lista de equipamentos mais recheada.



Trata-se das primeiras mudanças significativas adotadas pela Volkswagen Amarok, que estreou no mercado brasileiro em abril de 2010. Desde então, a principal novidade introduzida na linha da picape foi a opção de transmissão automática de oito velocidades nas versões mais caras – vale lembrar que o veículo foi lançado por aqui apenas com câmbio manual de seis marchas.

Assim como o modelo atual, a Amarok 2017 será importada da fábrica da Volkswagen em Pacheco, na Argentina.

volkswagen-amarok-2017-3 Volkswagen Amarok 2017 estreia para o Salão do Automóvel; motor V6 fica para depois

Volkswagen Amarok 2017 – visual e interior

Os mais despercebidos nem irão notar que a Amarok 2017 recebeu mudanças no visual. As alterações se concentram na parte dianteira da carroceria, onde a picape adotou faróis com novo layout interno, com direito a bi xênon e luz de condução diurna (DRL) em LED como itens de série na versão mais cara da linha e grade do radiador em preto fosco e com friso cromado duplo na parte inferior na versão Trendline ou em preto brilhante com dois frisos cromados duplos e seis frisos cromados verticais na Highline.

Há também um novo para-choque, com formato mais moderno, que de acordo com o divulgado da montadora alemã tem aparência tridimensional. A peça integra ainda uma entrada de ar mais ampla em formato de colmeia, que seguem as linhas retangulares que moldam toda a parte frontal, além de faróis de neblina com envolto cromado na versão mais cara. Outra novidade é o protetor de cárter em novo formato, com extensão para a caixa de transmissão.

Já nas laterais, a nova Volkswagen Amarok segue sem grandes mudanças. Há apenas novas rodas de liga-leve de 16, 17, 18, 19 e 20 polegadas. Nas versões S e SE, há um conjunto de 16 polegadas estilo “Korama”, com pneus 245/70. O modelo Trendline usa rodas de 17 polegadas estilo “Posadas” e pneus 245/65. No caso da variante topo de linha Highline, há duas opções: 18 polegadas estilo “Manaus” (pneus 255/60) e 19 polegadas estilo “Milford”, calçada por pneus 255/55. Por fim, a Série Extreme oferece rodas de 20 polegadas e pneus 255/50.

A Amarok exibe também adesivo “4MOTION” Nas laterais da caçamba em todas as configurações e santantônio esportivo na cor da carroceria. A traseira, por outro lado, segue sem alterações.

Além da tonalidade sólida Branco Cristal e da perolizada Preto Mystic, há quatro novas cores metálicas para a Amarok: Cinza Indium, Prata Mojave, Prata Sirius e Azul Ravenna (exclusiva para a série Extreme).

No interior, se sobressai o painel redesenhado, com novos elementos para anular o aspecto mais pobre presente na versão atual. Há saídas de ar com formas retangulares, nova faixa decorativa horizontal (na tonalidade “deep inox” nas versões S, SE e Trendline e “bright silver” na Highline), comandos do ar-condicionado redesenhados, nova disposição da régua central no painel e novo porta-objetos na parte central superior do painel.

O painel de instrumentos também é novo, com direito a iluminação branca, de leitura mais fácil, nas versões S e SE (em substituição à iluminação vermelha). No modelo Extreme, há o painel de instrumentos “Premium Color”, com tela colorida 3D de 3,5 polegadas, afora as capas de aço inoxidável nos pedais e os tapetes em carpete com o nome da versão bordado.

Quanto às medidas, são 5.254 mm de comprimento, 1.954 mm de largura e 1.834 mm de altura, com distância entre-eixos de 3.095 mm.

volkswagen-amarok-2017-16 Volkswagen Amarok 2017 estreia para o Salão do Automóvel; motor V6 fica para depois

Volkswagen Amarok 2017 – equipamentos

A nova Amarok oferece assentos com novos ajustes, com certificado “ergoComfort” pelo instituto alemão “Aktion Gesunder Rücken – AGR” (Campanha para Costas Saudáveis) na categoria “bancos de veículos comerciais leves”. A AGR é uma associação mantida por médicos e terapeutas que promove ações e pesquisas para prevenção de dores nas costas. Os novos bancos contam com ajustes elétricos de 12 vias – ajuste de distância longitudinal (2), ângulo de inclinação do encosto (2), ajuste de altura (2), apoio lombar (4) e ângulo de inclinação do assento (2) – e manual de 2 vias (extensão do assento).

