_Destaque Lançamentos Pickups Test Drive Volkswagen

Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

volkswagen-amarok-2017-impressões-NA-16 Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

A Volkswagen atualizou a picape Amarok 2017, que chega com modificações visuais e também em termos de conectividade. Com preços entre R$ 113.990 e R$ 177.990, a média feita em General Pacheco, Argentina, teve reposicionamento de preços e versões, com a estreia da Extreme.



volkswagen-amarok-2017-impressões-NA-14 Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

Com faróis de xênon dotados de LEDs e grade redesenhada, a Volkswagen Amarok 2017 tem ainda para-choque mais aerodinâmico, rodas de liga leve atualizadas com até 20 polegadas (versão Extreme), caçamba com revestimento mais resistente e antideslizante, mudanças no desenho do painel e instrumentação, bancos ergoComfort com ajustes elétricos e multimídias mais modernas, dotadas de Android Auto, Car Play e Mirror Link. Confira aqui todas as novidades da picape da Volkswagen.

volkswagen-amarok-2017-impressões-NA-25 Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

Na parte mecânica, a Volkswagen Amarok 2017 continua com o propulsor EA189 2.0 TDI de 140 cv e 34,7 kgfm com câmbio manual de seis marchas ou 180 cv com 40,8 kgfm na versão manual e 42,8 kgfm com câmbio automático de oito marchas. A cabine pode ser simples ou dupla, mas a tração é sempre 4×4.

volkswagen-amarok-2017-impressões-NA-13 Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

Volkswagen Amarok 2017 – Impressões ao dirigir

A Amarok 2017 ganhou alterações importantes no visual, embora possa até passar despercebida diante de quem não sabe dos detalhes. O conjunto ótico mais sofisticado é o destaque, assim como as rodas mais bonitas e maiores. Sutilmente as lanternas escurecidas realçam o conjunto traseiro.

A caçamba com material mais abrasivo e resistente, acompanha mudanças no segmento, onde já pudemos ver algo semelhante na Nova Nissan Frontier. Outros modelos continuam com superfícies bem lisas e até mesmo pintadas como as demais partes da carroceria.

volkswagen-amarok-2017-impressões-NA-2 Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

No interior, o painel com novos difusores, acabamento e desenho agrada, mas não evoluiu em termos de qualidade percebida. O quadro de instrumentos apenas ganhou um display colorido, mas cumpre bem seu papel. O volante semelhante ao do Golf é uma boa novidade.

Quanto às multimídias, a Volkswagen Amarok 2017 segue o novo padrão que a marca está introduzindo no mercado nacional e vem bem completa na Discover Media, que tem sistemas do Google, Apple e LG/Samsung/HTC. Na versão Highline, câmera de ré e navegador GPS, mas uma tela maior seria interessante. Outro ponto é fonte USB, tendo apenas uma.

volkswagen-amarok-2017-impressões-NA-3 Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

Durante o teste, quatro revezaram para carregamento de smartphones no único USB. Em compensação, quem tem fonte de 12V, vai se sentir privilegiado, pois existem quatro pontos (incluindo um acendedor de cigarros). Os bancos elétricos ergoComfort com acabamento em couro garante um conforto extra à Volkswagen Amarok 2017, envolvendo o corpo de forma excelente. No geral, o espaço é bom e condizente com a categoria.

Na condução, o propulsor 2.0 TDI de 180 cv e 42,8 kgfm garante boa performance à picape, entregando disposição mesmo nas retomadas mais agressivas, assim como nas saídas fortes. Rodando a 110 km/h, o “polêmico” propulsor roda a 1.800 rpm, o que gera conforto e economia.

volkswagen-amarok-2017-impressões-NA-10 Volkswagen Amarok 2017: Impressões ao dirigir

O câmbio automático de oito marchas – da Aisin – continua com mudanças suaves e em dia com as prestações apresentadas pelo 2.0 TDI. A Volkswagen Amarok 2017 tem direção leve e precisa, além de suspensão com ajuste bem mesclado entre conforto e estabilidade. Os freios são suficientes e o conforto ao rodar é o mais próximo de um automóvel entre as picapes.

Diferentemente de outras, a Volkswagen Amarok 2017 tem tração 4×4 permanente, a chamada 4Motion. As opções adicionais são o bloqueio do diferencial traseiro e controle de descida. Toda a gestão de tração é eletrônica e permite ao modelo transpor vários obstáculos no fora de estrada com força de sobra e controle de tração devidamente ajustado para cada situação.

Sem ser bruta, a Volkswagen Amarok 2017 tem boa dirigibilidade e aptidão para o fora de estrada. Faltou o motor V6 3.0 TDI com 224 cv, que só deverá chegar no ano que vem e que, sem dúvidas, trará ao modelo uma performance ainda melhor. A versão Extreme é um “up” a mais para quem deseja uma picape personalizada, mais focada no lazer.

Volkswagen Amarok 2017 – Galeria de fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend