China Sedãs Segredos-Flagras

Volkswagen Bora com plataforma MQB é flagrado na China

vw-bora-mqb-china-2 Volkswagen Bora com plataforma MQB é flagrado na China

Embora tenha sido vendido aqui há muitos anos atrás, o Volkswagen Bora continua sua vida comercial na China. Por 16 anos, o sedã médio da marca alemã ostenta a mesma plataforma PQ34 com a qual chegou ao país asiático em 2001. Quarta geração do Jetta, o modelo ficou bastante conhecido por aqui por ostentar um nome diferente e posição abaixo da quinta geração.



Curiosamente, na época, as duas gerações tinham nomes trocados no México, sendo o Bora de quinta geração e o Jetta de quarta. Na China, o modelo assumiu também um papel de ligação entre o clássico Jetta, que por lá era a segunda geração de 1991, e o Sagitar, que era a geração vigente do Jetta. Feito pela FAW-Volkswagen, o produto sofreu alguns facelifts e passou a ser chamado de New Bora.

vw-bora-mqb-china-2 Volkswagen Bora com plataforma MQB é flagrado na China

Agora, o Volkswagen Bora terá enfim uma nova geração. Flagrado com camuflagem pelas ruas da China, o sedã médio já ostenta a plataforma modular MQB. Assim como no restante do mundo, inclusive no Brasil, a estratégia da montadora é aplicar a base para quase todos os seus modelos.

Na China, o “rival” Volkswagen Lavida também deve ganhar a MQB, assim como a dupla popular New Jetta e New Santana, mas estes devem ostentar a MQB A0 ou quem sabe até a MQB A00, base modular simplificada que a Skoda estaria desenvolvendo para o mercado indiano e provavelmente para o sucessor do Gol, anunciado na Argentina.

O Volkswagen Bora com MQB será mais leve e mas não parece ter muito mais espaço interno, perceptível pela porta traseira em tamanho padrão, mas ainda não se sabe se a plataforma terá de fato 2,68 m de entre-eixos (um dos padrões da plataforma da VW). No entanto, nas imagens feitas na China, pode-se notar um porta-malas bem mais proeminente, assim como ocorre no Shanghai-VW Lavida, que usa uma mistura de Octavia com Golf, embora ainda na PQ34.

vw-bora-mqb-china-2 Volkswagen Bora com plataforma MQB é flagrado na China

Isso pode significar um projeto em conjunto entre as duas empresas chinesas e gerenciada pela Volkswagen, assim como aconteceu com as atuais gerações dos sedãs de entrada citados acima. A fusão de Lavida e New Bora deve reduzir ainda mais os custos de produção para as duas empresas e o mesmo pode acontecer com outros produtos da VW na China, pois a MQB não permite grande diferenciação entre modelos de mesma categoria.

Nesse caso, o Volkswagen Bora pode ostentar linhas mais próximas daquelas vistas no New Jetta, como visto na parte frontal do carro flagrado. Num eventual similar da SAIC-VW, o próximo Lavida, apenas alterações na frente e traseira poderão ser acrescentadas com as linhas da empresa – lembrando que a FAW decidiu imprimir cortes nas lentes dos faróis para que seus “VWs” sejam facilmente identificáveis nas ruas.

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email