Os novos bancos elétricos estão disponíveis como item de série nas versões Highline e Extreme, sendo que no primeiro caso há revestimento em couro “Vienna” cinza”, enquanto no segundo há revestimento em couro “Nappa” preto. Já a configuração Trendline traz tecido Tear “Kemisu” na cor cinza.

Quanto à conectividade, a nova linha da Volkswagen Amarok passa a dispor de três opções. A versão SE é equipada de série com o novo sistema “RCD 230G”, que conta com funções como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card e leitor de CD e MP3.

No caso do modelo Trendline, há o sistema multimídia Composition Media, dotado de tela sensível ao toque de 6,33 polegadas, sensor de aproximação e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect, que assim como o Discover Media, consegue reproduzir e operar a tela do telefone celular diretamente na tela do veículo, com Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.

O Discover Media se diferencia pelo recurso de navegação, além do MapCare, que permite a atualização periódica gratuita de base de mapas durante toda a vida do veículo. Há também reprodução de fotos, vídeos e músicas, leitor de CD, duas entradas para SD car, entrada auxiliar, porta USB, pareamento via Bluetooth com dois celulares simultaneamente, comandos por voz e interface do assistente de estacionamento Park Pilot (que além de demonstrar a aproximação de obstáculos na dianteira em manobras de estacionamento, transmite na tela central do console a imagem da câmera traseira de estacionamento).

Já a respeito da segurança, a Volkswagen Amarok 2017 traz como novidade airbags laterais de tórax e de cabeça para motorista e passageiro como item de série na versão Highline. Há ainda faróis bi xênon com luzes diurnas de LED e indicador de perda de pressão dos pneus, que faz o uso de quatro sensores instalados nas válvulas de enchimento dos pneus, capaz de medir diretamente a pressão de cada pneu e acionar um alerta no quadro de instrumentos se um deles tiver a pressão abaixo do valor recomendado

Em todas as versões, há sistema de freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão), que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

A lista inclui ainda freios com ABS “off road”, que otimizam a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).

Todas as versões agora dispõem também de sistema de alarme acústico e visual para os cintos de segurança não afivelados nos bancos dianteiros.

volkswagen-amarok-2017-13 Volkswagen Amarok 2017 estreia para o Salão do Automóvel; motor V6 fica para depois

Volkswagen Amarok 2017 – motorização

A gama de motores da linha 2017 da Volkswagen Amarok segue inalterada em relação à gama atual. A versão de entrada S, nas carrocerias cabine simples e cabine dupla, permanece com o motor 2.0 litros TDI a diesel, que consegue entregar 140 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de seis velocidades.

Já as versões SE, Trendline, Highline e Highline Série Extreme (estas sempre com carroceria cabine dupla) usam o 2.0 litros a diesel, dotado de dois turbocompressores, que rende até 180 cv e 40,8 kgfm com transmissão manual de seis marchas (versão SE) e 42,8 kgfm com caixa automática de oito relações nas demais configurações. Há ainda sistema de tração integral 4Motion.

O novo propulsor 3.0 V6 TDI, ao que tudo indica, ficou para um segundo plano – espera-se que a novidade seja introduzida na linha da picape em meados de 2017. Este novo bloco consegue entregar 224 cavalos de potência e 56,1 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de oito velocidades e tração integral 4Motion com diferencial Torsen.

Caso receba essa terceira opção de motorização, a Volkswagen Amarok 2017 passará a se posicionar como a picape mais potente do segmento – atualmente, este posto é ocupado pela Chevrolet S10 com seu motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, que rende até 200 cv e 51 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades.

Volkswagen Amarok 2017 – preços

Os preços da linha 2017 da Volkswagen Amarok ainda não foram divulgados. Confira abaixo os preços da linha atual da picape média:

Volkswagen Amarok S 2.0 CS 2017: R$ 116.990
Volkswagen Amarok S 2.0 CD 2017: R$ 126.990
Volkswagen Amarok SE 2.0 CD 2017: R$ 135.290
Volkswagen Amarok Trendline 2.0 CD 2017: R$ 148.190
Volkswagen Amarok Highline 2.0 CD 2017: R$ 162.990
Volkswagen Amarok Trendline Série Dark Label 2.0 CD 2017: R$ 155.790
Volkswagen Amarok Highline Série Ultimate 2.0 CD 2017: R$ 176.990

Galeria de fotos da Volkswagen Amarok 2017

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend