_Destaque Mercado SUVs Volkswagen

Volkswagen Atlas tem boas chances de chegar ao mercado nacional

vw-atlas-iihs-2 Volkswagen Atlas tem boas chances de chegar ao mercado nacional

A Volkswagen está estudando a importação do SUV Atlas para o mercado brasileiro, de acordo com a revista Auto Esporte. O presidente da empresa no Brasil e na América do Sul, David Powels, sugeriu várias alternativas de produto para os próximos anos e entre elas está o maior modelo feito pela VW até agora.



Segundo Powels, o foco do Volkswagen Atlas é o mercado norte-americano e canadense, sendo este produzido em Chattanooga, no estado do Tennessee. No entanto, para o executivo, o modelo tem potencial para a América do Sul. No Salão de Buenos Aires (confira aqui nosso vídeo feito no salão), o SUV foi mostrado aos argentinos – e logicamente aos brasileiros – como uma pesquisa junto ao público do país vizinho. Na ocasião, a empresa negou qualquer intenção de fazer o mesmo no Brasil.

volkswagen_atlas_weekend_edition_2018-2 Volkswagen Atlas tem boas chances de chegar ao mercado nacional

Mas, fica claro que o Volkswagen Atlas tem uma proposta bem diferente daquela do Touareg, modelo que já é vendido aqui há bastante tempo e que atualmente custa entre R$ 337.630 e R$ 402.744. Este SUV é dedicado ao luxo e compartilha com o Porsche Cayenne anterior sua plataforma. Isso sem contar o emprego de motor V8 4.2 na versão topo de linha, enquanto a de entrada tem um VR6 3.6. É até esses 280 cv do Touareg V6 que a proposta do Atlas chega aos clientes americanos.

Muito maior que o Touareg, o Volkswagen Atlas mede 5,03 m de comprimento e 2,98 m de entre eixos. Ou seja, para um VW ele é enorme. Embora com tudo isso, ele emprega a plataforma modular MQB – a mesma do Golf – com motor e transmissão em transversal, algo bem diferente do atual SUV topo de linha no Brasil.

volkswagen-atlas-r-line-2018-13 Volkswagen Atlas tem boas chances de chegar ao mercado nacional

Mas, para mover tudo isso, a marca adicionou apenas um 2.0 TSI de 237 cv e o mesmo VR6 3.6 de 280 cv, ambos com câmbio DSG de sete marchas e tração integral 4Motion. No Volkswagen Atlas, o espaço interno é bem amplo e pode levar com conforto uma família com sete membros adultos e mais alguma bagagem, isso sem contar o enorme porta-malas quando a terceira fileira está embutida no assoalho.

O utilitário esportivo tem ainda todo o conjunto de equipamentos de segurança, conectividade e comodidade, entre eles bancos dianteiros elétricos, multimídia Discover com Android Auto e Car Play, cluster digital configurável, teto solar panorâmico, bancos traseiros modulares, rodas de liga leve aro 20 polegadas, faróis e lanternas em LED, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, múltiplos airbags, Park Assist (fundamental para seu porte), entre outros.

Nos EUA, o Touareg não foi confirmado para o ano que vem naquele mercado, indicando uma preferência da Volkswagen pelo Atlas, que custa pouco acima de US$ 31 mil, enquanto o antigo SUV de luxo não sai por menos de US$ 50 mil. Ou seja, se o modelo de sete lugares chegar ao Brasil, terá de custar menos, já que sua proposta é mais familiar e menos luxuosa que o atual.

[Fonte: Revista Auto Esporte]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend