Recalls Volkswagen

Volkswagen anuncia recall do T-Cross por falha no eixo traseiro

Volkswagen anuncia recall do T-Cross por falha no eixo traseiro

A Volkswagen anunciou um recall para o utilitário esportivo T-Cross — veículo lançado em fevereiro deste ano. O chamado é referente aos veículos fabricados entre 3 de maio de 2019 a 22 de junho de 2019, envolvendo 7.471 unidades do T-Cross. Todos eles produzidos na fábrica da montadora alemã em São José dos Pinhais, no Paraná.


A montadora explica que o problema encontra-se no eixo traseiro do carro. Há possibilidade de trinca no eixo traseiro com surgimento de ruídos. Em comunicado, a empresa afirma que, em casos extremos, poderá ocorrer contato do pneu com o revestimento da caixa de roda e, consequentemente, o desalinhamento do volante. O problema ainda pode comprometer a dirigibilidade e provocar acidente com danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros.

Recall T-Cross — veja abaixo os chassis envolvidos:
Chassi não sequencial: L4006098 até L4028156
Ano / modelo: 2020

Volkswagen anuncia recall do T-Cross por falha no eixo traseiro


Primeiro, a fabricante fará uma inspeção no T-Cross, caso seja necessário a substituição de todo o eixo traseiro, a própria Volkswagen fará a troca sem custo adicional ao cliente, como determina a legislação. O tempo de verificação é estimado em 20 minutos. Se for preciso realizar a modificação, o tempo de serviço é estimado em 4 horas e 20 minutos.

O início de atendimento do recall começa na próxima segunda (21/10). Para tal, os proprietários devem realizar um agendamento prévio. Os consumidores podem entrar em contato via telefone no 0800-019-8866 ou no site oficial da Volkswagen, onde é possível ter a lista das concessionárias. A própria Volks fará a comunicação através de cartas aos clientes, bem como através de anúncios de TV e internet.

Lembrando que a partir de agora, a omissão de recall por parte dos proprietários passou a constar no documento do veículo (Certificado de registro e licenciamento de veículo). Ao fazer o licenciamento, o documento, que é de porte obrigatório, poderá ser emitido com a pendência caso esteja com o recall atrasado em mais de um ano.

Volkswagen anuncia recall do T-Cross por falha no eixo traseiro
Nota média 2.5 de 4 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Allifen Marques

    Será que esse tempo de reparo é cumprido na prática?. 4h e 20 minutos pra trocar todo o eixo traseiro de um carro? Acho meio “milagroso” mas ok

    • Fanjos

      Na pratica é deixa o carro de manhã e busca no outro dia a tarde

      • Rafael Barcellos de Paula

        Isso para descobrir que não ficou pronto!!!

      • Fabricio

        Com 1 risco, e 3 barulhos novos

    • Chap

      É tempo até demais. A substituição de um eixo de torção é muito simples de efetuar. Fosse multilink o tempo de 4h seria plausível, pois são um conjunto de peças que formam a suspensão, enquanto o eixo de torção é apenas uma peça.

      • Deadlock

        Se não me engano tinha outro carro da VW em que o eixo traseiro podia eventualmente ser separado do veículo.

        • Paulo Lustosa

          Jetta Comfortline, no qual teve alguns carros que o eixo traseiro simplesmente soltou dos lugares de fixação.

          • Deadlock

            Pelo menos a tração é dianteira, vc pode chegar à oficina mais próxima se arrastando em duas rodas….

        • Chap

          Em tempos recentes, foi com o Jetta quando equipado com o eixo de torção.
          Outro carro que teve problemas no eixo de torção foi o FIAT Punto.

          • Paulo Lustosa

            Tinha o Stilo, que ao invés de soltar o eixo, soltava a roda igual aos carros com diferencial DANA 44 que rompia ponta de eixo quando o mesmo era semi-flutuante

    • Porto Velho

      Muitas vezes não é preciso trocar nada. Quando chamam pra recall, é porque identificam a mesma falha em muitas unidades de um determinado lote. Mas isso não quer dizer que todas apresentam o problema, só sendo necessário checar mesmo.

  • El Gato!

    Você compra um carro zero para não ter incomodações. Aí, logo após a compra, é convocado para um recall em que, se necessário reparo, ficará com o carro parado durante todo o dia. O quê a VW vai fazer para compensar este desrespeito? Dar carro reserva? Desconto ou cortesia em uma próxima revisão? Ressarcimento financeiro? Aposto que nenhuma das opções.
    Em tempo, falei de VW por que é o fabricante abordado na notícia. Mas a crítica vale para praticamente todas as montadoras.

    • Cesar

      Os clientes do Virtus ganharam uma piscina de presente.

      • Rogério R.

        A equipe toda da QR nadaram nela. hehehe

      • rafael

        ???

        • O Virtus do teste de 60 mil km da 4Rodas tem apresentado infiltração de água no porta-malas, formando um tipo de pequena piscina na caixa do estepe. É essa a referência.
          De qualquer forma, pesquisando um pouco na internet, não me parece ser um problema crônico, e sim da unidade em teste.

