*Destaque Europa Sedãs Volkswagen

Volkswagen Arteon R deve chegar ao mercado europeu com 400 cv

Volkswagen Arteon R deve chegar ao mercado europeu com 400 cv

A Volkswagen já está trabalhando no Arteon R. O fastback da marca alemã – feito sobre a plataforma MQB – em breve terá sua versão de alta performance para poder peitar o sul-coreano Kia Stinger, que não vai dar mole para o europeu. Comenta-se que a montadora já estaria testando o modelo, mas não com o propulsor de cinco cilindros 2.5 TSI emprestado da Audi, que estará a bordo do Tiguan R.


Este propulsor alcança 405 cv e com isso tudo, o Volkswagen Arteon R poderia ser muito rápido, a fim de impedir qualquer resposta do rival da Kia ou de outros esportivos. Com um torque de 48,7 kgfm entre 1.750 rpm e 5.000 rpm, esse propulsor do Audi TT-RS daria ao Volkswagen Arteon R o poder de fazer de 0 a 100 km/h em 4 segundos ou até menos. O cupê de luxo o faz em 3,7 segundos, mas é menor e mais leve do que se espera do fastback esportivo.

Volkswagen Arteon R deve chegar ao mercado europeu com 400 cv

Porém, de acordo com o site Car Throttle, o que se esconderá sob o capô do Volkswagen Arteon R será algo diferente e nesse caso se trata do clássico VR6, mas não com 3.6 litros, como o usado pelo Atlas nos EUA ou mesmo pelo Touareg V6, mas com 3.0 litros e turbinado. O VR6 3.0 TSI deve alcançar os mesmos 405 cv, embora a Volkswagen tenha confirmado que um protótipo roda com 416 cv.


Martin Hube, porta-voz de produto da Volkswagen diz: “Estou totalmente convencido de que esta combinação é extremamente agradável. Combinamos isso com a última versão do Haldex [sistema de tração nas quatro rodas], onde você pode provocar um pouco de sobresterço. Este é um carro verdadeiramente ágil e poderoso “. Ou seja, o recado para o Kia Stinger está dado.

Volkswagen Arteon R deve chegar ao mercado europeu com 400 cv

No entanto, a indicação de Hube pode indicar mais de 50% de força nas rodas traseiras, mas bem que poderia o sistema da Haldex entregar no fastback algo próximo de 100%, o que seria sem dúvida genial. Mesmo se fosse com o cinco em linha 2.5 TFSI, para manter tudo sob ordem no Volkswagen Arteon R, o câmbio deverá ser de dupla embreagem com sete marchas (DSG).

Por ora, a Volkswagen parece não querer explorar mais o EA888 2.0 TSI, que chegou a ter 420 cv em protótipos, apostando em motores maiores que trabalham mais distantes de seus limites. Mas por que o VR6 no lugar do 2.5 TFSI? O motivo estaria relacionado com o peso, visto que o Volkswagen Arteon R precisará de melhor distribuição de peso se quiser realmente fazer a diferença. Por ora, o modelo é oferecido com até 280 cv no motor 2.0 TSI, o que poderia ainda render até 310 cv numa eventual versão GTS ou, uma vez no mercado americano, surgir com motor VR6 3.6 de 280 cv, o mesmo do futuro Passat GT.

Volkswagen Arteon 2018 – Galeria de fotos

[Fonte: Car Throttle]

Volkswagen Arteon R deve chegar ao mercado europeu com 400 cv
Este texto lhe foi útil??

  • Paulo Penna

    O boizão é bonito…

  • Jordan rodrigues

    Se eu pudesse escolher seria o 2.5 5 caneco sem duvidas

    • Alexandre Volpi

      Pega um Jetta antigo e coloca um caracol nele! Terá um bonito design e um belo ronco sempre lhe acompanhando, hahah

      • XandeeM

        Mas a transmissão original não aguenta muita coisa.

  • Ricardo

    Q máquina!

  • Cyro

    que carro lindo!

  • CanalhaRS

    Eu achei o Stinger muito esquisito no desenho, principalmente da traseira.
    O Arteon é bem mais acertado e bonito. E com 405cv, minha nossa…

  • Lorenzo Frigerio

    “Qualidade e Tecnologia do Líder”.

  • Ricardo

    Esse carro deve ser impressionante ao vivo, deve chamar atenção pacaralho!

    • João Martini

      Eu achei ele mais bonito ao vivo do que por essas fotos de divulgação. Acertaram em cheio!

      • Ricardo

        Onde viu?

        • João Martini

          Em uma concessionária em Paris, junto do novo Polo e de um Up TSI com todos os opcionais, incluindo o teto solar. Aqui não pode postar fotos, senão colocaria as que tirei. Babei no Arteon! Rs

  • Fabão Rocky

    Enfim um lançamento q n é um SUV!!! Belo carro! O mais belo VW q já vi!

    • Ricardo

      Depois do Scirocco!

      • thi

        depois do sp2

  • Ricardo Blume

    Os VW haters piram. Eu digo: Que nave, até eu fico lindo dentro dele!

  • marc west

    A VW caprichou no design do Arteon. É belíssimo.

  • th!nk.t4nk

    O Arteon na minha opinião tem potencial pra ter mais do que os atuais 10% de vendas dentro da gama Passat. Seu custo x benefício é muito bom desde a versão de entrada. O problema creio ser a concorrência das premium, que batem de frente a partir dos 35 mil. O Passat começa em 10 mil a menos, e querendo ou nao isso faz toda a diferença. Mas vamos ver quando estabilizarem a oferta, creio que o Arteon ainda tem muito espaço pra crescer. Já o Kia Stinger nem vale a pena citar como concorrente, é um carro feito pra ser vendido a conta-gotas, só pra divulgar a marca mesmo.

    • Ricardo

      Com certeza seu custo benefício será muito melhor que as marcas premium. Eu iria fácil de Arteon ao invés de A5, 6, 7 ou 8 ou seja lá qual for seu real rival. Mas mesmo assim com certeza venderá menos que as premium, galera em geral sempre prefere status.

      • Vitor C

        Não é apenas status, o artheon é sim um carro excelente e tecnológico, mas tem tem o luxo e o requinte que uma Mercedes entrega, muito menos o refinamento e a dirigibilidade, tanto que tomou bomba no teste do alce, se mostrou bem desequilibrado em manobras rápidas.

  • thi

    magnifico

  • Jossimar Pádua Júnior

    Nem parece que tbm faz Gol

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email