Recalls Volkswagen

Volkswagen anuncia recall do Tiguan e CC por falha no airbag

Volkswagen anuncia recall do Tiguan e CC por falha no airbag

O Procon-SP e a Volkswagen anunciaram nesta terça-feira, 10, um recall que envolve os modelos Tiguan e CC, devido a uma falha no sistema de airbags de ambos os veículos.


Em comunicado, a montadora afirma ter identificado uma falha num capacitor da unidade de comando do equipado de segurança. O problema pode gerar sua desativação ou até mesmo a abertura repentina dos airbags, bem como os pré-tensionadores do cinto de segurança.

Com o sistema de airbag desativado, poderá haver risco para o motorista e ocupantes, principalmente em casos de acidentes. Se houver a deflagração repentina do airbag ou do pré-tensionadores do cinto, os ocupantes podem ser atingidos, causando danos físicos, e, ainda, atingir outras pessoas dentro do veículo.

Os carros envolvidos foram fabricados entre 5 de fevereiro de 2015 a 7 de novembro de 2016. Confira abaixo os modelos e chassis convocados no recall da Volkswagen:


Volkswagen Tiguan: chassis não sequenciais FW102783 até FW615309

Volkswagen CC: chassis não sequenciais GE503533 até GE508230

Volkswagen anuncia recall do Tiguan e CC por falha no airbag

Durante o reparo, a Volkswagen fará a atualização do software na unidade de comando do equipado.
Entre as recomendações, a Volkswagen orienta que os proprietários fiquem de olho na luz de advertência do sistema.

Caso a iluminação fique acesa no painel de instrumentos, o condutor deve procurar uma concessionária da Volkswagen imediatamente.

Por sua vez, o Procon-SP alerta que os consumidores que sofreram algum tipo de acidente por conta da falha poderão solicitar reparos dos danos eventualmente sofridos por meio do Judiciário.

Para mais informações, os proprietários do Volkswagen Tiguan e CC podem entrar em contato diretamente com a montadora através do número: 0800 019 8866 ou no site: www.vw.com.br. Os clientes devem fazer o agendamento do reparo em uma das concessionárias da Volkswagen a partir da próxima segunda-feira, 16 de dezembro.

No site https://vwapps.volkswagen.com.br/Recall o consumidor também pode colocar a placa do veículo ou chassi para obter mais detalhes da campanha de recall.

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • El Gato!

    “Os clientes devem fazer o agendamento do reparo em uma das concessionárias da Volkswagen a partir da próxima segunda-feira, 16 de dezembro.”

    Só por curiosidade… até o próximo dia 16 (se conseguir agendamento para tal data), o proprietário deve fazer o quê? Deixar o carro na garagem? Circular com seu veículo sabendo que as bolsas de ar podem apresentar mal funcionamento? Caso o proprietário solicite um carro alugado, a VW irá fornecer o veículo sem custo?

    Bom, é óbvio que sabemos as respostas. Mas fico indignado com isso. Então que a montadora anuncie o recall e receba IMEDIATAMENTE os veículos!

    • Ford Opala Attractive 200TSI

      E o que há de errado nisso?
      É o tempo hábil para consumidores e concessionárias se programarem para o recall.

      • El Gato!

        Enquanto o consumidor “se programa” para o recall, ele anda com o seu carro sabendo que, em caso de sinistro, as bolsas de ar podem apresentar mal funcionamento ou até mesmo falhar, provocando ferimentos ou óbito nos ocupantes do carro e nele mesmo. Se fosse com você, acharias realmente que não há nada de errado?
        Tô perguntando numa boa, porque eu acho isso um absurdo. O reparo deveria ser imediato, sem apresentar gap entre a data do comunicado ao público e a recepção do veículo para o reparo.

        • Marcelo Alves

          Eles já rodaram com o carro tantos anos sem nem ter conhecimento do problema.

    • Ermenegildo Arimatéia

      “caso a luz fique acesa haverá urgência”, tirando isso, é um recall normal como outro qualquer de qualquer marca ou modelo, primeiramente voce liga e agenda melhor dia pra voce e pra loja, conforme regras e leis estabelecidas, e tudo se resolve.

    • Edson Fernandes

      Mas não tem como ser muito mais rapido. Haverá a distribuição do software (ou atualização) para corrigir o problema.

      Certamente que viram o problema, fizeram testes, homologaram e disponibilizaram para solução. Faz muito sentido. E o que fará até lá? De duas uma, ou desliga via VCDS ou corre o risco. O que me chama atenção é ser um produto de 4 anos atrás que só agora foi identificado tal problema.

      • El Gato!

        Pois é, Edson. Você mencionou um ponto interessante. Como as montadoras fazem este controle/acompanhamento? Será apenas em casos onde consumidores acusam os sintomas em grande volume? Ou as montadoras possuem unidades permanentes para posterior controle? Acredito que o tema poderia gerar uma pauta interessante.

        • Edson Fernandes

          Há situações em que existem automoveis que podem servir para esse proposito e outras que se utiliza um numero de reclamações.

          Como o Tiguan é um projeto global da marca, soma-se inclusive os modelos que tiveram algum tipo de problema em outro país e se constatada condições possíveis no modelo destinado ao nosso mercado, sempre é necessária sua correção.

          No caso desse Tiguan certamente é por amostragem do problema, o que certamente a fabricante deve recolher tais produtos e fazer uma profunda análise, isso qdo não recolhe um produto usado para esses testes (raro).

          Foi o caso de encontrar problemas em air bags da Takata: O numero de fatalidades começou a aumentar (infelizmente) e resolveram estudar melhor o motivo. Isso claro, com força da lei atrás.

  • Fanjos

    Colocaram na chamada a foto da Tiguan nova sendo que o Recall é para a versão antiga =/

    • LKenappe

      Deveria da um Oscar pra pessoa que montou a reportagem, as vezes eu me pergunto se a pessoa nao tem noção que isso é um veiculo de comunicação.

    • Piston head

      ”Vish”

    • Lukoh

      Nesta hora se vê o compromisso com a qualidade da informação.

  • Selsu Brass

    E a maldição dos air bags continua hehehe. Cada semana tem um modelo no recall…..

  • Lukoh

    Favor colocar uma foto da Tiguan do ano/modelo relacionado ao recall.

  • p3drov

    Tiguan do recall: 2015
    Tiguan da foto: 2019

    🤨

  • zekinha71

    Só existem dois tipos de carros no mundo: os que já tiveram recall do airbag e os que ainda vão ter.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email