          • rafael

            Ubaldi, deve ser da unidade testada.
            Já os problemas na tampa do porta-malas do Polo, esses são “itens de série”. O Polinho que o diga kkkkkk.

            • fabio

              Polinho queima pé????

              • rafael

                fabio, não posso te responder porque simplesmente não sei o que isso significa.

                • fabio

                  Vazamento do liquido de arrefecimento dentro da cabine !

                  • rafael

                    Vixi, aí é tenso! Mas até agora, meus pés estão intactos rsrsrs. Nada de vazamentos de qualquer tipo de fluído, e nem de sumiço de algum deles. Ufa!!! Hehe.

          • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

            Eu tive esse problema de piscina no meu UP!. Descobri por onde entrava a água e passei uma cola no local. A água escorria pela lateral da tampa do porta malas e chegava numa emenda abaixo do para choque, entrando para o porta malas.

            • fabio

              E ainda falam que UP é um projeto moderno do primeiro mundo !!! imagina se fosse um projeto para paises subdesenvolvidos!

      • Romualdo Vieira

        Tive um Fox Prime 2011 que enchia d’água o chão do passageiro. A Volks arrumou, mas o cheiro de chulé permaneceu. Comprei zero km e vendi com menos de 1 ano.

        • PH Sacchi

          aconteceu isso com meu up! ,e por incrível que pareça a causa era o acúmulo de folhas embaixo do acabamento entre capô e para brisa ; Cheguei a duvidar que essa era a causa mas quando fui limpar tinha um lodo que estava obstruindo o dreno, depois disso não tive mais problema (só tenho que lembrar de limpar ali de vez em quando …)

          • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

            No meu UP! entrava pelo porta malas. Descobri por onde entrava a água e passei uma cola no local. A água escorria pela lateral da tampa do porta malas e chegava numa emenda abaixo do para choque, entrando para o porta malas.

    • Matthew

      Por isso mesmo nunca compro carro no lançamento. Espero pelo menos um ano pra vê se aparece alguma coisa.

    • Eu sou um pouco mais “light” com essa questão de recall. Se identificou o problema e me chamou pra arrumar, ok. Faz parte do processo de linha de montagem o aparecimento de alguns problemas, ainda mais em se considerando o grande número de empresas fornecedoras envolvidas no projeto de um automóvel. Nenhuma montadora escapa.
      Agora, se um problema aparece e gera serviço e re-serviço, aí sim, deve ser muito desgastante. Ainda bem que nunca passei por isso.

      • fabio

        Estao usando o mesmo eixo do JETTA !!!1

        • cepereira2006

          Fala baixo.

  • Cesar

    Já?
    E falavam do freio do Kwid. A Renault pelo menos identificou o problema antes de entregar.

    • Rogério R.

      Como o Ary Toledo dizia no antigo comercial da Vimave.

      Pois é! hihihihi Pois é!

      😄

      • rafael

        Cesar, fui lá no Youtube conferir. Realmente, muito engraçado hahahha. E, se fosse gravado nos dias atuais, seria censurado pelo Conar……..

        • MauroRF

          Quando eu era pequeno, dava risada com esse comercial, hehehehe.

  • Lucas de Lucca

    Volks e sua mania de perder eixo traseiro… até que demorou para aparecer algo na T-Cross.

    • Bruno

      KKKKKKKKKK Jetta que o diga..

      • Lucas de Lucca

        o próprio kkkkk

    • CanalhaRS

      Sim, incrível! 8 meses sem defeito….kkkkkkk

      • Lucas de Lucca

        Vão ter que tirar a plaquinha de “Estamos há 8 meses sem recall” na linha de produção do T-Cross hahahahahaha

    • fabio

      ………demorou para aparecer algo no T Cross…….kkkkkkkkkkk essa foi boa

  • LL

    Continua “verdadeiro 5 estrelas” como dizem por aqui, mesmo sem eixo? kkkkk

  • Zoá Cara Detrouxas

    Por isso que falam que jamais deve comprar carro em lançamento, esperar pelo menos uns 6 meses pra ver se não vai dar ruim com os primeiros compradores.

  • itmrn

    comprei um fiesta modelo mexicano 2012 zero km.

    Na época, logo de inicio deu problema nas portas traseiras, a Ford segurou meu carro por duas semanas.
    Ofereceu carro reserva, mas não pagaria o seguro.

    Disse que a franquia do carro reserva era de 3000 reais e o seguro era de 49 reais por dia.

    Fiquei revoltado na época, mas não levei pra frente e usei o carro dos meus pais. Alguém sabe dizer se a atitude da Ford foi correta em termos legais?

