*Destaque Carros Conceito EUA Híbridos Salões do Automóvel SUVs Volkswagen

Volkswagen Atlas Cross Sport Concept é revelado para Nova Iorque

vw-atlas-cross-sport-1 Volkswagen Atlas Cross Sport Concept é revelado para Nova Iorque

Antecipando o Salão de Nova Iorque, a Volkswagen revelou o conceito Atlas Cross Sport, proposta do futuro SUV com estilo cupê, derivado do atual utilitário esportivo de sete lugares. Assim como este, o novo será feito em Chattanooga, Tennessee. Feito sobre a plataforma modular MQB, o modelo será fabricado nos EUA a partir de 2019.



Com 4,846 m de comprimento, 2,029 m de largura e 1,734 m de altura, portanto, bem menor que o Atlas, o Volkswagen Atlas Cross Sport Concept manteve o mesmo entre-eixos de 2,99 m, tendo um visual mais interessante e fluído, oferecendo conjunto ótico full LED com luzes diurnas em LED que se harmonizam com as luzes da grade, que serão frisos cromados na versão de produção. O para-choque tem entradas de ar bem expressivas, dando um ar de esportividade.

vw-atlas-cross-sport-1 Volkswagen Atlas Cross Sport Concept é revelado para Nova Iorque

O teto é curto e as colunas traseiras são bem largas e inclinadas, sendo este um dos principais diferenciais estéticos do Volkswagen Atlas Cross Sport Concept em relação ao SUV de sete lugares. Na traseira, as lanternas em LED têm formato de “L” e o conjunto é bem sólido, passando robustez, mas com uma dose de esportividade com o para-choque com detalhes bem estilizados. As rodas aro 22 polegadas apresentam pneus 285/40 R22.



Por dentro, o Volkswagen Atlas Cross Sport Concept destaca um painel de linhas modernas, mas com display individual para o sistema de climatização, além da multimídia centralizada com tela de 10,1 polegadas e cluster digital de 12,3 polegadas. O trio de displays possui grafismos que mudam conforme o modo de condução, no caso On-Road (Comfort e Eco), Off-road (Pedras, Areia, Lama e Relva), Sport e Neve. Mesmo sob a forma de conceito, ele tem uma aparência mais simples e funcional que o visto no Touareg 2019, que tem porte semelhante. Pode-se até dizer que se trata de um equivalente “rústico” do SUV europeu.

vw-atlas-cross-sport-1 Volkswagen Atlas Cross Sport Concept é revelado para Nova Iorque

Na parte mecânica, o Volkswagen Atlas Cross Sport Concept apresenta um conjunto híbrido plug-in centrado no motor VR6 3.6 FSI de 280 cavalos e 36,6 kgfm, que trabalha em conjunto com dois motores elétricos, sendo um dianteiro com 55 cavalos e 22,3 kgfm. O traseiro tem 116 cavalos e 27,4 kgfm. Com potência combinada de 360 cavalos, o SUV tem bateria de lítio de 18 kWh no túnel central e tem autonomia de 42 km no modo elétrico. Ele vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e tem máxima de 209 km/h.

O conceito tem cinco modos de condução, sendo a E-Mode usando apenas o motor elétrico traseiro para mover o veículo, mas a VW não indicou a velocidade máxima nesse modo. O modo Hybrid usa o VR6 3.6 e o motor elétrico traseiro para uma condução mais eficiente. No modo GTE, o motor elétrico dianteiro é usado também para tração, além de mais energia empregada para se alcançar melhor performance.

vw-atlas-cross-sport-1 Volkswagen Atlas Cross Sport Concept é revelado para Nova Iorque

No modo Off-Road, o Volkswagen Atlas Cross Sport Concept permite tração nas quatro rodas, mas o motor VR6 passa a atuar apenas como gerador, abastecendo diretamente os propulsores elétricos. No modo duplo Bateria Segura/Carga de Bateria, o SUV mantém a carga da bateria quando não em uso ou durante a condução, a fim de que o condutor possa utilizar 100% da carga em determinadas situações, tal como no E-Mode. É um recurso interessante, pois nem sempre se consegue manter a carga completa para uso no momento certo.

