Volkswagen apostará em Kombi com Nível 4 de condução autônoma

Volkswagen apostará em Kombi com Nível 4 de condução autônoma

A condução autônoma ainda não aconteceu plenamente, mas as coisas estão indo nesse curso. Em parceria com a Argo AI, a Volkswagen teria confirmado que irá lançar uma versão da ID Buzz de produção com condução de Nível 4.


A sucessora da Kombi é prometida para aparecer oficialmente em 2022, com uma variante de aplicação comercial e em forma de furgão. Elétrica e feita sobre a plataforma MQB, o monovolume empregará uma tecnologia que permitirá à mesma rodar sem intervenção do condutor.

Volkswagen apostará em Kombi com Nível 4 de condução autônoma

Tudo isso ocorrerá em 2025 e a tecnologia estará disponível para clientes particulares e para frotistas, contribuindo assim para a criação de uma rede de táxis robotizados.

Ainda assim, a tecnologia não está pronta atualmente, sendo que a VW testa o sistema em seis cidades dos EUA e irá expandir para mais duas, sendo outra na Alemanha.

Volkswagen apostará em Kombi com Nível 4 de condução autônoma

A ideia será fortalecer o serviço de compartilhamento Moia e ampliar o atendimento da eletromobilidade nos grandes centros urbanos dos EUA e Europa. Desde o início, o projeto ID pautou na condução autônoma como um dos pilares.

Contudo, a VW nem conseguiu estrear com o ID.3 as funcionalidades básicas do veículo, gerando inclusive estoques enormes do monovolume elétrico sem um software, o que acabou seguindo adiante para os clientes, atualizados via OTA.

Volkswagen apostará em Kombi com Nível 4 de condução autônoma

No projeto, os carros ID teriam radares LiDAR integrados ao teto do carro, permitindo varrer os quatro cantos da carroceria e “ver” o ambiente digitalmente, interpretando os obstáculos e o trânsito.

Quanto ao ID Buzz de produção, ainda não há uma designação conhecida para o membro comercial da família ID, mas o produto estará ligado diretamente à divisão de veículos comerciais da VW.

Volkswagen apostará em Kombi com Nível 4 de condução autônoma

Com produção em Hannover, o modelo será exportado para os EUA e terá variantes associadas com a Multivan T7, de forma a fazer a ligação histórica com a herdeira direta da Kombi, que neste mês ressurge com base MQB.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.