    O descaso está presente em todas…

  • Cesar

    Segundo a mídia especializada, a VW registro no INPI novo nome para o T-Cross. Agora vai ser:

    T-Rinca

    • Paulo Lustosa

      perdi foi tudo

  • Daniel Pirolli

    Uns acham respeito pelos clientes logo assumir o erro e chamar para recall, outros acham falta de qualidade de peças e etc. Pois eu acho uma falta de vergonha e respeito. O povo compra carros com preços praticados ao quadrado, impostos, taxas, juros, agio, e ainda tem que aturar esse tipo de coisa tambem? Por favor…

    • Blackk

      Acontece cara nada é perfeito, até a toyota faz recall

      • rafael

        Até a Volvo, que se gaba de ser a fabricante dos carros mais seguros do planeta, vive fazendo recall.

  • Jetta 2, a revanche? Se parece muito com o recall que os Jettas da geração tiveram logo nas primeiras unidades.

    • fabio

      A VW junto com a PSA sao campeas em ter fornecedores ” de fundo de quintal”

      • Se analisar a questão racionalmente, verá que os fornecedores da grande maioria das montadoras são praticamente os mesmos, com não muitas variações. As diferenças maiores de marca para marca estão mesmo no padrão de controle de qualidade na montagem.

  • CanalhaRS

    Pagar 120 contos nesses cacarecos e ainda arriscar a quebrar o eixo e matar a familia toda numa viagem é inacreditável.
    Quem acha que recall é sinônimo de qualidade só pode estar de palhaçada.

  • Blackk

    100 fiat
    107 tesla
    286 acura
    312 kia
    385 lincoln
    408 infiniti
    418 subaru
    454 jeep
    466 hyundai
    504 buick
    583 cadillac
    683 lexus
    693 VW
    905 audi
    1044 nissan
    1135 toyota
    1507 mb
    1555 volvo
    1808 honda
    1878 dodge
    2670 bmw
    3821 gmc
    4205 gm
    4221 ford

    Todos os recalls feitos pelas marcas nos USA, lembrando que são as unidades e não os modelos.

    • Paulo Lustosa

      1044 nissan
      1135 toyota
      1507 mb
      1555 volvo
      1808 honda
      1878 dodge
      2670 bmw
      3821 gmc
      4205 gm
      4221 ford

      essas vendem mais que a VW, lógico, tem mais unidades pra serem reparadas em recall

      • Blackk

        E eu disse que não?

    • Maycon Farias

      Pela lógica os elétricos são os que menos dão problemas. A Fiat não conta porque a quantidade não é tão grande quanto as maiores por lá. Mas não deixa de ser positivo.

  • Piston head

    Esse aí nem adianta ter 5 estrelas, carro tosco e superfaturado agora com recall meio obscuro. Passo…

  • DOD verdadeiro

    Trin-Cross

  • Megaman X2✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Não basta, ser feio, ter interior de gol G4 e custar o dobro que vale, agora o eixo traseiro vem pra completar o “pacote”…

  • Paulo Henriq

    ahh! deve ser coisa dos chineses, eles vivem fazendo porcarias, os alemães não! deve ser brasileiro ! ! Brasileiro não faz nada certo!

  • Chevalier

    O comprador adquire um carro e a montadora entrega dor de cabeça e um carro, esse de brinde para compensar àquela. Mal sabem os pobres donos como esse serviço de nome estrangeiro será feito. Lá na década de 90 os concessionários de uma certa montadora ao invés de tirar o eixo traseiro para a substituição das porcas, porcamente furavam o porta malas com uma broca copo, substituindo as tais porcas. E quem não acreditar, continue não acreditando, apenas passe o dedo sobre o carpete e sinta o furo.

  • Paulo Lustosa

    Parece que o Jetta 2.0 Comfortline deixou um descendente pra soltar eixo traseiro.

  • Baetatrip

    Hm…..
    VW quer vender os produtos e com tempo “dane-se” os consumidores!
    Sei como é… 5 anos com a Tiguan 0km 2010 ate 2015 e sofri muito!
    VW nunca mais….. NAO confio mesmo!

    • Porto Velho

      Todo carro tem inúmeros recalls logo que é lançado. Mesmo marcas caríssimas e de luxo tem recalls toda hora. É impossível prever todas as falhas que o projeto venha a apresentar. Nem mercado aeronáutico tá livre disso, apesar dos inúmeros testes que são feitos antes do lançamento do modelo. Pegar birra de marca A ou B por causa disso é ser sensacionalista demais.

      • fabio

        Mas nao foi o caso citado acima, a TIGUAN em 2010 ja era pra ser um projeto maduro falando em termos d eengenharia. Segundo o relato ele sofreu muito durante 5 anos,obvio que nao foi por Recalls,entao vc esta sendo sensacionalista demais

      • Baetatrip

        PVH,
        Eu falei real…..
        Só da uma lembradinha:
        Suzuki Grand Vitara 4×4 AT nunca teve recall, somente o MT por causa de uma besterinha de trambulador…….!
        Suzuki sabe fazer carro e testar sem dar problema!
        On for Live Suzuki…!

        • Lucas de Lucca

          Vejo mais Porsche na rua que Suzuki, logo o mercado parece discordar um pouco.

          • Baetatrip

            Só quero ver na hora do piti eletronico!

  • Wagner

    É sempre um risco comprar carro nos 6 primeiros meses após o lançamento. Os processos ainda estão vulneráveis

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email