*Destaque Carros Conceito Lançamentos Pickups Salões do Automóvel Volkswagen

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept é maior que a Amarok

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept é maior que a Amarok

A Volkswagen não está poupando despesas para dar ao consumidor americano o que ele quer. Após o conceito Atlas Cross Sport, agora é a vez de preencher o vazio que o comprador dos EUA sente ao chegar em um revendedor, uma picape, de preferência bem grande. Para isso, surge no mesmo Salão de Nova Iorque a Atlas Tanoak Pickup, outra proposta para um futuro bem breve.


Antes de mais nada, o nome Tanoak é dado a uma espécie de árvore que cresce entre o Oregon e a Califórnia. Agora, ele servirá também para a futura picape da VW nos EUA. O modelo será o quarto a ser feito em Chattanooga, Tennessee, usando da mesma forma a plataforma modular MQB. Se o Atlas parece ser um carro grande e é, aliás, é o maior da marca, então o título muda de mãos com a Atlas Tanoak Pickup.

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept é maior que a Amarok

Enorme, a Volkswagen Atlas Tanoak Pickup mede nada menos que 5,438 m de comprimento, 2,029 m de largura, 1,844 m de altura e 3,258 m de entre-eixos. Numa comparação de tamanho, ela supera em muito a Amarok, que tem até 5,25 m de comprimento. Em relação à Honda Ridgeline, sua principal concorrente, a picape VW é 10 cm mais longa e também na base. Aliás, ambas são monobloco e contradizem a lógica do segmento, onde o chassi de longarinas é usado tradicionalmente.


Dessa forma, a Atlas Tanoak será a maior picape monobloco do mundo, superando em porte a japonesa. A caçamba tem 1,628 m de comprimento, por 1,450 m de largura e 0,53 m de altura, tendo ainda trilhos móveis para movimentação de carga e descarregamento de caiaques, ATV´s e outros tipos de carga. A Volkswagen não revelou a capacidade de carga.

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept é maior que a Amarok

Para movimentar o veículo, a marca vai disponibilizar o VR6 3.6 de 280 cavalos e 36,6 kgfm, equipado obrigatoriamente com a caixa automática Tiptronic de oito marchas. Como se sabe, motor e câmbio são transversais e por isso a Tanoak terá sempre tração nas quatro rodas, tendo ainda suspensão traseira multilink reforçada. Com esse conjunto, ela vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. O escapamento tem duas saídas na traseira. O conjunto é semelhante em proposta ao da picape da Honda.

Mas e no visual? A Volkswagen Atlas Tanoak Pickup herda naturalmente elementos estéticos do Atlas, mas com forte influência americana e isso se vê nos faróis com projetores duplos um em cima do outro, ligados ao desenho da grade por feixes de LED. O para-choque é bem parrudo e vem com o nome Atlas em baixo relevo, tendo ainda um protetor inferior com os devidos ganchos de reboque.

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept é maior que a Amarok

Com cabine dupla e retrovisores cromados, a picape tem ainda um vinco pronunciado revestido em plástico cinza e ele avança sobre as portas traseiras, tendo ainda as maçanetas dessas embutidas no desenho. A traseira da Tanoak apresenta lanternas duplas com o mesmo estilo frontal, além de molduras em diodos emissores de luz que envolve e ligam os dois lados. O para-choque é devidamente cromado e tem duas grandes bocas de escape. As rodas têm aro 20 polegadas com pneus 275/55 R20.

Por dentro, a Atlas Tanoak Pickup emprega um volante mais robusto e de desenho exclusivo, bem como instrumentação digital de 12,3 polegadas, multimídia Discover com 10,1 polegadas e o ar-condicionado dual zone tem display digital. A alavanca de câmbio é bem robusta e os modos de terreno são selecionáveis por um botão deslizante. Há um certo toque esportivo no interior, que revela a pretensão da VW em focar mais no lazer do que no trabalho.

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept é maior que a Amarok

E o futuro? A Volkswagen oficialmente diz que se trata de um estudo e o objetivo é medir a reação do público. A proposta da Atlas Tanoak Pickup pode ser ou não efetiva, mas não significa que será o produto final visto nas revendas. O segmento em que se enquadra vendeu mais de 500 mil unidades em 2017, mas está crescendo rapidamente, sendo considerado lucrativo por conta disso. E fora dos EUA? A VW já conta com a Amarok nos mercados emergentes e na Europa, por isso dificilmente veríamos algo assim circulando pelo país.

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept – Galeria de fotos

 

Volkswagen Atlas Tanoak Pickup Concept é maior que a Amarok
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email