Mas, se esse pacote parece ser caro até para o mercado americano, então o Volkswagen Atlas Cross Sport Concept apresenta outra opção, mais simples e barata. Com um pacote micro-híbrido, o utilitário esportivo apresenta o mesmo motor VR6 com os motores elétricos já mencionados, mas a bateria é de 2,0 kWh e a potência combinada cai para 314 cavalos e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. A máxima é a mesma. Haverá uma versão ainda mais simples? Provavelmente, vislumbrando mercados de exportação. Será que vem? Difícil apostar agora, mas se for confirmado, deve desembarcar apenas após 2020.

Volkswagen Atlas Cross Sport Concept – Galeria de fotos

 

COMPARTILHAR:
  • Maycon Farias

    woww… olha, não é que essa onda de SUV deles está mexendo com a criatividade da VW. O carro está simplesmente lindo e perfeito, não mudaria nada. Merece um parabéns! Provavelmente é quase já o modelo de produção, pouca coisa deve mudar.

    • thi

      Arteon ,cc ,siroco,sp,karman , corrado, t- roc ,Novo fusca …sao varios lindos carros

  • Bruno Silva

    Muito bonito!!! E pelas dimensões, o carro é imenso, deve brigar com X6 e GLE Coupe em tamanho. Se viesse pro Brasil por uns 250mil, teria chances de vender alguma coisa.

    • Itamar

      250mil? Sonha…

      • Bruno Silva

        O Atlas tá na faixa dos 30mil dólares, esse Atlas Cross no ruim chegaria por 38-40mil dólares, mesma faixa do Edge, que no Brasil custa 240mil reais.

        • Itamar

          mas bruno o Atlas não seria acima do Touareg? ou no minimo na mesma faixa?
          Se for, o Touareg custa a partir de 337k

          • Bruno Silva

            Amigão, o Atlas é bem abaixo do Touareg. Nos USA, enquanto o Atlas parte de cerca de $30.750, o Touareg de entrada tá $49.495 (próximo à X5, Cayenne e Q7). Esse aí será um intermediário entre os dois.

          • Dids

            O Atlas é maior que o Touareg, sendo assim o maior sucesso da VW. Mas é o Touareg o mais luxuoso, sendo assim o mais caro da marca.

  • Thiago Maia

    Não há nada de ” cupe” nesse carro. E que bom, porque as versões ” coupes ” de Suvs BMW e Mercedes estão horríveis. E os da audi provavelmente deverão ficar também

    Isso é só mais um SUV no “estilo Edge e Murano”

    Provavelmente a VW quer um rival para o Grand Cherokee, nos EUA , e o Touareg se Situa no segmento ” quase premium”, Tal qual Acura e Buick. É rival mais barato de X5, GLE

    E o Tiguan Allspace, ainda se posiciona abaixo desse carro

    • Unknown

      Perfeito! De “cupê” não tem nada!

  • Aires Jone

    Acho que não há montadora com mais SUV’s e conceitos do que a VW. E simplesmente incrível!

    • Unknown

      Não à toa é a maior do mundo!

  • CanalhaRS

    Muito bonito, gostei.

  • Speed Racer

    Não gosto de SUVs mas esse mecheu comigo… Maravilhoso!

  • Matheus Parreira

    Essa Volks não para de fazer SUV?

  • thi

    Lindo d+ ,pode fabricar pra ontem

  • Alberto Rigattoni

    Os caras conseguiram ‘desentrambolhar’ o design do Atlas e torná-lo um veículo bonito, que façanha! Merecem promoção, aumento e bônus pq são bons mesmo, se liga VW!

    • thi

      EU gosto do estilo do atlas

  • Rodrigo

    Incrível como a VW não impressiona com seus SUV´s.
    Ainda mais nos EUA, onde perde cada vez mais espaço!

  • zeh

    …bonito e forte….se me recordo bem,….uns tempos atrás alguém na VW disse que SUV tinha tempo contado???

  • Unknown

    Tá aí a resposta para quem fala que o design dos veículos da VW é muito conservador!

  • Razzo

    A VW está colocando a equipe de designers (Italdesign Giugiaro ?) para trabalhar e melhorando o rostinho horroroso padrão da marca.

  • Piston head

    Finalmente saiu um pouco do óbvio. Ficou muito bem acertado, achei interessante a linha de cintura baixa em ralação a altura do carro, característica que remete ao Urus.

  • Baetatrip

    Que e isso?
    Virou ebulição da VW?!
    Daqui a pouco os carros baixos vao entrar nos museus… So fabrica SUV (Qual e a razão de tantas hein?)
    Esse ficou bem bonito…..

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email